O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Hospedagem de sites

Iniciado por Eliaquim, 07/12/2018 às 09:09

07/12/2018 às 09:09 Última edição: 07/12/2018 às 19:03 por Eliaquim
Olá pessoal!
Não sei se a questão é pertinente aqui ou na parte de "lazer", peço desculpas de antemão.

Então, na verdade gostaria de recomendações, dicas de quem conhece/usa/tem um dominio próprio e hospeda seu site em algum lugar.

Como alternativas gratuitas, eu encontrei o https://pt.wix.com por exemplo.
E como pagas encontrei várias como o hostgator, locaweb, uolhost, wordpress e outros...
Eu não sou programador. E gostaria de "fazer" o design do meu site eu mesmo. Por exemplo, sei que o wix tem templates para isso. O wordpress também.

Enfim, por enquanto estou só querendo estudar do assunto. Mas quando eu tiver material para fazer um portifolio dos meus projetos, gostaria de saber alguma coisa e colocar um site no ar.
O que vocês me recomendam?

Aprender nunca é demais, então já é um ponto positivo. Sobre a hospedagem, não são tão caras quanto o pessoal acha. A Hostgator faz promoções com frequência e o serviço é muito bom. Eu não recomendo esses geradores [Wordpress, Wix e afins] pra começar, porque o método de criação é totalmente diferente da criação por código e eles não vão te permitir uma personalização completa. Ao menos não na versão gratuita. No fim das contas você não vai aprender muita coisa e vai depender do sistema usado por eles.

Já o Github Pages permite desde que sua página seja estática. Isto é, desde que não tenha funções que necessitem de processamentos em servidor como enviar e-mails, processar vendas etc. A SoloLearn  tem tutoriais excelentes, recomendo que dê uma olhada quando quiser.

Eu gosto muito da Hostinger! Antigamente, lá tinha um plano gratuito de hospedagem; agora só tem planos pagos, mas a Hostinger vive dando descontos ao longo do ano, tanto que atualmente está dando um desconto de 90% no plano mais simples com duração de 4 anos (domínio não-incluso). Lá tem algumas opções de construção de sites, mas eu nunca usei: prefiro usar o combo Dreamweaver + Wamp para criar, testar e enviar minhas próprias páginas, mas você pode usar até o combo Bloco de Notas + Wamp para criar e testar suas páginas, só que vai precisar de um programa ou site de FTP para enviar para a Hostinger.

Agora para registrar um domínio, eu sempre comprei pela Registro.br, mas lá só vende domínios nacionais. Acho que a Registro.com vende domínios de qualquer tipo, não tenho certeza, mas é onde eu tentaria comprar primeiro se eu quisesse um domínio internacional. Tem tantos sites que vendem domínios por aí, alguns com descontos bem atraentes, mas a maioria só vende em conjunto com um pacote de hospedagem.

Recentemente, eu comprei o plano com 90% de desconto da Hostinger e um domínio do Registro.br. Meu site já está no ar - mas ainda está em construção, só coloquei no ar para fisgar meus velhos fãs, hahaha! Enfim, se precisar de ajuda com qualquer coisa, estou aí!  :ok:

Citação de: Corvo online 07/12/2018 às 09:18
....

Beleza Corvo! Já favoritei! Vou dar uma olhada sim. Já dei uma leve conferida no sololearn, vou tentar ir aprendendo aos poucos com ele. Aprender a programar é uma necessidade para mim, mas gostaria de fazer isso sob demanda, como tenho feito. Então devo acumular alguma coisa aos poucos, quem sabe quando chegar na hora do site eu caio firme nele :D
Infelizmente nas minhas buscas do google, achei conteúdo muito genérico sobre o que eu preciso saber em relação a hospedagem.
Quanto ao Github, tu consegue me enviar algumas páginas de exemplo? Para eu dar uma olhada em design e tal. Eu sei que existe aquele repositório, onde o pessoal coloca várias coisas, como por exemplo os plugins do MV. Mas não sabia que eles faziam um site também.

Citação de: TheNewSon online 07/12/2018 às 10:00
.....

Muito obrigado New son! Durante as minhas buscas me deparei com a hostinger também. Quanto ao preço desses sites todos, eu também não achei caro não, ainda em pacotes anuais. É uma despesa que posso arcar tranquilamente.
Opa já encontrei alguns nomes diferentes... haha! "Dreamweaver + Wamp" E a parte do prgrama ou site da FTP. Esses nomes são novos para mim uahahuuhahuaa. FTP eu já li em algum lugar, mas não lembro ou realmente não faço ideia do que seja.
Esse registro.br realmente foi onde uma galera do youtube me recomendou comprar o dominio. Vou dar uma olhada no registro.com também.
Mas em questão de visibilidade, o que você recomenda? O br ou .com? Ou não faz diferença?
Uma das coisas que queria seria que o site pudesse ter dois idiomas sem que os usuários precisassem da tradução automática da página (pelo menos para o inglês e português). Então, eu poderia fazer isso tanto no .br quanto no .com?
É, eu realmente vi dominios e hospedagens juntos. Mas fiquei me perguntando se isso era uma boa ideia. Por exemplo se eu quisesse trocar de hospedagem, será que poderia manter o mesmo domínio (tendo comprado esse tipo de pacote - Hospedagem + dominio)?

Bom eu já ouvi algumas recomendações dizendo que mesmo que eu coloque os jogos para vender em outras plataformas (steam, itch.io etc) é legal eu ter opções no site para que as pessoas possam comprar direto de mim. Entretanto, não sei se começaria assim.
A princípio seria para apresentar portifolio (jogos, futuras artes), canal do youtube, alguns artigos ou informativos (quem sabe). Enfim, conteúdos que eu produza, experiências próprias. Um canto na página sobre mim.

Falando em dinheiro, além da compra do domínio e da hospedagem, alguma outra despesa que eu deveria saber quando tentar fazer isso de verdade? Por alto, quanto mais ou menos eu poderia prever em gastar nessa brincadeira? Uns 200 reais por ano, pra manter hospedagem e dominio?

Então, o Github Pages não tem limitações quanto ao design. Isso é bom porque você tem total liberdade, mas é ruim porque vai precisar fazer do zero. Eles até tem um repositório com exemplos, mas eu recomendo que você olhe este aqui.

A maior parte dos templates desse site não são estáticos por causa do formulário de contato. Se você tirá-lo, pode usar diretamente qualquer um ou editar como preferir. Pra servir de exemplo, subi o modelo que eu estava usando há um tempinho. Pode acessar e dar uma olhada, o código vai ficar aberto no meu perfil também. Mas como disse, a página é estática. Você pode tentar enviar o formulário, mas vai gerar um erro.

Veja se ajuda. o/

Citação de: Corvo online 07/12/2018 às 16:37
mas eu recomendo que você olhe este aqui.

Macaco quer banana... ajudou sim!! To dando uma olhada nesse!!
Por curiosidade, então aquela parte do github dos repositórios, é lá onde fica o código do site? É através dali que eu mando as informações válidas para o site, por exemplo. Se o cara clicar em um link no meu site ou fizer um download, a fonte disso vai estar no repositório? E o que ele veria no site é tipo só a interface?

Exato, o repositório vai servir como seu banco de dados. Todos os arquivos do site vão ficar ali. Você pode, inclusive, baixar o repositório e abrir offline pra estudar. É só clicar no botãozinho verde à direita. Porém, se a sua conta no Github for pública, qualquer pessoa vai ter acesso aos arquivos. Para criar repositórios privados é preciso atualizar a conta para a versão paga.

Dreamweaver é um programa pago da Adobe usado para criar sites. Eu tenho uma versão antiga que ganhei em um curso de Web Design, mas se eu não tivesse, não compraria... Usaria o Bloco de Notas do Windows mesmo, ou então o Notepad++ que é gratuito. O pessoal aí que manja de Web Design deve ter algumas sugestões melhores.

WampServer é um programa gratuito basicamente usado para simular um servidor (na verdade, é bem mais complexo do que isso, mas vamos manter as coisas simples). Eu uso em conjunto com o Dreamweaver para visualizar o meu site antes de enviá-lo para a Hostinger, mas também não é um programa essencial. Eu uso apenas para facilitar as coisas.

FTP é um tipo de transferência de arquivos; os programas que fazem essa transferência são comumente chamados de FTP também. Você precisa disso para transferir os arquivos do seu computador para o site de hospedagem. Felizmente, o Dreamweaver já faz isso para mim, mas existem muitos programas e até sites que fazem isso gratuitamente.

Quanto ao domínio, .com não tem nacionalidade definida, então é a melhor opção se você quer alcance internacional. É claro que tudo depende da divulgação, é perfeitamente possível ter alcance internacional com um domínio .com.br, mas o pessoal de fora não está acostumado com domínios desse tipo. É mais uma questão de facilidade mesmo, mas a diferença não é tanta no final das contas.

Não recomendo comprar hospedagem e domínio pelo mesmo site, mesmo com desconto, porque o gerenciamento do seu domínio provavelmente ficaria por conta deles. Ou seja, se você quisesse hospedar em outro site, não conseguiria usar o mesmo domínio. Mesmo que você tenha certeza que não vai mudar, recomendo que você compre separadamente por precaução. Prevenir é melhor que remediar.

Agora, meus colegas que me corrijam se eu estiver errado, mas você não poderia simplesmente vender direto pelo seu site, a menos que você criasse uma empresa e obtivesse a licença para isso. Um jogo comercial não deixa de ser uma mercadoria, então tem impostos (no caso, ICMS). Tem outras questões legais envolvidas, mas... vamos voltar a falar de coisas menos chatas? Hehehe!

Por fim, os gastos com domínio e hospedagem variam muito. Eu aproveitei o desconto de 90% da Hostinger para comprar 4 anos de hospedagem básica por apenas R$109,92 e já aproveitei para comprar 4 anos de registro de domínio pela Registro.br por R$148,00. Arredondando, paguei R$257,92 para o meu site ficar no ar por 4 longos anos. O resto só depende de mim.

Mas cuidado, amigo! Não tente dar um passo maior que a perna. Estude, aprenda, planeje, faça tudo por partes para não acabar se perdendo no caminho! Isto é, não vá comprar coisas que você ainda não sabe usar ou não tem certeza de que vai usar, ok? Assim como aconteceu comigo várias vezes, o arrependimento pode ser amargo. Enfim, espero ter esclarecido!  o/

Citação de: TheNewSon online 07/12/2018 às 18:15
....

Po cara, muito obrigado mesmo! Ajudou demais! Vou seguir todas as dicas.
Sim! Ainda vou estudar e planejar bastante. No máximo, penso ao menos em comprar o domínio para garantir enquanto está disponível, mesmo sabendo que a parte do site vai demorar e nem vai ser para agora.
Com relação a venda, saquei! Realmente não é uma prioridade fazer isso pelo site não. Ele seria mais para divulgação e apresentação mesmo.
Mas com certeza, vou com bastante calma! Vou seguir essas dicas com afinco.
Esclareceu bastante. Obrigado mesmo!