O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Cês sentem que as coisas valem a pena?

Iniciado por Rawen, 27/10/2023 às 02:16

Eu abri um canal de Discord antigo no qual mantinha conversas com dois amigos meus aqui do fórum (o Gabriel e o Vici, que mais recentemente usava o nick de Stella Artois). A nostalgia me atacou, admito, e respondi esse ataque vindo aqui rever algumas postagens e conversas antigas que tive aqui no fórum.

Não apareço aqui já faz muito tempo, principalmente porque me afastei do gamedev. Na verdade nunca fui tão próxima disso, uma vez que eu era só um adolescente achando que queria fazer jogos (diferente de alguns de vocês que seguem firmemente desenvolvendo seus projetos). Ainda assim, a minha estadia aqui me marcou profundamente e foi muito importante no meu desenvolvimento, já que muitas das pessoas daqui me viram crescer indiretamente e participaram da construção da minha maturidade.

Alguns de vocês, por outro lado, sequer me conhecem e aposto que muitos nem se lembravam de mim. Ainda assim, cá estou para falar um pouco sobre algumas coisas.

Cês sentem que as coisas tão perdendo a cor também?

O mundo parou, as coisas congelaram! Tudo ficou cinza, só que nada disso é verdade também. A infância é um brilho que se perde, mas as pessoas costumam olhar pra essas memórias com certo carinho. Já eu olho com um tanto de inveja...

Me sinto velho! E eu tenho só 21 anos... Eu tinha 14 quando entrei aqui! Meti um tema de Windows XP no meu computador e fiz um retrocesso do layout de todas as redes sociais, sites e afins com as extensões que achei. Ouço vaporwave, future funk, rock do comecinho dos anos 2000... Jogo jogos retrô, faço música retrô e frequentemente sinto a vontade de voltar no tempo. Vocês sentem esse tipo de coisa? Claro que eu extrapolo, mas tem algo assim no peito de vocês?

É um questionamento bobo, mas senti que havia algum tipo de concordância poética em vir aqui mandar essa mensagem pra vocês.

Cês sentem que as coisas valem a pena? Às vezes cês sentem que tudo continua seguindo normalmente e vocês pararam no tempo? Às vezes cês também sentem que mesmo parados no tempo, nunca vão poder voltar atrás? Às vezes cês se sentem perseguidos por nada e sufocados por mãos invisíveis?

Afinal, cês sentem que as coisas valem a pena?

Não sei se responderei no âmbito que tu abordou, mas se o foco for a ausência de alguma perspectiva de vida prazerosa adiante, talvez por volta dos meus vinte e um anos também eu tenha tido isso.

Com dezoito eu entrei em meu primeiro trabalho e, nesse momento, fiquei muito satisfeito. Todavia, três anos depois, eu tinha pouca expectativa de conseguir algo melhor do que aquilo ali, e pra piorar a situação da empresa se deteriorava. Somado à isso, poucos amigos próximos, não encontrava nenhuma turma que fosse "a minha", enfim, talvez como tu, frequentar este site diariamente era, de fato, um escape. Mas como minha vida não fora fácil desde que tenho consciência dela, não lembro o quão difícil ou desesperançoso foi seguir adiante.

A primeira coisa que eu conjecturo ter me dado essa apatia era a falta de uma visão de onde eu queria chegar. Como diz Lewis Carroll, "se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve", e assim qualquer caminho ou caminho nenhum me servia. Hoje procuro me dedicar às atividades que me direcionam aos meus objetivos, uma vez que tenho-os claros comigo. E muito disso é porque atribuímos muito valor ao curto prazo e subestimamos o longo, logo o agora parece desanimador, tanto que parece inútil mirar em algo que se encontra no futuro. Então, respondendo à tua última pergunta: sim, hoje tudo que faço procuro que seja do melhor modo que consiga fazê-lo, para olhá-lo após pronto e ver que valeu a pena.

Gostaria de te recomendar uma infinidade de conteúdo, afinal eu vagueio bastante entre coach e filosofia, mas vou recomendar o mesmo que recomendo a qualquer um que me ouça por um minuto: as palestras do Clóvis de Barros Filho. Inclusive, ele tem uma intitulada "A vida que vale a pena ser vivida", talvez consiga extrair algo que lá.

