O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Desejos do Amanhecer

Iniciado por Paradiddle, 28/04/2020 às 16:43

28/04/2020 às 16:43 Última edição: 07/04/2021 às 13:24 por Paradiddle





Ficha Técnica

Programa: Rpg Maker 2003
Versão: Betatesting
Data de Ínicio: Agosto de 2007 (com múltiplas interrupções ao longo do tempo)
Data de Término: ?????
Horas de jogo em média: 3h



Spoiler
Desejos do Amanhecer (DdA) é um projeto bastante antigo. De fato, é o meu primeiro projeto para a versão em PC do programa, depois do clássico Full RTP por onde todo maker começa, e cujos primeiros esboços datam da metade de 2007. Por anos e anos, eu ia e voltava a ele sempre fazendo alguma alteração, ou então refazendo a programação de alguns dos sistemas. Assim, embora o grosso do projeto seja basicamente o que fiz no início da década passada, ele foi sendo polido de novo e de novo até chegar na versão atual que você poderá jogar.

Apesar de ter atualizado MUITA coisa desde a primeira versão, evitei alterações radicais demais que me forçassem a descartar muito do conteúdo que fui produzindo ao longo dos anos. Dessa forma, alguns aspectos do projeto podem parecer datados do ponto de vista de game design, como o ritmo do enredo, o design das dungeons e o balanceamento geral - pelo menos para os mais exigentes. Ainda assim, pretendo manter seu conceito dessa forma, afinal, ele É um jogo pensado em outra era por um eu bem mais jovem e, embora o jogador vá conhecer esse mundo só agora, conheço os lugares e personagens desse mundo há muito tempo e não consigo vê-los de outra forma.
[close]


Spoiler
A princípio, DdA era só uma mesa de testes onde havia apenas um mapa e um personagem com uma espada bacana nas costas. Mas eu precisava de uma história, que acabou baseada em minhas leituras e curiosidades da época. Os conceitos vêm amadurecendo na minha cabeça ano após ano e, bizarramente, muito sobre o que eu pretendia falar começou a tomar forma no nosso próprio país com a crescente polarização política na última década – um ponto central do enredo de DdA planejado desde o primeiríssimo esboço de construção desse mundo.
[close]

Pano de fundo

O enredo de Desejos do Amanhecer ocorre num planeta Terra futuro, mas com um fato curioso: não há religião. Com a evolução da ciência, o ser humano se tornou mais e mais cético, o que por sua vez desencadeou o evento mais sombrio que a humanidade já viu: uma guerra de proporções inigualáveis, com direito às armas mais poderosas que o homem já foi capaz de criar. O resultado foi obviamente catastrófico, e gigantescas massas de terra sumiram do mapa. O caos se espalhou no mundo já em destroços.

E é aí que vivem os personagens de DdA, muitos anos depois do maior acontecimento da existência humana. A guerra finalmente acabou e forças políticas antagônicas entraram em atrito para ocupar o vácuo de poder deixado, na tentativa de liderar uma humanidade sem rumo. O quanto, porém, esses líderes seriam confiáveis?

Política

Após a crise religiosa, uma medida desesperada foi tomada: foi decidido o banimento de qualquer tecnologia capaz de repetir o genocídio que acabara de ocorrer. Muitos foram a favor, mas muitos foram contra.

Aqueles que preferiam seguir o destino natural das coisas receberam o nome de Tradicionalistas, enquanto os defensores da tecnologia ficaram conhecidos como Femtozistas. Ambos permaneceram em contínuo atrito desde que o Ato Mundial Supremo (que baniu tecnologias com potencial nocivo) foi desrespeitado.

Nosso herói, porém, é da chamada Resistência, um rastro do que foi um dia um grupo de religiosos durante a época da guerra. Agora em proporção desprezível, os poucos resistentes tentam descobrir as conspirações que aparentam predominar entre as pessoas mais poderosas do planeta. Curiosamente, a sede da Resistência está no único território misteriosamente intocado pelas furiosas batalhas de outrora: um pequeno continente chamado Falnna.


Spoiler


Zack: O protagonista. Ao jogar, você perceberá sua personalidade volátil: Ora é indiferente, ora aparenta empatia, ora é tomado pela raiva. Trata sua espada, Gilgameth, como um tesouro, por motivos desconhecidos pelo jogador. Viveu sua infância sob tutela do Mestre Ryuke, um dos grandes nomes resistentes, e agora tem seu destino cruzado por acontecimentos incomuns.

