Spoiler
1. Abra o mapa que nós começamos a montar na aula 1. Crie uma nova camada e pinte ela de preto azulado, mudando a opacidade para algo entre 140 - 100
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/2TbeqK6.png[/hs]
2.Com uma borracha suave (hardness 0%) de tamanho 125, você apaga (na camada azul) a área onde está(ão) o(s) ponto(s) de luz. No meu caso, há uma lamparina
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/g5yklge.png[/hs]
3. Crie uma nova camada para a Luz em aditivo. Dê uma batidinha em cima da lamparina com um pincel suave tamanho 125, na cor amarela.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/D9ozQhS.png[/hs]
4. Com um pincel suave tamanho 100, dê uma batidinha no centro da luz.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/U1hp3Bn.png[/hs]
5. Mude a opacidade da camada para um valor em torno de 150.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/fG7txTB.png[/hs]
6. Apague as sombras que já vem no tileset
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/rmCwCJA.png[/hs]
7. Crie uma nova camada pra sombras.
(https://i.imgur.com/HuWMALL.png)
8. Com um pincel preto, comece a sombrear. Lembre-se de posicionar a direção da sombra de acordo com as fontes de luz.
Eu também faço sombra nas partes mais fundas da água.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/tOyGpQp.png[/hs]
9. Esfume/desfoque as sombras.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/nWrJtf7.png[/hs]
10. Reduza a opacidade pra algo em torno de 150-170.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/Pjn4ho5.png[/hs]
11. Faça uma camada acima da camada das sombras. Ela é temporária.
12. Pinte a tela toda de preto e, com uma borracha suave de tamanho grande, apague a partir do centro da luz. Ou use uma ferramenta de vinheta, se disponível.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/8BjGY4Q.png[/hs]
13. Reduza a opacidade da vinheta (se achar necessário) e mescle a camada dela com a das sombras.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/DPyWKo0.png[/hs]
14. Nessa aula, eu não vou ensinar a criar reflexo em água animada. Apenas o simples.
Crie uma nova camada acima da camada da luz. Ela será temporária.
Para fazer o reflexo da luz na água, use um pincel suave nas cores amarelo, vermelho e branco. O roxo eu usei para fazer o reflexo do céu noturno.
OBS: Não saia espalhando reflexo pela água toda! Se concentre apenas no ponto onde a luz é mais forte.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/H5WTWR7.png[/hs]
15. Use uma ferramenta de distorção para criar esse efeito. Eu não sei quais tem disponível no Photoshop e no Gimp, mas no PaintDotNet, eu usei a ferramenta de distorção em bolhas.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/t9LxUaU.png[/hs]
16.Reduza a opacidade da camada, mas não muito. Se achar necessário, use um pincel suave para apagar os reflexos em excesso.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/R8zf5Uj.png[/hs]
17. Mescle com a camada da luz.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/JHL6jcN.png[/hs]
18. Faça os acabamentos como achar necessário. Eu acentuei algumas sombras e apaguei um pouco perto dos reflexos onde está a camada preto azulada.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/E2P6uAY.png[/hs]
Spoiler
1. Abra o mapa que começamos a montar na aula 01. Crie uma nova camada de cor laranja com opacidade de 70.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/aAgFSIh.png[/hs]
2. Crie uma nova camada para as sombras. Com um pincel preto, desenhe as mesmas, levando em consideração a direção do ponto de luz principal. Neste caso, é o sol, que está se pondo ao oeste.
Obs: Essa camada DEVE ficar acima da camada laranja.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/orQ9e71.png[/hs]
3. Use um blur ou desfoque nas sombras.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/OiApNFn.png[/hs]
4. Reduza a opacidade da camada pra um valor entre 150 - 200.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/ktJW0vS.png[/hs]
5. Crie uma camada temporária acima da camada da sombra. Na direção oposta da luz, você fará uma sombra.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/HRwovgT.png[/hs]
6. Reduza a opacidade dessa camada temporária e a mescle com a de sombras.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/CiVZ7VK.png[/hs]
7. Crie uma camada de luz. Vamos traçar os raios do Sol, que virão da esquerda (já que ele está se pondo à oeste). Eu usei as cores laranja e vermelho e o tamanho 125.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/ME3R9Vk.png[/hs]
8. Mude a camada para aditivo e mude a opacidade a gosto. Não exagere muito nos raios, ou o jogador não vai conseguir ver nada falo por experiência.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/kzJxbK9.png[/hs]
9. Vou ensinar a fazer o reflexo na água, mas neste caso, ela não é animada. Crie uma camada temporária abaixo da camada da luz.
Com um pincel suave e as cores laranja, amarelo e branco, pinte os locais onde ficará os reflexos. Reparem que eles formam uma trilha gradiente pelo rio, pois a parte leste está mais escura.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/Ll4fZsB.png[/hs]
10. Use uma ferramenta de distorção para criar um efeito de ondas. No PaintDotNet, eu utilizei o efeito de distorção bolha.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/Ec1zjm7.png[/hs]
11. Reduza a opacidade e mescle com a camada de luz.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/X7E2zjs.png[/hs]
12. Faça os acabamentos necessários. Neste caso, eu reduzi um pouco as luzes e acentuei algumas sombras.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/wWI46D2.png[/hs]
>Para mapa de dia<
É basicamente a mesma coisa, o que muda são as cores e a direção da luz. Nesta composição, eu tomei como ponto de referência o Sol, situado mais ao leste, quase acima do cenário. A opacidade da camada laranja é por volta de 30. Nos reflexos da água, além de serem mais espalhados ao longo do rio, eles incorporam a cor azul em sua composição.
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/rpyDxLl.png[/hs]
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[box2 class=titlebg title=Resultados Finais]
Spoiler
[hs width=150 height=150]https://i.imgur.com/rpyDxLl.png[/hs][hs width=150 height=150]https://i.imgur.com/wWI46D2.png[/hs][hs width=150 height=150]https://i.imgur.com/E2P6uAY.png[/hs]
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[box2 class=titlebg title=Dicas]
- Não tenha medo de brincar com as cores! Teste diferentes combinações e veja a composição que você consegue criar.
- Sombras são mais do que apenas pincel preto com opacidade baixa. Tente fazer sombras com outras cores! Experimente roxo e azul escuro, por exemplo. Pode cair muito bem em alguns cenários.
- Tente manter um número reduzido de camadas.
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[box2 class=titlebg title=Materiais Usados]
Aqui (https://www.dropbox.com/sh/fstb3ath1vjlnjy/AAAMN2Va_urbXFR9AJ98zwwsa?dl=0), você encontra os arquivos em pdn para análise.
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[box2 class=titlebg title=Finalizando!]
Espero que tenha ajudado em alguma coisa XD
No próximo tutorial, vou reduzir as camadas, ensinar a configurar o mapa no VX Ace, e criar a cena (que foi elaborada no conceito lá do primeiro tutorial).
Até lá![/box2]