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Projeto da Semana

Iniciado por Sotelie, 02/10/2017 às 17:11

Projeto da Semana #41


O projeto selecionado foi Forstale - La Légende des Grands Sauveurs, criado no  RPG Maker 2003 por Odd Clock.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 5]
Por Corvo: Não, meu francês não é fluente - assim como meu inglês - e a avaliação será afetada por isso. Porém, o enredo é facilmente identificado nos moldes dos RPGs clássicos. Grandes guerras, monstros terríveis e heróis superpoderosos salvando o mundo. É o que se pode esperar dos clássicos da era SNES. Interessante o suficiente para te manter jogando, mas não para te apressar a terminar a história.
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[box2 class=cat_bar title=Personagens: 4]
Por Corvo: Como é de esperar deste mesmo estilo de RPG, os personagens não são bons nem ruins. Eles cumprem seu papel de representar alguma coisa no enredo, não sendo propriamente marcantes nem irrelevantes.
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[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 7]
Por Corvo:  Os ambientes são muito bem construídos, principalmente os interiores. Nos cenários externos há alguns pontos muito vazios, outros com a velha quadradez do RPG Maker. Entretanto, considerando-se todos os cenários os mapas são muito bons. O que mais gostei foi a iluminação compatível com a identidade visual do projeto.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Interface: 9]
Por Corvo: Harmonia perfeita entre as cenas, menus, HUD e demais elementos gráficos. Se você jogar em um monitor cuja resolução é muito alta, poderá ter problemas com a fonte, mas o modo em tela cheia poderá suprir os problemas sem muitas perdas.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 8]
Por Corvo: Em todos estes anos nesta indústria vital é a primeira vez que vejo um projeto desta versão do RPG Maker com problemas de desempenho. Não posso deixar de culpar os dois patches instalados, pois nunca fui muito fã destas modificações. Certamente seu mal uso ou uso excessivo é uma das razões das pequenas travadas do jogo.

Porém, com certa dose de paciência, consegui experienciar a proposta do projeto. Batalhas muito bem distribuídas entre períodos de exploração, o que não torna a jogatina cansativa. A simplicidade do enredo é o suficiente para te motivar a continuar. Além disso, há vários minijogos no projeto, permitindo que o jogador fuja um pouco da narrativa para se divertir como achar melhor.
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[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora: 8]
Por Corvo: Um dos pontos totalmente esquecidos nas novas engines foi a sonoplastia. Ao liberar o uso desregrado de diversos formatos, perdeu-se qualquer controle que antes era obrigatório. Esta demonstração possui aproximadamente 50MB no total. Destes, pasmem, apenas 1,75MB são ocupados pelas músicas. Até mesmo os efeitos sonoros ocupam um espaço maior, tendo 17MB no total. O único defeito que me resta frisar é que não são recursos originais.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Nota Geral: 7]
Por Corvo: O projeto me chamou a atenção quase imediatamente ao visitar o Oniromancie. Não só pela versão utilizada, mas pelo cuidado do desenvolvedor com os menores detalhes. Finalizando, é o tipo de projeto que nos inspira a continuar criando.

Uma pena que não pude aproveitar completamente a demonstração. Resta-me fazer algumas aulas, pois não pretendo esperar por uma versão traduzida. Até mesmo a apresentação do projeto é muito bem feita, vejam o tópico original para conferir.
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Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK B!
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Projeto da Semana #42


O projeto selecionado foi The Heirs of Techcalt, criado no  RPG Maker XP por Immudelki e Foretnor.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 9]
Por Corvo: Este é um dos meus projetos preferidos de todos os tempos. A harmonia geral do enredo é perfeita. Da trama principal ao universo que, cabe dizer, não despeja informações aleatoriamente embora tenha capacidade para tanto. Algumas cenas são minimamente maiores do que deveriam, podendo fazer com que jogadores não interessados no roteiro se cansem já nos primeiros minutos, mas é um detalhe que dificilmente incomodaria a maioria. A proposta do jogo se baseia em sua trama, logo podemos perdoar.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Personagens: 8]
Por Corvo: Os personagens não são marcantes, lendários ou memoráveis. Entretanto, cumprem muito bem seus respectivos papeis, não sendo irrelevantes como é o costume dos RPGs mais comuns. Deles resta pouco o que dizer.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 10]
Por Corvo:  Perfeito. Impossível encontrar outro adjetivo. Espaços e detalhes dispostos cuidadosamente, iluminação impecável - note como não é exagerada -, e cenários muito bem planejados. A ambientação é um dos pontos fortes do projeto, não há como negar.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Interface: 9]
Por Corvo: Todas as cenas trabalham em conjunto, reforçando a identidade visual do projeto. Infelizmente, alguns poucos termos não foram traduzidos e é possível encontrar frases em francês. Porém, não podemos julgar isto um erro dos desenvolvedores, mas do tradutor. Para esclarecer, este é outro projeto desenvolvido por franceses e a versão em inglês foi traduzida
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 7]
Por Corvo: O enredo é forte o suficiente para manter uma jogabilidade menos dinâmica. A maior parte do tempo é passada explorando os cenários ou em diálogos, mas existem diversos minijogos ou mecânicas ativas para distrair o jogador durante as cenas. Mas não posso me esquecer do desempenho. Para um jogo criado no RPG Maker XP, o desempenho está terrível. A culpa, obviamente, é do estilo do mapeamento. Os cenários ficaram perfeitos, mas há um custo.

Como o jogo foi lançado há bons anos, pode não ser um problema para as máquinas atuais. Infelizmente ainda uso um dinossauro, então deixo este teste para os senhores.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora: 10]
Por Corvo: Assim como o visual, a trilha sonora se encaixa magistralmente nos ambientes e cenas. Não resta muito o que dizer sobre elas, não são originais mas você pode pausar o jogo e ainda apreciar uma bela versão de Canon enquanto aguarda.
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[box2 class=cat_bar title=Nota Geral: 8.5]
Por Corvo: Raras vezes eu elogio todos os aspectos de um mesmo projeto sem ter comentários sobre pontos a melhorar. Neste, só me restou citar o desempenho. O projeto possui apenas 62MB, considerando seu visual e que os desenvolvedores optaram por usar músicas em mp3, é espantoso.

Temos aqui um excelente exemplar da famosa Era de Ouro do RPG Maker. Recomendo à todos não só por diversão, mas por ser uma boa fonte de estudos.
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Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK B!
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08/04/2019 às 09:21 #62 Última edição: 08/04/2019 às 13:06 por Mistyrol
Projeto da Semana #43


O projeto selecionado foi The Labirynth of Six, criado no RPG Maker VX ACE por kablle.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 2]
Por Mistyrol: Confesso que esperava algo um pouco diferente quando baixei o jogo. Na introdução do projeto já é possível prever o que irá acontecer no decorrer de toda a história. O único herdeiro da família real, que irá salvar tudo e todos de uma vida corrupta e sofrida, não deixa de ter seus pontos positivos, mas é algo tão comum que já não impressiona mais o jogador. Além disso, o enredo se desenvolve monotonamente, o jogador só precisa ficar cumprindo missões da guilda.

E uma revisada no português não faria mal algum.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Personagens: 3]
Por Mistyrol: Os diálogos tem um certo potencial, mas acabaram soando um tanto sem vida. Não existe uma gama de personagens muito variada para formar uma opinião mais forte no quesito, contudo, os que existem são superficiais e com personalidades forçadas.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 5]
Por Mistyrol: Da para ver que o desenvolvedor tem certas noções de ambientação, porque os mapas chegam a fazer sentido. Ainda assim, é preciso revisar o tamanho dos mapas (muito grandes) e talvez trabalhar melhor nos detalhes.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Interface: 2]
Por Mistyrol: Ainda que a tenha substituído grande parte dos sistemas padrões do RPG Maker, a identidade visual não segue um estilo apenas e acaba por ficar um tanto bagunçada. E manter o estilo da HUD de SAO também não foi uma boa escolha.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 2]
Por Mistyrol: Eu daria uma pontuação maior para esse quesito se não fosse o desempenho oscilante. Ora rodando bem, ora com muito lag. Sistemas de batalha em tempo real no RPG Maker dificilmente funcionam bem o suficiente para entreter o jogador por muito tempo, além de o nivelamento de dificuldade do projeto precisar de uma revisão (batalhas monótonas e fáceis demais).
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora: 3]
Por Mistyrol: Essa nota foi escolhida pura e unicamente porque a músicas são boas individualmente. Entretanto, em um pacote, elas destoam muito umas das outras, possuem estilos muito diferentes e são utilizadas em momentos não tão oportunos.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Nota Geral: 3]
Por Mistyrol: Sem meu caro amigo Corvo aqui para citar isso, sinto que eu preciso comentar sobre esse ponto; quase 600MB para uma demo tão curta é absurdamente muito, ainda mais porque cerca de 350MB são apenas para os aquivos de áudio.

O projeto tem certo potencial, mas precisa ser reformulado, melhor trabalhado. É possível perceber a vontade do desenvolvedor em terminar o projeto, e isso é muito bom, contudo, a forma como tudo está se desenrolando não atrai muito o jogador para que ele fique até o final.
[/box2]



Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK D!
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15/04/2019 às 08:57 #63 Última edição: 15/04/2019 às 08:59 por Mistyrol
Projeto da Semana #44


O projeto selecionado foi O Noivado de Nova, criado no RPG Maker MV por Eurritimia.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 2]
Por Mistyrol: Achei interessante a premissa do jogo, mas parece que tudo foi feito de uma forma não muito diligente, passa a impressão de que não houve um planejamento. O jogo começa sem pé e nem cabeça, é preciso que o jogador ligue os pontinhos para começar a entender o que está acontecendo e isso é péssimo para o desenrolar do enredo, principalmente se levarmos em consideração que o foco de um visual novel é justamente a história.

Acredito que falta uma contextualização sobre o universo do jogo antes de tudo. O jogador não sabe o que está acontecendo, quem é quem, o lugar onde está, nada. Talvez procurar por formas diferenciadas de passar essas informações.
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[box2 class=cat_bar title=Personagens: 1]
Por Mistyrol: Dos personagens que foram apresentados, nenhum deles parece real o suficiente para criar alguma empatia. A princesa, talvez, seja a que mais tenha potencial de crescimento mas ainda sim não possui uma personalidade sólida o bastante para nos identificarmos com ela de alguma forma.

Um ponto que é preciso revisar e com afinco são os diálogos, eles são longos e sem nenhum tipo de significado, não apresentam nenhuma relevância para o desenvolvimento do enredo (que já é confuso por si só). A princesa conversa com o seu noivo sobre coisas aleatórias e ambos são totalmente apáticos um com o outro. É triste ver isso quando o foco do jogo deveria ser justamente os personagens.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 8]
Por Mistyrol: Esse, sem dúvidas, é o ponto alto do projeto. Ainda que o mapeamento não seja o convencional, as imagens utilizadas para o background são muito bonitas e bem feitas. Trazem um ar original ao projeto e o estilo é bem característico.
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[box2 class=cat_bar title=Interface: 3]
Por Mistyrol: A interface é um pouco diferente da padrão do maker, no entanto, continua sem nenhum atrativo. Um visual novel aposta bastante na parte visual, seria interessante criar um menu por imagens e explorar um pouco mais o estilo diferente do jogo.

