O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tutoriais RPG Maker - Canal RPG Maker Zone

Iniciado por Ludo, 27/07/2019 às 17:00







ATENÇÃO
Tutorial de alta importância!! Não pulem!!
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone



ABS é tão divertido de programar, apesar de que recomendo fazerem essas gambiarras mais complexas por scripts, eventos valem pela nostalgia. :*-*:
Aliás, acho que seria bom começar a elevar um pouco mais o nível das aulas e fazer mais uso das script calls. Não sei se está as evitando para manter o sistema 100% por eventos, mas, se tratando de um ABS, é essencial começar a usar elas para que o sistema tenha melhor desempenho e seja prático de usar. Por exemplo, no vídeo você cria uma variável para o inimigo 1 e, ao que aparenta, cada inimigo teria que possuir sua única exclusiva variável, o que já retira a praticidade de apenas copiar e colar os eventos para criar um novo inimigo.
A primeira página inteira do inimigo que verifica a proximidade do herói em relação ao evento poderia ser substituído por isso:

Sem usar uma variável global sequer, o resultado é o mesmo.
A mecânica do jogador ser empurrado ao levar dano também poderia ser resumida há algumas poucas linhas de código:



Enfim, as aulas são espetaculares, espero que possa continuar trazendo esse conteúdo pra galera. o/
Oxe

28/01/2020 às 08:30 #145 Última edição: 28/01/2020 às 08:36 por Ludovic
Citação de: Jorge_Maker online 27/01/2020 às 17:42
...

ótimo!!!
(vou pegar é pra mim essas dicas kkkkkkkk - sugiro vc fazer um topico com tudo desses comandos úteis. até tem um pack de script call na net, mas não chega a esse tipo de coisa)
Na verdade eu tento evitar usar script call pra ficar mais "aparentemente" facil pra quem tá começando (embora nem sempre é o ideal), porém eu acabo usando script call em quase 50% dos tutoriais.
Esse "turn toward character" faz exatamente o q? Move exato 1 pra trás? ou apenas é o contrario da aproximação? Porque eu evitei isso porque necessitava ser movido exatamente para o lado da direção do inimigo/atacante, porque supondo que o jogador estivesse de lado ao receber um golpe ele iria mover pra outro lugar.

------------------------------------



Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone


29/01/2020 às 20:45 #147 Última edição: 30/01/2020 às 09:45 por Jorge_Maker
Opa, fico feliz que a dica tenha lhe servido. o/
Quanto ao comando turn toward character, o que ele faz é tornar algum personagem em direção à outro. No exemplo passado, ele faz com que o jogador olhe em direção ao evento do inimigo. O comando seguinte, move away from character faz com que um personagem se mova um tile na direção oposta de um outro personagem. Usando esses dois comando juntos, você vai conseguir replicar o efeito do inimigo empurrando o jogador -e vice-versa- com muita mais facilidade.  :XD:
Aliás, se estiver interessado em dar continuação às aulas do ABS com mecânicas ainda mais complexas, pode me chamar lá no discord que a gente pode bolar algo legal com os "truques" que eu sei. xD
Oxe

Citação de: Jorge_Maker online 29/01/2020 às 20:45
Opa, fico feliz que a dica tenha lhe servido. o/
Quanto ao comando turn toward character, o que ele faz é tornar algum personagem em direção à outro. No exemplo passado, ele faz com que o jogador olhe em direção ao evento do inimigo. O comando seguinte, move away from character faz com que um personagem se mova um tile na direção oposta de um outro personagem. Usando esses dois comando juntos, você vai conseguir replicar o efeito do inimigo empurrando o jogador -e vice-versa- com muita mais facilidade.  :XD:
Aliás, se estiver interessado em dar continuação às aulas do ABS com mecânicas ainda mais complexas, pode me chamar lá no discord que a gente pode bolar algo legal com os "truques" que eu sei. xD

Muito obrigado, entendi o comando.
Eu fiz 4 partes do abs, na verdade só pra dar uma base a quem quiser inciar o desenvolvimento de um abs, nem estava nos meus planos.
Vou ficar nessas 4 partes por enquanto, inclusive é a última aula. Vou dar uma parada por tempo indeterminado enquanto vou dar foco ao meu projeto comercial. (provavelmente eu reapareço daqui um tempinho).

==========================================================

Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone