O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

2 semanas de estudo, basta? Programação Web

Iniciado por NumPaD, 16/11/2020 às 09:58

-Ahoy!
Galera, no final do mês eu vou tirar 2 semanas de férias.
Eu falhei dezenas de vezes o #100DaysOfCode [Procrastinação, desmotivação], e eu sei bem pouco sobre MUITA coisa no universo da programação. Mas nunca boto a mão na massa. Estou preso a anos no tutorial hell.

Estou pensando em trocar as 8 horas de trabalho diárias, para 8 horas de estudo focado durante minhas férias. Com o objetivo de por a mão na massa e criar um portfolio como FrontEnd Developer.
Eu quero trocar de emprego o quanto antes, pois devido a pandemia, minha empresa está prestes a ser engolida. E meu sonho a uns 10 anos [época que eu fazia scripts para o RMXP] é ser um programador, solucionar problemas, entregar serviços á pessoas via tecnologia.

Vocês acham que em 15 dias, imerso em materiais gratuitos (talvez alguma coisa paga da Udemy) da para aprender o suficiente para ficar job ready para uma vaga nível júnior? [Considerando que eu tenho uma base tem tecnologia (trabalho como Suporte de TI, conheço pelo menos a syntax e a história de quase todas as linguagens atuais do mercado, conheço (de ler, ver e ouvir sobre) quase todos frameworks e quais problemas eles resolvem, etc.]
Paz e tédio a todos!

16/11/2020 às 22:17 #1 Última edição: 16/11/2020 às 22:27 por Syureri
O negócio de aprender linguagens e frameworks é que esse conhecimento rapidamente se torna ultrapassado. Flash por exemplo já foi abandonado e nem é mais suportado por browsers modernos sem uso de plugins externos, então todos aqueles que passaram meses aprendendo Flash terão de migrar pra outra coisa. Eu passo um mês sem mexer com .NET Framework 4.7 e já lançou o .NET 5, feito para substituir ele. Em Javascript também há o  problema que conhecemos por "framework da semana", por uma boa razão. Você passa bastante tempo aprendendo uma framework e amanhã o povo já está te matando por não estar usando a mais nova e espetacular framework que faz a mesma coisa que a anterior, sem ganho de performance, só com uma API diferente.

Apenas lembre-se que programação se trata de lógica. Se A e B for igual a C, então faça isso, do contrário faça aquilo. Essa é a base de tudo e esse conhecimento sim você pode manter para sempre independente de quais linguagens/frameworks novas sejam lançadas amanhã.

Agora sobre o conhecimento que você precisa para arrumar um trampo na área, depende bastante do tipo de trampo. Muitos serviços aí ainda usam linguagens e recursos ultrapassados (C++11 ao invés de 17/20, Windows XP ou Arch Linux (não que Arch seja ultrapassado, mas eh)) visto que, se não está quebrado, seria apenas custo tentar melhorar.

Infelizmente não posso dizer muita coisa sobre desenvolvimento web (backend e frontend são termos mais usados no mundo web) visto que sou um desenvolvedor de software, mas ter um leque de conhecimento extra nunca faz mal. Tem mais serviços disponíveis para web developers por aí também.