O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Debate CRM #14 - Multiplataforma

Iniciado por Rickas, 11/09/2019 às 10:19







[box2 class=black title=O Quadro]
Há algum tempo, existia um quadro conhecido como Debate CRM. Seu objetivo era fazer os membros discutirem um tema, compartilhando seus conhecimentos.

O objetivo continua o mesmo, porém agora será postado com intervalos de quinze dias. Dito isso, espero que todos possam usufruir e discutir civilizadamente.
[/box2]




[box2 class=black title=Regras]
Esperamos que debatam de forma consciente e que respeitem opiniões adversas. O intuito deste debate não é o consenso, mas sim o conhecimento de diferentes respostas e pontos de vista de todos os membros.

As regras gerais também se aplicam e qualquer infração será punida de acordo.
[/box2]




[box2 class=black title=Tema]
Multiplataforma
Multiplataforma é uma característica do software em que ele pode ser executado por mais que uma plataforma, para jogos seriam por exemplo um mesmo jogo que pode ser executado em PS4, XBox One, Nintendo Switch e PC.

Sabendo disso, houve uma época em que se disse que tinha que ser lançado para mobile também, em outras épocas que apenas faria sucesso em consoles. O RPG Maker MV veio para suprir esse fator também, mas para você, nos dias de hoje é importante o jogo ser multiplataforma? Jogos com plataformas únicas são prejudicados? Tem pretensões que seu projeto seja executado em várias plataformas?
[/box2]

É verdade, quer dizer, às vezes não. Acho que não sei, então tanto faz.   :derp:

Digo, se você pode desenvolver o projeto para várias plataformas, meus parabéns e boa sorte. Mais público para você. Meu único problema com isso seria se você tentasse desenvolver um jogo responsivo. Ou seja, uma única distribuição pra rodar em tudo, como um site que se adapta à máquina em que é acessado.

Com sites tudo bem, roda. Mas com um jogo, ao menos tenha a integridade moral de se dedicar à uma plataforma de cada vez. Se vai fazer seu jogo no MV para Android, então desenvolva-o desde o início para Android. Se vai distribuir para Linux/Windows, mesma coisa. Eu não pretendo lançar qualquer coisa para mobile tão cedo, a não ser que tenha alguma ideia que seja relevante para a plataforma. Linux está na mira, mas só pensarei nisso quando tiver a versão do Bill pronta e funcionando.

E se alguma nobre alma planeja lançar projetos pra Android só pra lotar de propagandas e micro transações, que Deus amaldiçoe cada átomo do seu corpo.  :beijo:

Citação de: Corvo online 11/09/2019 às 11:22
E se alguma nobre alma planeja lançar projetos pra Android só pra lotar de propagandas e micro transações, que Deus amaldiçoe cada átomo do seu corpo.  :beijo:
Eu havia pensado nisso para um mini-projeto paralelo haha, mesmo eu odiando também  :tacerto:




   Acho que essa questão acontece mais quando uma plataforma explode como foi o caso do mobile uns anos atrás. Lançar um jogo e falar que não ia ter para mobile todo mundo achava sem cabimento. Nesse exato momento, eu não acho nem um pouco necessário funcionar em várias plataformas. Muitos gamers estão com mais que uma plataforma em mãos, normalmente mobile, PC e algum console ou até múltiplos. Claro se for possível lançar em vários só tem a adicionar para a quantidade de possíveis jogadores. Acho que um ponto mais importante do que multiplataforma é a qual plataforma o jogo sem encaixa melhor, por exemplo um jogo de luta sempre se encaixa muito bem com console então a tendência é ter um público maior lá. Ou por exemplo um jogo puzzle mais simples, isso costuma se encaixar mais com mobile.
   Resumindo, acho que multiplataforma é um plus, mas bem longe de ser necessário hoje em dia, se puder é bem legal! Só que vários jogos indies fazem um grande sucesso mesmo em plataforma única.

Depende. Eu criar um jogo onde sua estrutura siga um modo em que funcione para mobile pode não funcionar para os consoles e vice versa. Pego de exemplo o Injustice, tem a versão para mobile onde os ângulos utilizados são mais próximos da tela e pouca variações de movimentos, mas com bons gráficos funcionando bem para o mobile, caso esse Injustice mobile fosse portado para PC/Console na forma que foi criado não ficaria bom, eu precisaria fazer alterações para ter uma variações de movimentos melhores, ângulos melhores, interação com o cenário no momento da luta, história ou diálogos no jogo.

2010 ~ 2016 / 2024

Particularmente considero uma grande evolução na area da produção de jogos tanto para empresas e desenvolvedores independentes quanto para os jogadores, a criação do sistema de exportação multiplataforma, especialmente para aqueles que produziam jogos para consoles (video games) que precisavam construir o jogo no sdk (kits de desenvolvimentos) de cada console, o sistema multiplataforma ajudou muito nesse sentido. A respeito da ideia de se publicar um jogo genericamente para todas as plataformas sendo o mesmo para todas, e uma ideia um tanto dificil de se achar feita ja que a maioria dos jogos eles devem ser adaptados para as plataformas e pc e mobiles tem estruturas e suporte tanto do hardware como de software bem distintos, mas a nivel de produção pc e consoles acho que é bem com achar facil de achar os mesmos jogos sendo a unica diferença o suporte para controles de cada plataforma. Mas mesmo um sistema que facilite a produção de jogos para muitas plataformas, as restrições ainda existem, pelo menos no caso de consoles, as engines com tais recursos so disponibilizam os recursos de exportação para consoles quando a empresa do console autoriza (pelo menos na maioria dos casos sim). No fim das contas o sistema multiplataforma foi uma inovação positiva que na opinião de muitos desenvolvedores (principalmente os independentes) permitiu o acesso deles ao mundo da criação de jogos, mas como todo recurso deve ser usado de uma forma bem planejada, pois o jogo deve ser otimizado para a plataforma que ele esta sendo destinado senão de nada ira ter adiantado o seu lançamento para esse plataforma.

É uma matemática simples, quanto mais plataformas lançar mais irá vender. A questão é que depende muito do custo para se adaptar para outras plataformas frente ao provável retorno que terá. No caso de um jogo no RM MV por exemplo não é muito complicado portar para mobile, então mesmo que não seja o nicho específico do jogo pode ser rentável. Agora por exemplo lançar para X-Box ou Playstation seria muito mais complicado, talvez necessitaria até reprogramar o jogo em outra engine, ai você deveria ter uma projeção muito boa de vendas para portar para estes consoles.

Acho que se é possível desenvolver para outras plataformas, deve-se desenvolver.
Entretanto, como já falado, isso depende muito do estilo de jogo.
Pois realmente dá uma trabalheira desenvolver pra duas plataformas. Eu estou experienciando isso com meu projeto(já lançado) para windows e mobile.
Passei muito tempo nele pegando o know-how pra desenvolver no MV de forma menos diferente possível para cada plataforma.
Realmente tem coisas que tem de se fazer separado. Mas quanto mais coisa puder unificar, melhor. Digo, quanto mais coisa puder fazer pra valer nos dois, é melhor.
A visibilidade aumenta, com certeza.
Apesar de estar lançado, meu projeto é um teste, um cobaia rsrsrs.
Acho que o melhor dos mundos é lançar uma demo, a pessoa joga até uma parte e se quiser continuar, paga um único valor, e tem acesso ao jogo inteiro, sem anúncios nem compras in-app.