O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Vale a pena migrar do MV para o MZ?

Iniciado por VonDaft, 15/09/2020 às 18:00

Salve pessoal.
Eu estou estudando inicialmente a proposta de um novo projeto comercial da minha equipe, e estou em dúvida se eu começo no MZ ou continuo utilizando o MV.
Eu sei que as Engines são muito parecidas, e umas das ideias é que o jogo seja lançado para Mobile.

O que vocês acham?
Vale a pena partir para o MZ?
Falando em programação, ele tem vantagens REAIS (não add-ons ou coisas que o MV supre com plugins), mas a perfomance é melhor, eu tenho um melhor controle no MZ que no MV, ou no âmbito de estarmos falando sobre um projeto criado do zero com gráficos do zero, não vale a pena ainda?

Lembrando e deixando claro, a ideia é começar um projeto do zero, gráficos desenvolvidos para o projeto, em termo de Resources, é irrelevante a versão. Eu quero saber se o MZ possui realmente vantagens em cima do MV, uma vez que o MV já possui uma biblioteca grande de plugins a ser aproveitado.

15/09/2020 às 18:24 #1 Última edição: 15/09/2020 às 18:25 por Raizen
Então, assim, o recomendado costuma ser a engine mais recente, pois é ela que vai receber atualizações e aonde terá mais pessoas que fazem recursos voltados para. Se você não iniciou o projeto ainda, então eu diria o MZ, se já tem uma parte no MV que é complicado passar para o MZ, não vejo problemas tão grandes em continuar no MV também.

Sobre as melhorias, as principais acho que são as atualizações das bibliotecas, com isso costuma ter mais recurso, performance e estabilidade. Você apontou uma parte que pode pesar para o MV, se a ideia realmente for mobile, o MZ está com um leve problema no port para android/iOS em relação a performance, eu estou dando uma olhada nesse exato momento o que é, e bem provavelmente é o effekseer que tem uma performance bem ruim no mob. De qualquer forma, é um ponto que provavelmente seja tranquilo de se resolver, sendo que ambos MV e MZ tem uma arquitetura semelhante, no pior caso para o MZ rodar bem no mobile seria não usar o effekseer e usar as animações antigas do MV mesmo.

Sobre a quantidade de plugins, isso eu não sei se deve ser levado tanto em consideração, a quantidade de plugins para o MZ será bem grande, inclusive pela nossa equipe do Comuns  :XD:

Se você vai começar um projeto do zero agora e consegue pegar o MZ, não existe nenhum motivo para optar pelo MV. Ainda que a biblioteca de plugins do MZ ainda seja relativamente pequena está crescendo a cada dia e a expectativa é que seja mais robusta e variada que a do MV.

Fora a questão da biblioteca de plugins, não há nada que o MV faça que o MZ não seja capaz de fazer de maneira muito melhor e com folga.


A unica coisa que ta me deixando receoso com o MZ nem é a quantidade de plugins e sim que ele é muito mais pesado do que o MV

Citação de: bowofsilk online 15/09/2020 às 20:29
A unica coisa que ta me deixando receoso com o MZ nem é a quantidade de plugins e sim que ele é muito mais pesado do que o MV

Na verdade, a performance dos jogos em si é até melhor. Não entendo as especificações que a Degica usa. A única coisa realmente mais pesada que o MV são as animações de batalha, mas você também pode usar as do MV se preferir. Resumindo, eu não vejo razão para usar o MV depois do lançamento do MZ. É a mesma relação entre o VX e VX Ace.

Citação de: Corvo online 16/09/2020 às 07:34
Na verdade, a performance dos jogos em si é até melhor. Não entendo as especificações que a Degica usa. A única coisa realmente mais pesada que o MV são as animações de batalha, mas você também pode usar as do MV se preferir. Resumindo, eu não vejo razão para usar o MV depois do lançamento do MZ. É a mesma relação entre o VX e VX Ace.
Deve ser por causa de effekseeker que é bem pesadinho mesmo,então provavelmente os caras estão deduzindo que tu querer o effekseeker com o MZ em conjunto

Pelo que vi até até, não vale muita a pena, mas há umas funcionalidades que dão jeito, depende do quanto queres mesmo.
isto vale tanto a pena como na altura do VX para o VX Ace.


Citação de: Corvo online 16/09/2020 às 07:34
Na verdade, a performance dos jogos em si é até melhor. Não entendo as especificações que a Degica usa. A única coisa realmente mais pesada que o MV são as animações de batalha, mas você também pode usar as do MV se preferir. Resumindo, eu não vejo razão para usar o MV depois do lançamento do MZ. É a mesma relação entre o VX e VX Ace.

Eu andei vendo por alto o MZ pelo Trial, e pelo que vi, não dá pra usar as animações padrão, só os efeitos do Effekser. Gostei muito de como deram uma atenção ao UX Mobile, mas sinceramente não vi nenhum fator relevante que me faça ir para o MZ ainda. Eu realmente estou querendo saber se é válido, ainda mais se tratando de um jogo em Pixel Art, as animações 3D não combinam em nada.

Eu estou querendo uma opinião mais técnica, talvez de um programador que esteja trabalhando no MZ desenvolvendo plugins e sistemas. Mas até o momento, a idealização do meu projeto tá voltada ao MV até por ele suprir minhas necessidades e já ter o que eu preciso de plugins programados.

Citação de: VonDaft online 18/09/2020 às 22:49
Eu andei vendo por alto o MZ pelo Trial, e pelo que vi, não dá pra usar as animações padrão, só os efeitos do Effekser. [...]

Só trocar o .json de animações pelo do MV e colocar as imagens na pasta, no lugar dos arquivos do Effkser.


Eu acredito muito que os requisitos mínimos de sistema não estão lá a toa. Partindno dessa ideia eu vejo que boa parte do que você poderia fazer no MZ, pode fazer no MV bem tranquilo. Claro que se você tá com grana e seu computador não é tão modesto pode pegar o MZ e decidir por conta própria.

Particularmente, eu acredito que HOJE, não vale a pena migarar. A menos que você seja um entusiasta, deseja produzir conteúdo ou gostou da ferramenta. Do contrário pode ficar no MV e aproveitar a maturidade dele.

A propósito, eu tenho feito alguns artigos sobre o RPG MAKER MZ, caso interesse: https://wordpress.com/view/tecnoanalogica386748854.wordpress.com