O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Saint Seiya: A Batalha Sem Fim (RPG Maker 2000)

Iniciado por Weskley90, 13/11/2021 às 16:15

13/11/2021 às 16:15 Última edição: 26/08/2023 às 10:12 por Weskley90
Saint Seiya: A Batalha Sem Fim - RPG (Demo Disponível)

Informações básicas:
Nome do criador: Weskley Damasceno
Gênero: RPG
Data de inicialização: 2019/Janeiro
Equipe: Sozinho até o momento.
Este jogo usa Recursos Gráficos dos Jogos:
A) Saint Seiya-Il Mito (PC)
B) Saint Seiya Asgard Chapter (PC)
C) Saint Seiya Paradise (GB)
C1) Saint Seiya Ougon Densetsu (WSC)
D) Saint Seiya Densetsu.(PC)
E) Saint Seiya Hades Chapter (PC)

Olá, me chamo Nome do projeto Damasceno.
Estou construindo um jogo de CDZ chamado a Batalha Sem Fim.
Nesse game usei o RPG Maker 2000 por opção, devido ao sentimento de Saudades da Plataforma.
Na minha juventude quase nunca consegui completar meus projetos por estar sempre muito ocupado (Não que esteja desocupado agora)
Um sonho foi parcialmente realizado o de lançar um jogo de CDZ, mesmo com muitas dificuldades dos quais criticas devem surgir (eu as aceito ja aviso que as sugestões de mudar para RM2003 ou novas versões no momento não pretendo, porém outras como uso do Sokoban e outras engines que possam ser utilizadas no RPG2000 estou aqui para aprender.
Grato pela atenção aqui.


O JOGO:
É um RPG nos moldes clássico baseados nos Games Saint Seiya Paradise (GB) e no Saint Seiya Ougon Densetsu Perfect Edition (WSC), onde você inicia a aventura após a Guerra Galáctica.

Sua prioridade é seguir parcialmente os eventos do Anime/Mangá porém realizando todos os quest. Até o presente momento o jogador controlará os 5 protagonistas de acordo com as possibilidades podendo mudar algumas batalhas se o próprio desbloquear aventuras por meio de diálogos dentro do jogo.



CONTEXTO:
- O Jogo aborda sem seguir a ordem Cronológica as Sagas: do Santuário, Asgard e Poseidon.
- O Jogo encaixa aventuras extras: OVAs e aventuras exclusivas do Anime.
- O Jogo possui nos mapas itens chaves que podem alterar as capacidades físicas dos cavaleiros.


SISTEMA DE BATALHA
- Uso do Convencional Sistema de batalha. (Exceto contra os Chefes).
- As animações de Batalhas tem como base GIFS do Anime sequenciado em Sprites de 10 Frames.
- As Habilidades devem ser desbloqueadas em alguns quests do contrario o nível do jogo ficará muito difícil.


PERSONAGENS JOGAVÉIS
- Apenas os 5 ProtagonistasSeiya, Hyoga, Shiryu, Ikki e Shun.



DOWNLOAD
- Atualizando os bugs para postar após os erros corrigidos.

- Haverá mudanças gráficas no jogo, em função da autorização de alguns gráficos.


AUTOCRITICA
- Desenvolver Cutscenes para os Soldados do Santuário Melhores.
- Recebi um feedback de um colega, sobre a possibilidade de desenvolver Puzzles. (alguém conhece um bom tutorial?)
- Pretendo fazer mais Animações de Batalhas para os Boss Clássicos.



Nunca desista das Batalhas.
Você é um Cavaleiro.

13/11/2021 às 16:41 #1 Última edição: 14/11/2021 às 12:31 por Weskley90
[radius_img=0,0]file:///C:/Users/micro/Desktop/Desenho%20BInho/pag_04/%E8%81%96%E9%97%98%E5%A3%AB%E6%98%9F%E7%9F%A20717.png[/radius_img]

Estou querendo dicas de Hospedagem para Jogo, como:
1) Operar no Mega para downloads, pode ser o 4Shared e etc.

Tenho dificuldades na Edição dos Vídeos:
2) Editar Vídeos com pouco delay, usei o zoom e não gostei.
a) Fiz pelo celular, ficou com qualidade baixa mais adaptável.

Aqueles que conseguiram Baixar:
3) Caso possam deem feedbacks, notifiquem bugs ou eventos confusos.
4) Caso tenham dificuldades no mapa, ele tem estilo de Labirinto com um tempo você acostuma.
Nunca desista das Batalhas.
Você é um Cavaleiro.

