O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sugestões para melhoras (Recriação de um mapa) - ATUALIZAÇÃO DO PROGRESSO!

Iniciado por aleth728, 25/05/2020 às 05:36

Essa é a primeira vez que posto na área de mapas! Estou nervoso, por ter visto trabalhos tão bonitos por aqui.. enquanto, sou quase que uma negação, o que me deixa com vergonha, de todo modo... queria poder compartilhar com vocês, e claro, pedir sugestões, críticas e, talvez, algum elogio sobre um mapa que estou tentando recriar de um modo mais "bonito" para o meu projeto em andamento, o Nora ^^ (Por Deus, preciso atualizar aquele tópico o quanto antes, muito já foi feito nele!)

De toda forma, estou utilizando esse mapa para uma área específica do jogo (Um mapa exemplo)
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/1eYaAPp.png[/hs]

Para dar ao meu jogo seu toque único, e ao mesmo tempo embelezar essa ideia de uma "Vila de Elfos" estou desenvolvendo lentamente um este conceito aqui, utilizando um pouco do que aprendi em um tutorial sobre peças que se juntam para formar um quebra cabeça..
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/gDLBFm3.png[/hs]

A nova versão está ficando agradável? Como posso a melhorar?
Em que pontos eu tenho pecado?
(Sei que não está totalmente pronto, mas me ajudaria muito já ter mais alguns conselhos como base para terminar de o montar ^^ )
Tenho a intenção de usar algum script que simule o efeito de links de mapa como o Pokemon... ou mesmo colar tudo em um mapa maior para juntar em um só mapa grande... //  Não sei se isso pode afetar o desempenho desse mapa em algum modo, ou se gostam da ideia de vários pequenos mapas que você pode passear explorando esses pontos dessa vila, ^^ !!

Enfim.... me falem o máximo possível, pois usarei esses conselho na revisão dos demais!
( Pequeno adendo, sobre o pequeno bug de alinhamento no mapa de cima na parte da montanha, eu já o ajustei!! Mas, só vi o problema tarde demais, então mantive a imagem velha, desculpe pessoal que tem toque! )


---

Atualização do Mapa em seu estado atual! (Continuo aceitando dicas, vi que algumas coisas ainda não se encaixaram perfeitamente... então, quero trabalhar isso ^^ )

[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/NDX7Jhq.png[/hs]

Olá, não sou um grande mapeador, mas vou responder algo. Primeiro os elogios: gostei muito da composição de cores. Eu amei esse tom de marrom + verde e esse toque da graminha. Esses tiles são bonitos, e a forma como você juntou me agradou muito. Como sugestão, tem duas coisas que talvez melhorassem, detalhes apenas: (1) Lá em cima, na entrada da caverna que fica pro norte, tem como conseguir tiles arredondados pra sugerir a entrada? (Apenas um detalhe bobo, não tira a beleza do conjunto que eu vi) e (2) talvez a parede da casa esteja muito alta. Dois tiles pra alinhar janela e porta já bastam, colocando a plaquinha embaixo do telhado. No mais, parabéns. Não fique nervoso (como se eu não ficasse kkkkk). Sucesso  :wow:
Let's create Worlds.

25/05/2020 às 12:58 #2 Última edição: 25/05/2020 às 13:02 por Darkrafa
Tá ficando show de bola esse mapa, Aleth.  :urra:
Eu não sou super entendido de mapeamento, mas admito que das minhas poucas habilidades na ferramenta pelo menos nessa eu considero ter algum conhecimento kkk

Se eu pudesse sugerir algo, e só pra ser chatinho e tentar absorver 10/10 de vc kkk, seria:
-Como bem já mencionado pelo Misterdovah, eu sugeriria uma mudança no tamanho das casas. O telhado tem que sempre ser maior do que a base de uma casa, porque a perspectiva de cima de um jogo 2D emula uma visão inclinada da cena. Uma casa com base maior do que telhado a deixa com a impressão de além de ser grandalhona, ganhar aspecto de uma torre, de quase não haver telhado. Os mapas prontos da ferramenta podem não ser os mais visualmente belos, mas nesse ponto vc pode tomar como base que eles acertam;
-Como o tileset não é o padrão do maker, e esse mapa tá ficando beem bonito (vc sabe mapear muito bem os pequenos detalhes, reparei na live, como flores, pedras e gramas, além de outros tipos de terreno), se vc conseguissem casas do tileset original a esse, ou seja fora do padrão maker, também seria melhor, mais harmônico, mas aqui é literalmente só uma questão de deixar o mapa 10/10, não há muita necessidade de se mexer nisso;
-A ponta da entrada da caverna, como já dito também pelo Misterdovah, acaba não dando o aspecto ideal, no entanto ela me parece já ser a original do tileset. Se vc conseguir mudar para algo mais escuro, do que a parte inferior com gramas, show de bola, se não também não tem problema;
-Por fim, nessa segunda imagem que vc postou eu assumo que sejam duas imagens juntadas, há um traçado ali que as separa e argumentarei baseado nisso. No canso superior da direita da segunda parte há essa parede de pedras ali. Vc pretende preencher com alguma casa, suponho. Se sim, ótimo, vai ficar bem legal. Mas se não, ela deu aspecto "quadrado" demais ali onde vc pode trabalhar pra deixar essa impressão mais natural, mais orgânico ;

Enfim, cara, se eu pudesse dar uma nota, até o momento teu mapa tá 8/10, tá bem legal e bonito, e vc manda muito bem nos pequenos detalhes que normalmente são o que tornam os mapas visualmente belos.
Continue assim  :noel:

Desculpa pessoal ter demorado tanto a conseguir falar!
Estava tentando dar uma mexida de leve, aplicando alguns conceitos e dicas que me falaram :o
E estou aos poucos adicionando mais opções e testando o que pode ficar legal !!!!

Até o momento ele está mais ou menos assim:

[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/rmk94tl.png[/hs]

Admito que não tinha me ligado nisso das casas, espero que já esteja com um aspecto melhor!
Estou usando 2 tiles por 2 tiles nas lojas, e dois tiles por 1 tile onde não tenho nenhuma!!!




Mano, Darkrafa! Sim, são alguns mapas colados! Eu fiz essa montagem no paint kkkkkkkkkkkk, ai fica horrível de juntar, mas tá indo! ;-;
Obrigado por estar acompanhando o projeto Nora, mesmo que de longe!!!!

Se tiverem mais dicas, podem me falar, afinal, creio que essa re-criação dessa vila está em menos de 50%, quero por bastante coisa explorável para o jogador, mesmo quem viu a gameplay então, poderia se surpreender com algumas novidades ^^ !!

Primeiro, sobre a colagem dos mapas no paint: que trabalhão você teve, cara! Está usando qual versão do Maker? Pelo mapa de exemplo que postou, acredito que seja o VX ACE. Se esse for o caso e se te interessar, se não me engano existe um script que tira screenshot completa do mapa. Acho que era do Kyo Panda, se bem me recordo. Um instante. (3 minutos depois) Sim, eu não estava enganado. Pode ser que te ajude no futuro: https://centrorpg.com/index.php?topic=1156.0 (inclusive para trabalhar técnicas de mapeamento por parallax, se for do seu interesse).

Agora sobre o mapa em si: ficou muito bom! Concordo com a maioria das dicas que deram e vendo agora a aplicação delas deu pra sacar que o resultado foi bem positivo. Gostei particularmente da distribuição dos elementos no cenário, como vegetação, árvores, gramas, flores etc. Esse tileset de terreno é muito bonito. É Celianna se não me engano, né? (Faz muitos anos que estou afastado desse mundo de RPG Maker, as memórias ainda estão voltando kkk). De qualquer forma, você soube fazer bom uso dele.

Eu só deixaria uma ressalva em relação aos tiles das casas. Não me parecem estar combinando muito com a paisagem no geral. Parecem meio destoantes no cenário, como se não pertencessem a ele. Mas não é nada tão grave assim, e o mapa ainda está em construção, então muita coisa ainda pode mudar.

Boa sorte, continue firme e vou acompanhando as atualizações que for fazendo no mapa!

