O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

WIP - Dinamic Light and Fog Test

Iniciado por Lycanimus, 04/09/2020 às 02:30

Saudações galera, como vocês estão?

Ultimamente tenho estudado e testado algumas coisas novas para o meu projeto Profana , uma delas foi adaptar melhor uma iluminação mais dinâmica ao projeto, ou seja, tanto áreas mais escuras, como áreas mais claras, afetarem diretamente o player, e a outra foi em relação a fogs nos mapas, sabemos que fog geralmente afetam o mapa todo, mas eu queria sair um pouco disso, então consegui adaptar para certas fogs no game apenas se estenderem a certas regiões no mapa e também ser possível colocar nos layers que eu queira, com isso, consegui chegar em um resultado que me agradou e acredito que vai dar uma imersão maior aos jogadores em vários mapas do game, por ser um wip, postei separadamente da minha galeria e do tópico do projeto, para avaliem e falarem o que acham até então!

A ideia do mapa que utilizei é um interior e a fog aplicada pode ser vista através das janelas ou portas, tentando assim passar um clima mais sombrio e dark ao ambiente!

Print do mapa utilizado:


Vídeo de demonstração in Game:



Agradeço os feedback, abraços do Lyca!
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Uma das coisas que mais vejo em jogos no RPG Maker que usam efeitos de luz, é o quão artificial elas são. Uma das regras mais básicas de iluminação é que os raios de luz são refletidos ao atingirem uma superfície, e eventualmente vão iluminando o seu caminho até sumirem por completo. Por isso que você pode ver a parte de trás de um cubo com pouca iluminação mesmo que a fonte de luz esteja na frente dele. Acho muito bacana quando jogos implementam isso em seus cenários e fico feliz de ver que você também respeitou isso no seu mapa (embora ainda há muito o que ser melhorado). Não é questão de ser realista, é questão de ser natural. Mesmo que o jogo seja High Fantasy com várias coisas sem sentido, ainda deve haver um pouco de naturalidade para que tudo seja acreditável. o/

Também curti o fato de ter deixado a neblina do lado de fora, não faria sentido mesmo ela estar dentro da taverna a menos que o lugar estivesse abandonado. No mais, curti a ambientação do cenário como um todo. Por alguma razão me lembra a taverna que o Trevor visita na série de Castlevania da Netflix (saudosa briga de bar, haha).

Me sinto um tiozão falando desses troços, mas como curti bastante o trabalho queria ao menos contribuir com um pouco de feedback. Espero não estar sendo inconveniente :'D

04/09/2020 às 09:56 #2 Última edição: 04/09/2020 às 21:50 por Misty
A vida de qualquer maker que trabalhe com mapeamento pode ser resumida facilmente com:
Objetivo: ser o melhor mapper que existe.
Impedimento: Lyca.

Acredito que grande parte do que ia citar sobre o mapa o nosso amigo Ali já o tenha feito (ainda que eu concorde com a parte da iluminação, não vejo isso como um problema quando se trata de RPG Maker). Eu particularmente acho que as iluminações que você faz são de cair o queixo, gostei do fato de que onde não há pontos de luz, o mapa fica escuro mesmo e isso já ajuda bastante nesse lance de naturalidade.

Confesso que a fog é bem imperceptível. Talvez se você não tivesse falado sobre ela eu nem perceberia que ela está aí. O que por um lado é bom pois ela se mistura bem ao mapa, e por outro nem tanto porque acaba não fazendo muuuita diferença (talvez fique mais explícito em ambientes exteriores).

No mais, o mapa em si é sensacional. Gosto muito dos tiles diferenciados que você tende a usar (esse chão é tudo de bom, os tiles de tijolos também), acredito que esse seja o ponto mais forte dos seus mapas. E eu não tinha pensado nisso até o Ali comentar, mas realmente lembra a taverna de Castlevania e isso não é um problema, na verdade é muito bom. A atmosfera que passa é bem natural e acredito que seja esse o ponto.

Grande abraço!!  :XD:

04/09/2020 às 18:51 #3 Última edição: 04/09/2020 às 20:44 por Lycanimus
Citação de: Syureri online 04/09/2020 às 06:03
Espero não estar sendo inconveniente :'D
Vindo de você, nunca será meu caro, pelo contrário, são feedbacks como esse que me fazem melhorar a cada dia, e vendo comentário e elogios seus, me lembram muito da época de ouro do Colisseum, ai devo concordar, somos meio tiozões né? hahahaha

Em relação ao trabalho, muito obrigado, sei que as luzes no maker não ficam exatamente naturais, diferentemente de algo 3d por exemplo que possui o quesito da profundidade, mas podemos chegar a resultados bem interessantes e que nos agradem, por ser um wip, estarei melhorando ainda alguns pontos que falou, como a refletividade da luz nos objetos e no chão, além claro de trabalhar melhor nas sombras também, isso acredito que é questão de polimento mesmo.

Em relação a Fog, é outro teste, como consegui adapta-la para certas regiões, acho que daria um charme extra em alguns mapas, principalmente em mapas Interiores onde não estamos tão acostumados a vê-las.

Novamente muito obrigado pelo feedback, e poxa, não cheguei a ver a série, pois é, me julgue, eu sei, eu sei...hahahaha mas irei pesquisar agora, quem sabe até assistir depois, grande abraço meu caro!

Citação de: Misty online 04/09/2020 às 09:56
A vida de qualquer maker que trabalhe com mapeamento pode ser resumida facilmente com:
Objetivo: ser o melhor mapper que existe.
Impedimento: Lyca.

Acho que o nosso querido Misty está exagerando um pouco senhores! hahahaha

Muito obrigado meu caro, pois é, eu não vi essa tal Taverna de Castlevania da série  :facepalm:, mas imagino que seja um ambiente com uma boa atmosfera, vou pesquisar aqui depois.

Questão da iluminação, sei que posso melhora-la um pouco mais, mas, fico contente que tenha gostado da naturalidade dela, é um resultado que dentro de algumas limitações, me agradou bastante também!

A Fog, como falei ao Syureri, foi mais um teste, resolvi adapta-la a um mapa Interior, embora no vídeo não ficou tão definido, in game, posso afirmar que é bem mais perceptível, mas em mapas exteriores, vão ser bem mais notáveis mesmo.

Novamente muito obrigado, por sempre dar ótimos feedback meu querido, grande abraço!
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.