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Centro Geral => Matérias => Tópico iniciado por: Misty online 18/02/2015 às 14:50

Título: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: Misty online 18/02/2015 às 14:50
(http://i.imgur.com/0tK90fN.png)


(http://i.imgur.com/T08pxFP.png)


   Desde os primórdios do RPG Maker, muitas pessoas gostam de inovar em seus games e procuram por uma forma diferente de trabalhar com o programa. Alguns buscam criar seus próprios personagens, mapas lindos feitos pelo photoshop, uma trilha sonora composta unicamente para o jogo, entre outras coisas. Porém, algo que tem feito muito sucesso e parece ter se tornado uma boa pedida, é trabalhar em jogos que não sejam um RPG.

   Você deve estar se perguntando "outro tipo de jogo em um programa chamado RPG Maker?", eu lhe digo com toda a convicção possível que sim, é possível fazer isso. Ao longo dos anos, a engine mostrou-se muito mais versátil do que parece, sua facilidade de uso, juntamente com a criatividade dos usuários, trouxe para o mercado diversos projetos (e jogos completos) que prometiam levar o jogador para um mundo diferente, bem longe do que conhecemos como RPG.




(http://i.imgur.com/d6tDjPN.png)


   Existem várias formas de se trabalhar com o RPG Maker, tudo vai depender das habilidades do desenvolvedor, e é claro, de sua criatividade. Já não é mais um espanto quando vemos algum projeto com uma proposta diferenciada surgir, a versatilidade do programa não tem limites, tanto que já vimos diversos projetos com premissas novas e que parecem dar muito certo.

   São inúmeros os estilos que são abordados, as ideias são sempre diferenciadas e a originalidade é o que pesa mais para trazer o sucesso ao projeto. Vamos dar uma conferida em alguns estilos diferenciados do RPG? Abaixo algumas informações.

Título: Re: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: Makers online 18/02/2015 às 15:06
Uma matéria sensacional Misty. Os elementos, e o modo como fez ela chamar atenção e me prender no texto é muito bom.

Li tudo rapidinho, bem legal. Eu gostaria de poder usar o RM pra fazer um game plataforma, mas antes quero manjar de Pixel Art pra fazer os tiles.

Enfim, bom trabalho :ok:
Título: Re: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: Noble online 18/02/2015 às 19:02
Ou: Esportes, que é o meu mais novo projeto.

Curti bastante a matéria, eu ainda não tinha visto a possibilidade de jogos de cartas no RPG Maker e achei essa parte bem interessante. E há uma boa seleção para cada categoria, inclusive.
Bom, texto espetacular, até! o/
Título: Re: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: Raizen online 18/02/2015 às 19:47
Bom vou ser bem sincero no que acho sobre outros estilos feitos no rpg maker xD, alguns deles não vejo outra engine que tenha alguma base pronta, por exemplo.. Cartas.

Um jogo de cartas é pura programação, no caso alguns fizeram até por eventos que é uma programação em si também, e não consigo ver porque um jogo de cartas em outro motor seja muito mais fácil de ser feito do que no RPG Maker.

Alguns outros como lutas e plataformas tem sim engines mais fáceis e que dão uma base melhor, mas isso não significa que deva usar, fazer um jogo desses em uma engine que não tem uma base facilitada ajuda bastante no aprendizado xD, já que tem que fazer boa parte do "zero".

E o Visual novel tem engines para fazer isso... mas o rpg maker tem uma base boa para mensagens e manipular imagens, que é a base do Visual novel, então não vejo alguma engine muito melhor para isso não x).

Mas tá ai, basta um pouco mais de trabalho as vezes, mas é possível fazer coisas incríveis, parabéns pela matéria :D
Título: Re: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: Cronus online 19/02/2015 às 20:02
Assim, RPG Maker tem versatilidade o suficiente pra se fazer jogos diferentes dependendo da criatividade do autor, isso desde os seus primórdios. Jogos como Chocobo's Panic e The Chimera Report mostraram isso lá atrás ainda no RPG Maker 2000.

Mas sejamos francos, ele funciona bem pra certos tipos de coisas, pra outras não. Pra visual novel ou jogos de puzzle ele funciona perfeitamente bem (como Phoenix Wright ou Professor Layton), já que são jogos consistindo de cenas pré-programadas e sequências de diálogos. Também funciona bem pra jogos como Harvest Moon ou Animal Crossing, e a lista vai longe. Mas o RPG Maker definitivamente não funciona pra jogos de plataforma, luta e tantos outros, como dito ali na matéria.

Eu sempre defendi o ponto de que é possível fazer bastante coisa diferente no RPG Maker, nunca gostei de me limitar a fazer RPG's por turnos. Mas hoje acho que usar RPG Maker pra fazer um jogo de luta ou plataforma é um tremendo desperdício de tempo e recursos. A diversão nisso tá em tentar transcender o que a engine te oferece e fazer algo diferente do que todo mundo tá fazendo, mas é um trabalho muito grande pra se obter um bom resultado. E geralmente esse resultado nem é tão bom assim, principalmente comparado com jogos do mesmo gênero feitos em outras engines.

Por muito tempo eu defendi o RPG Maker, ainda gosto muito dele e quase sempre to fazendo algo. Mas sendo bem sincero, das engines disponíveis hoje por aí, RPG Maker é uma das piores em diversos aspectos. Pra fazer um jogo com elementos de RPG ele é a mais prática e objetiva por já ter essa base contida nele, mas pra fazer jogos de outros generos, ele é uma das piores opções.
Título: Re: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: Uhtred online 19/02/2015 às 20:28
Ótimo matéria, Misty!

Acho que sim, concordo com Raizen e Cronus, existem outras engines melhores pra se fazer certos estilos de jogo do que o RPG Maker, mas temos que avaliar dois aspectos que fazem com que as pessoas usem o RPG Maker pra criar qualquer coisa.

1. A facilidade de programação do RPG Maker é muito maior do que outra engine, ter a possibilidade de se fazer tudo por eventos sem precisar conhecer nada de programação é um dos pontos chaves, assim como a facilidade que é de se fazer isso.

2. A comunidade de RPG Maker é a maior de todas engines aqui no país, pouco existe de outras engines então o seu projeto/jogo certamente abrangerá um público muito maior do que se fizesse por outra engine, cito o Mugen e o Ren'py nesse exemplo, se eu fizesse meu jogo de Visual Novel no Ren'py seria muito mais fácil, porém tenho certeza que teria metade do reconhecimento que tem hoje.
Título: Re: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: Shiroyasha online 19/02/2015 às 21:05
Curti muito o tema da matéria. É algo que não dá para deixar de notar desde sempre.
Só senti falta de fazer referências aos jogos do gênero Terror/Horror que atualmente fazem muito mais sucesso que jogos clássicos de RPG feitos no RM e sobram títulos famosos neste aspecto. Mais que isto, é um estilo Non-RPG que precisa de muito pouco da engine para dar certo.

Mas bem... me identifico tanto com esse tema, não posso deixar de comentar com experiências pessoais.
Tem gente que não quer fazer exatamente um jogo quando começa algo no RM. Eu mesmo gosto de me desafiar ao tentar fazer algo lá, é o tipo de coisa que me diverte até mais do que criar um jogo. Recentemente andei experimentando todo tipo de jogabilidade Non-RPG e para ser franco me identifico bastante com qualquer tentativa de não fazer o que todo mundo faz, desde que você faça por diversão não vejo problema algum em querer tentar coisas diferentes. Vai ser mais difícil, nem sempre como é o caso de jogos de Terror, mas vai da vontade de cada um.

Uma coisa que me motivou muito a tentar outros horizontes foram as Jams realizadas pelo Cronus. O espaço de tempo desses eventos é curto demais para querer elaborar um jogo minimamente polido. Na  minha primeira tentativa tentei reproduzir um Arkanoid e não deu tão certo quanto esperava, mas ainda assim acabou se tornando algo que joguei muitas vezes após o evento. Passei a perguntar-me: Mas então, não cumpriu o seu objetivo como um jogo? Não está me divertindo? Não é isso que importa?

Cabeça dura demais insisti na tecla de não fazer um puzzle ou RPG só com a base do RM na segunda oportunidade que me apareceu. Desenterrei uma base japonesa para criar um Bullet Hell no RM nas últimas 12 horas da segunda Jam que participei. Valeu a pena as horas de desespero pra corrigir o reconhecimento de acentos, equacionar um balanço de jogo minimamente divertido, esquecer de comprimir o tamanho dos audios e ficar sem tempo para dar um trato visual porque estava hipnotizado demais com a equação cossenoide presente na tela de título? Valeu, foi umas das coisas que mais me divertiu fazendo no RM desde que peguei o 2k pela primeira vez em 2004. Percebi que não sirvo para criar jogos de RPG, eu gosto mesmo é de brincar com aquilo que ainda não foi feito.
Hoje sai até xadrez no RM (http://www.mundorpgmaker.com.br/topic/109580-um-jogo-curto-sobre-xadrez/) quando se quer e amo isso.  :derp:

Serei um eterno teimoso e estou muito feliz com isto. Tem gente que nasce para fazer jogos e tem gente que nasce para se desafiar usando o RM, se isto diverte aquele que faz não vejo razão para que se veja com maus olhos aqueles que o fazem.

o/
Título: Re: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: Misty online 20/02/2015 às 14:49
Como dito na própria matéria, o RPG Maker serve para trabalhar em outros tipos de jogos, mas nunca disse que é o ideal para isso, como também foi citado.