Algo importante a se citar é a falta de um log, ou alguma barra de informação que ajude o jogador a se localizar melhor, como interagir com o cenário e coisas do tipo, porque até então é preciso adivinhar (lê-se clicar em tudo aleatoriamente) o que é explorável.
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[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 4]
Por Mistyrol: Se tratando de um visual novel não temos como exigir muito na parte de jogabilidade, contudo, existem formas de deixar o jogo mais interativo e atrativo para o jogador.
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[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora: 3]
Por Mistyrol: As músicas não são ruins, mas após ouvi-las por um longo tempo elas acabam se tornando cansativas para os ouvidos, recomendo dar uma revisada nessa parte. Além disso, algumas músicas tinham um humor que não condiziam muito com as cenas em que foram utilizadas (como o diálogo da princesa com o noivo).
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[box2 class=cat_bar title=Nota Geral: 3]
Por Mistyrol: O projeto tem um grande potencial, principalmente por ter um estilo diferenciado e por trazer uma proposta que pode ser explorada de diversas formas. Acredito que o que mais impediu o jogo de progredir foi falta de planejamento, ao jogar tive a impressão que foi feito no improviso e isso prejudicou no resultado final.
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Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK D!
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Projeto da Semana #45


O projeto selecionado foi Doce Sonhar, criado no RPG Maker VX Ace por felipefalcon.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 7.5]
Por Corvo: Em suma, é a história sobre uma garotinha. Se você prefere enredos com bastante ação, lagartixas voadoras e/ou invasões alienígenas, pule para o próximo tópico. Caso você se interesse por personagens interessantes e construções de cena muito boas, baixe a demonstração.

Não é o tipo de jogo que te deixa perdido nos primeiros minutos. Não te conta nada, mas te dá uma ideia geral sobre o quê, quem, quando, onde, como e porquê.

Por Gabriel N.: Aparentemente este é o único foco do jogo, então, se o jogador em questão não estiver disposto a ter sua mente aguçada pela história o mesmo certamente se tornará totalmente dispensável. Apesar do ritmo em que é apresentada, a história demonstra desejar se fundamentar em conceitos bastante curiosos.
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[box2 class=cat_bar title=Personagens: 7]
Por Corvo Não me interessam os coadjuvantes. A mocinha do cabelo branco é suficientemente interessante para sustentar o projeto sozinha. E, de fato, é o que ela faz. Expor qualquer opinião aqui seria dar ouvidos às teorias que o alerta-de-paranoia soou nos primeiros diálogos. Veja bem, eu disse diálogos. Joguem e tirem suas próprias conclusões.

Por Gabriel N.: Poucos personagens são apresentados e a protagonista possui a síndrome de ficar calada, algo que seria compreensível se o jogo tentasse lhe colocar em seu lugar, porém o mesmo, em toda oportunidade que tem, aponta por dialogo como ela se sente e seus possíveis pensamentos (antes mesmo do jogador ter a chance de fazer qualquer escolha), embora não diretamente por sua fala. Ainda que proposital o recurso parece bem estranho de primeiro momento.
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[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 6.5]
Por Corvo: A ambientação é excelente, apesar de haver espaços desnecessariamente grandes. O maior problema aqui são as cores. Ou melhor, a cor. É nítida a intenção de transmitir a essência da protagonista por meio do cenário em volta, o que funciona muito bem. Entretanto, olhar por alguns minutos seguidos para tons muito vibrantes acaba por tornar o visual monótono. Nunca me imaginei sugerindo que alguém incluísse outras cores, mas um pouco mais delas quebraria este efeito sem prejudicar a identidade visual.

Por Gabriel N.: A originalidade dos recursos é um grande destaque do projeto. Apesar da simplicidade e da monotonia de cores, os gráficos cumprem a proposta e ambientam bem os cenários. Já a estrutura dos mapas, em alguns momentos, é exagerada, o que torna a jogabilidade um pouco desgastante levando em consideração a velocidade de movimentação da personagem.
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[box2 class=cat_bar title=Interface: 8]
Por Corvo: Ter um visualizador de teclas na parte superior direita é relativamente inútil - até onde a demonstração mostra, pois há o item oculto. A imagem da personagem no menu principal também não é muito relevante. Entretanto, a interface cumpre bem seu papel. Com mais espaço do que precisaria, mas cumpre.

Por Gabriel N.: Agradável define bem a interface do jogo. Com um design sólido e bem definido, todos os menus foram muito bem planejados e oferecem todas informações que o jogador necessita.
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[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 5]
Por Corvo: Exploração, basicamente. Jogos cujo foco é o enredo - por melhor que este seja - costumam pecar seguindo este mesmo caminho. Também funciona, mas são raras as vezes em que o enredo é suficientemente interessante para isso. Mini-games podem ajudar neste ponto.

Por Gabriel N.: Entende-se que o foco do jogo é sua história, mas dar um mais de atenção a todos os detalhes não faz mal. Vários objetos que poderiam possuir alguma descrição ou interação acabam passando despercebidos e simplesmente são descritos por "...". Uma coisa que me incomodou bastante na jogabilidade foi a velocidade da personagem, poderia ser um pouco mais rápida.
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[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora: 6.5]
Por Corvo: Não tenho muito o que comentar sobre a trilha. Assim como os demais pontos do projeto, cumpre seu papel. Porém não é especialmente marcante.

Por Gabriel N.: A parte sonora do projeto é simples, sem grandes destaques, mas as músicas são agradáveis e combinam bem com cada cenário.
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[box2 class=cat_bar title=Nota Geral: 7]
Por Corvo: Primeiro, obviamente, meus parabéns pelos 14MB muito bem utilizados. Outra prova de que não é preciso muito quando se sabe o que está fazendo. Nota-se muito cuidado com os detalhes, especialmente no visual, enquanto a opção de idiomas também mostra o planejamento quanto ao público a ser alcançado. Possivelmente um sucesso quando terminado.