Alguém aqui fez download do jogo ou percebeu algum bug na Primeira Demo?
Nunca desista das Batalhas.
Você é um Cavaleiro.

Embora não rode aqui, eu baxei e deixei guardado para jogar na primeira oportunidade. Mas minha primeira crítica é quanto ao tamanho. 123MB é grande pra qualquer versão do RPG Maker, principalmente o 2000. Se você fizer um controle melhor sobre os recursos, usando somente o necessário, o projeto vai caber em menos de 10.

28/12/2021 às 08:10 #4 Última edição: 05/07/2023 às 10:48 por Weskley90
Obrigado por ter baixado.  Ficou grande por que tem vídeos e os sistemas de animação de Batalhas ficaram baseados em Gif.

Eu fiz dos Cavaleiros Negros a Asgard, incluindo dois OVAs por isso o tamanho.
Nunca desista das Batalhas.
Você é um Cavaleiro.

28/12/2021 às 08:13 #5 Última edição: 05/07/2023 às 10:50 por Weskley90
Talvez, numa próxima versão retire os vídeos e troque por explicações dos eventos e uso de pictures.
Nunca desista das Batalhas.
Você é um Cavaleiro.

14/01/2022 às 02:07 #6 Última edição: 05/07/2023 às 10:51 por Weskley90
Já comecei a Saga Poseidon, estou construindo MApas e Novas Animações de Batalhas. Estou com dificuldade em achar as Vozes em BRs de
alguns golpes dos Marinas.

Estou pensando em Criar novos personagens como Marinas menores para sair do Clichê e os personagens ter mais level Up.
Nunca desista das Batalhas.
Você é um Cavaleiro.

Tentei jogar aqui, mas está aparecendo o seguinte erro:






14/01/2022 às 21:14 #8 Última edição: 05/07/2023 às 10:53 por Weskley90
 :fliptable:
Olá, meu  caro você deve ir na pasta charset e colocar encontrar o charset aço e renomear.
Esse erro aconteceu por que seu programa não reconheceu o Ç.
Nunca desista das Batalhas.
Você é um Cavaleiro.

Citação de: Moge online 14/01/2022 às 15:11
Tentei jogar aqui, mas está aparecendo o seguinte erro:




Você deve ter aberto no Celular ou numa versão mais antiga do RPG Maker 2000. Veja se ajudou o que digitei lá no fórum.


Olá, meu  caro você deve ir na pasta charset e colocar encontrar o charset aço e renomear.
Esse erro aconteceu por que seu programa não reconheceu o Ç.
Nunca desista das Batalhas.
Você é um Cavaleiro.

14/01/2022 às 21:22 #10 Última edição: 14/01/2022 às 23:55 por Weskley90
Citação de: Corvo online 27/12/2021 às 10:44
Embora não rode aqui, eu baxei e deixei guardado para jogar na primeira oportunidade. Mas minha primeira crítica é quanto ao tamanho. 123MB é grande pra qualquer versão do RPG Maker, principalmente o 2000. Se você fizer um controle melhor sobre os recursos, usando somente o necessário, o projeto vai caber em menos de 10.

https://i.servimg.com/u/f95/20/39/86/18/jango10.jpg


Um dos motivos dele ser pesado, é o fato de usar movies, animação de batalha em Gif, panorama e pictures.
Nunca desista das Batalhas.
Você é um Cavaleiro.

Citação de: Weskley90 online 14/01/2022 às 21:22
https://i.servimg.com/u/f95/20/39/86/18/jango10.jpg

Um dos motivos dele ser pesado, é o fato de usar movies, animação de batalha em Gif, panorama e pictures.
Nunca desista das Batalhas.
Você é um Cavaleiro.

15/01/2022 às 16:16 #12 Última edição: 15/01/2022 às 22:23 por Moge
Estou reportando os erros que encontrei no projeto, durante a minha diminuta jogatina.

1º – Com cerca de 10 minutos de gameplay, eu consegui encontrar muuuitos erros de acentuação no projeto.

Spoiler







[close]




2º – Algumas falas estão cortadas, porque o texto não está respeitando o limite da caixa de diálogo do RM2K.

