O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Projéteis e HUD - plataforma

Iniciado por Speed, 22/06/2018 às 12:03

22/06/2018 às 12:03 Última edição: 22/06/2018 às 15:44 por Speed
Projéteis e HUD



O que é?
Há um tempo atrás eu desenvolvia um projeto de plataforma. Então fiz alguns sistemas como HUD e, seguindo um tutorial da Mayleone, os projéteis. Essa demo tem como objetivo ajudar quem não conhece o tutorial da May e também quem está apenas com preguiça de segui-lo.
Há recursos meus de plataforma na pasta, sintam-se a vontade para modificar e utilizar.


Como funciona?
O projeto conta com 6 switchs (pode ser que tenha algumas outras switchs do meu projeto que eu esqueci de retirar mas que não influenciam em nada nesses sistemas) e uma variável. Lembrando que não é necessário estar na ordem que eu coloquei, apenas lembre-se de trocar em todos os eventos se for modificar.
Nessa demo que estou disponibilizando é possível matar os inimigos pulando em cima deles ou atirando seus projéteis com a tecla S. Cada um deles precisa de uma quantidade diferente de tiros para morrer (1 e 2 respectivamente), e é bem fácil de alterar esses valores basta adicionar uma página a mais e alterar algumas switchs locais. Ambos morrem com apenas um pulo na cabeça que também pode ser alterado.



Cuidados
Muitos dos comandos são minuciosos e precisam de atenção, logo que, se você esquecer de alterar o ID de algum inimigo ou do próprio projétil, não irá funcionar.


Em "game_map.events(x).vx" e "game_map.events(x).move_dx(-200, 20)", caso x não for igual ao ID do evento que será o projétil, o jogo irá dar erro.


Na configuração dos inimigos, logo após TODAS as condições ATIRANDO estiverem ativas, em "colisão?(3, 2, 32)" o número 2 representa o ID do projétil também, se não for o mesmo ID o jogo irá dar erro também.
São coisas pequenas, e muitas vezes esquecíveis, mas que podem fazer a diferença entre o projeto funcionar ou não.





Conclusão
Basicamente quero facilitar a vida de quem quer fazer um jogo de plataforma. Pretendo ir adicionando coisas quando o tempo me permitir e quando não estiver ocupado com meu projeto principal.
Os créditos são para o Fogomax, criador do sistema de colisão que permite a coisa acontecer, ao Khas, que criou o sistema de plataforma e a Mayleone, que fez o tutorial incrível de como criar os projéteis.


Agradeço a todos pela atenção e espero ajudar quem precisa. Qualquer dúvida pode perguntar que tentarei ajudar.

Não é que ficou bacana? Esse sistema do Khas é meio travado, achei que interferiria muito na mecânica do projétil, mas funciona que é uma beleza. Gostei desse, Speed. o/

 Obrigado, Corvo.
No começo eu também achava que não ia rodar do jeito que eu estava imaginando, mas acabou sendo bem fluído. Sem contar a facilidade para fazer.

25/06/2018 às 22:42 #3 Última edição: 25/06/2018 às 23:08 por Tiaguu
 :rainbow: :rainbow:
Era exatamente isso que eu estava precisando. Show! Speed  :<3:
Eu estava dando uma olhada no sistema que você mandou e percebi que não estava funcionando os sistemas de plataforma(as que sobem e descem), coloquei(troquei para o original) o script do Arc Engine no projeto que você mandou e as plataformas voltaram a funcionar, porém quando eu aperto "S" para atirar o "poder" só vai um quadrado a frente. Não sei se futriquei em uma coisa e deu tilte. :ded:
Eu coloquei meus tilesets não sei se isso pode ter interferido em algo.

 Oi Tiaguu

Esqueci de avisar, eu troquei alguns nomes nos comandos do Arc Engine. Vá na linha 2935 do script e troque os nomes para os mesmos que no seu projeto e teste de novo as plataformas. Quanto ao poder avançar somente um quadrado eu não sei o que pode estar acontecendo, veja se você copiou todos os comandos iguais, qualquer coisinha fora do lugar já bricka todo o sistema.

Qualquer dúvida, pode voltar ai.

Citação de: Speed online 26/06/2018 às 02:18
Oi Tiaguu

Esqueci de avisar, eu troquei alguns nomes nos comandos do Arc Engine. Vá na linha 2935 do script e troque os nomes para os mesmos que no seu projeto e teste de novo as plataformas. Quanto ao poder avançar somente um quadrado eu não sei o que pode estar acontecendo, veja se você copiou todos os comandos iguais, qualquer coisinha fora do lugar já bricka todo o sistema.

Qualquer dúvida, pode voltar ai.

Consegui fazer as plataforma funcionar normalmente, porém descobri o problema do "poder", ele só funciona normalmente no seu tilesets, acredito talvez q seja o tamanho dos meus, enfim vou tentar umas coisinhas aqui, qualquer coisa crio um tópico para não estender demais aqui.

Obg Speed :*-*:

 Tenta mudar a distância percorrida pelo poder em "game_map.events(x).move_dx(-X, 20)" altera o X e vê se aumenta.

Olha, sei que o tópico não tem novas repostas faz tempo mas Tenho uma super importante!!
fiz os meus projeteis ficou 100% muito legal mas quando vou aumentar a velocidade que o normal era 6, ele continua a mesma coisa ;-;
coloquei ate 300 de velocidade e não foi, sabe alguma solução pois eu não consegui nem uma!

Citação de: JosueC online 07/06/2020 às 06:37
Olha, sei que o tópico não tem novas repostas faz tempo mas Tenho uma super importante!!
fiz os meus projeteis ficou 100% muito legal mas quando vou aumentar a velocidade que o normal era 6, ele continua a mesma coisa ;-;
coloquei ate 300 de velocidade e não foi, sabe alguma solução pois eu não consegui nem uma!

No primeiro evento você tem que modificar o "$game_map.events[2].move_dx(-200, 20)". O -200 é o que muda a velocidade, aquele speed_6 você deixa daquele jeito mesmo.
Obs: Quanto menor o número mais rápido. Lembrando que -300 é menor que -200. E você precisa modificar tanto na primeira aba quanto na segunda (esquerda e direita).