26/05/2020 às 01:04 #5 Última edição: 26/05/2020 às 04:15 por aleth728
Citação de: Ransael online 25/05/2020 às 23:11
Primeiro, sobre a colagem dos mapas no paint: que trabalhão você teve, cara! Está usando qual versão do Maker? Pelo mapa de exemplo que postou, acredito que seja o VX ACE. Se esse for o caso e se te interessar, se não me engano existe um script que tira screenshot completa do mapa. Acho que era do Kyo Panda, se bem me recordo. Um instante. (3 minutos depois) Sim, eu não estava enganado. Pode ser que te ajude no futuro: https://centrorpg.com/index.php?topic=1156.0 (inclusive para trabalhar técnicas de mapeamento por parallax, se for do seu interesse).

Agora sobre o mapa em si: ficou muito bom! Concordo com a maioria das dicas que deram e vendo agora a aplicação delas deu pra sacar que o resultado foi bem positivo. Gostei particularmente da distribuição dos elementos no cenário, como vegetação, árvores, gramas, flores etc. Esse tileset de terreno é muito bonito. É Celianna se não me engano, né? (Faz muitos anos que estou afastado desse mundo de RPG Maker, as memórias ainda estão voltando kkk). De qualquer forma, você soube fazer bom uso dele.

Eu só deixaria uma ressalva em relação aos tiles das casas. Não me parecem estar combinando muito com a paisagem no geral. Parecem meio destoantes no cenário, como se não pertencessem a ele. Mas não é nada tão grave assim, e o mapa ainda está em construção, então muita coisa ainda pode mudar.

Boa sorte, continue firme e vou acompanhando as atualizações que for fazendo no mapa!


Boa noite, mano! Obrigado por acompanhar! To pegando firme, provavelmente esse aqui vai ficar enorme! XD
( Mas, será que ele está ficando bom para substituir aquele exemplo como uma cidade explorável? Tenho minhas ressalvas se ele vai funcionar bem como aquela mesma cidade/com os npcs e tudo mais... ou se eu deveria o usar como algum novo local dentro do jogo... )

Sobre Parallax, eu sou um amador dos amadores, mas no Nora tem alguns mapas que usam essa técnica!
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/sOyCb44.png[/hs]

Eu acabo mesclando eles com elementos de cenário, é um efeito experimental que estou gostando! Pq consigo super detalhar certas áreas!! e misturar efeitos além do que os tilesets me permitiam, mas olha... é cansativo ;-; ..

Eu tinha um sript de tirar a screenshot, só que ele não salvava os eventos no mapa! E eu acabo usando bastante isso de pedaços complementados por um eventinho, será que esse que você me indicou vai me salvar com relação a isso??
Irei testar agora!!!

Muito obrigado, man !
(Sobre as casas, de modo bastante envergonhado... eu concordo, ^^ ..  mas achei poucas casas que fossem agradáveis... ainda estou procurando por algumas. Eu vi umas meio retangulares, vou testar se gosto delas!)
abraço  ~

--

Progresso atual: 
[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/NDX7Jhq.png[/hs]

Opa então, torno os elogios dito nas respostas acima, minhas também, gostei muito do tile e a forma como esta utilizando ele, Só não sei se ficou bom as casa com telhado azul e vermelho claro.
A casa de telhado verde claro e a amarelada da um ar mais amigável ao mesmo tempo que as duas casas de telhado verde-amarronzado no noroeste do mapa é uma cor mais neutra e menos receptiva, o que ficaria mais adaptado para uma vila menos receptiva ou algo do tipo.




Citação de: Wotan online 28/05/2020 às 03:26
Opa então, torno os elogios dito nas respostas acima, minhas também, gostei muito do tile e a forma como esta utilizando ele, Só não sei se ficou bom as casa com telhado azul e vermelho claro.
A casa de telhado verde claro e a amarelada da um ar mais amigável ao mesmo tempo que as duas casas de telhado verde-amarronzado no noroeste do mapa é uma cor mais neutra e menos receptiva, o que ficaria mais adaptado para uma vila menos receptiva ou algo do tipo.

Você é meu grande beta, man! Suas opiniões valem muito para mim, espero que se divirta com as novidades que estão chegando para o jogo!!! ^^
Vou fazer o possível para manter os mapas agradáveis
Atualizando // Progresso 60%  (Ainda que eu já tenha acertado alguns "bugs", mas fiquei com preguiça de refazer toda a imagem ._. )

[hs width=300 height=300]https://i.imgur.com/DwLb1di.png[/hs]