E bom, quanto à coisas antigas, eu adoro ouvir tanto Kansas quanto Zé Mulato e Cassiano. E o que mais gosto de ler é sobre a Idade Média. Gostar de coisas antigas não é uma especificidade tua, só tente não ser averso a toda novidade.

27/10/2023 às 20:18 #2 Última edição: 27/10/2023 às 20:20 por Victor Sena
Citação de: Rawen online 27/10/2023 às 02:16
Eu abri um canal de Discord antigo no qual mantinha conversas com dois amigos meus aqui do fórum (o Gabriel e o Vici, que mais recentemente usava o nick de Stella Artois). A nostalgia me atacou, admito, e respondi esse ataque vindo aqui rever algumas postagens e conversas antigas que tive aqui no fórum.

Coincidências, a nostalgia também me pegou, desde de 2018 para 2019 eu havia dado um tempo por falta "do tempo", lembro que ainda tinha movimento por aqui, voltei no final 2022 e começo de 2023 por causa de algumas mudanças na minha vida pessoal e vi que tudo mudou, acabei ficando mais tempo por causa dessa nostalgia, descobrindo só agora por exemplo os evolvidos por trás do RTPs e RPG Makers antigos antes do RM95, parece que renasceu a curiosidade e vontade de usar e desenvolver pro RM.

CitarAlguns de vocês, por outro lado, sequer me conhecem e aposto que muitos nem se lembravam de mim. Ainda assim, cá estou para falar um pouco sobre algumas coisas.

Eu lembro, só não sabia que você era e ainda é bem novo.

CitarCês sentem que as coisas tão perdendo a cor também?

O mundo parou, as coisas congelaram! Tudo ficou cinza, só que nada disso é verdade também. A infância é um brilho que se perde, mas as pessoas costumam olhar pra essas memórias com certo carinho. Já eu olho com um tanto de inveja...

Me sinto velho! E eu tenho só 21 anos... Eu tinha 14 quando entrei aqui! Meti um tema de Windows XP no meu computador e fiz um retrocesso do layout de todas as redes sociais, sites e afins com as extensões que achei. Ouço vaporwave, future funk, rock do comecinho dos anos 2000... Jogo jogos retrô, faço música retrô e frequentemente sinto a vontade de voltar no tempo. Vocês sentem esse tipo de coisa? Claro que eu extrapolo, mas tem algo assim no peito de vocês?

É um questionamento bobo, mas senti que havia algum tipo de concordância poética em vir aqui mandar essa mensagem pra vocês.

Cês sentem que as coisas valem a pena? Às vezes cês sentem que tudo continua seguindo normalmente e vocês pararam no tempo? Às vezes cês também sentem que mesmo parados no tempo, nunca vão poder voltar atrás? Às vezes cês se sentem perseguidos por nada e sufocados por mãos invisíveis?

Afinal, cês sentem que as coisas valem a pena?

Cor? Bom, estava conversando sobre essas questões de geração no Discord da CRM, como até hoje eu não me vejo dentro desse ciclo de pessoas que frequentam a internet e ficam por dentro de novos memes, novas gírias que substituem ou subdivide alguma palavra que já era de uso habitual na minha geração e até tendências como músicas ou hits novos, influenciadores... me sentindo deslocado.

Do meu ponto de vista a minha infância foi ótima, diverti bastante, assisti a programas de TV divertidos e desenhos, joguei bola com os vizinhos na rua, joguei muitos jogos pelos consoles da época ou emulava os que já não estavam no mercado, muitas brincadeiras e conversas pessoais com os amigos de infância sem utilizar internet, viagens, festas juninas, de aniversários... Não acho que as gerações futuras vão presenciar isso... então... então estou parecendo meu pai, tios ou até avó falando de como sua infância era a melhor e eu não passaria por isso, por essa união das pessoas!?

Para mim qualquer ser humano vai ter saudosismo pelas coisas boas da sua própria infância (basta pensar no que seus parentes mais velhos gostam de ouvir e comentar), músicas, mídias, jogos, séries, comidas, que gostavam na infância e te marcaram de alguma forma, já que não é possível voltar no tempo xP. Ao reformar o quarto, me mudar de volta para ele e consequentemente rever minhas coisas do fundamental como fotos, trabalhos, ideias, poxa, eu nem lembrava que eu tinha um texto resumido de como seria "meu jogo" me fez ter esse sentimento de que a infância não podia ser esquecida, deu saudade de coisas que nem me lembrava, me apegando novamente.
Eu nunca deixei a infância para trás, sempre ouço músicas dos anos 70 a 2005, porém ouvir ou consumir em excesso acaba enjoando e desgasta, então sempre adiciono obras (músicas/filmes/jogos/etc) novas nesse meu consumo.
Eu voltaria no tempo, mas não pelo saudosismo, para ficar rico, mudar minhas decisões em vida até, o hoje! 🤑

Não sei que caminho eu tomaria se tivesse escolhido o que sempre tive vontade, daria certo? Eu estaria estável financeiramente e feliz com o trabalho? Nunca saberemos, ficar remoendo o que devíamos ter feito no passado não é saudável, eu mesmo já fiquei com esses pensamentos, sugiro você seguir em frente, guardar essas memórias com carinho para lembrar delas num futuro, não se prender ao passado, saber aceitar e selecionar as coisas boas de hoje, até porque na nossa infância também tinham "porcarias". kkk

Se valeu a pena até aqui? Hmm, meu convívio em fóruns, me tornar staffer novo lá nos meados de 2012 para moderar comunidade me trouxe responsabilidades para a função de forma séria, além de responsabilidade, me fez conhecer pessoas e trabalhos incríveis que muitas vezes não saíram do papel, fazer amizades com muitas horas conversadas no MSN... lidar com essas pessoas com mesmo gosto que eu, me deu experiência de algum forma. Não me arrependeria se passe por esse processo novamente caso voltasse no tempo, porém se soubesse do hoje, faria as coisas diferentes, com certeza, viu como remoer não é bom? Começamos a questionar o que seria "melhor se". Até onde eu iria com esses pensamentos? Escola? Amizades? Gostos? Vícios? Faculdade? Relacionamento? Família?

Da mesma forma que não recomendo, eu aprovo desabafar sobre algum assunto que está te incomodando, como você mesmo questionou se é só você que passa por isso. Eu acredito que não.

Tenha um bom final de semana, nos vemos por ai. õ/




Citação de: Geraldo de Rívia online 27/10/2023 às 20:12
Com dezoito eu entrei em meu primeiro trabalho e, nesse momento, fiquei muito satisfeito. Todavia, três anos depois, eu tinha pouca expectativa de conseguir algo melhor do que aquilo ali, e pra piorar a situação da empresa se deteriorava. Somado à isso, poucos amigos próximos, não encontrava nenhuma turma que fosse "a minha", enfim, talvez como tu, frequentar este site diariamente era, de fato, um escape. Mas como minha vida não fora fácil desde que tenho consciência dela, não lembro o quão difícil ou desesperançoso foi seguir adiante.

Foi exatamente como me senti onde eu estava trabalhando...

2010 ~ 2016 / 2024

Gerar:

Há quanto tempo, mano. Como você tá? Então, eu tive toda essa pira de nostalgia repentina revendo conversas, prints e coisas antigas no Discord. Daí vim pra cá, li uns posts antigos, umas mensagens privadas também. Lendo as coisas que eu comentava quando era criança, me diverti e vi uma inocência até meio deslumbrante, saca? E o fato de eu ser jovem aumenta ainda mais essa distância, porque esses 7 anos são um terço da minha vida toda! E eu sei que esse tipo de sentimento que eu tô tendo não é uma exclusividade, parte significativa dos meus amigos passam por algo assim. Principalmente pós-pandemia, quando tudo ficou meio embaçado. Faz 3 anos que tô tentando arrumar trampo e entre bicos e testes eu sigo desempregado. É um drama que não se baseia na realidade necessariamente, mas na forma como a gente enxerga ela. As coisas parecem cinza agora porque eram mais coloridas antes. Todo mundo se mexe, eu parei e em dado momento comecei até a andar pra trás, mas essas coisas passam. E que bom que elas passam, né não? Justamente por isso disse que "isso também não é verdade".

