O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Serie engines para games - O que vocês querem?

Iniciado por razier, 14/08/2019 às 16:04

14/08/2019 às 16:04 Última edição: 14/08/2019 às 18:33 por Corvo
 Pessoal resolvi criar esse topico, na parte serie engines para games, porque quero saber um pouco do que vocês estão pensando ou mesmo querem quanto engines e programas para criação de jogos e coisas relacionadas a criação de jogos. Assim resolvi fazer as seguintes perguntas, quem quiser responder ajudara bastante na construção de futuros topicos sobre o assunto:

- Vocês procuram mais opções de engines 2d, 3d ou 2d e 3d?
- Vocês procuram mais opções de engines gratuitas, pagas ou gratuitas com restrições ou limitações (ex: unity que para ser usada comercialmente tem um limite de arrecadação da pessoa ou empresa, acima desse valor a pessoa precisa comprar uma licença)?
- Vocês procuram mais opções de programas para criação de conteudo ou apoio a construção de games, e sobre que tipo de conteudo vocês procuram (ex: programa para criar musica, pixel art)?
- Quanto a esses programas de criação de conteudo, procuram os gratuitos, pagos ou gratuitos com restrições?
- Quanto a recursos prontos, procuram opções de sites para baixar e usar recursos de terceiros (ex: sprites, modelos 3d, musicas)?
- Quanto a conhecimento, procuram mais opções de sites com tutoriais e material de apoio? e de que tipo de material (ex: video, pdf), para qual objetivo (ex: criação de um projeto em engine, criar pixel art, aprender programação)?
- Alem das coisas listadas acima, o que mais vocês procuram?

Bom, essas são as perguntas que eu gostaria que os usuarios do CRM, quem puder responder ajudara bastante.  :ok:

14/08/2019 às 16:31 #1 Última edição: 14/08/2019 às 16:37 por Kyo Panda
Vocês procuram mais opções de engines 2d, 3d ou 2d e 3d?

2D e 3D. Se tenho que aprender algo novo, tem que ser potente o suficiente para atender a todas as minhas demandas que, atualmente, incluem 2D e 3D.




Vocês procuram mais opções de engines gratuitas, pagas ou gratuitas com restrições ou limitações (ex: unity que para ser usada comercialmente tem um limite de arrecadação da pessoa ou empresa, acima desse valor a pessoa precisa comprar uma licença)?

Irrelevante. Pensar que terei menor lucro por causa de custo de licença é autossabotagem. Como um indie, a maior chance de ter sucesso é com a melhor engine, tenha ela custos ou não.




Vocês procuram mais opções de programas para criação de conteudo ou apoio a construção de games, e sobre que tipo de conteudo vocês procuram (ex: programa para criar musica, pixel art)?

Aplica-se os mesmos parâmetros da resposta acima.




Quanto a esses programas de criação de conteudo, procuram os gratuitos, pagos ou gratuitos com restrições?

Aplica-se os mesmos parâmetros da resposta acima.




Quanto a recursos prontos, procuram opções de sites para baixar e usar recursos de terceiros (ex: sprites, modelos 3d, musicas)?

Recursos que não consigo produzir e não tenho desejo de aprender a produzir no momento, terceirizo. Acredito agregar maior qualidade ao jogo quando o recurso é feito sob demanda.




Quanto a conhecimento, procuram mais opções de sites com tutoriais e material de apoio? e de que tipo de material (ex: video, pdf), para qual objetivo (ex: criação de um projeto em engine, criar pixel art, aprender programação)?

Toda dúvida relativa a programação, o Stack Overflow e a documentação da engine são o suficiente. Quando é conceitual - como é feito X item na engine Y - YouTube. Quando estou fora de casa e longe do PC, PluralSight ou Alura, já que esses oferecem tutoriais mais engessados - tutorial de roll-a-ball, tutorial de RPG, tutorial de câmera FPS, etc. - e isso causa uma certa dificuldade quando você tenta fazer algo diferente do que eles se propõem a fazer. Mesmo assim, é legal você ter o conceito do que é possível fazer, pois quando tiver uma dúvida de como criar X, você lembra que algo parecido foi feito naquele tutorial.




Alem das coisas listadas acima, o que mais vocês procuram?

Um companheiro. ( ͡° ͜ʖ ͡°)




- Vocês procuram mais opções de engines 2d, 3d ou 2d e 3d?
Costumo procurar o que eu preciso para o jogo que quero fazer, então se é algo 2d eu vou atrás das engines 2d e talz.

