O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Game Engine favorita

Iniciado por falamansa, 08/05/2022 às 15:22

08/05/2022 às 15:22 Última edição: 08/05/2022 às 15:24 por falamansa
Olá pessoal, tudo certo?
Primeiro gostaria de desejar um feliz dia das mães para todas as mães do fórum!
Segundo peço desculpas se já existe alguma enquete parecida com esta.

O tema da enquete me veio a cabeça por eu estar aprendendo JavaScript por causa do meu trabalho. Na verdade eu sempre quis aprender Ruby graças as primeiras versões do RPG Maker, só que sempre tive dificuldade em encontrar boa aulas sobre RGSS e acabei não conseguindo aprender sozinho. Depois fui para a Unity e C# pra mim foi bem tranquilo de aprender, mas quem já usou a Unity sabe que ela não é la mil maravilhas kkkk
E eu também sempre tive meu apego pelo RPG Maker e agora que o MV e MZ são baseados em JS, achei que valeria a pena tentar voltar pro RM.
O que vocês acham? Qual a engine preferida de vcs e por quê?
~ Não desista de seus sonhos. Pois no momento certo, se tornarão realidade. ~

O RMMZ é a única engine que eu mexo e me apeguei a ela, é um pouco mais completo que o MV, e tem suporte a alguns plugins do MV, então porque  não gostar, além de uma comunidade que mexia no VXAce e MV, também se mudaram para o RMMZ, então para mim até o momento o RPG MakerMZ é o meu preferido.

08/05/2022 às 19:49 #2 Última edição: 08/05/2022 às 19:50 por sc19
Em primeiro: Clickteam Fusion 2.5, se você tá ligado no Construct vai ver que ela lembra bastante ele, e também por ser uma engine muito "visual" eu tenho mais facilidade e controle de fazer o que quero diferente do RMVXA onde é tudo programando via script e não tenho muito conhecimento em Ruby. Além dela ser uma engine bem mais potente (embora ainda a considerem limitada, mas serve muito pra mim)

Segundo: RPG Maker VX Ace, mas a longo prazo devo parar de usar ele por que mais de 10 anos no RPG Maker ninguém merece

Rpg Maker Mv/Mz é o que mais uso. Já usei um pouco a Tyrano Builder, mas nunca fiz projeto nela. Usei tb o sisteminha do "choice of text", para text games, mas não fui bem sucedido em razão do meu nível de inglês não alcançar o literário. Tenho namorado bastante o ClickFusion e o Game Maker, mas ainda considero um salto grande pra mim, pois sei que o Maker ainda tem mais coisas a me ensinar.
Let's create Worlds.

Citação de: Ryan X online 08/05/2022 às 19:38
O RMMZ é a única engine que eu mexo e me apeguei a ela, é um pouco mais completo que o MV, e tem suporte a alguns plugins do MV, então porque  não gostar, além de uma comunidade que mexia no VXAce e MV, também se mudaram para o RMMZ, então para mim até o momento o RPG MakerMZ é o meu preferido.

Interessante, também gosto bastante do VX Ace, mas essa falta de conhecimento em RGSS me "quebra as pernas" kkkk
Pretendo começar a mexer com o MZ também, estava na dúvida de qual seria melhor o MV ou MZ hahah mas vou testar esse último então.

Citação de: sc19 online 08/05/2022 às 19:49
Em primeiro: Clickteam Fusion 2.5, se você tá ligado no Construct vai ver que ela lembra bastante ele, e também por ser uma engine muito "visual" eu tenho mais facilidade e controle de fazer o que quero diferente do RMVXA onde é tudo programando via script e não tenho muito conhecimento em Ruby. Além dela ser uma engine bem mais potente (embora ainda a considerem limitada, mas serve muito pra mim)

Segundo: RPG Maker VX Ace, mas a longo prazo devo parar de usar ele por que mais de 10 anos no RPG Maker ninguém merece

Não tinha ouvido falar do Clickteam Fusion ainda, parece bem fácil de mexer realmente.

Citação de: Misterdovah online 09/05/2022 às 07:27
Rpg Maker Mv/Mz é o que mais uso. Já usei um pouco a Tyrano Builder, mas nunca fiz projeto nela. Usei tb o sisteminha do "choice of text", para text games, mas não fui bem sucedido em razão do meu nível de inglês não alcançar o literário. Tenho namorado bastante o ClickFusion e o Game Maker, mas ainda considero um salto grande pra mim, pois sei que o Maker ainda tem mais coisas a me ensinar.

Game Maker é uma engine até que robusta, mas diria que é um pouco mais complicadinha de mexer. Tem como vc fazer as coisas por eventos como no RM, mas no fim acaba precisando mais de programação do que no RM.
~ Não desista de seus sonhos. Pois no momento certo, se tornarão realidade. ~

Já usei diversas engines: RPG Maker 2000, RPG Maker 2003, Unreal 4, Cocos, Solar2D, etc...

Eu até que me dou bem com C# e Unity, mas minha favorita, não tem jeito: é o Ruby e o RPG Maker XP! Fácil e poderosa, depois que eu extrai os scripts e passei a usar com o VS Code com as extensões certas, codar nela ficou uma maravilha!

Citação de: FL online 15/05/2022 às 13:49
Já usei diversas engines: RPG Maker 2000, RPG Maker 2003, Unreal 4, Cocos, Solar2D, etc...

Eu até que me dou bem com C# e Unity, mas minha favorita, não tem jeito: é o Ruby e o RPG Maker XP! Fácil e poderosa, depois que eu extrai os scripts e passei a usar com o VS Code com as extensões certas, codar nela ficou uma maravilha!

Daora mano! Poderia dizer quais extensões vc usa no VS Code pra programar em RGSS? E tem algum curso, livro ou outro material pra indicar a aprender Ruby voltado ao RPG Maker?
Abraço!
~ Não desista de seus sonhos. Pois no momento certo, se tornarão realidade. ~

Citação de: falamansa online 17/05/2022 às 01:43
Daora mano! Poderia dizer quais extensões vc usa no VS Code pra programar em RGSS? E tem algum curso, livro ou outro material pra indicar a aprender Ruby voltado ao RPG Maker?
Abraço!
Eu gostava muito das aulas de RGSS do Anderson Porto. Parte delas foi perdida, outras você encontra no Google (não sei se posso linkar diretamente).

Extensões em ordem decrescente de importância. As 3 primeiras são muito recomendadas. Só as 2 primeiras são específicas do Ruby.

  • Solargraph: Provê várias features de uma IDE como autocomplete (com classe/método/variável), você pode checar a classe/método/variável passado o nome em cima de um valor e usar o ctrl+click para ir direto à definição.
  • Rubocop: Focado em linting. Mostra warnings para variáveis não usadas e até mesmo aponta erros de sintaxe de antemão. Você pode o configurar para dar warnings em diferentes situações, como ao ter métodos logos, por exemplo.
  • Code Runner: Permite selecionar um código e executar ele na hora. Ótimo para testes rápidos ou testar partes mais separadas do código.
  • Windows Colors: Permite configurar uma cor de borda para cada projeto, muito útil quando se está com dois projetos abertos, para não confundir.
  • VS Code Counter: Dá um relatório das linhas do projeto. Me ajuda a ter noção do tamanho dos meus projetos.
  • Visual Studio Keymap: Transforma os atalhos (não todos) nos do Visual studio comum. Super útil pra quem está acostumado com os atalhos do Visual Studio.
  • Smart Column Indenter: Possibilita identar colunas de códigos para ficar iguais às do gif.
  • Rewrap: Permite quebrar um comentário grande em várias linhas. Uso para respeitar limites de colunas do maker.
Há mais, como TODO tree e Bookmarks, mas devo ter usado 5 vezes ou menos essas.

Minha engine favorita é - e suponho que sempre vai ser - o RPG Maker 2000, por toda a história que tenho com ele e todo o fator nostálgico envolvido. Não é a engine que mais uso atualmente (embora ainda tenha um projeto em desenvolvimento nela) nem na qual devo me focar mais daqui pra frente, mas acho que dificilmente a abandonaria completamente - eu gosto demais desse treco pra largar.