O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Jogos de luta para navegadores

Iniciado por Crixus, 27/03/2019 às 21:46

27/03/2019 às 21:46 Última edição: 27/03/2019 às 23:24 por Crixus
Um conceito de jogo muito pouco falado e explorado (exceto por usuários de M.U.G.E.N).

Normalmente os jogos de luta para navegadores são feitos usando o Flash, os que vemos em HTML5 não atraem muito por que a física e fluência da jogabilidade geralmente são muito ruins e também existe o problema do desempenho dos computadores domésticos.

Por isso à principio vou me focar mais nos jogos 2D, isso inclui os que tem algum sistema 3D, mas que mantenham a visão lateral.

Vou tentar dar o meu ponto de vista:
Praticamente existem dois tipos de jogos de luta tradicional, neste caso não vou contar o Beat 'em up.
Um seria mais ocidental, neste caso são jogos Norte-Americanos o outro seria o mais oriental, normalmente japoneses.

Abaixo vou deixar em SPOILER o meu ponto de vista das características de cada estilo:
Spoiler
Ocidentais:
O primeiro tipo seriam os mais ocidentais, geralmente de produtoras americanas, onde a gravidade e os personagens são mais "humanos", neste caso posso dar de exemplo o Mortal Kombat 1 e Killer Instict, onde os personagens usam poderes, mas também usam golpes com as mãos, braços, pés e pernas.
Neles vemos sangue saindo dos personagens.

[imagem]


Orientais
O outro tipo seriam os jogos baseados em animes, onde vemos mais os golpes mostrando energia ou rastro exagerado dos braços, pernas ou armas e por vezes mudando a cor/desenho do fundo da tela.

Ainda a gravidade e da física serem bem sobre-humanas e por muitas vezes armas brancas exageradas pra capacidade humana.
Neste caso, podemos dar de exemplo King of Fighter, Samurai Showdown, Marvel Vs Capcom e Street Fighter.

Um aspecto forte nesse estilo também é a estrutura física dos personagens, os homens normalmente são muito altos, fortes ou até gigantes, e quando pequenos são exageradamente rápidos, já as mulheres apesar dos corpos bem torneados não tem os músculos exagerados e as personagens mais novas são bem magras sem nenhum traço de músculos nos braços pra não tirar a feminilidade das mesmas, isso até se aplica ao Marvel Vs Capcom em alguns personagens, já que as mulheres musculosas tem a desculpa de serem super-heroínas.

Até o final da minha adolescência nunca curti muito o estilo oriental, apesar de ficar fascinado com os desenhos, o meu maior problema era a jogabilidade já que eu não conseguia me adaptar a jogabilidade, o que acabava me frustrando, só mudou quando eu joguei pela primeira vez o Guilty Gear X no PS2 de um amigo, ele me ensinou, e também por que acreditávamos que alguns dos personagens tinham sido inspirados em Rock Stars famosos, notamos isso pelas FACE e pelo nome de um dos personagens.

Daí pra frente, joguei o Guilty Gear de PS-One, depois consegui uma fita pirata do Samurai Showdown pro meu Snes, sempre travava quando derrotava o chefão.

[Imagem]
[close]

A única engine reconhecida por ser boa para criação de jogos de luta é justamente o M.U.G.E.N, existem outras, inclusive da ASCII (criadora do Rpg Maker), são estás o Fighter Maker 95, conhecido como 2d Fighter Maker 95 e o Fighter Maker 2nd, ambos usam recursos gráficos de 256 cores e arquivos no formato Bitmap (*.BMP), o que mesmo em 8-bit deixam o jogo bem pesado, mas compactado ficam muito leves.

Mas o que torna tão difícil o desenvolvimento de jogos nesse estilo, hoje em dia os jogos de luta quase não tem as características originais, sendo em mapas abertos e pouca necessidade do uso de combinações de comandos.
Mas isto vem de muito tempo atrás, os sistemas de jogos de luta são mais difíceis de poder adaptar os movimentos e gráficos de recursos existentes, e por vez se tornam cansativos para modificar, por que claro, você vai querer dar as caracteristas do seu personagem ao TEMPLATE.

Mesmo as comunidades de M.U.G.E.N não tem mais foco, podemos ver que existiam promessas de um sistema que iria fazer os jogos desenvolvido nesta engine para Android e HTML5, demorou muito, as ferramentas de desenvolvimento evoluíram, mas são raras as pessoas que querem ou tem talento para desenvolver sistemas com tantas variações, por que nenhum jogo de luta é muito atrativo com personagens com movimentos iguais.

Agora imagine querer criar um jogo comercial, não poderá usar personagens com copyright e nem suas bases pra isso.

Então a idéia foi morrendo, os desenvolvedores que ainda estão na ativa são aqueles bem apaixonados mesmo, inclusive um jogo baseado em DBZ feito nesta engine ficou muito famoso à uns 7 ou 8 anos, pelo capricho, o que não vemos muito nem nos usuários de Rpg Maker.

Atualmente não vemos desenvolvedores realmente indie, o que vemos são profissionais ou semi-profissionais que criam projetos e desenvolvem jogos para fins comerciais usando diferentes linguagens de programação, mas nunca uma engine pronta, muitos desses jogos ainda são feitos em Flash, mas com o boicote das empresas de sistemas operacionais e navegadores logo não compensará mais.

Mas se é possível fazer jogos 3D com movimentação livre pra navegadores por que não de luta 2D?
Isso justamente por que a física e o atrativo dos variados tipos de personagens não é algo simples.

Este é meu ponto de vista sobre o assunto, até se encaixaria nos jogos de corrida, mas este acho que não morreram por todos os mesmos motivos, mas sim pelos jogos de carro em mundo aberto, graças a franquia GTA que deu uma perspectiva mais realista da coisa, mas este é assunto pra próxima.

Aqui abaixo tem dois exemplos de sistemas de jogos de luta para navegadores que não usam Flash ou Java apenas HTML5:
MUGEN (Free): https://captaindreamcast.itch.io/dolmexica-infinite
Spoiler
Pode ser que durante o jogo fique um pouco lento ou perca alguns FRAMEs, mesmo com bastante memória RAM, imagine pros computadores de uso casual ou smartphones, mas isso vai de como usa este sistema, eu achei 2 ou 3 jogos bem mal feitos com este sistema, mesmo na minha máquina com placa de vídeo e bastante RAM travavá, mas os demais rodavam perfeitamente.
[close]

Construction 2 (Pago $$$): https://fredoliver.itch.io/fight-game-c2-template
Este segundo é Brasileiro e pelo valor compensa muito mesmo pra quem quiser criar um jogo bem semelhante aos orientais, realmente achei muito bem feito, e admiravel, ainda mais pra um brasileiro.

A forma como explicou a diferença entre o ocidental e oriental ficou bem clara. Eu mesmo gosto de ambos exemplos que você citou, mas sempre tive aquele gostinho a mais pelo oriental, ainda mais por causa da movimentação e detalhes em KoF.

Dos dois exemplo que mostrou, de fato o segundo está mais fluido o movimento e a maquina aparentemente é mais inteligente, porém não sei se está relacionado com a programação de ambos.

Meu conhecimento é praticamente nulo em programação. Mas fico com dúvida se compensaria o lucro desses jogos em navegador, principalmente luta, pois quando jogamos esses tipos de jogos temos o gasto $ com redutor de tempo para realizar mais ações ou adquirir personagens selecionais de forma mais rápida e sendo por navegador, torna o jogo fácil de ser alterado por plugins ou derivados para navegador? :sera:

2010 ~ 2016 / 2024

Pelo que entendi, a alteração de jogos que você perguntou seriam "hacks", realmente jogos em navegadores tem os seus riscos, porém jogos Offline, que são instalados nas máquinas também tem seus próprios riscos.

