O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Omni Cyber (Makers Jam 2019)

Iniciado por Ciclope, 15/01/2020 às 00:06



Ficha Técnica:
> Autores: Gian Ciclope & Taila Nicole (Hamster)
> Engine: RPG Maker XP
> Gênero: Futurista / Ficção Científica
> Duração: 30 minutos

1º Lugar na Makers Jam 2019


> Download: https://www.mediafire.com/file/ro2ibk7x9z1ez2g/Omni_Cyber.zip/file

> Enredo:

No ano de 3019, a humanidade já possui tecnologia para explorar e colonizar todo o Universo, e a Terra, assim como o Sistema Solar, se tornou um lugar em ruínas, abandonado. Mas a missão atual da Soldado Especial Millena, e seu irmão Kai, os levará à sua antiga casa. Como membros da Omni Cyber - a maior empresa de armazenamento de dados do Universo - Millena e Kai devem solucionar o problema da base localizada em Marte, que, por alguma razão, deixou de transmitir dados à central.

Parecia mais uma missão de rotina: reiniciar o sistema, dar uns chutes nos computadores velhos, restaurar o sinal e ir pra casa... mas eles logo vão descobrir que a causa da queda na conexão é muito mais grave do que se poderia imaginar.

> Estrelando:

Millena

Millena é uma Soldado Especial da Omni Cyber. Com seu traje e rifle de combate, ela neutraliza ameaças de campo, e gosta disso. Apesar de ter uma opinião negativa a respeito da empresa em que trabalha, ter a chance de atirar em pragas alienigenas e ainda receber por isso a faz feliz.

Kai

Kai é o irmão mais novo de Millena, e também seu parceiro de equipe. Além de pilotar a nave, ele cuida dos assuntos mais técnicos relacionados às missões. Diferente da irmã, Kai é muito grato à Omni Cyber pelos implantes biônicos que compõem boa parte do seu corpo atualmente - implantes que salvaram sua vida quando foi vítima de um grave acidente no passado.


> IMAGENS









==//==

> Artes Conceituais e Designs descartados:

Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]


Omni Cyber - A cada passo com você.

Considerações Finais

Aqui as considerações final estão no começo, pois preciso dizer que não há spoilers na avaliação. Entretanto, jovem gafanhoto, se você quiser ter uma experiência sem influências externas não recomendo que continue lendo até ter jogado. É um jogo rápido, leve e não vai custar nadinha. Aos que prosseguirem, digo que não esperava menos destes dois. Ganharam a JAM com folga, muita - mas muita - folga.  A melhor parte foi a introdução.

Narrativa

Uma mistura do universo caótico cyberpunk com a organização autoritária de uma distopia mundial. Gêneros diferentes, mas que funcionam com bastante harmonia. Sendo um velho rabugento, eu não poderia ter me identificado com os personagens. Jovens dinâmicos engraçadinhos não têm poder sobre mim, mas é inegável que estão bem estruturados, com personalidades bem definidas. Alguns dirão que o final é questionável. Aparentemente não há motivação o bastante para que os personagens tomem as atitudes mostradas. Porém, a protagonista nos conta(?) mais de uma vez o que teria ocorrido e o que há por vir.

Visual e Sonoplastia

Da trilha sonora, seus efeitos e momentos de uso, não tenho o que comentar. Foram faixas bem selecionadas e usadas em momentos propícios. Já o visual, poderia ser melhor. Apesar de funcionar maravilhosamente bem, é preciso dizer que os elementos criados do zero se destacam muito em relação ao cenário. Não tira o mérito do jogo, pelo contrário. Eu diria que, na impossibilidade de harmonizar todo o visual, exacerbar as diferenças é o melhor caminho. Neste jogo, vocês conseguiram um resultado muito bom misturando pixel arte à maquetes de papel mal iluminadas. Me façam um favor quando forem desenvolver algo neste estilo: comprem uns leds, parafernalhas eletrônicas e metálicas, alguns arduínos pra fazer as coisas funcionarem e criem os mapas em maquetes interativas. Aposto os meus dedos que ficaria memorável.

