O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

U.W.D 9º Imagens e Clima

Iniciado por Ds, 04/08/2013 às 21:24


Yare! Como estão vocês do outro lado da tela ? Espero que estejam bem. Para aqueles que repararam eu pulei o comando Esperar do maker. Calma ele vai ser mostrado aqui, mas não agora.

E antes que eu me esqueça, eu demorei para trazer a aula porque eu estou trabalhando no meu projeto Maker Fight, ele está em projetos sendo desenvolvidos do VxAce, quem quiser de uma olhada lá  :confiante:.

Enquanto estava vendo como funcionava os comandos dessa aula, e admito que eu me diverti muito, pois acabei aprendendo coisas que eu nem sabia que existia. Isso mesmo, antes de eu fazer as aulas, e dou uma mexida nos comandos que eu irei explicar, para eu ver se eu estarei apto a ensinar aquilo. Vamos a aula ?



Hoje é dia de eu mostrar para vocês as funções do grupo de comandos Imagens e Clima. Essas opções que parecem que não são tão importantes assim, são uma arma poderosa nas mãos de um eventer experiente. Com  essas opções você pode simplesmente montar seu menu personalizado. Vamos para de enrolar e começar a aula.

Imagens e Clima
[close]
_____________________________________________________________________________________________________

Mostrar Imagem

Mostrar Imagem
[close]

O comando que inicia tudo, no mostrar imagem você pode escolher uma imagem que deverá está na pasta Picture do seu game, para ser reproduzida. Pelo que eu vi, as imagens elas tem seu ponto de inicio no canto superior esquerdo.

Numero: No numero você define o numero que a imagem que você vai reproduzir terá. Isso porque nos ostros comandos de imagem, você irá escolher o numero para poder modificar a imagem. Um exemplo é quando você tem 3 imagens, 1 de cachorro 1 de gato e 1 de coelho. Se você quiser mudar a posição da imagem de cachorro, você escolhe o numero 1.

Gráfico:] Aqui você escolhe qual imagem do pasta picture o maker irá reproduzir.

Posição da Imagem

Superior Esquerda e centro: Lembra quando eu falei que eu achava que as imagens começavam do canto superior esquerdo ? Então é por causa disso, eu testei uma imagem aqui, e marquei essa opção a imagem apareceu perfeitamente. Quando eu coloquei a opção centro marcada, a imagem não apareceu no centro do tela, e sim no centro superior esquerdo.

Especificar X e Y: Mesmo que as imagens comecem do canto superior esquerdo, nos podemos alterar isso. Com esse comando especificar X e Y, você pode dizer onde você quer que a imagem apareça. Um modo fácil de você saber em que posição a imagem vai ficar no mapa, é que se você colocar 20X e 20Y, isso resultará em 1 tile do mapa. Eu fiz o teste com 100 X e Y o que resultou na minha imagem se movendo em 5 tiles.

Especificar X e Y por variável: Ele tem a mesma função que o comando acima, mas os números serão escolhidos de acordo com o numero armazenado na variável escolhida.

Zoom

Largura: É o tamanho que a imagem terá para os lados esquerdo e direito.

Altura: É o tamanho que a imagem terá para cima e para baixo.

Composição

Opacidade: É como se fosse o contraste da imagem, a visão dela, quanto menor for menos a imagem aparece.

Tipo de Blender: Existem 3 modos, são eles Normal, Adicionar e Subtrair. O adicionar é deixar a imagem bem mais clara e um pouco transparente. O subtrair deixa a imagem escura e meio transparente. Já o normal é deixar a imagem do jeito que ele é.

Mover Imagem

Mover Imagem
[close]

Numero: Numero da imagem que você quer mover.

Posição da Imagem

Superior Esquerda e centro: Lembra quando eu falei que eu achava que as imagens começavam do canto superior esquerdo ? Então é por causa disso, eu testei uma imagem aqui, e marquei essa opção a imagem apareceu perfeitamente. Quando eu coloquei a opção centro marcada, a imagem não apareceu no centro do tela, e sim no centro superior esquerdo.

Especificar X e Y: Mesmo que as imagens comecem do canto superior esquerdo, nos podemos alterar isso. Com esse comando especificar X e Y, você pode dizer onde você quer que a imagem apareça. Um modo fácil de você saber em que posição a imagem vai ficar no mapa, é que se você colocar 20X e 20Y, isso resultará em 1 tile do mapa. Eu fiz o teste com 100 X e Y o que resultou na minha imagem se movendo em 5 tiles.

Zoom

Largura: É o tamanho que a imagem terá para os lados esquerdo e direito.

Altura: É o tamanho que a imagem terá para cima e para baixo.

Composição

Opacidade: É como se fosse o contraste da imagem, a visão dela, quanto menor for menos a imagem aparece.

Sinteticidade: Existem 3 modos, são eles Normal, Adicionar e Subtrair. O adicionar é deixar a imagem bem mais clara e um pouco transparente. O subtrair deixa a imagem escura e meio transparente. Já o normal é deixar a imagem do jeito que ele é.

Tempo: Aqui você define o tempo que irá demorar para a imagem se mover.

Marcando a caixa Esperar até o movimento acabar, faz com que o herói não possa se mover até o mover imagem termine.

Girar Imagem

Girar Imagem
[close]

Esse foi o comando que eu mais gostei de explorar, pode parecer inútil, mas não é ! Ele simplesmente pode ser usado de varias maneiras, como por exemplo um menu personalizado. A imagem gira com se ela fosse presa na ponta do canto superior esquerdo.

Numero: Numero da imagem que você quer girar.

Velocidade: Numero da velocidade que você quer que gire. 90 é o máximo.

Tonalidade da Imagem

Tonalidade da Imagem
[close]

Aqui é onde você controla as cores da sua imagem.

Numero: Aqui você escolhe qual imagem você quer mudar a tonalidade.

Tonalidade

Vermelho, Verde e Azul: Aqui você pode ir misturando essas três cores para poder dá origem a novas, já que o Rpg Maker Vx Ace trabalha com o sistema de cores RGB.

Tempo: Tempo até que a imagem mude completamente a tonalidade.

Se você marcar a caixa Esperar até fim do processo. O herói não poderá andar até a tonalidade da imagem mudar completamente.

Deletar Imagem

Deletar Imagem
[close]

Se lembra quando eu disse lá em cima sobre o numero das imagens ? Pois bem, já vimos que elas são bem uteis, mas agora ela é muito importante, pois se você quiser deletar uma certa imagem, irá precisar do numero dela para isso.

Opções de Clima

Opções de Clima
[close]

Aqui você pode escolher qual clima que aparecerá no seu jogo.

Clima

Tipo: Como vê existe 4 tipos de clima. A opção Nenhum, tira qualquer clima e deixa o jogo como está. A opção Chuva, cria riscos na tela quase em pé. A opção Tempestade, cria riscos na tela mais fortes e mais inclinados. A opção Neve, cria algumas bolas de neve na tela.

Todos os climas fazem a tela ficar mais escura. E barra de força em baixo dos climas, define o quão intenso será o clima.

Tempo: Tempo até que a imagem mude completamente a tonalidade.

Se você marcar a caixa Esperar até fim do processo. O herói não poderá andar até a tonalidade da imagem mudar completamente.
_________________________________________________________________________________________________

Bem pessoal essa foi a aula, espero que tenha esclarecido suas duvidas, e espero que vocês tenham gostado. Não deixem de perder meu projeto em uma boa semana.