O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Javascript: Estético e Legível

Iniciado por Kvothe, 31/03/2018 às 12:35

31/03/2018 às 12:35 Última edição: 31/03/2018 às 12:39 por Corvo
Eu apenas traduzi meu artigo no Medium :v.

Código de exemplo: Github

Um tempo atrás (cerca de seis meses) eu comecei a desenvolver em Javascript. Com focus na engine, RPG Maker MV (e criação de coisas para website), na qual eu gosto de criar coisas. Então com a prática e minhas experiências anteriores com Ruby e C#, eu fiquei confiante na programação.

Mas uma coisa que sempre me persegue é o design do código. Eu não sei se é porque eu sou designer gráfico ou coisa assim, mas eu gosto de fazer códigos com aspecto estético para mim e para outras pessoas. Então irei mostrar a você, querida pessoa, meu modo de fazer códigos estéticos e legíveis em Javascript.

Sumário do meu modo de fazer:
• Use JSDoc para seção de comentários e descrições de métodos.
• Crie no começo do código, uma introdução
• Crie chaves para localizar partes do código


Parte da introdução: Veja abaixo na imagem o exemplo
Nota: Eu recomendo definir limite de caracteres baseado na linha de espaço (=====================================)​



Parte de localização: Nessa parte você irá definir um bloco de comentários onde você irá por chaves para localização.
Atenção: Você precisa escrever o 'symbol name' na parte onde estará o código. Veja abaixo
Nota: Você pode escrever códigos antes da parte de localização, mas eu recomendo somente códigos pequenos



Por que? pois quando é estruturado e tem uma boa estética, irá melhorar o seu tempo de leitura e edição, depois de um tempo. E  o mais importante, quem ler o seu código terá orgasmos hehe



Eu sinceramente faço isso com todos os meus códigos da aula de python, porque eu gosto de ter tudo organizado.