Jogabilidade

A sacada dos anúncios foi genial. Depois do terceiro eles ficam bem irritantes, igualzinho aos reais. Ao meu ver, o foco do jogo foram os combates, sendo o sistema do traje um complemento dele. Ambos funcionaram perfeitamente - Deus abençoe os itens funcionando em batalha - em conjunto. Separar os inimigos em setores também foi interessante, embora dê a eles uma vantagem muito grande. Poderia haver uma correção nos turnos, permitindo que os envolvidos atuem com base em suas respectivas velocidades. Ao aguradar todas as partes do inimigo agirem, se os ataques forem críticos, o jogador pode morrer sem sequer ter tempo de atacar.


Interface

Um dos melhores pontos. O menu ficou excelente, as animações de batalha não ficaram para trás. No geral, o jogo simula bem o visual da proposta com algumas ressalvas aqui e ali, mas que não interferem na jogatina. Um problema - problema, de fato - é a velocidade do cursor. É muito fácil escolher a opção errada por ele ter passado rápido demais na seleção. Eu mostraria isto no vídeo que gravei, mas foram quarenta e oito minutos de jogo. Nem Youtube nem Vimeo ficaram felizes quando tentei carregar a mídia em minhas contas-de-pobre-bloqueador-de-anúncios. Vou deixar salvo aqui, talvez no futuro poste-o em algum canto.

Tava ansioso pela sua análise, tenho que admitir ^^

Esse Game foi uma delícia de fazer: tema livre deu a chance de fazermos algo na temática Tokusatsu/Metroid/Fallout/Halo/Dead Space, que é uma mistura perfeita dos nosso gostos aqui em casa, quando se trata de algo fora do Medieval ^^

CitarConsiderações Finais

Aqui as considerações final estão no começo, pois preciso dizer que não há spoilers na avaliação. Entretanto, jovem gafanhoto, se você quiser ter uma experiência sem influências externas não recomendo que continue lendo até ter jogado. É um jogo rápido, leve e não vai custar nadinha. Aos que prosseguirem, digo que não esperava menos destes dois. Ganharam a JAM com folga, muita - mas muita - folga.  A melhor parte foi a introdução.

Narrativa

Uma mistura do universo caótico cyberpunk com a organização autoritária de uma distopia mundial. Gêneros diferentes, mas que funcionam com bastante harmonia. Sendo um velho rabugento, eu não poderia ter me identificado com os personagens. Jovens dinâmicos engraçadinhos não têm poder sobre mim, mas é inegável que estão bem estruturados, com personalidades bem definidas. Alguns dirão que o final é questionável. Aparentemente não há motivação o bastante para que os personagens tomem as atitudes mostradas. Porém, a protagonista nos conta(?) mais de uma vez o que teria ocorrido e o que há por vir.

Mas não há como agradar esse cara meu deus kkk Personagens, sem dúvida o maior desafio - como partilho dessa mesma chatisse na hora de baixar a guarda e deixar um personagem me cativar, entendo o ponto ^^

Quero muito falar sobre o final, acho que é há potencial pra uma conversa interessante. Por quê? Porque o final foi encurtado, rushado - até demais, 13 dias é complicado kk

Spoiler
Originalmente, Kai iria descer à Terra junto com a irmã - dado seu fascínio pelo planeta, e a partir daí, seus trajes e até mesmo a base iriam começar a mostrar problemas de funcionamento. Só então eles iriam começar a perceber o problema, e após encontrarem a mensagem de Marte, as coisas iriam começar a fazer sentido.

Eventualmente, Kai, que tem muuuuito mais componentes conectados à rede, iria se tornar um inimigo - sendo cada vez mais afetado/hackeado/controlado pela ameaça desconhecida. Haveria uma batalha, onde você teria que escolher entre matá-lo ou não matá-lo; mas como ele mesmo estava percebendo a perda do controle do próprio corpo e mente, caso você não tomasse uma atitude, ele mesmo o faria para te proteger.

Daí pra frente, sua jornada seria na Terra, acompanhada pelo LTS 5898314 (esqueci o número kkk), que iria remover seus implantes e te ajudar a se adaptar ao estilo de vida. O Catch da relação entre eles, seria Millena transmitindo o conhecimento que seu irmão tanto falava em conversas - aquelas conversas que ela não dava a mínima, coisas técnicas do nerd que gosta de explicar por que a nave faz isso, ou como o implante funciona... mesmo ela tendo ignorado boa parte dessas informações, elas ainda estariam lá, presentes em algum canto da sua mente, e a partir da morte de Kai, essas pequenas memórias seriam a maneira que ela iria encontrar para lidar com o fato e dar continuidade ao legado do irmão, de certa forma.

LTS 654 3864 86846 seria o personagem extremamente inteligente, mas que nunca teve acesso a tecnologias - todos os seus equipamentos seriam baseados na temática Cyberpunk/Gambyarra. Mas a partir do momento que Millena começasse a falar sobre os poucos detalhes do funcionamento das coisas Hi-Tech, mesmo que de forma leiga, ele iria ligar os pontos, testar hipóteses, e eventualmente, eles iriam construir uma nave com materiais sucateados presentes na Terra para então voltar ao espaço e ir atrás de respostas.

Mas.......... como mencionado ali em cima: 13 dias =/ Ao menos consegui seguir a tradição que tento manter em meus jogos: o rúivo sempre morre =P
[close]

CitarVisual e Sonoplastia

Da trilha sonora, seus efeitos e momentos de uso, não tenho o que comentar. Foram faixas bem selecionadas e usadas em momentos propícios. Já o visual, poderia ser melhor. Apesar de funcionar maravilhosamente bem, é preciso dizer que os elementos criados do zero se destacam muito em relação ao cenário. Não tira o mérito do jogo, pelo contrário. Eu diria que, na impossibilidade de harmonizar todo o visual, exacerbar as diferenças é o melhor caminho. Neste jogo, vocês conseguiram um resultado muito bom misturando pixel arte à maquetes de papel mal iluminadas. Me façam um favor quando forem desenvolver algo neste estilo: comprem uns leds, parafernalhas eletrônicas e metálicas, alguns arduínos pra fazer as coisas funcionarem e criem os mapas em maquetes interativas. Aposto os meus dedos que ficaria memorável.

Hehe, estamos tentando seguir este caminho. A pior parte é a fase de testes, onde é muito trabalho pra muita coisa descartada... mas confia, confia, deixa com a gente =D

CitarJogabilidade

A sacada dos anúncios foi genial. Depois do terceiro eles ficam bem irritantes, igualzinho aos reais.

Huahuahuahuha, melhor mecânica sim ou claro ^^

CitarAo meu ver, o foco do jogo foram os combates, sendo o sistema do traje um complemento dele. Ambos funcionaram perfeitamente - Deus abençoe os itens funcionando em batalha - em conjunto. Separar os inimigos em setores também foi interessante, embora dê a eles uma vantagem muito grande. Poderia haver uma correção nos turnos, permitindo que os envolvidos atuem com base em suas respectivas velocidades. Ao aguradar todas as partes do inimigo agirem, se os ataques forem críticos, o jogador pode morrer sem sequer ter tempo de atacar.

Tentei fazer algo nessa linha - colocar uma taxa de espera maior enquanto o jogador não tivesse exposto o inimigo - por alguma razão, ficou algo incerto... infelizmente não pude fazer testes suficientes nessa parte, mas já dei uma ajustada em certos parâmetros (Mainly P. Def e M. Def).

CitarInterface

Um dos melhores pontos. O menu ficou excelente, as animações de batalha não ficaram para trás. No geral, o jogo simula bem o visual da proposta com algumas ressalvas aqui e ali, mas que não interferem na jogatina. Um problema - problema, de fato - é a velocidade do cursor. É muito fácil escolher a opção errada por ele ter passado rápido demais na seleção. Eu mostraria isto no vídeo que gravei, mas foram quarenta e oito minutos de jogo. Nem Youtube nem Vimeo ficaram felizes quando tentei carregar a mídia em minhas contas-de-pobre-bloqueador-de-anúncios. Vou deixar salvo aqui, talvez no futuro poste-o em algum canto.

Se tiver comentário, adoraria ver esse Gameplay =D
Quanto ao cursor, está se referindo ao Menu e ao sistema de equipar o Traje? Vou dar uma olhada, pois é algo bem rápido de resolver. Vlw pelo toque.

==//==

Brigadão pelo comentário detalhado, man!

 :coffee: Joguei recentemente e posso dizer que ficou muito, muito, muito, legal...
Só me deu uma leve decepcionada a batalha final(?) mas, pelo todo está de Parabéns" :ok: :ok: