O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker possuí essas capacidades do Unity?

Iniciado por Myzhuk, 07/02/2022 às 13:00

07/02/2022 às 13:00 Última edição: 07/02/2022 às 13:06 por Myzhuk
Fala pessoal, tudo jóia com vocês?

Eu utilizo o RPG Maker faz muito tempo, mas nunca peguei firme pra aprender a programar nele (acho que em breve vou começar), e no dia primeiro de fevereiro comecei um curso de Unity para jogos 2D. Por fazer Análise de Sistemas já tenho uma noção legal de programação, então aprendi o C# bem rápido. Inclusive achei o Unity mais intuitivo quando se trata de programação, enquanto o Maker sempre achei meio confuso. Mas enfim, o que eu quero saber é se é possível colocar monetização em jogos mobile com o RPG Maker (como é possível no Unity), adicionar lojas para compras com dinheiro real (e/ou cryptomoedas?), usar bancos de dados (SQL/Firebase), adicionar multiplayer e afins.

Recentemente vi um comentário do Corvo que dizia que para RPG's o RPG Maker realmente vale mais a pena que o Unity, por já entregar muita coisa de mão beijada. Por isso me veio essa dúvida. O RPG Maker é realmente mais limitado que o Unity, se formos abusar da programação para desenvolver um RPG?


07/02/2022 às 14:25 #1 Última edição: 07/02/2022 às 14:26 por Raizen
ah pode carinha, por trás do RPG Maker MV/MZ tem o PIXI.js e por trás o nodejs que tem bastante coisa legal para quem curte expandir além do que vem por padrão no RPG Maker.
Logo sabendo programar, você consegue fazer boa parte do quê consegue no Unity, tem umas barreiras que podem existir por serem tecnologias diferentes, mas para o desenvolvedor do dia a dia ele supre bem. Resumindo sim, essas coisas de compras no mobile, fazer conexão com BD/servidor são coisas que não só no rpg maker dão para fazer, como praticamente qualquer engine que tenha o código aberto pra ti, então essas coisas são super tranquilas de serem feitas.

Se eu recomendo o RPG Maker para quer quer mexer com código mesmo? É melhor do que muita gente acha, o Javascript é bem popular e acaba tendo muita coisa pronta para utilizar na internet, além de ter mais engines fora o RPG Maker que utilizam também. Não acho que é a melhor, a melhor em performance e compatibilidade provavelmente seria C++, o C# se beneficia de ser mais próximo então no Unity você basicamente programa em C#, enquanto boa parte dele no seu jogo quando lançado vai ser C++.

Dito tudo isso, ai você escolhe o quê quer seguir, se já está programando em C# o Unity parece bem mais promissor e provavelmente seria a recomendação ideal. Agora se quer usar alguma base de RPG do RPG Maker, ou então explorar outra linguagem que talvez não seja a melhor para jogos, mas ainda sim é boa, pode optar pelo RPG Maker também.


Citação de: Raizen online 07/02/2022 às 14:25
ah pode carinha, por trás do RPG Maker MV/MZ tem o PIXI.js e por trás o nodejs que tem bastante coisa legal para quem curte expandir além do que vem por padrão no RPG Maker.
Logo sabendo programar, você consegue fazer boa parte do quê consegue no Unity, tem umas barreiras que podem existir por serem tecnologias diferentes, mas para o desenvolvedor do dia a dia ele supre bem. Resumindo sim, essas coisas de compras no mobile, fazer conexão com BD/servidor são coisas que não só no rpg maker dão para fazer, como praticamente qualquer engine que tenha o código aberto pra ti, então essas coisas são super tranquilas de serem feitas.

Se eu recomendo o RPG Maker para quer quer mexer com código mesmo? É melhor do que muita gente acha, o Javascript é bem popular e acaba tendo muita coisa pronta para utilizar na internet, além de ter mais engines fora o RPG Maker que utilizam também. Não acho que é a melhor, a melhor em performance e compatibilidade provavelmente seria C++, o C# se beneficia de ser mais próximo então no Unity você basicamente programa em C#, enquanto boa parte dele no seu jogo quando lançado vai ser C++.