Novidade: As novas edições do Projeto da Semana disponibilizarão os primeiros minutos de jogatina em vídeo para que tenham uma ideia melhor do jogo analisado. Não mais que quinze minutos, para não dar spoilers, e não menos que dez, porque não queremos mostrar somente a introdução. Entretanto, os vídeos não serão - inicialmente - postados no tópico. Testaremos o LBRY e cada análise acompanhará o link do vídeo em questão. Veremos se funciona. :D

E me deem um desconto. É a primeira edição, editada descaradamente no editor nativo do Windows 10. Se o vídeo render, podemos melhorar a produção.

Por Gabriel N.: Projeto interessante, certamente e infelizmente vai passar despercebido ou ser ignorado pela maioria dos jogadores por ser tratar de algo diferente do convencional, mas, com os polimentos necessários, poderá oferecer uma ótima jogatina aqueles que decidirem o dar uma chance, ou, quem sabe, até atrair novos jogadores para o gênero.
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Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK B!

Bom excelente projeto pra ser escolhido!
Eu cheguei a jogar um pouco e falei com o @felipefalcon, eu não joguei o suficiente para dexiar uma avaliação tão detalhada quanto as de cima, mas para receber um B aqui já demonstra a qualidade do projeto :)!

Projeto da Semana #46


O projeto selecionado foi Card Master, criado no RPG Maker MV por Pako.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 4]
Por Corvo: Nos primeiros minutos de jogo, o enredo se resume à promessa de um torneio de cartas. Digo promete porque o tutorial pode levar um bom tempo. Porém, é distribuído pelos primeiros passos de modo que, mesmo sendo descaradamente forçado, dá pra relevar. De toda forma, é apenas um meio de justificar a jogabilidade. Algo não necessariamente ruim.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Personagens: 6]
Por Corvo Os personagens são a cópia impressa dos personagens de um RPG do SNES. Diálogos direcionados ao jogador com dicas, frases sobre os maiores sonhos dos personagens, enfim. Uma fórmula não muito popular hoje em dia, mas que continua funcionando. Principalmente em jogos cujo foco não é o enredo.
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[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 3]
Por Corvo: Os cenários não são o ponto forte do projeto. Muitos dos cenários possuem espaços vazios, outros com excesso de detalhes. Ao utilizar o RTP não é possível fugir totalmente da quadradez dos recursos, mas consegue-se um bom resultado ao encaixá-los com mais naturalidade.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Interface: 2]
Por Corvo: No geral, o projeto usa a interface padrão do MV. Porém, algumas imagens como os monstros e barcos foram distorcidas e/ou são de um estilo completamente diferente ao do RTP. Além da desarmonia, desagradável aos olhos, isto ocasiona alguns erros nas animações. Por exemplo, quando parte de um frame invade o quadro de outro e são mostrados cortes no movimento. A distorção também ocorre no menu de itens, ao amplificar as imagens dos ícones para ilustrar os mesmos.
[/box2]

[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 5]
Por Corvo: Ok. Ainda é o sistema padrão, com algumas mudanças criativas, mas ok. Interessante ver como alterações na estrutura dos equipamentos podem dar a impressão de um sistema de batalha completamente novo. É algo bastante promissor e recomendo fortemente que o autor invista algum tempo melhorando-o. Com certeza será bem mais divertido jogá-lo se houver mais polimento.
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[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora: 3]
Por Corvo: Trilhas interessantes, mas não acho que tenham sido usadas nos momentos certos. A música das primeiras batalhas chega a ser confusa, pois tem um tom mais cômico e tranquilo. São as batalhas do tutorial, certo, mas ainda são cenas de ação. A mesma lógica se aplica às demais cenas do jogo.
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[box2 class=cat_bar title=Nota Geral: 4]
Por Corvo: Jogo totalmente em inglês, ficam meus cumprimentos por não haver misturas aleatórias. O tamanho é razoável, mas considerando que foi criado no MV, relevemos. Agora, porém, resta-me a dúvida de porque há uma dll para leitura de PDFs no projeto. Se não me engano, o próprio MV a inclui nos jogos, sabe-se-lá-porque. Entretanto, são 11MB absolutamente inúteis que podem definir se certos jogadores vão ou não baixar o projeto. Hoje em dia temos memória para esbanjar, mas isso não significa que devemos esbanjá-la. Enfim, eis os primeiros treze minutos de jogo.
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Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK D!

Projeto da Semana #47


O projeto selecionado foi Os Quatro Guardiões, criado no RPG Maker VX Ace por CalvinSena.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 3]
Por Corvo: Começa a ficar interessante após os primeiros dez minutos. Antes é preciso uma boa força de vontade para se manter jogando. Não há objetivos definidos, não há sequer um problema a ser resolvido salvo a venda de algumas frutas. Outro ponto que gosto de frisar é o uso de citações de autores reais. Frescura minha ou não, mas perde-se outro bocado da imersão incluindo textos que, teoricamente, não deveriam existir no universo do jogo. Principalmente se elas forem irrelevantes pro contexto do mesmo.

Por Gabriel N.: Tenho que concordar com o Corvo em tudo que ele apontou, mas há algo diferente de muitos projetos aqui, apesar dos problemas no começo do jogo o autor soube conduzir os diálogos de maneira minimamente satisfatória, o suficiente para fazer o jogador pensar: "Tudo bem, ainda não fui fisgado pela história, mas talvez valha a pena continuar.". Todo o andamento do enredo pode melhorar, porém dou mais pontos pelo projeto apresentar uma escrita acima da média.
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[box2 class=cat_bar title=Personagens: 2]
Por Corvo Dos personagens não tenho muito o que dizer. Estariam perfeitamente situados em algum drama romântico para adolescentes. Se for este o público alvo, eles cumprem perfeitamente o papel e esta avaliação deve ser totalmente desprezada pelo autor.

Por Gabriel N.: Não fedem nem cheiram. Cumprem bem com a proposta que é dada a cada um, mas precisam ser bem mais trabalhados se o autor quiser criar alguma ligação entre eles e o jogador.
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[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 1]
Por Corvo: Há muitos espaços vazios, cenários grandes demais e uma desarmonia relativamente incômoda na ambientação. Também podemos culpar o RTP em partes, mas mesmo com tiles destoantes é possível melhorar o resultado.

Por Gabriel N.: Os mapas são vazios, grandes e quadrados demais. Poderiam ter mais vida e mais detalhes.
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[box2 class=cat_bar title=Interface: 1]
Por Corvo: Padrão, não houve nenhuma personalização/edição.

Por Gabriel N.: Não há o que se avaliar da interface já que a mesma não sofreu nenhuma alteração da padrão.
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[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 1.5]
Por Corvo: É um pouco chato ter o caminho definido de modo tão rígido. O jogador não pode, literalmente, sair um tile da trilha sem receber um alerta. Para um jogo onde o foco, ao menos do início, é a exploração, perde-se bastante da imersão. A sensação é a de ser uma câmera seguindo os personagens.

Por Gabriel N.: Não faz muito sentido o jogo se focar na exploração quando ele delimita aquilo que o jogador pode fazer. Há um excesso de eventos que delimitam o caminho do jogador, o obrigando a fazer estritamente aquilo que o jogo quer, dando a quem joga a simples tarefa de mover o personagem de um canto ao outro. Por outro lado, quando finalmente o jogo oferece mais liberdade ao jogador e ele realmente poderia fornecer alguma informação útil de onde ir e o que fazer, o jogador é largado às traças no mapa sem nenhuma indicação de qual caminho seguir.
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[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora: 1.5]
Por Corvo: Não posso dizer que os momentos escolhidos para cada faixa foram os mais propícios, apesar de que o estilo das músicas do RTP por si mesmo já não ajuda.

Por Gabriel N.: Não me agradou muito as faixas do RTP que foram usadas, não se encaixaram bem nas situações propostas.
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[box2 class=cat_bar title=Nota Geral: 2]
Por Corvo: Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que uma avaliação baixa não é o fim do mundo. Estamos velhos e rabugentos por aqui, esperamos que os senhores nos tragam um Dragon Quest da vida na primeira tacada, porque sabemos que vocês tem capacidade para isso. Portanto, vamos puxar a orelha sim quando o resultado não estiver bom. Infelizmente, o Windows comeu a gravação do jogo após alterar para a tela cheia. Fico devendo.

São 199MB, RTP incluso, já conta pontos negativos, pois não houve uma seleção de arquivos para saber o que está sendo usado de fato e o que está sendo incluso apenas para evitar travamentos. No fim das contas, o jogo tem potencial se tiver o acabamento necessário. Realmente fica mais interessante após os primeiros minutos.

Por Gabriel N.: Apesar das notas dadas, devo dizer que o projeto parece haver uma proposta interessante por detrás de seus atuais defeitos. É tudo uma questão do autor trabalhar adicionando mais densidade e variedade a jogabilidade e traçando uma melhor forma de inserir o jogador no mundo do jogo. Aliás, a maior parte do peso do projeto advém da pasta de áudio, nela estão contidas todas as faixas do RTP embora o jogo utilize no máximo umas 10 delas. Seria uma boa ideia fazer uma seleção de recursos e incluir apenas aquilo que de fato está sendo usado.
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Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK E!

Caraaaaaca, como discordamos nessa... Vou fazer uma análise em contraste a essa, pra promover o exercício de ideias ayayay =)

Citação de: Ciclope online 28/07/2019 às 13:48
Caraaaaaca, como discordamos nessa... Vou fazer uma análise em contraste a essa, pra promover o exercício de ideias ayayay =)

Mande bala. Pode até postar por aqui, se preferir. o/

28/07/2019 às 15:23 #70 Última edição: 28/07/2019 às 15:24 por Ciclope
Parando pra pensar, nem discordo tanto assim uhauha. Em se tratando dos aspectos técnicos do jogo, tudo já foi devidamente comentado. Mas quero fazer um adendo, principalmente em relação à história e personagens.

Acredito que esse jogo seja uma raridade nesses quesitos, e digo isso de forma positiva - vamos lá:

Concordo que um jogo sem batalhas pode se tornar maçante, mas quando isso é suportado pela narrativa, eu apoio. O caminho mais conhecido, que muitos acabam tomando é o clássico: colocar umas abelhas e slimes aqui e ali, mas isso nem sempre é pensado. Já neste caso, a ausência de batalhas é totalmente ligada à trama, e deixa claro que os personagens -ainda- não fazem parte daquele mundo, o que é a mais pura verdade - sem contar que isso dá muito mais importância para os momentos onde, de fato, há batalhas. Pessoalmente, eu aconselharia ao criador a tentar adicionar Puzzles ou Mini Games durante os primeiros momentos do Game, e não batalhas, pois elas só iriam criar a boa e velha dissonância ludo-narrativa.

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Eu estou com vocês quando falam de personagens adolescentes de comédia romântica, mas acho que neste caso, eles são muito mais do que isso. Eles são o contraste, a inocência e ignorância em relação ao lado mais sombrio do mundo, apresentado tanto por Flashbacks quanto por alguns eventos e personagens. Acho que os personagens mais velhos fizeram um ótimo trabalho em mostrar que não, o foco da trama não é a vida adolescente, mas algo maior que eventualmente virá à tona.

Talvez por isso eu tenha simpatizado tanto com os personagens - eles têm personalidades de jovens comuns, objetivos rasos e uma vida monótona. Mas ao jogador, fica a expectativa de ver o desenrolar das coisas, o momento em que eles vão ser envoltos pela trama involuntariamente - um bom contraste em relação aos clássicos que já cansamos de ver: adolescentes que querem entrar para o exército, embarcar em viagens atrás de alguma lenda, enfim, mudar o mundo. Esse excesso de determinação sempre me incomodou um pouco, já que adolescentes geralmente vivem à deriva, perdidos em dúvidas e ociosidade - eu era assim, até conhecer o Maker s2

Nisso, eu dou total crédito ao autor: adolescentes se comportando como tal. A dinâmica entre eles é perfeita. Suas aventuras são pequenas, com um pouco de romantic-tension, mas tratado de forma bem humorada e sem melação. E acima de tudo, algo que eu considero importante: um protagonista que, apesar de suas atitudes, não resolve o problema: manter as garotas por perto, aos cuidados dele ou de sua mãe, não vai resolver o problema do pai abusivo, por exemplo. Mas é assim que o mundo funciona, e eu sinto falta desse tato em muitas histórias: nem todo problema precisa ser ou será resolvido, e nem todo protagonista tem que protagonizar os eventos.

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Pra finalizar, a Regra de Ouro que eu sigo: se digo pro jogador buscar uma espada na floresta, a última coisa que quero é que ele busque uma espada na floresta.

Toda missão precisa de um objetivo maior, não pode ser apenas pra gerar Gameplay. E não apenas isso: toda missão fica melhor se for repleta de imprevistos, e o jogo faz isso muito bem - vender as frutas nunca foi o objetivo. Parece bobagem, mas toda a trama, cenas, exposição, vieram de um objetivo que é de grande importância para os envolvidos MAS é simples aos olhos do jogador, o que nos leva a crer que é só uma primeira quest e que tudo sairá como planejado. Mas a coisa vai indo, vai indo, até que o jogador começa a perceber que a trama vai se moldar diante dos seus olhos, e não pelos objetivos previamente estabelecidos.

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Se formos falar da execução, muita coisa deveria ser apontada, nisso concordo que ainda há muito a melhorar. Mas acho válido mencionar que existe algo presente nesse jogo que falta em muitos outros: um formato.

E com isso, meu veredito é 10/10, 5 stars, Masterpiece! Podem me julgar eu tô shippando os casais adolescentes U_____________U

28/07/2019 às 15:50 #71 Última edição: 28/07/2019 às 15:52 por Lord Wallace
Citação de: Ciclope online 28/07/2019 às 15:23
Nisso, eu dou total crédito ao autor: adolescentes se comportando como tal. A dinâmica entre eles é perfeita. Suas aventuras são pequenas, com um pouco de romantic-tension, mas tratado de forma bem humorada e sem melação.

Assino embaixo. Foi uma das coisas que mais me chamou a atenção no projeto: o fato da dinâmica entre os personagens ser muito adequada para a idade e contexto que eles estão, esbanjando jovialidade e uma certa inocência de slice of life nos diálogos. Achei eles muito mais autênticos que grande parte dos heróis parrudões com passado obscuro cliché que geralmente aparecem nos projetos maker.


Citação de: Ciclope online 28/07/2019 às 15:23
Parando pra pensar, nem discordo tanto assim uhauha. Em se tratando dos aspectos técnicos do jogo, tudo já foi devidamente comentado. [...]
Realmente não discordamos tanto. Como eu disse, os diálogos foram bem conduzidos e a escrita realmente não é ruim.

O que mais me incomodou é como a boa execução do que o autor se propôs a fazer quebra a expectativa do que se espera em um RPG, não que o jogo precisasse apresentar batalhas ou algo genérico do tipo, mas poderia trazer algum ponto de interesse para fisgar o jogador e fazê-lo continuar jogando apesar da narrativa simples e fútil que a história apresenta nos seus primeiros minutos.

Se formos analisar bem acabo fazendo algo parecido no meu projeto quando dou a introdução o seu próprio tempo em vez de simplesmente apressar as coisas para apresentar alguma ação ao jogador. Para melhorar a situação nesse projeto o ideal seria então trabalhar mais na montagem das cenas e na ambientação dos mapas. Com cenas mais trabalhadas, uma sonorização bem dirigida e mapas bem ambientados acredito que não precisaria alterar muita coisa no roteiro propriamente dito.


Citação de: Corvo online 28/07/2019 às 07:57
Projeto da Semana #47


O projeto selecionado foi Os Quatro Guardiões, criado no RPG Maker VX Ace por CalvinSena.



[box2 class=cat_bar title=Enredo: 3]
Por Corvo: Começa a ficar interessante após os primeiros dez minutos. Antes é preciso uma boa força de vontade para se manter jogando. Não há objetivos definidos, não há sequer um problema a ser resolvido salvo a venda de algumas frutas. Outro ponto que gosto de frisar é o uso de citações de autores reais. Frescura minha ou não, mas perde-se outro bocado da imersão incluindo textos que, teoricamente, não deveriam existir no universo do jogo. Principalmente se elas forem irrelevantes pro contexto do mesmo.

Por Gabriel N.: Tenho que concordar com o Corvo em tudo que ele apontou, mas há algo diferente de muitos projetos aqui, apesar dos problemas no começo do jogo o autor soube conduzir os diálogos de maneira minimamente satisfatória, o suficiente para fazer o jogador pensar: "Tudo bem, ainda não fui fisgado pela história, mas talvez valha a pena continuar.". Todo o andamento do enredo pode melhorar, porém dou mais pontos pelo projeto apresentar uma escrita acima da média.
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[box2 class=cat_bar title=Personagens: 2]
Por Corvo Dos personagens não tenho muito o que dizer. Estariam perfeitamente situados em algum drama romântico para adolescentes. Se for este o público alvo, eles cumprem perfeitamente o papel e esta avaliação deve ser totalmente desprezada pelo autor.

Por Gabriel N.: Não fedem nem cheiram. Cumprem bem com a proposta que é dada a cada um, mas precisam ser bem mais trabalhados se o autor quiser criar alguma ligação entre eles e o jogador.
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[box2 class=cat_bar title=Mapeamento: 1]
Por Corvo: Há muitos espaços vazios, cenários grandes demais e uma desarmonia relativamente incômoda na ambientação. Também podemos culpar o RTP em partes, mas mesmo com tiles destoantes é possível melhorar o resultado.

Por Gabriel N.: Os mapas são vazios, grandes e quadrados demais. Poderiam ter mais vida e mais detalhes.
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[box2 class=cat_bar title=Interface: 1]
Por Corvo: Padrão, não houve nenhuma personalização/edição.

Por Gabriel N.: Não há o que se avaliar da interface já que a mesma não sofreu nenhuma alteração da padrão.
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[box2 class=cat_bar title=Jogabilidade: 1.5]
Por Corvo: É um pouco chato ter o caminho definido de modo tão rígido. O jogador não pode, literalmente, sair um tile da trilha sem receber um alerta. Para um jogo onde o foco, ao menos do início, é a exploração, perde-se bastante da imersão. A sensação é a de ser uma câmera seguindo os personagens.

Por Gabriel N.: Não faz muito sentido o jogo se focar na exploração quando ele delimita aquilo que o jogador pode fazer. Há um excesso de eventos que delimitam o caminho do jogador, o obrigando a fazer estritamente aquilo que o jogo quer, dando a quem joga a simples tarefa de mover o personagem de um canto ao outro. Por outro lado, quando finalmente o jogo oferece mais liberdade ao jogador e ele realmente poderia fornecer alguma informação útil de onde ir e o que fazer, o jogador é largado às traças no mapa sem nenhuma indicação de qual caminho seguir.
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[box2 class=cat_bar title=Trilha Sonora: 1.5]
Por Corvo: Não posso dizer que os momentos escolhidos para cada faixa foram os mais propícios, apesar de que o estilo das músicas do RTP por si mesmo já não ajuda.

Por Gabriel N.: Não me agradou muito as faixas do RTP que foram usadas, não se encaixaram bem nas situações propostas.
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[box2 class=cat_bar title=Nota Geral: 2]
Por Corvo: Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que uma avaliação baixa não é o fim do mundo. Estamos velhos e rabugentos por aqui, esperamos que os senhores nos tragam um Dragon Quest da vida na primeira tacada, porque sabemos que vocês tem capacidade para isso. Portanto, vamos puxar a orelha sim quando o resultado não estiver bom. Infelizmente, o Windows comeu a gravação do jogo após alterar para a tela cheia. Fico devendo.

São 199MB, RTP incluso, já conta pontos negativos, pois não houve uma seleção de arquivos para saber o que está sendo usado de fato e o que está sendo incluso apenas para evitar travamentos. No fim das contas, o jogo tem potencial se tiver o acabamento necessário. Realmente fica mais interessante após os primeiros minutos.

Por Gabriel N.: Apesar das notas dadas, devo dizer que o projeto parece haver uma proposta interessante por detrás de seus atuais defeitos. É tudo uma questão do autor trabalhar adicionando mais densidade e variedade a jogabilidade e traçando uma melhor forma de inserir o jogador no mundo do jogo. Aliás, a maior parte do peso do projeto advém da pasta de áudio, nela estão contidas todas as faixas do RTP embora o jogo utilize no máximo umas 10 delas. Seria uma boa ideia fazer uma seleção de recursos e incluir apenas aquilo que de fato está sendo usado.
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Dadas as avaliações, o projeto foi classificado como RANK E!

Olá, tudo bem? Sou o Calvin Sena, desenvolvedor do jogo "Os Quatro Guardiões".

Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a todos os envolvidos na análise do jogo, agradeço pelo tempo que dedicaram não só para jogar, mas também para redigirem a opinião pessoal de cada um a respeito do meu projeto, muito obrigado!

Gostaria também de "freezar" que o jogo que foi analisado, ainda está em sua versão Beta, ou seja, muitos elementos serão melhorados, inseridos ou excluídos até sua versão final, acredito que essa informação seja muito importante para que não se avalie o jogo como um projeto acabado, mas sim como algo que ainda está em desenvolvimento.

Acredito que o mínimo que eu poderia fazer, para pessoas que como disse, dedicaram seu tempo para meu jogo, é dedicar o meu tempo para "responder" suas análises, e assim farei. :)


"Respondendo" sobre: Enredo

para Corvo: Existem sim objetivos definidos, de fato não são objetivos grandiosos como "Salvar a princesa", mas existem objetivos, a intenção no começo do jogo é fazer com que o jogador perceba com clareza quem de fato são os protagonistas, eles nada mais são do que um grupo de jovens extremamente comuns, com objetivos comuns, suas tarefas são comuns, a intenção é que o jogador veja um grupo de adolescentes comuns se desenvolvendo a tal ponto que suas responsabilidades que antes eram tão normais, agora são de extrema importância, com outras palavras, o jogador verá o progresso dos protagonistas, que antes eram apenas aldeões e no fim passam a ser hérois.

As citações de autores reais possuí sim relevância a história do jogo, se prestar atenção, todas as frases se referem a uma única "coisa", a humanidade, citando o que é certo, o que é errado, por estar no começo isso não está muito perceptivo, porém ao decorrer da história o jogador verá que o jogo não é sobre uma guerra, sobre um vilão, mas sim sobre as PESSOAS, sobre "laços", sobre o que determina ser certo ou errado dada as circunstâncias, preste atenção nos personagens, cada um possuí uma forma de pensar, um conceito do que fazer em cada situação, são movidos por algo maior que eles mesmos, é sobre isso o jogo, sobre as pessoas e seus laços com outras.

Para Gabriel N: Muito obrigado pelas palavras, não tenho o que comentar sobre o que disse.

"Respondendo" sobre: Personagens

Para Corvo: Não é exatamente esse o público alvo, porém pode ser que agrade a essa "parcela" de jogadores.

Para Gabriel N: Os personagens serão sim melhores trabalhados, como disse no começo, o que foi analisado foi apenas uma versão BETA do projeto.

"Respondendo" sobre: Mapeamento

Para Corvo e Gabriel N: Os mapas atuais são apenas "rascunhos" dos projetos finais, muitas coisas serão melhoradas, muito obrigado pela observação.

"Respondendo" sobre: jogabilidade

Para Corvo e Gabriel N: Concordo com tudo o que foi pontuado, focar em melhorar a exploração já é algo que venho trabalhando  atualmente.

"Respondendo" sobre: trilha sonora

Para Corvo e Gabriel N: As trilhas sonoras do jogo já estão sobre revisão e serão analisadas.

Bom, mais uma vez obrigado, fiquei um pouco decepcionado com a nota final, confesso, porém respeito muito a decisão de vocês.

Mais uma vez obrigado. :)

Att. Calvin Sena

Citação de: Ciclope online 28/07/2019 às 15:23
Parando pra pensar, nem discordo tanto assim uhauha. Em se tratando dos aspectos técnicos do jogo, tudo já foi devidamente comentado. Mas quero fazer um adendo, principalmente em relação à história e personagens.

Acredito que esse jogo seja uma raridade nesses quesitos, e digo isso de forma positiva - vamos lá:

Concordo que um jogo sem batalhas pode se tornar maçante, mas quando isso é suportado pela narrativa, eu apoio. O caminho mais conhecido, que muitos acabam tomando é o clássico: colocar umas abelhas e slimes aqui e ali, mas isso nem sempre é pensado. Já neste caso, a ausência de batalhas é totalmente ligada à trama, e deixa claro que os personagens -ainda- não fazem parte daquele mundo, o que é a mais pura verdade - sem contar que isso dá muito mais importância para os momentos onde, de fato, há batalhas. Pessoalmente, eu aconselharia ao criador a tentar adicionar Puzzles ou Mini Games durante os primeiros momentos do Game, e não batalhas, pois elas só iriam criar a boa e velha dissonância ludo-narrativa.

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Eu estou com vocês quando falam de personagens adolescentes de comédia romântica, mas acho que neste caso, eles são muito mais do que isso. Eles são o contraste, a inocência e ignorância em relação ao lado mais sombrio do mundo, apresentado tanto por Flashbacks quanto por alguns eventos e personagens. Acho que os personagens mais velhos fizeram um ótimo trabalho em mostrar que não, o foco da trama não é a vida adolescente, mas algo maior que eventualmente virá à tona.

Talvez por isso eu tenha simpatizado tanto com os personagens - eles têm personalidades de jovens comuns, objetivos rasos e uma vida monótona. Mas ao jogador, fica a expectativa de ver o desenrolar das coisas, o momento em que eles vão ser envoltos pela trama involuntariamente - um bom contraste em relação aos clássicos que já cansamos de ver: adolescentes que querem entrar para o exército, embarcar em viagens atrás de alguma lenda, enfim, mudar o mundo. Esse excesso de determinação sempre me incomodou um pouco, já que adolescentes geralmente vivem à deriva, perdidos em dúvidas e ociosidade - eu era assim, até conhecer o Maker s2

Nisso, eu dou total crédito ao autor: adolescentes se comportando como tal. A dinâmica entre eles é perfeita. Suas aventuras são pequenas, com um pouco de romantic-tension, mas tratado de forma bem humorada e sem melação. E acima de tudo, algo que eu considero importante: um protagonista que, apesar de suas atitudes, não resolve o problema: manter as garotas por perto, aos cuidados dele ou de sua mãe, não vai resolver o problema do pai abusivo, por exemplo. Mas é assim que o mundo funciona, e eu sinto falta desse tato em muitas histórias: nem todo problema precisa ser ou será resolvido, e nem todo protagonista tem que protagonizar os eventos.

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Pra finalizar, a Regra de Ouro que eu sigo: se digo pro jogador buscar uma espada na floresta, a última coisa que quero é que ele busque uma espada na floresta.

Toda missão precisa de um objetivo maior, não pode ser apenas pra gerar Gameplay. E não apenas isso: toda missão fica melhor se for repleta de imprevistos, e o jogo faz isso muito bem - vender as frutas nunca foi o objetivo. Parece bobagem, mas toda a trama, cenas, exposição, vieram de um objetivo que é de grande importância para os envolvidos MAS é simples aos olhos do jogador, o que nos leva a crer que é só uma primeira quest e que tudo sairá como planejado. Mas a coisa vai indo, vai indo, até que o jogador começa a perceber que a trama vai se moldar diante dos seus olhos, e não pelos objetivos previamente estabelecidos.

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Se formos falar da execução, muita coisa deveria ser apontada, nisso concordo que ainda há muito a melhorar. Mas acho válido mencionar que existe algo presente nesse jogo que falta em muitos outros: um formato.

E com isso, meu veredito é 10/10, 5 stars, Masterpiece! Podem me julgar eu tô shippando os casais adolescentes U_____________U

Olá Gian! (Você é o mesmo que já comentou sobre o jogo, no grupo do Facebook, né?)

Muito obrigado pelas suas palavras! Você descreveu com muita habilidade muitos elementos que quis transmitir através do jogo.
Obrigado pelo tempo que dedicou ao jogo. :)

PS. Também shippo os casais. :v #TeamKashi&Karin, #TeamMindo&Kin. #TeamBartolomeu&Sabão. (Se for o mesmo Gian saberá a referência kkkkkk)