Spoiler



[close]




3º – Olha, vale a pena refletir, se o projeto realmente necessita de um instalador. Ao meu ver, não precisa. Porque isso só gera uma certa "burocratização" para rodar o jogo. E por incrível que pareça, isso já pode ser um motivo, para eventuais jogadores desanimarem de testar o seu projeto.

Pensa assim: cada procedimento burocrático que é inserido desnecessariamente no seu projeto, pode ser considerado um empecilho a mais para o jogador. E eu acredito que a sua intenção ao divulgar o seu projeto aqui, é de atrair o máximo de pessoas para conhecer o seu projeto, não é mesmo? Então evite esse tipo de prática.




4º – O jogo está extremamente confuso. E esse é o motivo do meu gameplay ter durado apenas 10 minutos.

Eu fiquei MUITO CONFUSO na hora de explorar os mapas, tentando entender qual é a lógica para se deslocar de um mapa para outro. Pra você ter ideia, tinha mapa que eu saia pelo lado esquerdo, e pra voltar ao mapa de antes, eu tinha que sair pelo lado esquerdo novamente.

Além disso, os ambientes dos mapas se alternam com nenhuma sutileza. Ora estou numa estrada, e do nada apareço no meio do "Deserto do Saara".




Enfim, confusão atrás de confusão, o que me gerou um grande desinteresse de continuar com a jogatina.




5º – O jogo poderia dar a opção de pular a introdução.

Sei que a introdução contextualiza o jogador sobre alguns acontecimentos (o que sem sombra de dúvidas é algo importante para o entendimento da história), mas é bom imaginarmos também, que pode ter alguém que já jogou o seu jogo antes, e quer simplesmente pular essa parte e ir direto ao jogo.

Aproveitando esse gancho da introdução, após terminá-la, o jogo pergunta se o jogador tem interesse de jogar o jogo...
Ora, a resposta para essa pergunta já está meio que implícita, no momento que eu estou rodando o jogo no meu pc né. Logo, considero essa parte bem desnecessária para o projeto.




6º – O jogo poderia ser mais leve.

E não, não adianta "argumentar" que é por causa que o jogo utiliza muitos recursos e etc. A verdade é que ao abrir a pasta do seu projeto, eu já percebi logo de cara que tem ARQUIVO DE VÍDEO repetido, o que aumenta consideravelmente (e desnecessariamente) o peso do projeto. Assim, vale a pena dar uma revisada nos arquivos do projeto, pois, provavelmente, deve ter mais arquivos repetidos dentro das pastas.

Além disso, acho que vale refletir, se esse recurso dos vídeos é algo realmente necessário para o projeto, pois a qualidade de alguns vídeos está péssima, desculpa.




Bem, é isso. Espero que não se ofenda com as minhas críticas, pois não é essa a intenção, — mas apenas contribuir positivamente para o desenvolvimento do projeto.

Até.



15/01/2022 às 22:05 #13 Última edição: 18/01/2022 às 23:22 por Crixus
Todos os pontos que eu postei abaixo devem ser levados como criticas construtivas.
;-)

Uma coisa que não entendi, é por que você fez o trailer do jogo com o celular, nem precisaria criar um tópico para saber que existem softwares gratuitos para gravar a tela do computador ou uma janela de um software, o mais usado é o OBS.

Vou complementar um pouco o que o Moge postou primeiro.
Citação de: Moge online 15/01/2022 às 16:16
1º – Com cerca de 10 minutos de gameplay, eu consegui encontrar muuuitos erros de acentuação no projeto.
Eu acredito que ele tenha usado o Rpg2k pirata, o qual não tem suporte para idiomas latinos ou indo-europeus, por isso é impossível usar acentos, não acontece na versão da Steam.

Citação de: Moge online 15/01/2022 às 16:16
2º – Algumas falas estão cortadas, porque o texto não está respeitando o limite da caixa de diálogo do RM2K.
Para complementar, o editor tem uma linha própria para que o desenvolvedor se guie, e também muda o posicionamento quando inclui uma FACE no dialogo.

Citação de: Moge online 15/01/2022 às 16:16
3º – Olha, vale a pena refletir, se o projeto realmente necessita de um instalador. Ao meu ver, não precisa. Porque isso só gera uma certa "burocratização" para rodar o jogo. E por incrível que pareça, isso já pode ser um motivo, para eventuais jogadores desanimarem de testar o seu projeto.
O desenvolvedores mais antigos usavam isso para que pudesse instalar o pacote de fontes e a instalação em backgroundo da RTP, o que não é mais necessário desde antes de 2010 devido as várias ferramentas criadas exclusivamente para Rm2k por fãs. Mas raramente esses desenvolvedores vão ver as tutoriais.
Também vale lembrar que era algo bonito na época do Windows XP dizer que o jogo tinha um instalador.
Dica, se baixar apenas o arquivo LZH você pode extrair o jogo com Winrar ou 7-Zip.

