O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

São 8 anos de Centro RPG Maker!!

Iniciado por Raizen, 19/02/2020 às 00:33

Post de celebração de 6 anos


Mesmo quem é mais novo nessa comunidade ou mesmo neste mundo chamado RPG Maker já sabe que existiram inúmeras outras comunidades. Muitos até puderam vislumbrar o nascimento ou o fim delas. E talvez se não fosse o abrigo que elas proporcionaram a muitos makers enquanto permaneceram de pé, esse hobby que tanto nos diverte não teria sobrevivido para chegar até nós. É como se estivéssemos sobre uma ponte de pedra, olhássemos para trás e o caminho que já percorremos estivesse desmoronado, restando apenas o lugar da ponte em que estamos. Às vezes essa ponte treme, perde umas pedras, mas se Deus quiser nos servirá de abrigo por muito e muito tempo.

Todavia, esse pedaço da ponte chamado Centro RPG Maker já é velho. Isso significa que ele está frágil? Não. De maneira alguma. Significa que já tem seu próprio legado para contar.





Tudo começou no longínquo ano de 2011. Em novembro, pela primeira vez na história os motores eram ligados e as engrenagens e hélices dessa cidade começaram a funcionar. Ao lado de Rickas, no comando estava T-Rex, o mítico sujeito que hoje vocês podem conhecer como Magic D.

Em questão de dias a mais recente comunidade alcançou sua primeira centena de membros. Apesar de ainda estar em seu início, a cidade já não era mais somente um quarteirão e outras pequenas fornalhas e chaminés começaram a despontar no teto das casas. Mais coordenação seria necessária nessa cidade, e ela era composta por Raizen884 (afinal números no nick são maneiros), Pergoli, Shephiroth (eterno Shep porque ninguém escreve direito), Faalco (hoje o famoso Takkun) e mais alguns membros que não mais trilham os caminhos dessa ponte. Além de um que não está mais por aqui mas eu guardo eternas esperanças que um dia ele retorne: Kazuyashi.


Vale apontar uma ocorrência importante: em 16 de dezembro de 2011 a Mundo RPG Maker caiu por várias semanas (lembro disso pois lá foi minha terra natal e enquanto eu me dirigi à Santuário RPG Maker), isso contribuiu colateralmente para que muitos se deslocassem para cá ajudando no crescimento rápido da comunidade.

Foi nesse meio que várias outras feras entraram para a prefeitura na cidade: Mistyrol (brother que não há palavras para parentesear), Lotmaker (um comunista de primeira), Primogênito_Noir (que viria a ser a embaixadora da música aqui, Elyven), Uhtred (nosso chefe mafioso e meu mestre). Mais tarde, mas ainda a tempo de fazerem parte da equipe que eu considero como a legendária: Cezar (esse z deu trabalho), MayLeone (a maga negra dos números), Yukii (que eu tinha a impressão de que odiava minha escrita fenomenal da época u-u), Bruno_Mend (mande notícias também, bro) e Lobozero (só aqui o nick não dará problema, fica sussa).

Até aí eu não conhecia a Centro RPG Maker, portanto só me restou citar nomes e pedir que os dinossauros mencionados falem um pouco de como foi a CRM nessa época. Enfim, eis que, por meio de um tópico de divulgação postada na Santuário RPG Maker eu chego à essas terras. A essa altura a cidade já estava fervorosa. Fui o usuário número 606 (posição que hoje é ocupada pelo DuploMaker) e imagino que em menos de um mês já havia por volta de um milhar de habitantes por aqui. É nesse ponto da história que, antes de eu chegar a outro ponto muito importante, tenho que trazer a vocês, principalmente aos mais novos, um dos projetos mais marcantes (ao menos para mim) na história do RPG Maker e da CRM.


Algo muito legal que acontecia nessa época, que fez este projeto ser tão memorável para mim e que há uma vontade em trazer de volta é que, sempre que um projeto vencia nosso Protótipo Premiado, o site recebia inúmeras imagens de divulgação do projeto. No cabeçalho, no rodapé, no portal... E The Song of Dragons - Skyhelm Prophecies (que posteriormente viria a se chamar Rise of Dragon Souls) foi vencedor da segunda edição desse evento. Agora, imagine só o site todo enfeitado com artes do seu projeto. Maneiro demais, não?

Eu tive a felicidade de ser o próximo integrante da staff. Na época eu era extremamente ativo, algo como cinco, seis mensagens diárias, a maioria na área de suporte do RPG Maker VX Ace. Além disso, graças ao apoio dos membros, tive a dupla felicidade de vencer a terceira edição do Protótipo Premiado. Sim, o site ficou cheio de artes do meu projeto (que não eram lá o melhor dos meus trabalhos). Mas enfim, o modo como fui convocado me fez ter uma impressão bastante profissional da comunidade (deixarei em spoiler aos que quiserem ler) e então fui anunciado como moderador.

Spoiler
Eu cheguei no meu trabalho às oito da manhã, como de costume. Não tinha nenhum serviço me esperando e eu ficava bastante tempo à toa, então "vou dar uma olhadinha na Centro", pensei. Loguei e uma mensagem pessoal me esperava. Do Tirra (era como chamávamos o T-Rex)? Misericórdia, o que será que eu havia feito? Eis que é um convite para entrar na staff. Mas antes de ter essa permissão, eu deveria escrever uma matéria de mil caracteres explicando... bom, eu não lembro. Perguntei se haveria data limite, temeroso de que ele desistisse do convite e eu perdesse a chance de entrar na equipe. Mas para minha felicidade ele respondeu, e na quinta-feira, enviei o texto.

Minha ortografia naquela época não invejava o mais ignorante dos analfabetos, então fui descobrir depois que aquele "teste" era só para certificar que eu saberia escrever como gente, uma vez que agora eu iria representar a moderação. Achei justo, até porque, quem seria eu para achar ruim? Beleza. Fui anunciado, tudo supimpa e cheguei no trabalho na sexta ansioso para usar meus mais novos poderes.

Um tópico sobre warns... ham... outro sobre warns... Esse aqui é sobre flood... vejamos... Epa! Suspeita de conta-dupla pelo King Gerar? Que raios é isso? Sim, tinha um tópico suspeitando de que eu tivesse criado contas duplas para me favorecer na votação do Protótipo Premiado que venci. Mas o que mais me marca nesse tópico nem é o assunto, é a resposta do Shep que eu lembro perfeitamente as palavras e memes:

Minha cara ao ver um tópico falando mal do Gerar com a última resposta sendo do Gerar

[close]

Agora a coisa tinha ficado boa, né? Foi uma realização tremenda participar da staff da comunidade. Lembro que o primeiro dia eu fiquei maravilhado com tudo que vi. O porém é que meu primeiro dia foi também o último. No dia seguinte, em julho de 2012, a CRM caiu.


Pegos de surpresa, fomos todos para o MSN (sim, meus amigos, o saudoso Messenger) debater o que poderia ser a causa daquela catástrofe. Seria mesmo uma maldição rogada sobre mim que mal entrara no site e o mesmo desabaria sobre minha cabeça? Ou seria a May o alvo na maldição, que havia sido promovida a coordenadora? Ou seria o T-Rex, que... um momento. Onde estava o T-Rex, nosso superior? Ele tinha todas as plantas das indústrias, todos manuais das máquinas, os óleos que deveriam ser usados, os materiais em que as engrenagens deveriam ser fabricadas, tudo estava com ele e... Bom, e então tempos frios se sucederam.




Até que quatro meses depois, após muito refletir sobre as ruínas que restaram de uma tão produtiva cidade que outrora cheirava a carvão e progresso, Raizen (não mais 884) pega um pequeno rolamento do chão e às margens do rio Ipiranga diz "iremos reconstruir a Centro!". E assim se sucedeu. Raizen, Cezar, B.loder, King Gerar (:D), Uhtred, Shep, Kyo Panda, Mistyrol, Yukii, Kiba e Kazuyashi (T-T), pegaram em mãos as chaves de fenda e de boca tamanho quatorze, e começaram a reerguer a cidade.

Agora, imaginem reencontrar antigos amigos, alguns sem nenhuma notícia após meses, na mesma casa em que vieram a se conhecer. Imaginem, a cada novo tópico na área de apresentações, você reencontrar um membro que te acolheu quando você chegou na comunidade. Alguém que te ajudou com um baita bug e tu sempre se sentiu em dívida. Imaginem receber novos e velhos conterrâneos com olhos em lágrimas de alegria ao ver aquela saudosa cidade, depois de meses desaparecida entre a neblina, ali, sólida e pronta para produzir novamente. Em seis dias éramos uma centena novamente, e em pouco mais de seis meses, um milhar.