- Vocês procuram mais opções de engines gratuitas, pagas ou gratuitas com restrições ou limitações (ex: unity que para ser usada comercialmente tem um limite de arrecadação da pessoa ou empresa, acima desse valor a pessoa precisa comprar uma licença)?
Mesma opinião do Kyo, acho que tem que procurar o melhor pra você e pro jogo.

- Vocês procuram mais opções de programas para criação de conteudo ou apoio a construção de games, e sobre que tipo de conteudo vocês procuram (ex: programa para criar musica, pixel art)?
Como eu sou muito pesado no código é dificil eu responder para as outras áreas eficientemente. Acho que não pode pensar diretamente no jogo, tem programas para pixel art em geral, para música em geral e tudo isso é o que compõe o jogo, não sei se um programa para música para jogos seria mais eficiente que os somente para música.

- Quanto a esses programas de criação de conteudo, procuram os gratuitos, pagos ou gratuitos com restrições?
Mesma coisa sobre as engines.

- Quanto a recursos prontos, procuram opções de sites para baixar e usar recursos de terceiros (ex: sprites, modelos 3d, musicas)?
Ultimamente procurei muito pouco recursos de terceiros, mas eu buscava muitos sprites e músicas antigamente que fossem próprios para uso no jogo (não ripados).

- Quanto a conhecimento, procuram mais opções de sites com tutoriais e material de apoio? e de que tipo de material (ex: video, pdf), para qual objetivo (ex: criação de um projeto em engine, criar pixel art, aprender programação)?
Eu vejo muito pouco os tutoriais haha, eu costumo ir quebrando a cabeça em tudo, p.a, code, design.. Então é dificil eu responder bem essa pergunta. Quando tenho dúvidas eu jogo no google, normalmente caio no stackoverflow por ser code.

- Alem das coisas listadas acima, o que mais vocês procuram?
A coisa que mais procuro ultimamente e que está dificil de achar são pessoas que fazem os recursos em si, tem muitas pessoas que aceitariam commissions, mas ficam totalmente separados um do outro, tipo ter que procurar p.a no pixel joint, artistas no devianart... As pessoas em si são o mais complicado de encontrar haha, por isso meio que a CRM existe   :sera:, mas mesmo assim teria muito mais gente de diversas áreas que poderiam estar na produção de uns games se tivesse algum lugar que centralizasse isso melhor.

Vocês procuram mais opções de engines 2d, 3d ou 2d e 3d?
Ambos. E, já que perguntou, VR também.


Vocês procuram mais opções de engines gratuitas, pagas ou gratuitas com restrições ou limitações (ex: unity que para ser usada comercialmente tem um limite de arrecadação da pessoa ou empresa, acima desse valor a pessoa precisa comprar uma licença)?
Grátis é sempre bom, mas raras vezes podemos comparar com produto gratuito com um pago, mande também o que tivermos que desembolsar. Estamos todos milionários mesmo.

Vocês procuram mais opções de programas para criação de conteudo ou apoio a construção de games, e sobre que tipo de conteudo vocês procuram (ex: programa para criar musica, pixel art)?
Um depende do outro. Só a engine não adianta assim como ter os recursos sem ter como aplica-los não ajuda.

Quanto a esses programas de criação de conteudo, procuram os gratuitos, pagos ou gratuitos com restrições?
Tanto faz, também.

Quanto a recursos prontos, procuram opções de sites para baixar e usar recursos de terceiros (ex: sprites, modelos 3d, musicas)?
Não procuro. Prefiro colaborar com os amiguinhos e pagar o lanche do recreio. Mas se for de graça, referência nunca é demais.

Quanto a conhecimento, procuram mais opções de sites com tutoriais e material de apoio? e de que tipo de material (ex: video, pdf), para qual objetivo (ex: criação de um projeto em engine, criar pixel art, aprender programação)?
Como o Kyo disse, quase todas as áreas em questão já tem os centros de seus nichos. Acho que estamos até bem abastecidos de tutoriais, mas se encontrar qualquer coisa em que os usuários sejam avaliados na prática, pagando ou não, vou querer saber.

Alem das coisas listadas acima, o que mais vocês procuram?
Uma resposta que explique como o Kyo estabeleceu um padrão de comentários por aqui.