O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Na sua concepção o que seria Deus?

Iniciado por Nandikki, 11/12/2014 às 17:21

11/12/2014 às 19:18 #15 Última edição: 11/12/2014 às 19:21 por Van
E aí!
Me amarro nesse tipo de tópico, vamos lá.

Deus pra mim é uma força. Por isso Deus é metafísico (e isso não é opinião, é fato: o Deus ocidental é metafísico, vai além da matéria. todo o resto do tópico é opinião pessoal), porque ele não tem uma forma. Não tem sexo, gênero ou aparência, Deus é só uma força.

"Só" hahaha. Muita gente diz que é o destino que rege o mundo. Outros dizem que é o acaso, os deuses, Deus, Olorum, Zambi, e outros nomes aí de culturas que eu mal conheço. A questão é: essa força que impulsiona a energia do mundo é o que eu chamo de Deus.

É muito difícil ser ateus, mesmo. Se você acredita em energia, acredita em Deus, só é um Deus com nome diferente.




Adendo: ow, vocês são frescos demais, hahaha. "Ai, não quero discutir sobre isso porque sempre tem discordância". Vamos discutir sobre o que, então? Não sobra nada. Nego inventa de não discutir política, religião e sociedade, aí não sobra nada. Faz um tópico pra debater sobre as teorias dos filmes bosta do John Travolta, então. [/desabafo]
Blog com meus textos, poemas e inspirações.
Basicamente onde eu devolvo pra vida todos os tapas que ela me dá.


Por algum motivo esperei atenciosamente pela sua resposta. Esperava (e obtive) algo bem filosófico visto suas últimas postagens.

Vale a pena salientar que nem todo o nome que aparece por ai é o mesmo Deus. Existe, por exemplo, uma diferença absurda entre Allah e Deus.

Uma citação minha:

Citação de: NandikkiDeus é energia e somente isso. Como tal não pode ser criado e nem destruído. Deus não criou nada e ninguém e nem tem autonomia para isto. Deus como energia está em toda a matéria. Deus não pode interferir em nosso mundo e em nenhum outro.
Como energia está na matéria, podemos dizer que Deus foi distribuído para formar tudo que conhecemos hoje.

Não sei se fui suficientemente claro mas enfim. Esta é minha opinião (o outro post que fiz com ela ficou um tanto que confuso).


@van

"o Deus ocidental é metafísico, vai além da matéria. Todo o resto do tópico é ópinião pessoal"

Mas alguém aqui falou em um Deus que não esteja da ordem do metafísico? :o:

"É muito difícil ser ateus"

Isso é interessante parar pra pensar, o próprio psicanalista Lacan, em um dos seus seminários, fala que - não com essas mesmas palavras - os processos inconscientes da crença em um deus não tem nada de muito diferente das nossas fantasias cotidianas, dos nossos medos, sintomas e etc. É tudo, no fundo a mesma coisa.

 Eu já não digo que é bem frescura, é mais para evitar o pessoal que fica atento para iniciar alguma discussão desnecessária! xD Eu também gosto muito de assuntos mais sérios porem convenhamos, na internet é bem difícil o pessoal levar os outros a sério e quase sempre utilizam de sarcasmo exagerado ou ironias para dar alguma suposta lição de moral ou algo dentro deste contexto. Isso causou meu afastamento de discussões deste padrão mas como essa comunidade não permite esse tipo de atitude, fico mais do que feliz em participar dando minha opinião.

Primeiro gostaria de dizer que adorei os pontos citados por vocês quatro.(Makers, Prand, TokusatsuBR e Van)

Se tem algo que respeito muito nessa vida são pessoas que realmente sabem o que fazem e tem certeza antes de dizerem algo. Por muitas vezes sou visto como alguém que não acredita em Deus mas digo que isso não é bem verdade. Eu acredito na existência dele mas não tenho certeza sobre isso. Quando pessoas ajudam pessoas ou fazem uma boa ação no geral, eu creio na boa vontade humana e não em um ato onde Deus poderia ter influenciado. Veja só, acho que seguir uma boa ideologia, conforme as religiões pregam, pode sim gerar pessoas de bom coração mas isso por si só não transforma o ser. Pessoas ruins existem por todos os lados e elas não seguem nenhum tipo de padrão!

Respeito muito a opinião das pessoas em relação a religiões e jamais tento ser agressivo ou empurrar minha forma de pensar neles até porque seria anti-ético. Cada um acredita e vive da maneira que lhe convêm e suas crenças devem ser igualmente respeitadas. Quem somos nós para julgar o próximo, não é verdade?!

Parabéns aos quatro pelos ótimos pontos de vista!

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Citação de: SevenM online 11/12/2014 às 19:35
Por muitas vezes sou visto como alguém que não acredita em Deus mas digo que isso não é bem verdade. Eu acredito na existência dele mas não tenho certeza sobre isso.

Citação de: WikipediaAgnosticismo – Dentro da visão agnóstica, não é possível provar racional e cientificamente a existência de Deus, como também é igualmente impossível provar a sua inexistência. O agnóstico pode ser teísta ou ateísta, dependendo da posição pessoal de acreditar (sem certeza) na existência ou não de divindades.

Seria você agnóstico, Seven?

Citação de: Nandik online 11/12/2014 às 19:42
Citação de: SevenM online 11/12/2014 às 19:35
Por muitas vezes sou visto como alguém que não acredita em Deus mas digo que isso não é bem verdade. Eu acredito na existência dele mas não tenho certeza sobre isso.

Citação de: WikipediaAgnosticismo – Dentro da visão agnóstica, não é possível provar racional e cientificamente a existência de Deus, como também é igualmente impossível provar a sua inexistência. O agnóstico pode ser teísta ou ateísta, dependendo da posição pessoal de acreditar (sem certeza) na existência ou não de divindades.

Seria você agnóstico, Seven?

Podemos dizer que sim! kk Eu chego até a frequentar a igreja Messiânica de vez em quando pois gosto muito da forma deles de pensar e agir. Acredito em Deus mas assim como disse acima, não tenho certeza quando a sua existência. Para ser ainda mais sincero, eu não só acredito como desejo que ele de fato exista!

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Sinceramente, eu não sei como as pessoas conseguem viver sem religião. Se eu acreditasse que simplesmente tudo acaba pra sempre quando a gente morre eu ia entrar numa depressão eterna horrível.
Blog com meus textos, poemas e inspirações.
Basicamente onde eu devolvo pra vida todos os tapas que ela me dá.


11/12/2014 às 20:02 #22 Última edição: 11/12/2014 às 20:06 por Nandik
Citação de: Van online 11/12/2014 às 20:02
Sinceramente, eu não sei como as pessoas conseguem viver sem religião. Se eu acreditasse que simplesmente tudo acaba pra sempre quando a gente morre eu ia entrar numa depressão eterna horrível.
Acredito que seja assim e suplico que encontrem a imortalidade. :P. Sério.

11/12/2014 às 20:08 #23 Última edição: 11/12/2014 às 20:10 por Alisson
Não sei por quais motivos estou aqui, mas ok. Falar sobre tal assunto gera discordância, e isso me chateia bastante pois até mesmo sobre piadas e tudo mais, as pessoas mesmo não querendo, ofendem umas as outras e cá entre nós isso é um ato bem infantil. Mas vamos ao que eu ia realmente dizer.

Eu sou crente. Mas não sou esse tipo de crente que todos conhecem. Eu ia á igreja todo santo domingo, eu lia a bíblia com frequência, eu orava sempre antes de dormir e tudo mais. Eram bons tempos para um cristão.
E até mesmo nós somos perturbados pelos testemunhas de Jeová(nuss).
Mas hoje em dia os pastores e os "evangélicos" demonstram perder o interesse no que fazem e como podemos dizer: "Perderam a fé", como o próprio Jesus diria.
Eu não tenho interesse em frequentar igrejas por medo de dar de cara com pessoas que não estão ali por causa de Deus, e sim para ganhar dinheiro acima disso.
A fama de Deus está sendo manchada pelos falsos profetas. Muitos duvidam de sua existência e outros tentam provar de um meio científico que ele não existe. Eu não gosto muito de falar sobre isso, mas eu respeito a opinião de todos.
Eu posso não ser o crente ideal, mas eu nunca deixei nem deixarei de acreditar em Deus pois fiz um pacto com ele(e mesmo que não tivesse feito, eu não deixaria de acreditar por causa de diversos fenômenos que me ocorreram)

Deus na minha percepção, é um ser bem superior á nós. Ele amou tanto o homem á ponto de mandar seu próprio filho morrer na cruz para nos salvar. De qualquer forma fico com isso em mente.
Também pensei em comentários do tipo: Se ele amou tanto nós, por que ele mesmo não morreu na cruz?
Lendo a bíblia eu pude ver que ninguém é digno de ver Deus. E só poderemos ver ele quando o fim dos tempos chegar.
Ao contrário de Lúcifer, um anjo que queria ser maior do que deus e pagou. Há pessoas que fizeram pacto e já o viram, como já tem fotos por aí dele(aquela dele com cabeça de bode, peitos de mulher sentado com as pernas cruzadas e tal...bizarro)

Outra coisa interessante á se levar em conta é o seguinte.
De fato, como um ser superior que criou todas as coisas do universo, o que seria nossa sabedoria perto da dele?
Será que tudo o que pesquisamos e conhecemos não passa do que o seu papagaio saiba sobre palavras?
Faria sentido para mim.

vazar daqui antes que eu seja apedrejado


Edit: É interessante e bom ler Apocalipse na bíblia também. Tirei bastantes conclusões.

Citar
Longa Citação do Alisson aqui.
Oti Alisson Dubois, te amamos, ♥, nunca jogaríamos pedras em você! Confesso que o livro Apocalipse sempre me chamou muita atenção e desperta minha curiosidade até hoje. Mas enfim, até agora não li.

Citação de: Van online 11/12/2014 às 20:02
Sinceramente, eu não sei como as pessoas conseguem viver sem religião. Se eu acreditasse que simplesmente tudo acaba pra sempre quando a gente morre eu ia entrar numa depressão eterna horrível.
Talvez eu queira acreditar que Deus exista na forma de um universo determinístico e ao mesmo tempo que vida após a morte é criação do nosso medo de deixar de existir.
Estamos, provavelmente, nos extremos dessa questão, Van. Ainda assim é interessante ver diferentes pontos de vista.

o/

Alisson, pra mim essa visão de Deus é muito romantizada. Ele tem emoções? Tem sabedoria? Então ele não é etéreo?

Minha religião lê a bíblia, acredita em Jesus Cristo e tudo mais, e uma das muitas perguntas que quem vai lá no centro faz é: Por que Deus deixa que Lucifér exista? A Umbanda acredita que Lucifér, que trabalha muitas vezes na linha dos Exus, é um "correspondente das trevas", um representante, que está lá para apenas lidar com a baixa vibração.

Não estou contestando sua fé, só achei interessante comparar essas visões diferentes sobre essa entidade.

"Se ele amou tanto nós, por que ele mesmo não morreu na cruz?"
Também já me fiz a essa pergunta. A partir daí eu cheguei à conclusão que Deus estaria acima do ciclo de vida e de morte, acima do estado onde se precisa de ar e água para sobreviver.
Blog com meus textos, poemas e inspirações.
Basicamente onde eu devolvo pra vida todos os tapas que ela me dá.


Viver sem religião, ou sem crer é realmente complicado. Isso se deve ao fato que, independente do que você acredite ou não, a morte é sempre um campo do desconhecido, que gera angústia, pois você não tem como conhecê-la ou descrevê-la, ainda que você possa romantiza-la, você não tem como vivencia-la então ela é sempre um buraco, algo que sempre perfura nosso véu narcísico, que nunca pode ser preenchida pela nossa mente racional. A morte é um grande mistério, mas talvez isso, pra mim, apesar de gerar angústia, também gera, de certo modo, conforto. Eu simplesmente não sei o que esperar, enquanto isso eu vivo.

 Sobre a morte, eu acredito muito na hipótese de após a morte, continuamos a viver porem como outro ser ou pessoa. Tem gente que ri disso mas é algo que acredito e até acho que te fundamento de certa forma. Muitas pessoas dizem ter memórias de vidas passadas e tem até o caso de um homem la que diz lembrar de momentos assim.

Vai saber, né? Mas que é curioso, é!

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Sou parecido com o SevenM nessa questão, sou agnóstico.

Pra deixar claro, eu não vou a igreja e nunca li a bíblia, mas sei algumas coisinhas sobre essas histórias aí...

Eu sempre tentei achar uma correlação entre Religião e Ciência, é uma coisa muito difícil, uma coisa que eu já tentei é relacionar o Jardim do Éden com a Pré história, enfim né, eu creio em Deus como uma força superior que vive no vácuo, que não pode se comunicar conosco e  que não precisa ser adorada para que TALVEZ mude alguma coisa em nossa vida, na verdade sou contra algumas igrejas, mas prefiro não me declarar (sou contra a igreja não contra seus seguidores).

CitarConcordo com você. Mas eu particularmente acho que exista sim um ser superior aos humanos (não criador de tudo e de todos). Realmente acho que algum tipo de consciência foi gerado no evento que gerou o universo. As vezes acho que Deus seja o espaço, tudo que nos cerca, a energia e que a única coisa superior a este seja o tempo.

Minha opinião é mais ou menos como a sua Nandik, exceto pela parte do tempo, acho que Deus e o tempo tem um poder semelhante, meio que um trabalho em conjunto, níveis iguais de poder...




Em relação a morte, também acho que voltamos a viver como outras pessoas, mas não como em algumas religiões (que não vou lembrar o nome agora) em que se você foi ruim em uma vida passada pode reincarnar como um inseto ou algo assim, ou que você sofre com os erros que a sua vida passada cometeu...

Ah, e pra mim morte e Deus são coisas completamente diferentes e uma não tem influência na outra, por exemplo, você está sendo mau, Deus vai te punir tirando sua vida, ou, " Deus quis que ela fosse pois estava sofrendo muito..."