Eu vou testar estes sistemas em uma máquina mais antiga, eu tenho um Notebook com 2GB de RAM com processador Intel Celeron (um tanto obsoleto).

Citação de: Crixus online 28/03/2019 às 02:54
Pelo que entendi, a alteração de jogos que você perguntou seriam "hacks", realmente jogos em navegadores tem os seus riscos, porém jogos Offline, que são instalados nas máquinas também tem seus próprios riscos.

Sim, sim, me referia aos hacks mesmo. Pois é, mas sendo offline "geralmente" o pessoal compra o jogo e se caso fosse jogar online (se o jogo de luta tivesse a opção, claro) com jogo craqueado no modo de luta multplayer poderia o jogo enviar alguma informação pro servidor principal que dê para conferir, como a Autodesk faz com os programas delas que estão ligados a internet. Um exemplo.

CitarEu vou testar estes sistemas em uma máquina mais antiga, eu tenho um Notebook com 2GB de RAM com processador Intel Celeron (um tanto obsoleto).
Testa mesmo.

Lembrei agora quando falou em relação aos jogos 2D defasados, tem de uma turma brasileira que é ou era em 2D chamado Trajes Fatais, pelo menos temos alguém tentando.

2010 ~ 2016 / 2024

Trajes Fatais é brasileiro mesmo, mas não cumpriu as expectativas de público, os personagens até eram legais, mas não tinha nada muito atrativo pelas criticas que eu vi.

Entende, uma pena então. Porque será que não atraiu, era de fato o design dos personagens ou pelo estilo 2D? Ou outro motivo?

2010 ~ 2016 / 2024

29/03/2019 às 21:51 #6 Última edição: 06/10/2019 às 00:18 por Crixus
Acho que o público alvo hoje em dia são jogos com trocentos personagens de animes com copyright, mas também pode ser por que não saiu da fase BETA, isso por que ficou mais de um ano na versão Alpha:
https://onanimstudio.itch.io/trajes-fatais-minimal-beta1
(Ultima atualização foi 2017)

Eu particulamente achei os personagens muito parecidos entre si, mesmo seguindo o estilo Oriental, nem sempre personagens semi-nuas com bustos grandes são a imagem que mais atraia jogadores, no caso do Guilty Gear o estilo do personagem principal chamava a atenção.

Eu acho que o maior fator é que realmente jogos de luta não tem mais número em publico alvo como antigamente, hoje em dia as pessoas preferem os jogos de mundo aberto com interação entre jogadores online.

Eu particulamente adoraria jogar um jogo que explicasse uma parte diferente da história dependendo da escolha do personagem, assim como vários de antigamente.

Olhando pelo canal deles, o vídeo no link, ainda estão em atividade. Porém notei que a parte gráfica mudou desde que vi um youtuber comentando sobre o surgimento do jogo, essa mudança com certeza atrasou a produção, o problema é diminuírem o ritmo por conta disso.

Sim, na verdade existe mesmo 3 personagens, as versões alternativas é como as versões dos personagens principais de jogos de luta num estado de raiva ou possuídos. Mesmo não tendo as semi-nuas, sempre terão as mulheres com coxas grandes, saias/shorts curtos, busto extravagante, decotes enormes...
Eu não desgostei dos personagens, a principio são baseado em fantasias, tanto anjo como demônio, asas brancas e chifres respectivamente são imagens atualmente comuns para muitos e podem surgir outras fantasias comuns da cultura pop, agora o cangaceiro pelo menos representa o que não se vê em outros jogos de luta.