E eu sei que essa nostalgia pode ser tóxica e que esse sentimento pode se tornar vazio... Mas rever as bobagens que eu postava aqui no meio das pessoas mais sérias e mais velhas do que eu me fez um pouco mais feliz.

Vash:

E aí, tudo bom? Essa questão que tu falou sobre como repensar decisões não é saudável é uma grande verdade. Eu penso que a gente sempre está aonde deveria estar e nada poderia ter sido diferente, apesar do futuro ainda ser uma surpresa. Eu sei que talvez o tópico tenha dado uma impressão de queixa, lamento ou qualquer coisa assim, mas eu na verdade só queria puxar assunto com gente que eu não via há muito tempo. E é verdade, ainda sou bem jovem, mas como eu disse ali em cima pro Gerar 7 anos é 1/3 da minha vida e isso faz a gente pensar nas coisas, sabe? Esse 1/3 da minha vida passou 15 vezes mais rápido do que o tempo entre os meus 7 e meus 14, tá ligado? E essa questão da nostalgia, apesar de ser uma ilusão gostosa (e é claro que a vida tem suas mazelas em todas as etapas) ainda guarda algumas verdades em algumas partes. Eu gosto da sensação de aprender, descobrir. Eu sou artista, frequentemente me animo com novos gêneros musicais (ou velhos, como quando comecei a compor samba e bossa nova). Também me animo com novos conhecimentos, mais recentemente comecei a aprender pixelart e blender (coisas que ficam MUITO fora da minha bolha artística).

O novo sempre é bom, mas é inevitável sentir saudade das coisas que já passaram. No mais, revisito com carinho.



28/10/2023 às 14:31 #4 Última edição: 05/11/2023 às 16:35 por Crixus
Eu lembro de você por conta do nick Stella Aortis mesmo, eu ainda uso o RPG Maker 2000 e jogo os GTA da geração 3D (GTA 3, VC e SA) por que considero os sistemas melhores em relação à vários jogos "indies" que tentam imitar, mesmo com os conhecidos bugs. Além das músicas dos anos 80 e 90.

Algo que não sinto falta é minha adolescência por problemas muito semelhantes aos de vários jovens da mesma época, ter de mudar de casa duas vezes em pouco tempo e poder acessar a internet somente em lanhouse (2Mb para 16 computadores) e descobrir que o patrão/proprietário apesar do acordo de poder usar um computador que estivesse livre fora do meu horário fechava minha sessão de propósito fazendo eu perder todas as abas abertas dos tópicos da JogosRPG ou MundoRPG quando eu ia no banheiro. Eu acho que já odiava adolescentes na minha adolescência...

Agora vamos ao que foi bom, eu e meu irmão conseguimos comprar juntos um computador com muito esforço, nele eu pude jogar jogos via emulador da era 2D e alguns de N64, então enfim consegui jogar os JRPG mais conhecidos, aprendi um pouco de Pixel Art, meu irmão aprendeu PHP e Javascript só lendo, que na época era bem difícil, instalamos um servidor local pra testes.
Outra coisa que amávamos fazer era usar um programinha em Java Applet para baixar os vídeos do Youtube, como os primeiros AMVs que fizeram algo que hoje é feito nas coxas e também aberturas e encerramento de animes para ouvirmos as músicas em casa, eu desenhava tanto naquela época, eu nem sabia o que era ArtStation e esses outros blogs para postar trabalhos gráficos.

Eu gostaria de voltar à ter tempo pra me dedicar à concluir um jogo no estilo retro que fosse um ARPG ou de turno com uma história e jogabilidade legal e sempre penso nisso.

04/11/2023 às 13:45 #5 Última edição: 04/11/2023 às 13:49 por FL
Humm, não sei dizer se as coisas estão perdendo a cor. Hora acho que sim, hora acho que não, e horas acho que as coisas só precisam de uma certa renovação.

Uso o Maker há mais de 20 anos. Sei que hoje possuo bem mais experiência a conhecimento do que há 10 anos atrás, que dirá 20! Com isso, consigo fazer as coisas de forma bem mais rápida e com resultados melhores. Por outro lado, as comunidades não são 5% do que costumavam ser. Antes eu conseguia dezenas de vezes mais comentários nos meus jogos, e isso faz falta, mas nem perto do suficiente pra eu parar de criar, até porque consigo encontrar pessoas em outros lugares, mesmo que não seja tão legal. Se tem algo que eu aprendi daquela época, é pra agir na hora, porque não sabemos como as coisas estarão daqui a cinco anos. Na medida do possível, faça aquilo que você quer fazer.

É normal gostar de coisas retrô, tanto que tem muitos jogos novos saindo em pixel art. Megaman 9, Megaman 10, Sonic Mania, que hoje já são velhos, haha. Tem incontáveis mods/hacks de jogos antigos saindo hoje em dia, com um público para isso, como a maravilhosa recriação do Pokémon Gold beta de 97.

Sobre minha vida pessoal/profissional, eu prefiro beeeeeeem mais hoje do que na minha infância/adolescência. Embora exista coisas boas daquela época, não tem nem comparação, eu detestava a escola, era horrível ser obrigado a ir aquele lugar todo dia. E também não me dava bem nos estudos. Se você avalia um peixe pela sua capacidade de subir em árvores, ele será um eterno incompetente. 

Tem coisas que não voltam mesmo, afinal, estamos em constante mudança. Às vezes as coisas melhoram, outras vezes pioram. Se tá ruim demais, então é necessário buscar a mudança com mais afinco.

E sim, acho que as coisas valem a pena. Mas nem tudo, claro.

Sim, vale tudo a pena, e não nem por isso as coisas estão mais cinzentas.

Mas intendo o que estás a falar, porque já me senti assim, o RPG Maker e desenvolvimento e programação no geral também dessa altura também especialmente da época do XP, do, VX, do Ace durante anos na MRM tiveram muito impacto naquilo que me tornei, especialmente profissionalmente que hoje sou Engenheiro Informático

Aquilo que acontece, é que ficamos muito tempo a olhar para trás, e pouco para a frente, e preenchemos demasiado a nossa vida presente de nostalgia, embora nostalgia possa ser boa, as vezes é perigosa, porque não nos faz evoluir e passar para a próxima coisa, eu compreendo que especialmente o cenário RPG Maker e a sua comunidade não tenha a mesma piada, principalmente porque estamos parados e talvez um bocado divididos a mais entre sites, mas não vale a pena ficar a olhar para mensagens antigas no fórum porque só vai ainda por causar mais depressão a você, o que ficou, ficou

e recomendo-te a procurar novos hobbys, ou até pode ser os mesmos mas evoluir com eles e não ficar parado numa versão/ano/altura antiga deles

o que foi, foi, e de momento caminhamos em fóruns que servem mais para museus que realmente falar sobre jogos ou rpg maker, ou qualquer outra coisa, e sinceramente acredito que mais vale arquivar a CRM por exemplo que continuar a existir desta forma, a menos que possamos evoluir para o presente deste hobby de criação de jogos que está muito diferente da altura que este fórum e outros similares foram fundados

Fala pessoal! Tudo beleza? Uma vez por ano eu dou as caras por aqui (hehe)

Será que os ADMs excluem contas inativas? Porquê meu e-mail ainda deveria estar cadastrado eu acho...

Se as coisas estão perdendo a cor? Com certeza sim, é muita gente com talento e pouco jogo saindo, parece que a indústria nunca fica quente, temos cada vez menos adeptos, os fóruns não estão "bombando" cada vez mais como deveria acontecer com o aumento populacional ...

(se bem que no Brasil aumenta a população mas só nasce mais bandido só e vagabundo)

Se nós fizermos 1 (UM) projeto dahora, com alguns pixel-artistas fodões, com uma mecânica legal e várias puzzles/sistemas pra arregaçar de vendas na Steam nós com certeza podemos dar uma pincelada de cor nesse quadro!!

Valeeeu!!

17/11/2023 às 15:12 #8 Última edição: 18/11/2023 às 09:20 por Victor Sena
Citação de: Rawen online 27/10/2023 às 20:48
... pro Gerar 7 anos é 1/3 da minha vida e isso faz a gente pensar nas coisas, sabe? Esse 1/3 da minha vida passou 15 vezes mais rápido do que o tempo entre os meus 7 e meus 14, tá ligado? E essa questão da nostalgia, apesar de ser uma ilusão gostosa (e é claro que a vida tem suas mazelas em todas as etapas) ainda guarda algumas verdades em algumas partes. ...

O novo sempre é bom, mas é inevitável sentir saudade das coisas que já passaram. No mais, revisito com carinho.

Sim, sinto saudades do MSN, muitas conversas, alias tenho PM aqui no Centro desde 2013 nos enviados e 2016 na caixa de entrada (já que sempre enchia e tive de apagar as antigas para receber as novas na época), muita gente vinha trocar mensagem comigo, tirar dúvida ou falar/estender sobre algum assunto de um tópico encerrado ou seria Necropost... Alias, para que essa regra hoje? kkk


Re:27... @.@

Não é que não gosto de pensar no tempo que passei nesse meio, mas bate aquele pensamento, "por que ainda estou pro ai, por que não virei essa página?", quando começo a calcular o tempo que conheci a engine em 2005 (mas não rodava no meu Win, só jogos) ~ 2009 (visitando e baixando material/utilitários no Vila Makers) ~ 2010 primeiro cadastro em fórum ~ 2018 saída ~ 2023 retorno e... nenhum jogo lançado ou uma significativa quantidade de material lançado. Foram muitos anos, idas e vindas, muito coisa não me lembro mais, nem lembro mais dos assuntos/tópicos que acompanhava nessa época.

Citação de: leo-the-secret online 14/11/2023 às 13:06
Se nós fizermos 1 (UM) projeto dahora, com alguns pixel-artistas fodões, com uma mecânica legal e várias puzzles/sistemas pra arregaçar de vendas na Steam nós com certeza podemos dar uma pincelada de cor nesse quadro!!
Tipo assim? :B

Coordenador do Jogo 1/1: Leo the secret
Pixel Artist&Designer 0/10:
Mapper 0/04:
Scripter 0/02:
Eventer 0/04:
Sonoplasta 0/01:
Roterista 0/02:
Game Tester 0/06:
Marketing/Social Midia 0/02:

2010 ~ 2016 / 2024

Isso agora fez lembrar os tempos dos tópicos de procura de equipe hahaha
Quase sempre não ia a lado nenhum

Mas era engraçado participar

Citação de: leo-the-secret online 14/11/2023 às 13:06Se as coisas estão perdendo a cor? Com certeza sim, é muita gente com talento e pouco jogo saindo, parece que a indústria nunca fica quente, temos cada vez menos adeptos, os fóruns não estão "bombando" cada vez mais como deveria acontecer com o aumento populacional ...
A percepção do que é jogar um "video game" hoje mudou com o advento dos Smartphones, também do "faça você mesmo" (mine-craft) e jogos sem franquia, apenas pra viciar jogadores que enfiam "Gamer" no nickname enquanto jogam jogos de desafios repetitivos.
Qual foi a ultima vez que ouvirmos falar em pessoas que realmente entendem o que acontece durante as histórias de jogos como GTA ou um RPG mesmo que seja aqueles que você mal move o personagem pra explorar o cenário como o atual GoW... o conceito atual envolve mais assistir ou jogar online e ficar criando cenários sem contexto pra "desafios legais".
O mundo mudou e isso era bem evidente que aconteceria conforme as empresas se adaptavam pra sugarem ao máximo antes de falir.

18/11/2023 às 09:57 #11 Última edição: 18/11/2023 às 09:58 por Victor Sena
Citação de: makergame2000 online 17/11/2023 às 15:36
Quase sempre não ia a lado nenhum

Mas era engraçado participar

Hahah me lembro bem disso, em umas das conversas que tive ali acima na imagem "Re:27", ao ler 1 das mensagens eu lembrei agora que deixava as MP chegar em 100 (limite máximo na época) na SRM para não ter que receber mais pedidos de equipes absurdas como esse esquema que montei kkkk
Só cheguei nesse ponto, porque também participei de equipes assim e não levava a nada, passava poucas semanas ou alguns meses sem respostas/solicitações para minha parte fazer alguma arte e de repente vinha a mensagem que haviam cancelado ou paralisado o projeto.

