(http://i.imgur.com/zl0SZP6.png)
Olá! Sejam bem-vindos á minha primeira aula de mapeamento!
Primeiramente gostaria de dizer que apenas criei esta aula, por que fui incentivado por alguns membros e vi que muitos precisam de um empurrãozinho
para sair da base!
Em minhas aulas, não vou citar coisas muitíssimas básicas como: Como usar o lápis, como criar um mapa novo, como criar um mapa dentro de outro na lista e etc...
E vamos começar ao básico!
1 - Pequenas regras da Simetria
A simetria é uma coisa que todos os makers têm problemas ao começar!
Mas vos garanto que não é um bicho de sete cabeças! De acordo com o tempo, essas vão ser a mínima de suas preocupações!
Exemplo de simetria errada:
Spoiler
(http://i.imgur.com/TrBJpLf.png)
Exemplo de simetria correta:
Spoiler
(http://i.imgur.com/3YEyQjD.png)
Repare que na primeira imagem a simetria está sendo utilizada de forma incorreta!
Por quê? Ora, onde já se viu um mapa quadrado?
Na segunda imagem, vemos um exemplo de simetria utilizada de forma correta!
Por quê? Ora, é uma casa, e é comum ver coisas simétricas!
Não entendi!
Bem, tenha em mente que a "Simetria" é geralmente encontrada em coisas criadas pelo "Homem"!
Não é comum ver a natureza simétrica, e não é comum faltar simetria em algo feito pelo homem!
2 - A realidade
É outro fator importante que deve lhe vir á cabeça!
Sempre examine se algo no seu mapa está "Irreal"!
Por exemplo:
Spoiler
(http://i.imgur.com/YD7KAl5.png)
Sinceramente...isto está mais fora do que o normal!
Uma grama de neve, se nem está no inverno, uma árvore e um túmulo na água, onde deveriam estar no chão!
3 - Vamos pegar umas manhas
É claro que todos sabem usar os autotiles, mas nem todo mundo sabe a técnica de mapear segurando SHIFT!
Selecione um autotile no editor! Pode ser de grama mesmo!
Segure SHIFT e coloque ele no mapa!
Você deve ter se deparado com a seguinte cena:
Spoiler
(http://i.imgur.com/Y3nVUCm.png)
Credo! Está muito feio! Quem usaria isso em seus mapas?
Bem, aí é que tá!
Com esta técnica, podemos fazer algo como isso:
Spoiler
(http://i.imgur.com/ZPPFl8S.png)
Uau, você diz...!
Mas isso não acaba por aí:
Spoiler
(http://i.imgur.com/NOM5lcB.png)
Mas o quê?? Como as pontas voltaram ao normal?
Isso é simples! Apenas selecione o tile que fica nos arredores da ponta!
Nesse caso, utilizei o tile verde!
Feito isso, basta colocar ele nos arredores do tile que estava marcado com SHIFT e ver a mágica acontecer!
Bem, é só isso por hoje!
Espero que tenham pego os conceitos básicos da aula e peguem mesmo, pois na próxima aula vamos realmente fazer um mapa!
Aí eu vou dizer: "Use a técnica do SHIFT perto de..." e você já deve saber o que fazer!
Até!
Interessante, com certeza vou aprender muito com essas aulas xD
+1 Ouro!
São dicas de facto muito básicas mesmo, algumas até de senso comum. :) Mas pronto, acho que podias ter ido mais além e elaborado melhor o guia com mais dicas e manhas para principiantes. Mas é uma boa iniciativa e por isso vou carregar + Ouro. Continua assim!
Realmente um ótimo tutorial para iniciantes, acredito que vá ser uma mão na roda.
Pra ser sincero eu não sabia recortar o autotile com o shift e só fui aprender a pouco tempo. :ded:
São com pequenas dicas como essas que nos ajudam a fazer mapas cada vez mais bonitos e melhores
realmente muito bom parabéns :*-*: