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Eli_RevealDarkCovers (Revela o mapa conforme move o jogador)

Iniciado por Eliaquim, 19/04/2020 às 05:33


Autor: Eliaquim

Apesar de ser um plugin fácil de usar, é necessario mapear as regiões no mapa com cuidado para não revelar os tiles de forma esquisita.

[box2 class=titlebg title=Requerimentos/dependências]

Você precisa colocar o plugin do Mr Trivel acima desse.
Download MRTS_DarkCovers.js

Link: https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/dark-room-covers.57057/
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Introdução]

Inspirado no jogo Fatal Labirinty eu tentei de muitas formas fazer um sistema onde o player anda e revela o mapa conforme avança.
Usar imagens para fazer essa progressão, dependendo do tamanho do mapa, pode ficar muito lag. Usar eventos também, além de muito trabalhoso.
Foi então que encontrei o plugin de Mr. trivel (Mrts) que faz os tiles que tem regiões ficarem escuros. Através de um comando de plugin, os tiles de uma região específica podem ser revelados. Entretanto, fazer isso por eventos pode se tornar cansativo e repetitivo.
Finalmente tive uma ideia que tornasse esse processo viável e fácil!
Assim surgiu esse plugin![/box2]

[box2 class=titlebg title=Funcionalidades]

Esse plugin oferece o seguinte:
• Ativar ou desativar a revelação dos tiles.
• Dois modos de revelar o mapa: Progressivo e Único
• Uma variável que determina o alcance da visão em tiles, para revelar as regiões escuras.
Spoiler
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Como usar]

Para usá-lo é necessário entender como o plugin do Mrts funciona.
Por padrão, assim que ativado em seu projeto, ele fará com que todas as regiões colocadas no mapa escureçam os tiles onde se encontram e ficarão em uma camada acima do jogador.
Você pode usar comandos de plugin para fazer com que as regiões sejam reveladas. Como também para torná-las escuras de novo.
É importante saber que o plugin funciona em todos os mapas. Ou seja, se você revelar uma região no mapa 1, ela também estará revelada no mapa 2(a não ser que você execute o comando de escurecê-las antes de chegar ao mapa 2).

A partir disso podemos falar desse plugin!

• Existem dois modos:

• Único - Revela somente a região que o player está, e apaga todas as outras.
Quer dizer que somente uma região ficará revelada por vez.

• Progressivo - Revela as regiões conforme o jogador se move, e as mantém reveladas.

Mais detalhes abaixo sobre o modo Progressivo.

É possível armazenar um valor em uma variável a qual é responsável pelo alcance da visão do jogador. Quanto maior esse alcance, mais regiões serão reveladas ao seu redor.
Se o alcance for 1, todas as regiões que estão na distância de um tile serão reveladas. Agora devemos lembrar do plugin do MRTS: Se uma região é revelada, ela será para todo o mapa atual e posterior. Portanto se essa mesma região
está em outro lugar do mapa, mesmo que longe do player, ela terá sido revelada. A maneira de evitar isso é você colocar as regiões no mapa progressivamente e não espalhar regiões do mesmo número por lugares diferentes do mapa.
A ordem numérica das regiões não é importante.
Se o valor da variável do alcance for igual a zero, somente a região que o player estiver pisando será revelada.

• Comandos de plugin

Você pode usar os comandos para ativar ou desativar a funcionalidade:

ENABLE_REVEAL
DISABLE_REVEAL

[/box2]

Imagens
Spoiler



[close]

[box2 class=titlebg title=Termos de uso]

1. É obrigatório dar os créditos para Mr. Trivel (Mrts) na seção de créditos do seu jogo. O crédito para mim é opcional (Eliaquim ou Rakuen Zero).
2. Pode ser usado em jogos gratuitos e comerciais.
3. Não venda e nem diga que foi você que fez esse plugin.
4. Não redistribua esse plugin. Ao invés disso, dê este link para o download.

[/box2]



[box2 class=titlebg title=Atualizações]
Versão 1.0 - 19/04/2020
- Lançado!
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Que legal! Seria legal se houvesse algo assim para o VXAce :sera:... Parabéns, Eliaquim.
^~^) -Rhyan.

Existe uma forma de fazer isso apenas usando eventos, mas iria causar muitos travamentos pois iria ter muitos eventos para processar. mas agora você solucionou isso através de um script muito mais otimizado, Parabéns! :clap:
Game em progresso...

Citação de: Rhyan online 19/04/2020 às 06:08
Que legal! Seria legal se houvesse algo assim para o VXAce :sera:... Parabéns, Eliaquim.
Pow não é possível que não tenha Rhyan, geralmente tudo existe no vx ace xD

CitarExiste uma forma de fazer isso apenas usando eventos, mas iria causar muitos travamentos pois iria ter muitos eventos para processar. mas agora você solucionou isso através de um script muito mais otimizado, Parabéns!

Obrigado zTcher!
Pois é, eu tentei fazer por imagens de evento e por pictures nas primeiras vezes, realmente em alguns mapas dá lag além de ser muito trabalhoso. :blink: