O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

WG Ice Menu 1.0.0

Iniciado por Sir Lobo, 01/09/2020 às 08:31

01/09/2020 às 08:31 Última edição: 12/02/2023 às 10:44 por Sir Lobo


Bem, gostaria de salientar que este é meu primeiro plugin de MZ, visto que javascript nunca foi muito a minha praia além do ramo web, então para mim já é uma grande conquista :wow: e Espero que seja útil

[box2 class=cat_bar title=Descrição]
Bem, basicamente é uma alteração do menu original com intuito de deixá-lo com aspecto mais moderno, simplicando-o em um estilo flat (cor sólida), que é utilizada largamente no ramo web e no design em geral.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Configurações]
Antes de tudo, copie a pasta wg_menu para a pasta raíz do seu projeto.
Veja Como


[close]
Talvez os arquivos e pastas internas seja um pouco diferentes, mas o caminho é o mesmo.

Copie também o plugin WG_Icemenu.js para sua pasta de plugins, normalmente localizada em /js/plugins. Depois basta verificar se aparece no menu de plugins e Voilà
Veja Como


[close]
[box2]

[box2 class=cat_bar title=Personalização]
Logotipo
Para alterar o logotipo principal, basta editar o arquivo gamelogo.png contido na pasta wg_menu

Posicionamento do Menu
O menu de seleção é originalmente é posicionado no canto inferior-direito, mas é possível posicioná-lo com os seguintes parâmetros:

  • Centro / Centro
  • Centro / Inferior
  • Centro / Esquerda
  • Centro / Direita
  • Esquerda / Inferior
  • Direita / Inferior

Caso ainda não tenha entendido, veja as screenshots:
Posições do Menu




Posição Original (Direita / Inferior)
Parâmetros usados neste exemplo:
HorizontalPosition: Right (2)
VerticalPosition: Bottom (1)
UseArtwork: Yes (0)
UseTitleAsImage: Yes (0)


Centro / Centro
Parâmetros usados neste exemplo:
HorizontalPosition: Center (0)
VerticalPosition: Center (1)
UseArtwork: No (1)
UseTitleAsImage: Yes (0)


Centro / Inferior
Parâmetros usados neste exemplo:
HorizontalPosition: Center (1)
VerticalPosition: Bottom (1)
UseArtwork: No (1)
UseTitleAsImage: Yes (0)


Centro / Esquerda
Parâmetros usados neste exemplo:
HorizontalPosition: Left (0)
VerticalPosition: Center (1)
UseArtwork: No (1)
UseTitleAsImage: Yes (0)


Centro / Direita
Parâmetros usados neste exemplo:
HorizontalPosition: Right (2)
VerticalPosition: Center (1)
UseArtwork: Yes (0)
UseTitleAsImage: Yes (0)


Esquerda / Inferior
Parâmetros usados neste exemplo:
HorizontalPosition: Left (0)
VerticalPosition: Bottom (1)
UseArtwork: No (1)
UseTitleAsImage: Yes (0)


Direita / Inferior
Parâmetros usados neste exemplo:
HorizontalPosition: Right(2)
VerticalPosition: Bottom (1)
UseArtwork: No (1)
UseTitleAsImage: Yes (0)


LEMBRETE: Para evitar editar o arquivo artwork.png, eu simplesmente desabilitei ele para que fosse possível ver a caixa de menu
[close]
Usar logotipo ao invés do título em texto
Caso você queira incluir o logotipo do seu projeto no lugar do título em texto padrão do RMMZ, basta selecionar a opção Yes (0) no parâmetro UseTitleAsImage. A opção Yes é definida por padrão
Veja Como



[close]
Selecionando No, ele habilita o título em texto padrão:
Veja Como
[close]
Artwork
Para evitar problemas de posicionamento, a artwork pode ser colocada em qualquer lugar da tela, bastando editar o arquivo artwork.png. Ela possui a mesma resolução nativa do RMMZ (816 x 624).
Você pode habilitar ou desabilitar esta opção no parâmetro UseArtwork escolhendo entre Yes (0) e No (1). A opção Yes é definida por padrão.
artwork.png
[close]

Fonte Personalizada
É possível alterar a fonte padrão do menu mudando o parâmetro Font Name. Basta inserir o nome da sua fonte exatamente como está renomeada o arquivo .ttf.

Para que ela seja reconhecida, é necessário copiá-la para a pasta wg_menu/fonts/.
Veja Como


[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Agradecimentos]
Gostaria de agradecer a staff da CRM que me apoiou e me ajudou na hora de arriscar a criar algo de primeira viagem pro RMMZ, em especial, os senhores Raizen, Gabriel, Jorge_Maker e Syureri. E claro, ao grande Ojima!

Espero sinceramente que apesar de simples, seja útil para alguém!  :hermano:

Um abraço e Keep Howling!
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Licença]
Você pode usar, modificar ou até mesmo criar variantes deste script e/ou projeto, mas nunca distribuí-lo com sendo de sua autoria sem creditar o autor original (Sir Lobo).

Caso apenas deseje usá-lo em seu projeto sem intenção de criar uma variante, o crédito é facultativo, mas muito bem apreciado.

No mais, você é livre para usar em projetos comerciais e não-comerciais sem que precise me avisar ou notificar-me de seu uso.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Download]
Spoiler
[/box2]
Conheça meus assets:

NIIIIIIIIIICEE!! Finalmente dando os primeiros passos com o MZ!! A partir de agora é só avanço! Ia sugerir fazer uma atualização desse menu lindão aí com algumas opções adicionais vinculadas à eventos comuns e um scrollzinho pra caso tenham mais que 3 opções! Topa o desafio?? HAHAHAHA

Abraço!