Dito tudo isso, ai você escolhe o quê quer seguir, se já está programando em C# o Unity parece bem mais promissor e provavelmente seria a recomendação ideal. Agora se quer usar alguma base de RPG do RPG Maker, ou então explorar outra linguagem que talvez não seja a melhor para jogos, mas ainda sim é boa, pode optar pelo RPG Maker também.

Entendi, então o Maker não é obsoleto, ainda bem kkkkk! O que seria o PIXI.js e o nodejs? São bibliotecas que podem ser incrementadas no Maker?

A coisa que eu acho mais difícil nessa parte é encontrar aulas e etc., focadas no RPG Maker. Em português é praticamente inexistente, então tô aproveitando pra melhorar meu inglês, e buscar na gringa.

Valeu pela resposta Raizen!

07/02/2022 às 21:42 #3 Última edição: 08/02/2022 às 14:09 por Raizen
Citação de: Myzhuk online 07/02/2022 às 15:37
Entendi, então o Maker não é obsoleto, ainda bem kkkkk! O que seria o PIXI.js e o nodejs? São bibliotecas que podem ser incrementadas no Maker?

A coisa que eu acho mais difícil nessa parte é encontrar aulas e etc., focadas no RPG Maker. Em português é praticamente inexistente, então tô aproveitando pra melhorar meu inglês, e buscar na gringa.

Valeu pela resposta Raizen!
Sobre o nodejs: https://www.luiztools.com.br/post/o-que-e-nodejs-e-outras-5-duvidas-fundamentais/

o PIXI.js é uma engine para efeitos gráficos usando webGL basicamente. Não é especifico para jogos, mas tem um pé lá já, então tem muita coisa feita no PIXI por outras pessoas que são para jogos.(ele é um opensource e todo o código está na pasta lib do seu projeto no rpg maker).
Então sim, você pode atualizar, pode pegar bibliotecas que tem aos montes feitas em cima do PIXI, seja efeitos de particulas, efeitos gráficos etc e usar no seu jogo no rpg maker sim.
https://pixijs.download/release/docs/index.html

Porém ai vem o problema que você colocou no tópico inicial, a comunidade como um todo acaba abraçando o que já tem no RPG Maker quê traz um problema de que pouca gente exploram um pouco além do que tem de fato lá, então achar conteúdo para coisas mais avançadas no RPG Maker é muitooo mais escasso do que no Unity, infelizmente.

Citação de: Raizen online 07/02/2022 às 21:42
Sobre o nodejs: https://www.luiztools.com.br/post/o-que-e-nodejs-e-outras-5-duvidas-fundamentais/

o PIXI.js é uma engine para efeitos gráficos usando webGL basicamente. Não é especifico para jogos, mas tem um pé lá já, então tem muita coisa feita no PIXI por outras pessoas que são para jogos.(ele é um opensource e todo o código está na pasta lib do seu projeto no rpg maker).
Então sim, você pode atualizar, pode pegar bibliotecas que tem aos montes feitas em cima do PIXI, seja efeitos de particulas, efeitos gráficos etc e usar no seu jogo no rpg maker sim.
https://pixijs.download/release/docs/index.html

Porém ai vem o problema que você colocou no tópico inicial, a comunidade como um todo acaba abraçando o quê já tem no RPG Maker quê traz um problema de que poucas gentes exploram um pouco além do que tem de fato lá, então achar conteúdo para coisas mais avançadas no RPG Maker é muitooo mais escasso do que no Unity, infelizmente.

Isso já me deu uma luz do que fazer Raizen, muito obrigado por ter respondido. No futuro quando eu aprender tudo isso, penso em ensinar, gravar conteúdo pra estimular as pessoas a pensarem mais alto. Isso se realmente valer a pena kkkkk (já que a comunidade muitas vezes não valoriza muito)! Abraços!!!