Citação de: Moge online 15/01/2022 às 16:16
5º – O jogo poderia dar a opção de pular a introdução.
Isso enchia a paciência na maioria dos jogos das franquias Zelda e Final Fantasy, só alguns eram interessantes. Mas ao meu ver o desenvolvedor não tem muita familiaridade com o software, então realmente é algo que talvez devesse ser incurtado para no máximo 2 minutos.

Citação de: Moge online 15/01/2022 às 16:16
6º – O jogo poderia ser mais leve.

E não, não adianta "argumentar" que é por causa que o jogo utiliza muitos recursos e etc. A verdade é que ao abrir a pasta do seu projeto, eu já percebi logo de cara que tem ARQUIVO DE VÍDEO repetido, o que aumenta consideravelmente (e desnecessariamente) o peso do projeto. Assim, vale a pena dar uma revisada nos arquivos do projeto, pois, provavelmente, deve ter mais arquivos repetidos desnecessariamente dentro das pastas.
Por mais que explique raramente os usuários de Rm2k e Rm2k3 entendiam como funciona o sistema de cores, recursos de mídias (BGM, SE e vídeos), quantas vezes não baixei um jogo lindo feito por algum europeu que os arquivos de edição do jogo estavam em pastas que não existem na estrutura do jogo pesando mais que o jogo sozinho.

Eu verifiquei e os vídeos pesam menos de 1/4 do jogo total, então realmente não tem como usar esse argumento sem realmente ter ido conferir.

Aproveitando, vamos tentar entender o que acontece nas pastas do jogo:
ABRA AQUI

Pasta Backdrop: Um arquivo JPG, não me recordo desse formato ser aceito pelo Rm2k pirata

Pasta Battle: Tem alguns arquivos que os acentos se perderam como J_ManipulaþÒo.png, isso claramente vai causar erro no jogo momento em que a Skill que usa essa imagem for reproduzida em batalha.

Pasta Charset: Por motivo desconhecido existe um arquivo RAR com um jogo em espanhol de Saint Seiya, inclusive bem feitinho. Esse jogo sozinho aumenta em mais 4 MB o tamanho do arquivo de download.

Pasta GameOver: Não sei como, mas você conseguiu colocar dois arquivos com o mesmo exato nome, tanto que isso pode causar problema na instalação do jogo.

Pasta Monster: Alguns arquivos com o problema de acento e também tem o gráfico de um soldado viking com um caractere ß, usado normalmente em alemão que pode não rodar no Rm2k.

Pasta Panorama: Duas imagens uma em formato tiff o qual o Rm2k não usa e outra com quase meio mega de tamanho só por estar no formato BMP ao invés de ter sido importada pelo gerenciador de arquivos do Rm2k para converter em PNG ou XYZ.

Pasta Picture: Outra coisa bem desnecessária, um arquivo de 3 MB no formato GIF que não é usado no Rm2k pois o mesmo não tem suporte para GIF animado.

Sound: Arquivo com problema de acentuação, ou seja, não travam o jogo, mas deixam uma Skill ou cena sem som por não ser localizado.

System: Vários Systemset, algo raramente usado em um jogo é modificar o System (cores e formato das janelas de menus e dialogos), ou seja recursos desnecessário.

Title: 3 arquivos sendo que o jogo só pode usar 1.
[close]

Acredito que boa parte das músicas da trilha sonora de Saint Seiya clássico exista em formato MIDI.

Minha maior critica vai para o mapeamento, por isso vou me focar apenas nisso, os cenários misturam vários estilos gráficos onde os tamanhos dos objetos não correspondem ao restante do cenário parecendo algo jogado aleatoriamente, tornando a visão bem desagradável para quem gosta de JRPG e confuso pra quem nunca jogou.

Outro erro grave é o uso de caracteres latinos nos nomes de arquivos, Aço.png por exemplo, todos os jogadores usam computadores em português, mas os servidores onde ficam armazenados ou mesmo o gerador de instaladores não costumam dar suporte para isso.

