O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como retomar um projeto

Iniciado por Ven, 31/05/2018 às 22:56

31/05/2018 às 22:56 Última edição: 10/06/2018 às 09:35 por King Gerar
COMO RETOMAR UM
PROJETO

     Todos nós passamos por momentos difíceis em diversas áreas no decorrer da nossa vida. Seja no trabalho, na escola, faculdade, enfim, sempre há um momento em que nos encontramos desmotivados, onde queremos apenas ficar parados em algum lugar e deixar o fluxo seguir.

Assim como nessas áreas, durante o processo de produção de nossos projetos isso acontece também. Simplesmente chega um momento em que você diz: "poxa, isso não esta saindo como eu esperava", e caí sobre seus ombros uma sensação de que nada dá certo pra você, que aquilo não passa de perda de tempo e, consequentemente, você acaba decidindo dar aquela pausa prolongada (ou, muita das vezes, simplesmente desiste de continuar seguindo aquele plano).

Na matéria de hoje, vamos discursar sobre algumas soluções e ideias para que você possa redescobrir aquele bom sentimento de produzir conteúdo e assim retomar aquele seu projeto que ficou empoeirado na prateleira dos seus sonhos.





[box class=plainbox]Visitando os Companheiros  |  MOTIVAÇÃO[/box]




      Vamos supor a seguinte situação: você está na escola durante uma aula de história; vamos imaginar que você é um aluno que gosta muito dessa matéria, contudo, você não está muito motivado a estudar naquele dia e decide simplesmente ficar de bruços sobre a mesa. Porém, em um determinado momento, você percebe que é o único da sala que está parado enquanto todos os seus companheiros mais próximos estão realizando as tarefas que o professor passou. Você então decide que as coisas não podem ficar daquele jeito, afinal você não quer ficar pra trás do resto da turma, quer acompanha-los, alcançar o mesmo prestígio de todos. A partir dessa sensação, você pega seus materiais e começa a realizar as tarefas, afim de alcançar o resto da classe.

O que quero mostrar com esse exemplo é que uma das maneiras de acharmos forças para reencontrarmos a motivação para produzir nosso conteúdo e continuar nossos projetos, é acompanhando o projeto dos nossos companheiros aqui no fórum!

Eu já passei por essa experiência.

A questão é que ao vermos uma atualização no projeto do pessoal e vermos que eles estão produzindo, cresce dentro de nós uma vontade inconsciente de querer retornar nosso projeto, de botar a mão na massa e trabalhar também. Então, a dica aqui para você se motivar e encontrar a vontade para colocar as coisas em ordem, é buscar esse sentimento implícito acompanhando o projeto de companheiros. Faça o teste!




[box class=plainbox]Revisitando seus Favoritos  |  INSPIRAÇÃO[/box]




      Uma das maneiras mais rápidas de se ter ideias e fazer sua inspiração fluir é revisitar suas mídias favoritas: filmes, jogos, músicas, livros e e-books, enfim! Quando se encontrar em uma situação difícil, em que está sem ideias para dar continuidade ao projeto, procure rever e fazer o que mais te alegra; procure pensar sobre as frases que lê, faça aquela simples palavra se transformar em uma profunda reflexão.

Isso não só vai fazer sua criatividade fluir, como também vai trazer mais motivação para você colocar a mão na massa! Se quiser ter um maior aprofundamento a cerca de questões relacionadas a criatividade, como superar os chamados bloqueios criativos, confira essa matéria aqui do fórum.

E, caso tenha uma equipe, conheça um dos melhores métodos para gerar ideias em grupo aqui:ok:




[box class=plainbox]Aprendendo com os Erros |  FEEDBACK[/box]




      Bom, você já sabe como voltar a ativa, mas não adianta nada colocar seus novos conhecimentos em prática e nas primeiras pedras do caminho desistir novamente. Quero portanto apresentar para vocês o que chamo de O Método Feedback, e essa técnica que vou apresentar é o que você necessita para meter um belo de um chute nessas pedras sem machucar o dedão!




O primeiro passo é você Planejar o que vai fazer, ou seja, você precisa coletar informações e colocar as ideias no papel.

Tudo nos conformes? É hora de colocar seu plano em Ação; esse é o momento de vencer a preguiça e seguir o que foi definido para alcançar seus objetivos. Nesse momento, se você estiver desmotivado para agir, já sabe o que fazer!

"Puts cara, mas isso não esta saindo bem como eu planejava". Bom, então você precisa rever os conceitos definidos, analisar seu plano novamente. Procure ver o que fez de errado para tomar ações que revertam essa situação!

Por fim, você precisa de um público, pessoas que lhe deem o valioso feedback; as vezes você pensa estar fazendo algo muito bacana que vai agradar a todos, quando na verdade esta tudo ao contrário! A opinião das pessoas vale muito nessas horas, pois são elas que vão mostrar onde você esta errando. Mas lembre-se: não fique chateado caso esse retorno não seja positivo, procure rever o que fez de errado e a partir disso melhorar! o/




[box class=plainbox]Finalizando...[/box]


[box class=calendar_today]
E é isso pessoal, espero ter ajudado vocês a reencontrarem a boa sensação de estar fazendo o que gosta! Até a próxima!
[/box]
~That's All

"Quem nunca abandonou um projeto no RPG Maker nunca usou o RPG Maker."

Na maioria dos casos é falta de planejamento, mas motivação sempre é um ponto importante. Não sou lá um exemplo para dizer como terminar seus projetos, mas garanto que - infelizmente - isso sempre foi comum no cenário. Curiosamente tendemos a criar tópicos para começar a receber alguns comentários sobre o desenvolvimento e é justamente depois disso que o projeto morre. Não que criar tópicos mate projetos, criar tópicos cedo demais mata projetos. Ao menos foi assim com os que abandonei.

Citação de: Ven online 31/05/2018 às 22:56
[...]
"Puts cara, mas isso não esta saindo bem como eu planejava".
[...]

E nem vai. Quando você terminar determinada cena vai requer retocar outra, depois melhorar um sistema aqui, gráficos ali e o ciclo nunca termina. A melhor parte do feedback é quando você ouve "Chega, já está bom. Hora de lançar." Se depender somente do criador uma obra/jogo nunca sai.

Repetindo: excelente matéria! Gostei muito mesmo de ver os projetos do pessoal exemplificando o texto. Não sei bem o porquê, só gostei. o/

Nunca abandonei um projeto, mas li vários pontos que consegui me identificar bastante.

Eu sinceramente acredito que muitas pessoas abandonam seus jogos pela falta de planejamento, assim como o colega Corvo disse acima. Isso faz com que o(s) desenvolvedor(es) do jogo deixa(m) de dar a devida atenção para o projeto e colocando ele cada vez mais em segundo plano, fazendo com que os mesmos procurem outras formas de tentar voltar a ativa, mas que muitas vezes não dão certo. Eu mesmo quase cometi esse erro. Então antes da galerinha criar o tópico do seu jogo, aconselho que tenha algum material concreto em suas mãos e pelo menos apresentável. Uma parte do roteiro e algumas mecânicas que poderão aparecer no jogo já seria uma boa.

Também procuro sempre ajudar os colegas daqui do fórum de alguma maneira. Seja dando opiniões, dicas e umas ajudinhas no projeto em si. Acho que seria uma ótima forma de ajudar o companheiro a não desistir. Ver os outros crescendo também me dão vontade de crescer também. Assim como o nosso querido Vorum.

A matéria está excelente, Ven. Muito bom ver você de volta o/

Não só abandonar, quem nunca começou um projeto e umas duas semanas depois, quando o gás inicial acaba, desanimou completamente de levá-lo adiante?

Com certeza todos já passaram por isso e ainda passam. Acho que é algo até mesmo comum e é nesse momento em que a gente tem que saber mais do que nunca como se portar, caso contrário o tal projeto pode acabar se tornando apenas mais um na sua listinha de projetos abandonados, dos quais você nunca conseguirá terminar.

Lidar bem com o animo é fundamental, antes não perdê-lo que chegar ao ponto de abandonar o projeto por não se ter mais vontade de trabalhar nele.

Enfim, ótimo texto Ven, você trouxe dicas muito valiosas para o pessoal que se encontra nesse tipo de situação. Pra quem está tendo esses problemas, vale a pena tentar colocá-las em prática.


Absolutamente TUDO que li vem direto a minha face como um coice de mula, eu não só desisto de projetos, como abandono o maker por uns seis meses ;---;

Citarcaí sobre seus ombros uma sensação de que nada dá certo pra você, que aquilo não passa de perda de tempo e, consequentemente, você acaba decidindo dar aquela pausa prolongada

E é realmente assim que me sinto, o desanimo é tão grande que largo de mão por pelo menos uma semana antes de pensar naquilo de novo, eu realmente queria começar algo e chegar a postar pelo menos, talvez assim possa ganhar algum Feed ou algum pequeno reconhecimento que me leve a frente.

Acho que outro fato que pode levar a não desistência é ter um parceiro pra você chorar as mágoas, trocar ideias e ver em que ponto você consegue voltar pra melhorar seja lá o que for que estava dando errado.

Vou absorver essas dicas com toda certeza, são sábias palavras Ven :3

Para evitar a desmotivação, procuro não mergulhar completamente no projeto, pois isso acaba saturando-nos com o passar do tempo. A meu ver, um projeto bem planejado precisa dessas bolhas de ar, isto é, desses respiradouros, pois é principalmente nessas suspensões que colocamos nossas ideias em perspectiva e, desse modo, olhamos para elas sem o peso da realização compulsória, bem como nos tornamos mais abertos a novas ideias que podem contribuir para o desenvolvimento do trabalho. É claro que no início queremos depositar todas as nossas energias num projeto, pois somos movidos pelo entusiasmo oriundo de uma nova ideia, mas se não tomamos o devido cuidado, acabamos por dar tudo o que temos de uma vez só e, depois, acaba restando apenas o vazio, o cansaço. 
"A arte é o que resiste: ela resiste à morte, à servidão, à infâmia, à vergonha." (Gilles Deleuze)

Bom dia, galere - sdds =}

Ótimo texto, e com certeza um assunto muito importante.

