O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como converter fontes para usar no RPGMMZ

Iniciado por Iza.Game, 09/02/2022 às 15:20


Como converter fontes para usar no RPG Maker MZ

[box class=titlebg2]Informações:[/box]
Criador(a) da aula/tutorial: Eu mesma
Dificuldade de aprendizado: fácil
Para acompanhar o tutorial/aula, é recomendado ter uma noção básica sobre: básico do básico de computador
Do que se trata o tutorial/aula: Neste tutorial eu vou te ensinar a colocar qualquer tipo de fonte no RPG MAKER MZ




[box class=titlebg2]Aula/tutorial:[/box]
Eu resolvi fazer este tutorial básico, porque quando usei meus dias gratuitos de RPG Maker MZ, eu demorei uma semana para conseguir colocar uma fonte diferente. Perdi bastante tempo e não tinha nenhum tutorial sobre isso que funcionasse para mim.

Então, vamos começar. É super simples.

As fontes padrões que vem com o RPG Maker MZ tem o tipo de arquivo WOFF. Então, o que temos que fazer é basicamente converter qualquer fonte que queremos neste tipo de arquivo.

Basta baixar qualquer fonte da sua escolha. Eu indico o site DaFont, lá tem fontes gratuitas e de domínio público*.
Depois que você baixou a fonte, basta checar qual o tipo de arquivo ela é. Para isso, é só colocar o mouse em cima da fonte ou apertar o botão direito do mouse na fonte, entrar em Propriedades e lá estará o tipo de arquivo.

Com isso feito, vamos ao bom e velho Google. Lá mesmo eu simplesmente escrevo em inglês: Convert ... (aqui você insere a sigla do tipo de arquivo da fonte que você quer usar) to WOFF.

Geralmente, o primeiro site a aparecer é o Convertio, e ele já aparecerá com as configurações que você precisa para converter. Caso você já conheça o site, você pode ir para ele direto e selecionar as configurações você mesmo.
Em seguida é só seguir as orientações do site, ele é bem intuitivo, mesmo assim, vou deixar o vídeo que eu fiz abaixo para quem precisar ver.

Fonte convertida. Agora, é só abrir a pasta do jogo, que pode ser aberta na barra de cima do RPG Maker MZ em Jogo, depois basta selecionar: Abrir pasta.
Precisamos ir para a pasta chamada Fonts. Cole a sua fonte lá.

Legal! Mas ainda não terminamos. Agora, clique na fonte com o botão direito e selecione "renomear", e copie o nome todo incluindo a extensão. Você precisa incluir a extensão, ou seja o tipo do arquivo que será .woff

Vamos voltar de novo para o RPG Maker e abrimos o banco de dados, vamos para o Sistema 2, e então, clicamos no nome da fonte e colamos a que queremos usar. Prontinho!

Ficou confuso? Não se preocupa, aqui temos o vídeo abaixo, a narração está inglês, mas o restante está em português, então dá super para seguir:



Espero ter ajudado! :blink:

*Domínio público quer dizer não há direitos autorias e você pode usar em projetos comerciais  :e.e:


[box class=titlebg2]Créditos finais:[/box]
Aprendi a mexer no RPG Maker vendo os vídeos do Ludo e me baseei também nos tutoriais dele!