Vários dos gráficos não ripados são edições de outros autores, vários sons foram tirados de alguns fan-games e mal reutilizados, além de texto efeitos sonoros em outros idiomas, o que faz perder totalmente o sentido do jogo.

Em geral o que pude ver é que apesar de você ter dito que o jogo é feito para lembrar a boa época do Rm2k aparentemente você não conseguiu ter acesso ou aproveitar muito as varias tutoriais da época.

Citação de: Moge online 15/01/2022 às 16:16
Estou reportando os erros que encontrei no projeto, durante a minha diminuta jogatina.

1º – Com cerca de 10 minutos de gameplay, eu consegui encontrar muuuitos erros de acentuação no projeto.

Spoiler







[close]




2º – Algumas falas estão cortadas, porque o texto não está respeitando o limite da caixa de diálogo do RM2K.

Spoiler



[close]




3º – Olha, vale a pena refletir, se o projeto realmente necessita de um instalador. Ao meu ver, não precisa. Porque isso só gera uma certa "burocratização" para rodar o jogo. E por incrível que pareça, isso já pode ser um motivo, para eventuais jogadores desanimarem de testar o seu projeto.

Pensa assim: cada procedimento burocrático que é inserido desnecessariamente no seu projeto, pode ser considerado um empecilho a mais para o jogador. E eu acredito que a sua intenção ao divulgar o seu projeto aqui, é de atrair o máximo de pessoas para conhecer o seu projeto, não é mesmo? Então evite esse tipo de prática.




4º – O jogo está extremamente confuso. E esse é o motivo do meu gameplay ter durado apenas 10 minutos.

Eu fiquei MUITO CONFUSO na hora de explorar os mapas, tentando entender qual é a lógica para se deslocar de um mapa para outro. Pra você ter ideia, tinha mapa que eu saia pelo lado esquerdo, e pra voltar ao mapa de antes, eu tinha que sair pelo lado esquerdo novamente.

Além disso, os ambientes dos mapas se alternam com nenhuma sutileza. Ora estou numa estrada, e do nada apareço no meio do "Deserto do Saara".




Enfim, confusão atrás de confusão, o que me gerou um grande desinteresse de continuar com a jogatina.




5º – O jogo poderia dar a opção de pular a introdução.

Sei que a introdução contextualiza o jogador sobre alguns acontecimentos (o que sem sombra de dúvidas é algo importante para o entendimento da história), mas é bom imaginarmos também, que pode ter alguém que já jogou o seu jogo antes, e quer simplesmente pular essa parte e ir direto ao jogo.

Aproveitando esse gancho da introdução, após terminá-la, o jogo pergunta se o jogador tem interesse de jogar o jogo...
Ora, a resposta para essa pergunta já está meio que implícita, no momento que eu estou rodando o jogo no meu pc né. Logo, considero essa parte bem desnecessária para o projeto.




6º – O jogo poderia ser mais leve.

E não, não adianta "argumentar" que é por causa que o jogo utiliza muitos recursos e etc. A verdade é que ao abrir a pasta do seu projeto, eu já percebi logo de cara que tem ARQUIVO DE VÍDEO repetido, o que aumenta consideravelmente (e desnecessariamente) o peso do projeto. Assim, vale a pena dar uma revisada nos arquivos do projeto, pois, provavelmente, deve ter mais arquivos repetidos dentro das pastas.

Além disso, acho que vale refletir, se esse recurso dos vídeos é algo realmente necessário para o projeto, pois a qualidade de alguns vídeos está péssima, desculpa.




Bem, é isso. Espero que não se ofenda com as minhas críticas, pois não é essa a intenção, — mas apenas contribuir positivamente para o desenvolvimento do projeto.

Até.


Devo ajeitar na nova versão, quanto a acentuação notei quando usei o EasyRpgMaker para rodar no celular, ele não fez a leitura dos acentos. Quanto ao jogo você deve falar com as pessoas e desbloquear itens chaves para dar início as aventuras.

Quanto a transição de cenários, sua fala procede talvez na nova versão eu adicione mapas novos, quanto ao Saara, ali é a praia onde você enfrentaria Misty de Lagarto.

O mapeamento deve ser melhorado, estava tentando na Saga Poseidon torna-lo mais uniforme. Percebi pelas críticas que os quest como meio de obter itens chaves também não agradaram.
Nunca desista das Batalhas.
Você é um Cavaleiro.