Citação de: Crixus online 17/11/2023 às 19:58
A percepção do que é jogar um "video game" hoje mudou com o advento dos Smartphones, também do "faça você mesmo" (mine-craft) e jogos sem franquia, apenas pra viciar jogadores que enfiam "Gamer" no nickname enquanto jogam jogos de desafios repetitivos.
Qual foi a ultima vez que ouvirmos falar em pessoas que realmente entendem o que acontece durante as histórias de jogos como GTA ou um RPG mesmo que seja aqueles que você mal move o personagem pra explorar o cenário como o atual GoW... o conceito atual envolve mais assistir ou jogar online e ficar criando cenários sem contexto pra "desafios legais".
O mundo mudou e isso era bem evidente que aconteceria conforme as empresas se adaptavam pra sugarem ao máximo antes de falir.

Sim, concordo com seu ponto, mas acredito que o @leo-the-secret queria se referir ao mercado brasileiro de jogos, que temos poucas empresas e não há incentivo para melhorar o mercado. Temos cursos recentes para aprendizagem em jogos, eu vejo constantimente agora cursos de GameDave que há alguns anos não tinha, porém não o suficiente ou formam poucas turmas (alguém no Discord recentemente entrou em 1 onde era a 1ª turma do curso) e tem alguns usuários experientes em programação (do Discord) que avaliaram mal a ementa da disciplina, mas quem sou eu para julgar, apenas li isso, mas não deixa de ser um começo/incentivo para o aluno aprender a desenvolver jogos mesmo que seja pela forma errada.

Bom, sobre GTA, eu tinha dificuldade de entender inglês, não lembro do que aconteceu em GTA 2 e em GTA San Andreas, até pegar um jogo que trocava gangues por time de futebol brasileiro de SP e era em português ficando mais fácil entender, mas sendo sincero, lembro de pouca coisa ou era por que mais divertido completar os secundário, divertir por ai do que focar 100% na história, passava mais tempo tentando adquirir habilitação veicular/roubar os carros raros/pinchar todos locais/coletar armas/conquistar território no jogo do que seguir em linha reta a história?
Agora RPG era essencial ler e reler as box message do NPCs ou em batalha para interpretar e traduzir como derrotar tal boss/inimigo especifico, descrição do que faz a habilidade, para onde ir no mapa sem orientação de GPS/Seta/Mapa como GTA's, entender quem é o inimigo na história, qual a escolha correta ou melhor para selecionar numa pergunta...

"...o conceito atual envolve mais assistir ou jogar online e ficar criando cenários sem contexto pra 'desafios legais'."
Então, na minha opinião sempre teve o assistir, porém seguia limitado por causa das limitações da época, seja pelos consoles ou computadores, pega ai quantos jogos tinham CG que hoje envelheceram mal, que tinham áudio ruim, duração super curta e poucos durante toda gameplay deixando para momentos chave. Acho que foi uma evolução natural nos jogos como em qualquer tecnologia/software, como a inserção dos Quick Time Events no meio dessas CGs, era uma febre em projetos nas comunidades extintas...

2010 ~ 2016 / 2024

Então foi a maneira que eu escrevi, o que eu quis dizer é que por conta da mudança do publico é praticamente inviável criar estúdios focados em criar jogos sendo que os tipos de jogos de hoje já são para empresas que terceirizam.

O exemplo do GTA foi bem "pobre" mesmo, eu quis dizer nos dias de hoje jogos com enredo não vendem tanto quanto jogos de desafios repetitivos. Alguns se mantém por conta dos títulos que ainda movem o mercado, um exemplo foi o novo jogo do Mário, o problema que hoje tudo é tão acessível que até um jogo lindo como o ultimo Zelda já parou de ser falado... qualquer tendência só duas algumas semanas após o lançamento, o mesmo acontece com as séries, filmes e músicas.

Então entrar em qualquer mercado relacionado ao entretenimento tem que ser praticamente por amor e garantir que vai ter de onde tirar dinheiro pra alimentar isso. Veja o jogo Stardew Valley, é o exemplo de um jogo que pagou as contas do desenvolvedor por conta de um hype que se mantem por conta do nome, mas realmente não conheço mais que três pessoas que compraram, por que realmente não acredito que todos que compraram jogaram.