É um soldado da Resistência de classe S, ou em outras palavras, um mercenário. Atua na tropa de Ryuke.
[close]

Spoiler


Ryuke: Grande referência entre os resistentes. Sério e intimidador, até mesmo pela sua idade em relação aos demais. Rumores acerca de seu olho perdido remetem aos capítulos mais importantes da história da Resistência, à qual ele pertenceu sua vida inteira.

A história começa com a sua tropa em plena execução de uma missão: desativar um reator Femtozista. Infelizmente as coisas não saem como planejado.
[close]

Spoiler


Kim: Outro general resistente. Pacato, de físico acima da média. Amante da natureza e justiça, demonstra seguir valores há muito esquecidos pelo ceticismo historicamente imposto. Apesar da sua missão inicial de resolver os problemas que estão afetando o porto de Illia, é transferido de última hora para desvendar os mistérios do monte Timmaã.
[close]

Spoiler


Lillia e Rayne: Heróis integrantes da tropa de Ryuke. São os amigos mais próximos do protagonista. Lillia é particularmente responsável, a quem Ryuke sempre se dirige quando precisa fazer as coisas acontecerem. Enquanto isso, Rayne e Zack convivem entre entendimentos e desentendimentos, uma amizade que, para os desavisados, pode parecer antipatia.
[close]

Spoiler


Sazuki: Um lutador nato, aluno do "Matador de Dragões" de Lorena. Constantemente deixa de tratar problemas com a devida seriedade, consequência da própria inocência.
[close]


Spoiler
Muito do que foi planejado para o projeto em termos de sistemas foi reformulado ao longo dos anos. É necessário ter em mente que se trata de um projeto de RPG Maker 2003, de forma que algumas ideais, por mais simples que pareçam, precisaram ser programadas através de eventos -  o que não é necessariamente difícil, mas exige muito trabalho manual em alguns casos (vide o sistema de magias!).
[close]




Magias: Um dos pontos principais de DdA, que inclusive está entrelaçado diretamente com o enredo.
Os personagens nesse jogo não podem usar magias a princípio, mas poderão aprendê-las conforme misteriosas pedras mágicas permitirem. Você deve equipá-las, recebendo pontos de habilidade (AP) para poder "comprar" técnicas novas.

O sistema é simples, típico no mundo dos RPGs profissionais. Aparece ao fim da demo, quando o jogador é apresentado a outro dos mistérios do mundo de DdA: magia.

Spoiler


Rapaz, como as magias estão caras hoje em dia...
[close]

Spoiler


YEAH! Pega essa, mundo!
[close]

Spoiler


A coleção completa de pedras mágicas. De onde será que elas vêm?
[close]




Recrutas: A Resistência está em crise, e precisa de membros pra sair dessa. Se você encontrar alguém com potencial na sua jornada, não deixe de recrutá-los, até porque eles podem ter muitas utilidades para a Resistência.

Inicialmente planejando a ideia de vários personagens jogáveis (que logo foi abandonada), os recrutas de DdA se comportam com um misto de Final Fantasy Tactics – onde você pode enviar recrutas para executar sidequests enquanto você segue a vida -  e da série Suikoden – de forma que cada personagem recrutado contribui com alguma coisa na base resistente, como lojas, minigames e outras facilidades.
Embora o jogador já possa recrutar personagens na demo, ainda não será possível formar tropas para execução de sidequests.

Spoiler


Existirão formas das mais variadas para recrutar membros.
[close]

Spoiler


Aquele símbolo em "Cargo atual" se refere à hierarquia resistente. Dúvidas sobre isso? Pergunto a Syrius no Icarus!
[close]




Missões: Zack, por ser um mercenário, pode aceitar qualquer missão paralela que lhe for oferecida. Os famosos sidequests, de vários tipos diferentes, separados por menus. Até o ponto em que o enredo segue na demo, o jogador ainda não estará livre para executá-las.

Spoiler


As missões serão subclassificadas por tipos.
[close]

Spoiler


A primeira missão do jogo.
[close]




Forja: Existem itens em DdA chamados de "Itens de Confecção". Leve-os a um ferreiro e veja se ele será capaz de fazer alguma coisa útil com eles. Cada um dos ferreiros "especiais" terá um nível de experiência que permitirá fazer itens melhores ou de forma mais barata.

Spoiler


Viu? Agora você já sabe como fazer uma Armadura de Couro. Só precisa dos materiais certos!
[close]

Spoiler


Itens dos mais variados que podem ter diversas utilidades.
[close]




Livros: Histórias malucas, contos fantásticos, dicas de técnicas. Tudo você poderá ler na biblioteca. Especialmente interessante pra quem conhece vários jogos de RPG Maker da geração 2000/2003!

Spoiler


Qualquer coisa pode estar escrita nesses livros. O mundo principal será expandido por estas histórias.
[close]

Spoiler


Livros são uma fonte imensa de sabedoria.
[close]





Spoiler


Parte da região Oeste do continente de Falnna.
[close]

Spoiler


Viva a Resistência!
[close]

Spoiler


Um ataque brutal aos inocentes da cidade de Timma...
[close]

Spoiler



Algumas das paisagens selvagens do continente de Falnna.
[close]

Spoiler


A primeira missão executada pelo jogador.
[close]

Spoiler


Batalhas tradicionais do programa, em que cada monstro tem suas fraquezas e resistências. Atenção para os ícones customizados!
[close]

Spoiler


Icarus, a maravilha da Engenharia!
[close]


Spoiler
Tecnicamente, Desejos do Amanhecer está em fase de betatesting. Somente quando alguém terminar a demo (além de mim) poderei considerá-la oficialmente livre de bugs e erros.

Desejos do Amanhecer não necessita de RTP.

Primeira versão (28/04/20) ---------------
Download DdA 3.6c (07/04/21): Mediafire
[close]




Algumas satisfações:

Spoiler
1. É necessária a intalação do RTP 2003?
Não. DdA deve ser livre de RTP. Caso apareça algum erro de ausência de recursos ou database durante a demo pode me avisar que é erro!

2.Seu jogo vem "encriptado"?

Ao estilo Rm2k, sim. Não tenho nada contra o pessoal olhar meu projeto. A questão é que DdA tem alguns segredos, e eu não quero que o jogador os descubra na tela de edição, mas quando estiverem no controle de Zack.

3. Tive uma idéia de.....

Sugestões são bem-vindas. Se não quer postar aqui pra evitar possíveis spoilers, me mande uma mensagem ou e-mail.

4. Por que bulhufas Desejos do Amanhecer?

Vale só por curiosidade. Pois é, na época eu escolhi esse nome de forma completamente aleatória, originalmente em inglês: Morning Wishes (como eu ainda chamo o projeto internamente). O nome veio primeiro, mas seu significado gira em torno do tema que fará parte integral do enredo do jogo.
[close]

Créditos & Agradecimentos

Spoiler
Agradecimentos à RPG Maker Brasil e ao Santuário RPG Maker, comunidades das quais participei na minha fase mais ativa nos fóruns de criação de jogos. Desde então, Centro RPG Maker e Condado Braveheart são comunidades que pretendo acompanhar mais de perto e onde certamente disponibilizarei meu projeto.

Agradecimentos ao desenvolvedor fbu, que permitiu liberdades que dizem respeito ao seu projeto Alex e o Templo Perdido.

Agradecimentos ao desenvolvedor Everton, companheiro de maker das antigas, que permitiu liberdades com relação ao seu projeto A Lenda dos Quatro Elementos. Incluindo um crossover, ainda não esquecido, com DdA!

Agradecimentos ao desenvolvedor Rafael Mori, o Robercletzon, que permitiu liberdades com relação ao seu projeto Novas Las Aventurietas del Robercleiton: O Renascimento do TURBO (ufa). Trata-se de um jogo de humor comercial, feito em RPG Maker, que está disponível na plataforma da STEAM.

Agradecimentos a JPA, criador do antológico "Rygar e os Soldados do Rei", pela permissão concedida de liberdades com relação à sua série Rygar.

Agradecimentos a Jsage pela permissão concedida de liberdades com relação ao seu projeto Henry's Adventures, em desenvolvimento há tanto tempo quanto DdA.

Agradecimentos ao Dr. XGB, pela permissão concedida de liberdades com relação à sua obra.

Demais créditos de recursos e afins no final da demo. Mas só se você for um aventureiro dos bons.
[close]
Desculpe se escrevi demais.


Muito legal seu projeto!
E é incrível que ele tenha estado de pé durante todos esses anos e você ainda conseguir lança-lo :clap:

Gostei bastante das imagens, vc usou bem os recursos da ferramenta, os mapas de floresta ficaram especialmente ótimos.

A trama me atraiu bastante, tenho particular interesse por histórias que abordem conteúdo considerado polemico, onde muitos tentam se afastar, como política. E caramba, de lá pra cá o país mudou, deu uma volta de 180°, então ideias e conteúdo não devem ter lhe faltado pra implementar no projeto kkk

Enfim, aguardarei sua demo.

E parabéns por conseguir lança-lo em depois de anto tempo!

Fala, carinha... lavando bem as mãos?

Achei bem legal você, mesmo depois de tanto tempo, ainda focar em um antigo projeto, por mais que ele tenha passado por algumas lapidações (afinal, reformulações acabam sendo isso).

É impossível não notar inspirações em Final Fantasy 7, ainda mais com o recém lançado Remake, mas indiferente disso, acho que você tem um projeto com potencial.

A abordagem na política é realmente interessante, ainda mais em momentos como este em que estamos vivendo.

As imagens estão visualmente agradáveis, ainda mais pensando na limitação gráfica do RM2K3.

Meu destaque vai para os seus sistemas, que apesar de ser visto em muitos games, fazer isso no RM2K3 dá um certo trabalho, ainda mais com interfaces gráficas e tal e não sendo tudo baseado em mensagens. Parabéns.

Espero ver uma demo jogável logo.

Citação de: Darkrafa online 28/04/2020 às 20:08
Muito legal seu projeto!
E é incrível que ele tenha estado de pé durante todos esses anos e você ainda conseguir lança-lo :clap:

Gostei bastante das imagens, vc usou bem os recursos da ferramenta, os mapas de floresta ficaram especialmente ótimos.

A trama me atraiu bastante, tenho particular interesse por histórias que abordem conteúdo considerado polemico, onde muitos tentam se afastar, como política. E caramba, de lá pra cá o país mudou, deu uma volta de 180°, então ideias e conteúdo não devem ter lhe faltado pra implementar no projeto kkk

Enfim, aguardarei sua demo.

E parabéns por conseguir lança-lo em depois de anto tempo!

De fato, essa mania de querer ver um lado como "O BEM" e o outro como "O MAL" - bastante popular por aqui na última década - já era uma ideia que eu queria explorar há muito tempo. O tom inicial da coisa era mais "ciência VS religião" mas foi tomando um viés cada vez mais político. Não quero que o enredo fique pretensioso de forma alguma, no final das contas ainda é só um jogo, mas acho que esse tipo de nuance permite personagens mais interessantes no geral.

Claro, a demo é basicamente uma introdução do que imagino de DdA como jogo de fato. A maioria dos antagonistas sequer é apresentada. E essa é uma das coisas que eu faria muito diferente de 10 anos atrás: um enredo com ritmo mais acelerado e próximo dos RPGs de hoje.

Valeu pelo apoio!

Citação de: Camus online 29/04/2020 às 12:25
Fala, carinha... lavando bem as mãos?

Achei bem legal você, mesmo depois de tanto tempo, ainda focar em um antigo projeto, por mais que ele tenha passado por algumas lapidações (afinal, reformulações acabam sendo isso).

É impossível não notar inspirações em Final Fantasy 7, ainda mais com o recém lançado Remake, mas indiferente disso, acho que você tem um projeto com potencial.

A abordagem na política é realmente interessante, ainda mais em momentos como este em que estamos vivendo.

As imagens estão visualmente agradáveis, ainda mais pensando na limitação gráfica do RM2K3.

Meu destaque vai para os seus sistemas, que apesar de ser visto em muitos games, fazer isso no RM2K3 dá um certo trabalho, ainda mais com interfaces gráficas e tal e não sendo tudo baseado em mensagens. Parabéns.

Espero ver uma demo jogável logo.

Sabe o que é pior? Sou o primeiro a concordar com as similaridades, mas a influência de FF 7 é bem menor do que parece, pelo menos conscientemente. Por incrível que pareça, Zack com uma espada gigante foi pura coincidência, um não foi inspirado no outro. Eu diria que FF 8 (que eu inclusive gosto mais, me processem!) era bem mais onde eu mirava: gosto da temática de ser só mais um estudante/soldado/whatever num grupo organizado, saindo pra cumprir missões e lutando numa guerra bem maior do que o próprio personagem principal. Tirando a missão de introdução de DdA, que é uma referência diretíssima à introdução do FF 7 original, qualquer outra possível semelhança é meramente o uso de tropes de outros jogos/livros de ficção científica, fontes das quais ambos os jogos beberam.