Já que ninguém aqui recebe um cheque no final do mês por mexer no Maker, sempre há a chance de um bloqueio criativo, desânimo, etc. Se até equipes grandes envolvidas em jogos comerciais cancelam projetos, imagina nós, desenvolvedores independentes movidos por paixão.

Mas isso é natural, afinal, não é possível trabalhar todo santo dia num projeto - paixão não funciona assim... vai haver dias de afastamento, e esses são os dias em que deve-se encontrar aquele "algo a mais" que pode ser feito pra manter a chama acesa - como foi mencionado, um bom exemplo é revisitar fontes de inspiração... ou entrar no tópico alheio pra criticar, conferir, elogiar... Acho interessante a ideia de ficar ativo numa área relacionada ao Maker (participar do fórum, conferir jogos, etc) quando se está pouco ativo no projeto em si.

Meu primeiro post neste fórum foi pra tretar com um desenvolvedor que tinha o projeto de maior visibilidade na cena na época (ah, good times), onde eu fiquei puto pelo cara reclamar da falta de feedback, quando ele mesmo não o fazia, não tinha presença nos projetos da comunidade... não era algo saudável, a meu ver - foi muito bem dito: é muito bom estarmos a par do progresso dos outros, isso motiva, isso nos tira da bolha que é o nosso projeto, e nos torna parte de uma comunidade, algo maior - interação, feedback direto... E acima de tudo, não podemos basear nossa motivação na quantidade de respostas que recebemos no tópico.

==//==

Sabe, cada um tem objetivos ao desenvolver um projeto, e acho importante manter os pés no chão. Sejamos francos, nossos jogos são "verdadeiros", mas se até obras-primas são ofuscadas... é claro que vamos sofrer do mesmo destino. Nosso público sempre será pequeno, e nosso futuro, bem, eu me vejo como "O cara com um laptop andando por convenções de games mostrando o trabalho de anos pra quem quiser jogar"... E o seu? O que você busca com o projeto? Acho importante pensar nisso, pois com isso pode-se medir o quanto de tempo e esforço é saudável investir.

Jogos pequenos são uma boa maneira de "Chegar lá".
Now, se o jogo for grande... dá pra dividir em capítulos com começo, meio e fim... tudo pra não parar no meio do caminho - é bom sentir que há pontos de conclusão do trabalho.

E principalmente: se for pra fazer um jogo, tenha um final planejado. Qualquer um cria uma premissa, uma base, uma Intro... mas é um final que te mantém dedicado.

Eu meio que vivi isso nos últimos tempos. Estava planejando um segundo projeto para colocar na Steam. Já tinha montado um monte de coisas. Mas depois não comecei a gostar do corpo que o projeto tinha se tornado.

Resolvi mudar quase tudo e fazer algo diferente do que inicialmente tinha planejado. Aproveitei o que se encaixava com o novo projeto: músicas, textos, ideias, personagens (mesmo que alterados) etc. Outras coisas como mapas e, principalmente, a ideia do projeto inicial, foram descartadas.

Agora estou dia a dia escrevendo os diálogos do jogo. Está ficando bem bacana, e bem diferente do projeto inicial, e mais importante: pra mim está BEM melhor e eu estou BEM mais satisfeito com o andar da carruagem.

O que eu posso dizer desse aprendizado é não ter medo de mudar. Tem gente que muda de curso na faculdade até se encontrar, ou idosos entrando na faculdade nesta idade. Porque não podemos mudar no RPG Maker também?  :ok:

Ótimo texto, e ótimas questões levantadas.

"Simplesmente chega um momento em que você diz: "poxa, isso não esta saindo como eu esperava", e caí sobre seus ombros uma sensação de que nada dá certo pra você, que aquilo não passa de perda de tempo"

Traduziu o sentimento com perfeição. A gente faz um parâmetro com eras makers no passado e hoje a comunidade é bem menor, porém tem muito mais bons projetos hoje do que no passado, então a gente as vezes para e pensa se o nosso é tão bom assim. Minha tática sempre foi focar em uma única pessoa, eu mesmo. Eu sei, parece egoísta bagaramba mas sem essa auto-motivação eu já teria desistido há muito tempo. Acontece que eu sinto prazer em programar o jogo e vê-lo funcionando, e tento me ater nessa parte, por que admito, às vezes é tudo bem desmotivador.
Felizmente concluí o projeto e em breve, depois de tanto tempo poderei lançá-lo.

Ótimo texto! :heart:

Eu estava desmotivado a uns dias atrás, mas recuperei o ânimo justamente "descansando" dos projetos.

Como o colega RaonyFM disse.

Citação de: RaonyFM online 07/06/2018 às 23:08procuro não mergulhar completamente no projeto, pois isso acaba saturando-nos com o passar do tempo

Logo, parar um pouco pra assistir aquele anime antigo que faz tempo que não vê, jogar um jogo novo, limpar o quintal e lavar o carro sem pressa, só ajuda. :ok:
~ cleanwatersoft.itch.io/ ~
Baixe todos os jogos que eu fiz até hoje gratuitamente