Aqui está a seção mais importante dessa matéria, gostaria antes de mais nada garantir que dá sim para ganhar dinheiro com programação de jogos independentes mesmo não tendo muitas habilidades de programação ou design, e sim, usando o RPG Maker mas com muita dedicação e paciência.
Crowdfunding? O que é esse palavrão? – É a solução para jogos independentes! Grave isso!
Crowdfunding traduzido significa "Financiamento Coletivo" e como o nome sugere, basicamente reúne dinheiro vivo para financiar o seu projeto, vamos começar a entender?
Primeiramente o Financiamento Coletivo funciona via internet através de sites que expõe o seu proejto, detre eles o que mais se destaca é o www.kickstarter.com que já ajudou a financiar 87.000 projetos rendendo 1.8 bilhões para esses projetos! Pronto, já animou né?
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Financiamento Coletivo não é doação, as pessoas irão basicamente investir dinheiro em seu projeto e devem receber algo em troca do investimento.
Dica: Prometa recompensas (que se pode cumprir) como por exemplo oferecer o download do seu game de graça no lançamento, materiais gráficos, cheats, homenagens nos créditos, publicidade e qualquer outra coisa criativa que parecer interessante aos olhos do seu público alvo.
Bem, para começar você precisa se cadastrar em um site de crowfunding, o Kickstarter só aceita de alguns países, mas não o brasil, porém tem outro site o www.indiegogo.com que permite ser de qualquer país, tem uma versão brasileira que é o www.catarse.me, idêntico ao Kickstarter.
Crie o seu projeto dando informações consistentes e garantindo a certeza de que você tem capacidade para terminar o projeto, passe segurança, mostre a cara, evite colocar avatares do anime naruto porque ninguém vai querer investir em um projeto feito pelo clã uchiha, seja você mesmo lá e não um fake estilo dark Pikachu.
(http://i.imgur.com/4H9erDr.jpg)
Estabeleça um valor em dinheiro para determinar o valor inicial do seu projeto, por exemplo, eu mostro uma boa proposta, estabeleço uma meta, por exemplo $10.000,00, se em 30 ou 60 dias os investidores não baterem a meta o projeto não é lançado e o dinheiro retorna aos investidores (chamados de backers). Ou seja, você não precisa ter um projeto em andamento avançado nas mãos para fazer isso, mas certeza plena de cumprir caso a meta seja batida, afinal você estará dizendo que precisa de $10.000,00 de investimento para dar início ao projeto, mas não para por aí, depois de cumprir a meta você terá o compromisso de entregar o game como definido, no entanto você ainda pode por exemplo estabelecer uma segunda meta para adicionar algo que não tinha antes no seu projeto e por aí vai, desses 10.000 pode render até centenas de milhares. Se o projeto não arrecadar e for cancelado, com a experiência você pode fazer uma nova tentativa quando quiser, apenas pense, não teve retorno então algo não agradou.
Não se desanime se for usar o RTP do rpg maker, tem vários assim, e outros com gráficos de qualidade bem desagradável provando que o importante mesmo é uma ideia realmente criativa.