Dito isso, FF7 é sim um dos meus jogos preferidos de todos os tempos, pois sou fanático pelos RPGs da era de ouro SNES/PSOne. Quem conhece os maiores clássicos dessa geração certamente notará um punhado de referências a vários outros jogos do gênero!

Obrigado pela mensagem!
Desculpe se escrevi demais.


07/04/2021 às 13:04 #4 Última edição: 07/04/2021 às 13:05 por Paradiddle
Em virtude da ocasião especialíssima de ter participado da estreia do SABADÃO DO CENOURA, segue um pequeno update do projeto -  Desejos do Amanhecer versão 3.6c.

A versão 3.6c(enoura) é, grosso modo, a mesma versão jogada em live no Sabadão pelo Dr.XGB. A exceção fica por conta da dungeon da Caverna de Timaã, que foi completamente reformulada. É claro, vários pequenos reajustes e rebalanceamentos foram feitos de acordo com o feedback oferecido na live e que, somados às sugestões postadas pelo pessoal por aqui, formam a versão que está sendo disponibilizada.

Um pequeno bônus, um easter-egg ao modo de várias outras "coisinhas" que já existem no projeto, também foi adicionado em comemoração ao evento. Resta saber se existe algum explorador nível "cenoura" que será capaz de encontrá-lo 😉.

No mais, é improvável que outras mudanças bruscas ocorram no conteúdo já desenvolvido até então. Isso significa na prática que a ideia é que os arquivos de save (.lsd) sejam compatíveis com as eventuais versões posteriores do projeto.

Algumas imagens dos mapas reformulados:

Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]

Por fim, quanto a conteúdo verdadeiramente inédito, sigo trabalhando devagar e sempre neste projeto no meu tempo livre, como sempre fiz, de forma que não existe nenhuma espécie de previsão para a próxima versão.

Spoiler
[close]
Spoiler
[close]

Como sempre, àqueles que tiverem interesse em experimentar o projeto, dúvidas, sugestões ou reclamações são bem-vindas.

Obrigado.

Desejos do Amanhecer 3.6c



Desculpe se escrevi demais.


Ué, deixei passar este?  :facepalm:
Muito interessante, Paradiddle. Um dos problemas que vejo no 2k/3 é conseguir fazer mapas menos monótonos com poucos tiles, os seus estão excelentes. Não consigo testar no momento, mas verei a jogatina do Dr.XGB assim que tiver um tempinho, são seis horas. :D Quanto ao enredo, gostei do pano de fundo. Os personagens também parecem muito bem construídos. O que mais me chamou a atenção foi o sistema de magias, no 2k3 deve ter sido um parto.

Volto assim que houver novidades ou conseguir jogar a demo atual. o/

DESEJOS DO AMANHECER NO TOCA!



[box2 class=titlebg title=ESTREIA DESEJOS DO AMANHECER EP#01]
Nossa série do game DESEJOS DO AMANHECER, faremos a série completa, com episódios entre 10~30 min de duração.

SINOPSE:   "O enredo de Desejos do Amanhecer ocorre num planeta Terra futuro, mas com um fato curioso: não há religião. Com a evolução da ciência, o ser humano se tornou mais e mais cético, o que por sua vez desencadeou o evento mais sombrio que a humanidade já viu: uma guerra de proporções inigualáveis, com direito às armas mais poderosas que o homem já foi capaz de criar. O resultado foi obviamente catastrófico, e gigantescas massas de terra sumiram do mapa. O caos se espalhou no mundo já em destroços".
[/box2]

DESEJOS DO AMANHECER NO TOCA!



[box2 class=titlebg title=ESTREIA DESEJOS DO AMANHECER EP#02]
Nossa série do game DESEJOS DO AMANHECER, faremos a série completa, com episódios entre 10~30 min de duração.

SINOPSE:   "O enredo de Desejos do Amanhecer ocorre num planeta Terra futuro, mas com um fato curioso: não há religião. Com a evolução da ciência, o ser humano se tornou mais e mais cético, o que por sua vez desencadeou o evento mais sombrio que a humanidade já viu: uma guerra de proporções inigualáveis, com direito às armas mais poderosas que o homem já foi capaz de criar. O resultado foi obviamente catastrófico, e gigantescas massas de terra sumiram do mapa. O caos se espalhou no mundo já em destroços".
[/box2]

Assisti os dois vídeos e achei bacana. Vou dar uma testada na demo depois.