[hs width=400]http://i.imgur.com/0qohK.jpg[/hs]

E é claro que não conseguiríamos reconstruir tudo isso sozinho, precisávamos de mão-de-obra especializada. Especializada em participar, em querer ajudar outrem que está com dúvida em operar um programa, em tornar os eventos dinâmicos e movimentados, em vasculhar os mais profundos lugares para trazer um conteúdo variado para os mercados dessa comunidade. E assim tivemos o evento Reconstrução CRM.

Não demorou muito para os primeiros afortunados começarem a despontar com seus saquinhos de moedas por essas bandas. E visando o investimento dos membros, Rickas não perdeu tempo em fornecê-los uma nova diversão: A primeira Loja CRM foi aberta! De fato, hoje há quase mais movimento do que o próprio Rickas pode atender, mas é gratificante ver que essa grande cidade pôde abrigar e propiciar espaço para muitas outras filiais. E claro, as belas vitrines das lojas não seriam tão belas assim se não tivéssemos exímios ferreiros forjando peças espetaculares no Melhor dos Ferreiros!

Sabe o que é melhor? A galera não estava cansada após todo esse trabalho. Não, não queriam parar. Queriam mais! Queriam pode produzir, a qualquer custo e a qualquer tanto. Queriam avaliar e melhorar. Queriam combater de frente, um ao outro, e entreter o público. Queriam desafiar, ao adversário e si mesmo. E foi assim que as cortinas do Colosseum foram levantadas.


Ah, mas tinha atração para quem não queria se arriscar em uma arena também, tá pensando o quê? Uma diversão, digamos, mais glamourosa. Convidamos os todos os membros para tirarem o mais modesto casaco do guarda-roupas ou o mais fino vestido em seda do cabide para terem a honra de participarem de um ilustre e memorável coquetel na cobertura do mais alto prédio de Steamfórdia para celebrarmos o CRM Awards.

E quando falamos em glamour, falamos em quê? Revista, oras! Por que não? Muitos desconhecem, mas antes de sua primeira era, a CRM também chegou a ter sua própria edição de revista. Hoje divulgamos a Make the RPG com muito orgulho, mas em tempo revivemos a CRMagazine para que todos pudessem aproveitar do grande material que ela trazia, incluindo ali o tal grande projeto que eu mencionei anteriormente (com um terceiro nome que eu nem lembrava que ele tivera). Aos que ficaram curiosos, uma vez que não existe mais o tópico do projeto, deem uma olhada na revista e poderão entender um pouco do porque aquele jogo era tão aclamado.

Mas não foram somente os membros que mudaram, aumentaram e aperfeiçoaram-se ao longo do tempo. Uma cidade que se preze acompanha tudo isso e cresce junto, e assim foi. Sempre que uma lataria mostrava indícios de ferrugem, íamos lá dar um toque. Uma parede começou a inclinar? Vamos lá fazer uma reforma. Uma mão de tinta na parede, um reforço aqui, uma remodelagem ali, e com o apoio de todo mundo passamos pelo Tema 3.0, pelo Tema 4.0 e aqui estamos no Tema 5.0. E quem sabe o que mais está vindo por aí?





Enfim, galera, foi só uma passada rápida por alguns dos principais acontecimentos que marcam a história desta comunidade. Muitos outros ocorreram certamente e, ou eu esqueci ou se eu fosse colocar todos escreveria por dias e não terminaria esta postagem a tempo, mas que estes sejam simbólicos em lembrá-los de que já superamos muita coisa. Muitos são os nomes que foram importantes nessa história. Alguns já não mais trilham este caminho, alguns chegaram nesse caminho agora e ainda há outros que acabaram de partir não sabendo se retornarão. São muitos porque todos que passaram por aqui são importantes.

A ponte atrás de nós não existe mais, e à frente também não, porque nós somos quem irá construí-la. E não será eu, ou qualquer outro membro da equipe que irá fazer isso, somos todos nós juntos. Cada pedra dessa ponte que pisamos carrega o nome de alguém que tirou uma dúvida aqui, que se divertiu por aqui, que levou lembranças e deixou saudade. Teremos uma ponte para caminhar enquanto tivermos quem a construa, e se ela ruir, a ergueremos de novo. Já fizemos isso uma vez e porque não o faríamos de novo?

Agradeço pela companhia de todos durante este tempo e durante esse ano em especial. Que enfrentemos menos problemas nesse ano que chega e que, os que tivermos de enfrentar, encaremos de peito aberto e nos tornem mais resilientes, fortes e capazes ao resolvê-los. Que a saúde nos seja abundante e próspera, tal como os bons momentos a se compartilhar. Que todos alcancemos nossos sonhos ou ao menos progredamos em direção à eles. Sucesso a todos, galera!