Citação de: Eliyud online 01/09/2020 às 09:05
NIIIIIIIIIICEE!! Finalmente dando os primeiros passos com o MZ!! A partir de agora é só avanço! Ia sugerir fazer uma atualização desse menu lindão aí com algumas opções adicionais vinculadas à eventos comuns e um scrollzinho pra caso tenham mais que 3 opções! Topa o desafio?? HAHAHAHA

Abraço!

Hahaha eita!  :o: Veremos  :o__o: hohoho! Boa sugestão! Com certeza irei absorver para pensar sobre.
E agradeço o apoio, como sempre, meu caro amigo Ellyud  :popcorn: :*-*:
Conheça meus assets:

Parabéns mesmo lobo, eu vi só agora o resultado  :XD:

Ainda veio junto com o tutorial haha, showzão mesmo!!

Bora fazer vários plugins para o MZ   :hermano:

Meus parabéns, esse é um dos plugins de menu de título mais bacanas, simples e interativos que já vi. Muito obrigado por trazer ao fórum!

Citação de: Raizen online 04/09/2020 às 12:07
Parabéns mesmo lobo, eu vi só agora o resultado  :XD:

Ainda veio junto com o tutorial haha, showzão mesmo!!

Bora fazer vários plugins para o MZ   :hermano:

Muito obrigado, Raizen  :ded: E agradeço a ajuda e o apoio que deu  :heart: Ah, e coloquei o tutorial pra facilitar pra quem é de primeira viagem hehe  :*-*: Um abraço

Citação de: Seki online 04/09/2020 às 19:17
Meus parabéns, esse é um dos plugins de menu de título mais bacanas, simples e interativos que já vi. Muito obrigado por trazer ao fórum!

Opa, fico lisonjeado pelo comentário  :rainbow: :*-*: Espero que seja útil, apesar de simples! Um abração

Keep Howling
Conheça meus assets:

Pô, o resultado final ficou bem bonito.

Já tá pronto pra fazer vários plugins pro MZ, heim?


Em primeiro lugar está lindo esse menu, mas estou comentando por duas dúvidas, a primeira é como faço para aumentar a resolução ? eu aumentei a resolução das imagens para 1600x900, tudo está perfeitinho porém o menu só aparece se colocar center-center, se não for assim o menu aparece comido e eu queria semelhante ao padrão original, a segunda dúvida seria o que preciso mudar para permitir acentuação e ç ? exemplo, o botão de opções ficou sem o ç e õ...

18/09/2020 às 18:09 #8 Última edição: 18/09/2020 às 18:12 por Sir Lobo
Desculpem a imensa demora  :o:

Citação de: Gabriel online 06/09/2020 às 08:48
Pô, o resultado final ficou bem bonito.

Já tá pronto pra fazer vários plugins pro MZ, heim?

Hahaha quem dera, mas assi mque aliviar, tentarei dar um upgrade :hermano: Obrigado  :heart:

Citação de: skelhat online 07/09/2020 às 10:20
Em primeiro lugar está lindo esse menu

Muito obrigado  :carinha: :heart:

Citação de: skelhat online 07/09/2020 às 10:20
(...) mas estou comentando por duas dúvidas, a primeira é como faço para aumentar a resolução ? eu aumentei a resolução das imagens para 1600x900, tudo está perfeitinho porém o menu só aparece se colocar center-center, se não for assim o menu aparece comido e eu queria semelhante ao padrão original, a segunda dúvida seria o que preciso mudar para permitir acentuação e ç ? exemplo, o botão de opções ficou sem o ç e õ...

Ah, então, no momento eu vou ficar devendo um upgrade porque estou sem tempo  :sad: mas como está anotado, vou caçar sim como resolver esta parada. Agradeço o feedback e peço desculpas humildes por não poder lhe dar suporte por hora  :sad:
Conheça meus assets:

Olá tudo bem? O plugin é muito bom, porém está bugando meu jogo. Acredito que ele está incompatível com algo, porém na demo disponibilizada esse bug também acontece.

Veja as imagens:



Bom dia, boa tarde ou boa noite, assim como o colega dos comentarios, eu tive problemas com o plugin nessa parte das janelas.




Eu passei um tempo olhando o código para encontrar a causa do problema, mas meu baixo intelecto n me permitiu isso até agora asokkoaskooas.

Teria como atualizar o plugin sem o erro ou nos ajudar? :c

Tirando isso, eu amei o plugin, super simples e facil de deixar algo bonito, seu trabalho foi mt bem feito.

Achei perfeito d++ e me ajudou a fazer um menu mt fofo pro meu projeto.


Citação de: thypson online 16/07/2021 às 19:32
Olá tudo bem? O plugin é muito bom, porém está bugando meu jogo. Acredito que ele está incompatível com algo, porém na demo disponibilizada esse bug também acontece.

Veja as imagens:

Citação de: A Lenda do Danone online 06/08/2021 às 15:26
Bom dia, boa tarde ou boa noite, assim como o colega dos comentarios, eu tive problemas com o plugin nessa parte das janelas.

Eu passei um tempo olhando o código para encontrar a causa do problema, mas meu baixo intelecto n me permitiu isso até agora asokkoaskooas.

Teria como atualizar o plugin sem o erro ou nos ajudar? :c

Tirando isso, eu amei o plugin, super simples e facil de deixar algo bonito, seu trabalho foi mt bem feito.

Achei perfeito d++ e me ajudou a fazer um menu mt fofo pro meu projeto.


Obrigado pelo feedback. Estive fora por muito tempo, mas irei tentar sanar o problema para quem usá-lo futuramente.

Um abraço.
Conheça meus assets: