O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvida sobre como destruir objetos de cenário.

Iniciado por OcamaruBRES, 04/09/2021 às 18:29

No meu fan-game eu fiz um esquema que teria menu por show choices para cada personagem jogável.Até agora fiz só alguns.
Vou mostrar na imagem abaixo:
Spoiler
[close]

A imagem acima é do menu que fiz.E se trata do seguinte:Ao apertar Esc vai aparecer um menu para fazer escolhas(coloquei em inglês porque é um jogo de Sonic e algumas coisas eu não soube como passar para o português,não vou mexer com isso agora,mas pretendo no futuro fazer algo a respeito,mas isso não importa no momento).

Com alguns personagens isso funcionou,mas tem uns problemas:Um dos personagens vai ser capaz de dar um soco duplo normal no mapa(fora de batalha) e um soco duplo que o personagem estica o braço nas mesmas condições do soco comum.As imagens abaixo mostram como fiz isso:

Spoiler
[close]
Essa imagem acima mostra o que o personagem quando dá o soco duplo normal.Fiz algo semelhante no jogo que quero vender,mas não dentro de um menu de show choices. O personagem dá um passo a frente e o charset muda de aparência(ou deveria mudar caso isso não aconteça) e depois vai na direção oposta para se afastar e faz o mesmo movimento mais uma vez e depois volta ao charset normal.E ele deveria fazer isso para cima e para baixo 2 vezes se o personagem estiver olhando para cima e estiver um piso do mapa atrás do objeto ou do inimigo que tem que destruir,para esquerda e direita 2 vezes se estiver olhando para esquerda,para direita e esquerda 2 vezes  se estiver olhando para direita,pra baixo e pra cima 2 vezes se estiver olhando para baixo.

Spoiler
[close]
Essa imagem mostra um dos movimentos quando no caso o personagem dá um soco para baixo e depois se afasta.

O que ambas as imagens tem em comum.Fiz tudo certinho.Mas na hora de testar com o objeto de cenário,o personagem apenas se movimentou e nada mais aconteceu.Alguém pode me dizer o que está errado ou o que faltou fazer?


Spoiler
[close]

A imagem acima é o mapa que é exclusivo de um personagem.As árvores metalizadas são os objetos de cenário destrutivos que eu fiz.

Spoiler
[close]

Essa é a primeira página do evento da árvore metalizada.

Spoiler
[close]

Essa imagem acima é da segunda página.Como podem ver,o switch que permite o personagem dar um soco em uma parte da árvore é ativado.Toca um som e depois essa parte deveria desaparecer e aí as outras partes da árvore deveriam cair pra baixo uma de cada vez.
E as outras páginas são os switches das habilidades que tem no menu de show choices que mostrei acima que tem que estar ativadas quando o jogador chegar próximo do charset do objeto ou do inimigo.E depois de uma parte da árvore destruída e as partes caídas vai na página final em que tem switch da parte da árvore desaparecida.
O problema é que mesmo com tudo isso que mostrei até agora nada acontece.A árvore continua do mesmo jeito.Nenhum objeto é destruído.Nada.O que foi que errei ou esqueci de fazer?

Spoiler
[close]


Essa imagem acima é de uma pedra no cenário.Deveria aparecer no jogo um show choices mostrando em inglês se você quer ou não agarrar a pedra.Escolhendo sim,o menu de show choices do personagem tem que desaparecer,a possibilidade de usar o menu ativando o botão Esc não deve ser realizada nesse momento e o switch de agarrar a pedra é ativada e ela deveria desaparecer e iria aparecer o personagem segurando a pedra que estava parada.Mas isso não aconteceu comigo.

Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
Spoiler
[close]

Nas imagens acima mostram o que acontece:O sprite do personagem(heroí) deveria mudar e mostrar ele segurando a pedra e depois arremessá-la e aí a pedra iria pular(ser arremessada) e após cair no chão ela some dependendo da direção que o jogador escolheu lançar e o sprite do heroí voltaria ao normal e o menu de show choices dele voltaria a ser ativado após isso tudo acabar.

Mas como eu já mencionei antes,a pedra continua no lugar,nada que eu gostaria que acontecesse de fato,aconteceu,e mesmo com tudo isso que fiz,o rpg maker considera como se nada tivesse acontecido.

E então alguém poderia me ajudar diante de tudo isso que mostrei e escrevi?

PS:Tudo isso foi feito no RPG Maker 2003 da Steam.