Isso ai eu tenho que concordar, apesar que eu parei geração do PS2 e recentemente joguei no PS4 do meu irmão e vi como hoje está tudo conectado, até para jogar uma campanha solo é necessário conectar. :O_O:

Como falei que parei no PS2, um jogo que joguei e explicava um pouco de onde o personagem vinha ou a organização que ele pertencia era o Tekken 5, e jogos de cross-over era geralmente após o fim da batalha umas cenas de diálogos por meio de textos e personagens estáticos... Não cheguei a jogar muitos jogos de lutas das gerações novas para opinar, mas acompanhando um vídeo do novo Street Fighter, eu vi que pelo menos tinha uma história antes das lutas e depois delas, então não sei se isso ainda mantém para outros jogos de luta.

Agora te pergunto, é possível inserir:
Histórias para cada personagem;
Atualizar o jogo continuamente, seja com novos personagens, roupas (tem pessoas que pagam por isso em jogos free), balanceamentos, cenários + músicas próprias delas;
Adaptar a atualidade com o modo online.
Sem pesar o jogo para os navegadores? Pois como você mesmo falou, a questão das máquinas suportarem ou não.

Eu fico nessa dúvida, porque quando saiu o MV e a opção de jogar pelo navegador, fiquei surpreso e que coisa boa! Mas para nunca rodou muito bem. :/

2010 ~ 2016 / 2024

Então, eu gosto dos jogos que tenham as personagens femininas bem bonitas, mas falta o carisma, que as tornem diferentes entre si, mesmo os personagens masculinos, e não é só nesse jogo em questão, também acontece em jogos amadores de corrida e Beat 'em Up.

Eu vi jogos feitos no M.U.G.E.N que são Beat 'em Up, o que eu nem imaginava, nele através da escolha do personagem as Cutscenes e dialogos são diferentes, afinal são só imagens e textos, acho que seria bem possível fazer caminhos diferentes.

Logo mais vou testar o Rpg Maker MV e estes outros sistemas no meu Notebook com Ram de 2GB pra ver o desempenho.

Eu me lembrei desse jogo, é pra navegador, mas nunca joguei:
https://www.youtube.com/watch?v=1Ccjjmkc3cE

31/03/2019 às 11:06 #9 Última edição: 31/03/2019 às 11:55 por Vash
Entende, seria como as animações onde você troca o cabelo de um personagem por outro e teremos o mesmo personagem com olhos iguais e anatomia também...

Golden Axe tinha caminhos diferentes se iria por cima ou por baixo, como em Dungeons & Dragons, nesse a diferença entre os caminhos são mais evidentes, alias um ótimo jogo de arcade e snes (acho que tem para essa versão)

Fico no aguardo, quem sabe surge o projeto interessante de luta, para acordar as múmias do Pixel art.

Lembro, alias, eu sigo o canal também, revi o vídeo e segundo ele falta mais opção de comandos e alguns personagens não foram bem balanceados, tendo um mais vantagem que outro, porém eu gostei da proposta, só não foi bem executada.
http://www.adultswim.com/games/web/bible-fight
Joguei um pouco aqui e o jogo é fluido, não trava, porém o problema é que tem poucos comandos e a forma que é distribuído no teclado fica um pouco complicado de executar por falta de costume.

Um jogo http://www.adultswim.com/games/web/westerado com proposta bacana de "mapa aberto" fosse possível inserir um modo online, só que de luta...

2010 ~ 2016 / 2024

Esse Bible-Fight é feito em Flash, mas é muito bom.
Esse Westerado é muito bonito, me lembro quando saiu, mas não testei inteiramente por que não tinha muito tempo pra jogar na época.

Quando eu quis criar um jogo de luta de uma história que eu fiz quando era criança, pois bem, eu não consegui usar o M.U.G.E.N pois por algum motivo o funcionamento do sistema não entrava na minha cabeça, então eu decidi pegar o RmXP ou o Rm2k de modo bem simulado pra parecer realmente um jogo de luta, foi durante a época que fiquei sem computador por anos.

Ainda bem que não perdi meu tempo kkkkk