[box class=calendar_today]A quem está na comunidade há mais tempo, gostaria que compartilhasse alguma coisa que lembra, ou mesmo que me corrija em algo que falei errado euhaueh E agora mandem brasa nessas expectativas aí. O que esperam desse ano? O que já começaram a colocar em prática para que tudo dê certo?
Olha, estou bem humilde esse ano. Só torço para que tudo continue dando bem no meu novo emprego e que eu consiga terminar alguma coisa de meu projeto. Né? Tá meio que passando da validade já.

No mais, Feliz Ano Novo![/box]


Move Your Gears
[close]


  Bom se leram acima, essa época eu não estava ativo aqui e o Geraldo escreveu uma história sensacional sobre como a CRM foi criada. Ele como em um anúncio oficial escreveu formalmente os acontecimentos até chegarmos aos dias de hoje. Acredito que como estamos comemorando 8 anos, para adicionar a essa celebração gostaria de contar informalmente como a CRM foi criada, tirando histórias de um baú de mais de 8 anos e coisas que nunca foram ao público, até hoje  :malvado:. Não esperem formalidade ou coisas politicamente corretas, aqui contém apenas a pura verdade. Isso é se querem mesmo ler, sugiro uma xícara de café e uma boa dose de paciência.

  Vamos voltar vários anos, sério tudo isso começa no fim de 2011 ainda, o Magic D que nem era conhecido ainda no mundo maker chega pra mim e pro Pergoli com uma mensagem pessoal na Mundo RPG Maker que chamarei de MRM a partir de agora.

CitarDe: Magic

Mano serio vamos faser um novo forun de rpg maker?

  Sim, com esse português, eu espero que o Magic apareça aqui e leia isso, porque ele sabe que é verdade o português dele daquela época :fifufi:. Agora naquela época, a primeira coisa que pensei foi, mano, esse cara é maluco? Ele nem me conhece e tá vindo com essas ideias conspiradoras pra cima de mim, fazer uma comunidade enquanto tem a MRM, SRM, Condado, aldeia, ReinoRPG e eu poderia continuar porque a lista é imensa. Cara uma comunidade que tem eu, Magic e Pergoli, beleza o Pergoli era o mais conhecido na época e talvez chamasse alguma atenção, mas o Pergoli estava focado no projeto dele, nas coisas dele, ele nunca aceitaria uma ideia ridícula dessa. Pois o Pergoli me manda uma mensagem alguns minutos depois, aceitando a ideia, pronto não bastava um doido, agora tem outro doido querendo fazer uma comunidade.
 
  Beleza eu aceitei essa ideia de maluco, o que fazia de nós 3 os doidos para ter uma comunidade nova. Assim, eu vou perguntar pro Magic via MP na MRM, sim amigos a gente nem tinha um ao outro no facebook ainda.
 
CitarDe: Raizen884 (884 horrível, parem de usar meu nick e me forçarem a por números depois :()

  Magic, brother, vamos topar fazer a comunidade contigo, e ai qual o plano? Já tá vendo se vai ser com smf, hospedagem etc?

CitarDe: Magic

  Cara tá de pé! Aqui o link: https://www.centrorpgmaker.com.br, seu usuário é Raizen e a senha.. enfins

 
  Na hora que entrei... Cara, o cara já tinha montado a MRM laranja, o Pergoli já estava fazendo o mascote chibi (imagens dentro do primeiro spoiler), eu olhei tipo, mano, o que vocês estão fazendo? Vocês tem uma MRM laranja pronta já. Sim o nosso primeiro design era quase um clone da MRM... só que laranja. Beleza os caras fazendo altas coisas com design, ftp, banco de dados... Err vou criar os tópicos de regras né, é o que consigo e o que falta fazer hahaha...
 
  Feito tudo isso, a comunidade subiu em tipo 1 semana, deu pau no BD perdemos tudo o Magic falou que tinha desistido de tudo e sumiu por 1 mês. Sim, tudo isso ocorreu.

Um mês depois:
 
CitarDe: Magic

Raizão, to motivado de novo! Vamos subir o fórum, vai ficar de otro mumdo!!!!!!