De qualquer forma, agradeço muito os comentários, e espero ver jogos novos por aí! :XD:
Título: Re: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: TeslaHero online 20/02/2015 às 15:36
Finalmente alguém falou sobre o assunto. Era algo que queria ver sobre, apesar de um pouco "cru", já da pra abrir os olhos de muita gente. :3

Valeu por falar sobre!
Título: Re: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: Sotelie online 20/02/2015 às 16:35
Boa matéria. Claro que existem outras engines para criar jogos de outros temas, e eu prefiro usar outras mesmo quando não se trata de um jogo RPG. Eu já tentei fazer um jogo de plataforma no maker, mas se parar pra pensar podemos dizer que tentar criar um jogo de plataforma em uma engine que cria jogos rpg pode até ser possível, mas não é bem efetivo. O mesmo vale para outros temas. Mas depende de quem for fazer, o Rpg Maker é uma ferramenta equipada com total suporte para quem quer criar jogos rpg, mas as ferramentas que ele oferece dão ao criador uma variedade enorme de possibilidades.
No caso eu prefiro usar o Construct2 para criar jogos de plataforma, mas para criar Visual Novels e jogos de trading cards, eu prefiro usar o maker mesmo, pelo fato simples de que é mais fácil e prático usar o maker devido ao conhecimento que eu já possuo sobre a engine.
Eu também demoro bastante pra criar um jogo, principalmente quando eu quero algo bem polido. Ás vezes levo uma semana para criar uma tela de título pois fico pensando se é necessário mudanças, que tipos de mudanças e se essas mudanças serão necessárias. No caso eu geralmente recebo ideias com o tempo e fico pensando em reproduzir essas ideias no maker.
Sendo assim eu gosto de criar sisteminhas, mesmo com um código longo(apesar de conhecer todos os comandos da engine e dominar completamente aquilo, eu ainda preciso polir minhas habilidades com eventos e.e), e quando terminado eu deixo guardado para que eu possa me inspirar naquilo quando for fazer outra coisa.
Título: Re: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: Star Gleen online 23/02/2015 às 19:35
Vou ser curto e sincero. São pontos relevantes os levantados na matéria, gostei da exemplificação contida na mesma, foi uma grande jogada usar projetos e autores da comunidade. Enfim, nada mais a dizer.

Disponha
Título: Re: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: Fpr online 09/07/2015 às 00:34
Até o senhor Barrichello chegou antes de mim nesse tópico.


Fazer no RM algo que foge do gênero de jogo que ele propõe fazer, traz ao trabalho feito algo que não se encontra em outros trabalhos vindos da mesma engine, dando à interação, a principal característica do jogo, algo exclusivo. Como os makers fazem jogos sobretudo para outros makers, na comunidade maker, esses tipos de jogos não RPGs ganham um bônus em atração e chamatividade, por ter algo que não é encontrado nos demais jogos que a comunidade abrange com maior intensidade.

Em relação a se ele deve ser usado para tal, os dois pontos que definem isso são "Trabalho Dado" e "Resultado Dado". O trabalho dado, cabe apenas ao desenvolvedor avaliar pois é ele que se encarregará dessa parte, isso vai variar de cada um, há uma série de fatores que podem fazer o autor avaliar o trabalho dado como valedor de cada suor, afinidade e perícia com a ferramenta, objetivo do trabalho, aprendizado com as experiencias, realização pessoal como lançar um desafio a si mesmo ou fazer simplesmente por gostar do que faz, aliás, se gostar o trabalho se converte em entretenimento.

Ao jogador cabe o ponto do Resultado, afinal é ele quem usufruirá do resultado.
Ao desenvolvedor também, pois dependendo de seu objetivo, pode criar um jogo para ele mesmo e nada mais prazeroso que desfrutar do próprio trabalho, por saber que aquilo foi feito por você, além daquilo ter tido 100% customizado por você.

