O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Controlar o Serrilhado nas Imagens

Iniciado por DAP92, 19/06/2020 às 11:16

Bom dia, pessoal.
Tentei de todas as formas encontrar alguma solução na internet, mas não achei. Bom, é o seguinte, estou desenvolvendo algumas artes no Photoshop para inserir em certos vídeos no Vegas. Porém, quando faço certas inclinações nos objetos (Lower Third), fica aquele serrilhado; perceptível quando damos mais zoom, mas no Vegas, dá para notar a "baixa qualidade", mesmo sem aplicar zoom nenhum.

Suavizar os textos eu sei, mas os objetos (formas) não consegui. Vi que existem certos processos para suavizar as arestas, mas nenhum deu certo. Existe algum processo mais funcional para aliviar esses serrilhados?

Tem como mostrar uma print com esses defeitos perceptíveis?

Geraldo de Rívia, boa tarde. Nessa primeira foto, tem o projeto que fiz (Lower Third) no Photoshop CS6, no formato padrão: PNG, Fundo Transparente, 1920x1080 (não dá para perceber o serrilhados nas arestas inclinadas):




No Photoshop, aplicando um zoom, nota-se de forma intensa os serrilhados:





Salvando a arte e inserindo no Sony Vegas (onde edito os vídeos), fazendo a renderização e assistindo o vídeo antes de postar no YouTube, percebo que os serrilhados nas arestas inclinadas é muito perceptível, transparecendo algo sem qualidade (o fundo azul claro é como se fosse o corpo do vídeo):


Existem algumas artes feitas e colocadas para Download que para perceber esses serrilhados, preciso dar bastante zoom na imagem. Os arquivos são em PNG, Fundo Transparente, mas a resolução é absurdamente maior que a do 4k, é 6664 x 3332 pixels (não sei se tem haver).

Eu até fiz um projeto nessa resolução 6664 x 3332 pixels no Photoshop, e realmente, pare se perceber esse serrilhado preciso aplicar mais zoom que no projeto 1920 x 1080 pixels. Porém, o Vegas só suporta a resolução de 4k (3840 x 2160 pixels).

Não sei o que fazer. Se essas artes colocadas para Download são feitas em outros programas (Corel, Photoshop versão superior ao CS6, Adobe Premier etc) ou existe algo para reduzir e não transparecer tanto no vídeo processado no Vegas. Não quero ficar desenvolvendo artes quadradas (formas naturais de quadrado, retângulo).

O problema n eh no Sony Vegas n?

Pq quando vc exporta o png em 32 bits, ele sai suave.

Testa em outro software de edição de vídeo, tipo o Camtasia ou After Effects por exemplo...
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

19/06/2020 às 16:21 #5 Última edição: 19/06/2020 às 16:24 por Geraldo de Rívia
Em sua primeira foto não dá pra ver serrilhado porque ela está em 50% da visualização e provavelmente não daria para ver em 100% se tu estiver usando um monitor convencional com resolução acima a partir de 72 dpi. Na segunda imagem tu já tá usando um zoom de 200% daí é óbvio que vão ficar mais evidentes os pixels, uma vez que o Photoshop mostra uma malha pixelizada o que não acontece com o Illustrator ou Corel Draw uma vez que eles podem lidar com vetores, que não são constituídos por pixels.

Como o Avenger disse e eu também suspeito disso, o problema parece estar no Sony Vegas. O visual da terceira imagem é similar a quando se redimensiona uma imagem com a interpolação errada (aparentemente está usando a nearest neighbor ou "pelo mais próximo"). Como tu tá criando a arte do tamanho em que o vídeo será renderizado a imagem deve aparecer exatamente como tu a exportou, do contrário o problema é no editor de vídeo. Eu trabalho com o After Effects, nunca mexi no Sony Vegas então não posso lhe dar certeza de que o problema é essa configuração, mas dá uma procurada sobre esse serrilhado em imagens nesse software, tu deve encontrar algo.

Ah, e não adianta tu fazer uma arte maior do que Full HD se o vídeo em que tu a usará será nessa dimensão. Na verdade será até pior pois tu vai ter que redimensionar a arte, diminuindo-a para o tamanho do vídeo, e isso impacta, pouco que seja, na qualidade dela. Tu já tá usando o melhor programa que tem pra fazer isso.

19/06/2020 às 16:25 #6 Última edição: 19/06/2020 às 16:48 por DAP92
Eu fiz um teste aqui e, realmente, não funcionou. Peguei o projeto feito no CS6 (Fundo Transparente, Full HD, 8 bits), salvei e inseri no Vegas (não mexi no dimensionamento da arte no Vegas, no Pan Crop). Ao ver o vídeo, parece que o serrilhado fez foi aumentar.  :hm:

Antes, ao editar vídeos e colocar essas artes, elas não tinham inclinação (feita com a opção "Caneta" do PS), eram formas quadradas; logo, não notava-se essas "falhas". Agora que eu decidi fazer novas artes mais sofisticadas, percebi isso.


No caso, vou verificar se existe alguma configuração no Vegas que melhore isso. Se não tiver, acho que buscar outro meio para editar os vídeos para o YouTube.

No Photoshop, trabalhar com projeto de 32 bits é melhor que o de 8 bits?
Eu tentei usar o 32 bits, mas só tem fundo branco e não consegui alterar as formas no desenho (inclinar, criar outra máscara etc), por que será?


Citação de: DAP92 online 19/06/2020 às 16:25
Eu tentei trabalhar com 32 bits, mas só tem opção de fundo branco e, exemplo, ao desenhar um quadrado, não consigo mexer nele (inclinar, criar uma máscara etc)... o que faço?
A quantidade de bits é relativo ao quanto de informação de cor cada pixel da sua imagem pode ter, quanto mais informações, maior variabilidade de cor tu pode ter. Uma quantidade de bits alta é mais usada na área de fotografia, onde ter mais informações em cada pixels ajuda muito nos ajustes de iluminação, correção de cor, restauração sem perder características da foto. Pra design digital e mesmo pra vídeos (principalmente para esse último que sofre ajustes pelos codecs), 8bits é suficiente, além do fato de que menos bits = menos informação = arquivo menor = renderização mais rápida.

Quanto a tu não estar conseguindo mover a forma, na segunda imagem, com a ferramenta de retângulo arredondado selecionada, perceba que na barra de opções lá em cima está selecionada a opção "Pixels". Mude para forma, daí será criada uma nova camada com a forma do seu retângulo arredondado, daí tu pode mover como desejar.

Ah, e outra, artes digitais podem ser em 72 ou 96 dpi de resolução. 300 como tu tá usando (na criação do arquivo) é destinado à impressão.

Citação de: Geraldo de Rívia online 19/06/2020 às 16:47
A quantidade de bits é relativo ao quanto de informação de cor cada pixel da sua imagem pode ter, quanto mais informações, maior variabilidade de cor tu pode ter. Uma quantidade de bits alta é mais usada na área de fotografia, onde ter mais informações em cada pixels ajuda muito nos ajustes de iluminação, correção de cor, restauração sem perder características da foto. Pra design digital e mesmo pra vídeos (principalmente para esse último que sofre ajustes pelos codecs), 8bits é suficiente, além do fato de que menos bits = menos informação = arquivo menor = renderização mais rápida.

Quanto a tu não estar conseguindo mover a forma, na segunda imagem, com a ferramenta de retângulo arredondado selecionada, perceba que na barra de opções lá em cima está selecionada a opção "Pixels". Mude para forma, daí será criada uma nova camada com a forma do seu retângulo arredondado, daí tu pode mover como desejar.

Ah, e outra, artes digitais podem ser em 72 ou 96 dpi de resolução. 300 como tu tá usando (na criação do arquivo) é destinado à impressão.


Vou treinar e testar aqui.

No caso, você me aconselha a baixar o Corel Draw para fazer essas artes? Ou continuo no CS6 e testo a edição de vídeo em outro software (juntar vídeo gravado com as artes: Lower Third, Caixas de Diálogos, etc)? Eu tenho o After Effects, mas não sei usar, kkkkkk. Achei bem complicado.

Olha, eu gosto de ter em vetor bases das artes que eu sei que vou usá-las em vários tamanhos, porque vetores não perdem qualidade quando redimensionados. Mas as pinceladas finais sempre faço no Photoshop (ou quando não vou redimensionar muito faço toda no Photoshop), porque esses editores vetoriais são bem precários em termos de efeito se comparados a editores de imagens, então pra sua finalidade, eu ficaria no PS mesmo.

Se tu se sente mais confortável trabalhando no Sony Vegas, continue nele mesmo, só dá uma corrida atrás desse problema aí, talvez é uma caixinha de alguma opção desmarcada, coisa simples. Também não são tão advanced user no After Effects, comecei ano passado, mas pra quem quer começar a net tá sempre cheia de tutoriais aí.

21/06/2020 às 22:08 #10 Última edição: 21/06/2020 às 23:29 por DAP92
Pessoal, boa noite!
Fiz uns testes aqui e tenho alguns resultados.

Bom, o meu objetivo é criação de Lower Third's e outras artes para usar em vídeos e lives e depois, posta-los nas redes sociais. Antes, minhas criações era bem quadradas, quis diferenciar e aprimorar. Antes, com as artes bem quadradas, o meu problema eram os textos serrilhados, mas aprendi como suavizar, já não tenho mais problema com o texto. Exemplo:






Bom, eu uso o Sony Vegas Pro 11 (para editar o vídeo) e o Photoshop CS6 (para fazer as artes). E, estava tendo problema nas formas desenhadas. As arestas que eu inclinava, os serrilhados (por conta dos pixels) estavam bem acentuados. Tentei de todas as formas e não consegui sozinho, até que vocês me repassaram valiosas dicas e tentei fazer algo. Pois, vi que muitos trabalhos para Download (com Lower Third's) são bem elaborados e, para se ver os serrilhados nas arestas inclinadas só com muito zoom. Foi daí que aprendi a questão dos Vetores e das suas propriedades bem distintas das artes "pixeladas". Baixei o Corel Draw e, depois de fazer uns testes, vi que realmente os serrilhados ficaram bem escondidos, até mesmo, aplicando muito zoom (mais de 200%).






Fui testar, então, no Vegas 11, para ver o que sairia. Peguei um vídeo qualquer e inseri arte. E, depois de muitas tentativas, achei esses resultados:


1- Configuração Propriedades do Projeto: Template = HD 1080-60i 1920x1080; 29,970 fps + Field Order: Upper Field First + Renderização no Formato MP4 1920x1080 24P





2- Configuração Propriedades do Projeto: Template = Custom 1920x1080; 29,970 fps + + Field Order: Progressive Scan + Renderização no Formato MP4 1920x1080 24P





3- Configuração Propriedades do Projeto: Template Custom 1920x1080; 29,970 fps + Field Order: Progressive Scan + Renderização no Formato MP4 1280x720 24P







Achei que a 3º Opção ficou bem melhor, mas, ainda não entendi o motivo. O serrilhado ficou diferente em relação aos pontos 1º e 2º. Subi o vídeo para o Youtube logo em seguida para ver. Olhem o vídeo com as configurações do ponto nº 3:

https://www.youtube.com/watch?v=mpJeXhPVKtI



Olhem o vídeo com as configurações dos pontos nº 1 e 2 (para minha surpresa, ficou bom, os serrilhados não surgiram como nos prints, ???):

https://www.youtube.com/watch?v=2AR-1_zZgPI






Pelo que entendi, existem diferenças entre um formato 1080i (Entrelaçado) e 1080p (Progressivo) na parte do Template . Não notei muitas diferenças nos dois, mas só no 1º usei a opção "i" (Entrelaçado).

Outra configuração é "Field Order"que tem (Progressive Scan --- Upper Field First --- Lower Field First): usei sempre a Progressive. E, outra configuração é a "Deinterlace Method" (Interpolate Fields --- Blend Fields --- None) estou usando Interpolate.







No fim das contas, o que eu entendi de fato: as artes feitas no Corel Draw saíram bem melhores (por serem em Vetor) que as feitas em 8 bits no Photoshop. Mas, ainda sim, quando jogo no Vegas, tenho essa dor de cabeça para a arte não sair serrilhada no processo de renderização. Não consegui processar o vídeo + artes no After Effects e não consegui baixar o Camtasia para testar a sua renderização. Fiz vários testes no Vegas e a melhor opção foi configurar o Projeto em Template Custom 1920x1080; 29,970 fps + Field Order: Progressive Scan + Renderização no Formato MP4 1280x720 24P, não sei porque, teoricamente, em Full HD (processamento após a renderização) deveria ser melhor na minha tela do PC, mas no fim, todos ficaram bons no YouTube.