   Ai você pode reler tudo que aconteceu novamente para subir, mas enfim, subimos de novo a MRM laranja, agora com um design ainda mais parecido com a MRM. Beleza, comunidade bonita, formosa e cheirosa. Feito a divulgação, vem a pergunta, quem vai largar a MRM azul para ir pra MRM laranja? 2 dias, sério, 2 wtf dias antes de subirmos a comunidade, puft a MRM cai, sem previsão nenhuma de retornar, altas tretas no BD. Ai puft, CRM sobe, com 4 pessoas na staff (Parecia 7 porque eu tinha 2 contas o Magic 3... Não vem ao caso).
   
A galera carente dos joguinhos de fórum olharam e falaram, MDS COMUNIDADE TOPSSSSSS!!!!!! E ai 80% do movimento da MRM foi pra CRM, parece que foi premeditado, esse movimento era impossível de se imaginar por qualquer pessoa por mais otimista que fosse, foram centenas de registros todos os dias e enfins.

Certo, temos pessoas agora precisamos de uma equipe mais extensa certo? Tipo tem 500 membros ativos na CRM, como vamos lidar com tudo isso?

Pois bem, lá vai a gente caçar pessoas para a equipe da CRM, felizmente eu e o Pergoli tinhamos uma boa quantidade de contatos, enquanto a influência do Pergoli ajudava a conquistarmos moderadores eu fui atrás dos designers e redatores. Ai encontrei o trio mais casca dura que poderiam imaginar e um deles conhecido de quase todos aqui, Mistyrol, Lotmaker e Noir. Vocês não estão entendendo, os 3 brigavam pra ver quem fazia mais matéria, galera, a quantidade de matérias que era cuspida por esses 3 deixava jornais como Folha, Globo tudo no chinelo. Estavamos empilhando material, e sobre os moderadores? Bom não vou falar o nome de todos porque eu não lembro exatamente todos que eram, mas cara não tinha um registro de moderação que ficava aberto mais que 2 minutos. A pessoa tentava denunciar 4 da manhã porque ninguém ia resolver, e puft, tava resolvido. Os membros ficaram maravilhados, tudo funcionando a mil, quem consegue nos parar agora?

O restante da história é o que sabem, ela caiu novamente e nos reerguemos mais uma vez, porém dessa vez com a nossa identidade e não uma continuação de outra comunidade, mas essa história eu deixo para o futuro, espero que tenham gostado de ler até aqui e que tenha sido divertido saberem o que aconteceu por trás dos bastidores.

Claro, o nosso parabéns para a CRM!! São 8 anos de existência e teremos muitos aniversários por vir!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Parabens a toda a comunidade, seja os velhos ou aos como eu chegaram aqui esse ano.  :popcorn: ler toda essa historia longa e não me cansar, cara, vc escreveu muito bem, well done. Por mais old q eu seja (conheci o maker na epoca da mrm) nunca fui de fazer nada, e hj pode se dizer que to começando a da meus primeiros passos na caminhada maker, a comunidade desde q cheguei aqui tem se mostrado acalourada, e cada dia mais gente aparece no chat pra bate um papo ou tira uma duvida. É bom ver adolecentes e adultos por aqui produzindo games e aprendendo, todos na mesma casa trocando conhecimento e experiencias. pra esse ano espero coloca algum projeto em atividade e tbm acrescenta em algo pra comunidade, com o pouco que sei mas que seja util para outra pessoa.

boa sorte a todos nesse ano, e que todos possam ter menos bugs em suas vidas.

PARABENS CRM PELOS 8 ANOS  :festa: :clap:

Eu não sei usar as palavras das quais a equipe é merecedora por manter a comunidade em tantos anos (poh, quase 10 anos!!!), mas eu quero deixar os meus...

PARABÉNS, CRM!!!

Eu guardo essa comunidade no meu coração, principalmente por ser uma das herdeiras do legado da comunidade que, por mais que não exista mais, nunca deixaremos de amar (Mundo RPG Maker).

Espero que nunca desistam de manter o espírito do RPG Maker e de toda essa nostalgia que, ao meu ver, é o que nos dá todo o gás de fazer parte!

Grande Centro, crescemos aqui. Estas caídas e recaídas viraram lenda, patrimônio nacional já haha. Apesar de tanta história, o fórum ainda está só começando. No aniversário de cinquenta anos vai ter festa com setenta iates alugados pra comportar os membros. Bora. o/

Boaaa 8 anos não é pra qualquer um não :clap:
Fico feliz que tenhamos um espacinho como a CRM ainda ativo, certamente foi muito útil pro cenário Maker nacional!

Parabéns CRM :festa:
Até mais :ok:

Muito bom!

Fico muito feliz que tenha se passado tanto tempo e o centro continua de pé, firme e forte!
Um forte abraço galera!