Eu mesmo quando fiz o vídeo demonstrando o modo versus do jogo dado como exemplo na matéria(ótima por sinal), me diverti muito com meu primo quando o convidei para jogar comigo(e ele também se divertiu), só por isso já me senti mais que satisfeito.

Sobre a dificuldade, isso é completamente relativo, o que pode ser difícil para um para outro pode não ser, quando eu fiz a programação do sistema de movimento lateral e salto, praticamente uma plataforma, não foi algo muito dificultoso, apenas envolveu conceitos de manipulação de imagem, trata-se de uma imagem se locomovendo conforme o teclar do jogador. A grande dificuldade é a IA, presente em todos os sistemas de batalha, até o padrão no maker, há um seleto número de jogos de RM com batalhas bem balanceadas, dinâmicas, estratégicas, etc.


Eu antes havia feito um minijogo de Poker, apresentei no evento que precedeu a abertura do coliseu, gosto de usar o RM para outros fins.
Título: Re: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: BloodGuns331 online 09/07/2015 às 11:20
No rpg maker da sim pra fazer outros estilos de jogos mas alguns não saem tao bons quanto numa engine propria pra eles. Mesmo assim é muito divertido fazer jogos de outros estilos  :derp:
Título: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: TheFirst online 16/05/2017 às 19:00
é também possível criar jogos no estilo mistério/investigação,mas acho que este tipo se encaixa no tema "RPG"
Título: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: Cristiano Sword online 17/05/2017 às 15:00
Vou ser rápido e sincero, tem certos tipos de jogos que dariam muito trabalho ser feitos no rpgmaker, tais como os de luta e alguns de ação ou 3d. Seria mais sensato msm
ver outra engine ou então um framework para o serviço.
Título: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: DFox online 17/05/2017 às 15:12
Vamos considerar que, até o MV, RPG Maker é uma ferramenta amadora para ser usada no desenvolvimento de jogos mais casuais e genéricos no estilo em que é proposto (RPG). A comunidade que se denomina Maker, desde sempre curte inventar umas modas, mas a verdade é:
Se você quer fazer um projeto sério, não sendo RPG (e mesmo sendo, em todo caso), não vale a pena usar o RPG Maker.
Terão os que digam: "Ah, mas os limites são a imaginação, não adianta ter um cara super foda com o conhecimento de crair um MMORPG mas não sabe fazer algo divertido com um enredo interessante"; É, legal. Você ainda tá limitado ao mundo de sprite-sheets limitados com tilesets limitados, condições limitadas, movimentação limitadas, eventos limitados e não importa o quão bom programador de Javascript você for no MV, ou quão bom seja a fonte dos seus "plugins": você vai juntar um monte de gambiarra e ter um jogo mal otimizado.
Podem me considerar hater, mas como alguém que desenvolve jogos não só como hobbie, é o que eu penso e vejo acontecer.
Enfim. Isso não impede o RPG Maker ser o forno de incríveis jogos muito melhores feitos em super poderosas engines, mas independente do motor, o diferencial é quem faz, e não com o que faz. Espero não dar-me a entender de forma contraditória.
Título: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: Nuninho09 online 06/07/2017 às 09:53
Excelente matéria! Dependendo da criatividade do maker, creio que se possa fazer qualquer coisa na engine, eu até já vi jogos 3d feitos no RPGXP! Então a questão é  botar a mão na massa, aprimorar as suas habilidades no maker e ter criatividade. E para ter criatividade, você precisa gostar do que faz, hoje em dia vejo muitas pessoas preocupadas em vender em seus jogos, graças a Deus, que eu venho de uma época onde os makers faziam seus jogos por diversão (Tinham uns espertinhos que vendiam para os amigos também kk) Bom, mas a suma é: Ame seu trabalho e você não terá que trabalhar nem um dia da sua vida e assim você será criativo! Vamos ser criativos!  :link:
Título: RPG Maker - Não só para RPGs!
Enviado por: SrAlface007 online 06/07/2017 às 10:32
Bom, você tem total razão. Vou lhe dizer uma verdade, eu nunca fiz um RPG no RPG MAKER, não sei o porque, mas acho que não é a minha praia. Por isso, fiz um jogo de puzzle (The Hidden Miner), estou pensando em criar um de terror.

O RPG MAKER foi criado para fazer rpg, mas com as possibilidades que a engine dá, você pensa em criar muito mais do que um RPG. Fazer sistemas, jogos inimagináveis e fantásticos.

"A imaginação é mais importante que o conhecimento." - Albert Einstein

Imaginar o que se pode criar é mais importante do que se tem de limitação.