See ya'
.

Parabéns ao CRM e a todos que fizeram e fazem parte, e a todos que fizeram de tudo para mantê-la firme. É muito legal ver essas histórias, saber como tudo começou, os caminhos trilhados, as dificuldades, os momentos nostálgicos e tudo mais. Quando eu vi o tamanho o texto fiquei pensando, será que vou conseguir ler (Sou meio preguiçoso admito), mas a cada linha lida, a curiosidade de saber os acontecimentos eram maiores, o jeito que ele te prende, é como se você estivesse ouvindo ela pessoalmente (Não sei explicar kkk). E para aqueles que viveram esse momento, viveram o nascimento da CRM, histórias pra contar, anos e anos de convivência, aprendizado e evolução, deve ser algo único que só aqueles que estão aqui a muito tempo sabe como é esse sentimento de verdade. Eu que estou a pouco tempo senti um sentimento de nostalgia, ouvir coisas como msn, me fizeram lembrar dos tempos em que eu era moleque e ficava entregando minha tia para minha avó, dizendo que ela tinha namorado kkk, enfim, lembrei de algumas coisas da infância, não vou desviar muito do assunto. E tipo, eu nunca tinha participado de um fórum, nem sabia como funcionava, nem pra que servia ao certo, ao participar do CRM aprendi muita coisa, muitas dúvidas foram tiradas, foi aqui que eu e muitos evoluirão. Espero que o fórum permaneça por muitos e muitos anos e que possa crescer mais e mais, ajudar a todos que estão começando, assim como eu e muitos aqui a dar os primeiros passos e os seguintes, aprender, evoluir, e algum dia passar os conhecimentos adquiridos por aqueles que te ajudaram a crescer, para aqueles que estão começando assim como você começou, e assim passando de gerações por gerações.

E mais uma vez Parabéns CRM, que venham 10, 20, 50...100000 de anos  :clap: :clap: :clap:
Depressão sem obsessão, pulsos livres da dor, tristeza confusa, felicidade sem sentido, ânimo e desânimo, raiva momentânea e a solidão sempre presente...até que a morte os separe, amém.


 :T.T: :T.T: :T.T:

Sensacional ler as histórias e relembrar todo esse tempo de CRM.

Mais legal ainda ver o Shep e o Cezar aqui, lembro que tivemos longos e duros anos na administração e sinto orgulho do "trabalho" que fizemos naquela época, e melhor ainda saber que saímos e deixamos o fórum em boas mãos.

A CRM sem dúvida é uma entidade hoje em se tratando de RPG Maker, espero que se mantenha sempre ativa e torço para que um dia esse hobby chamado RPG Maker volte a ter a força que já teve anos atrás e que possamos ver as ruas da nossa cidade steampunk lotada de gente novamente.









Bora ressucitar a MRM também?

Capaz, CRM sempre e somente!

:urra:

  Saudades da época que eu trazia milhares de tópicos pra CRM, devo ter migrado toda a Dungeon Makers pra cá só em tópicos. Parabéns CRM, o fórum fez parte de uma grande parte da minha vida.

8 anos, com o tempo passa.

Lembro-me perfeitamente dos primeiros meses da CRM, na altura o forum não me tinha chamado muito atenção porque não o achava visualmente bonito, Só mais tarde é que me registei em 2013, tínhamos tantos fóruns na altura, a comunidade de RPG Maker era tão maior tínhamos acesso a tanta coisa e foram estas comunidades portuguesas e brasileiras que moveram muito o RPG Maker a nível global, praticamente todos os sistemas de relevação para o XP e VX/VX ACE são todos nosso, das nossas comunidades ao longo de 2 décadas, o que juntos estas comunidades ao longo de 2 décadas se conquistou é inumerável, a era de ouro já passou é verdade mas ainda estamos aqui, somos menos e temos menos comunidades sim é verdade mas podemos ser poucos mas somos bons.

Que a CRM e todas as nossas comunidades tenham um futuro brilhante à frente.


Mexo com o Maker desde a época da extinta RPG Menace, lá pelo começo dos anos 2000. Alguém lembra dela?
Tinha parado há uns 5 anos e voltei agora, achava que a cena BR tinha acabado, já que a maioria dos fóruns sumiram.

Fico feliz de saber que a cena ainda permanece viva e comunidades com bastante história como a Centro RPG Maker permanecem vivas!  :br:
Veja meus trabalhos:
https://www.coopninjask.com/