O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dolmelynllyn Fall

Iniciado por Caio Varalta, 28/12/2018 às 12:09

Tarde, pessoal! Estou de volta com mais uma (tentativa) de música para flautas. Recebi um feedback bacana de uns amigos e pude 'corrigir' alguns detalhes que poderia ter mudado na música passada [Kaoki Canoá] e já também recebi mais críticas positivos quanto à essa atual, para poder melhorar nas próximas.

De qualquer forma, segue aqui mais uma pequenina música para flauta (e ukulele):
Spoiler
[close]

Também disponibilizei ela no soundcloud:


E não obstante também postei a partitura dela no musescore:
https://musescore.com/user/21513521/scores/5370117

Agradeço desde já à todos pela ouvida e pelo feedback.

Confesso que foi emocionante. :clap:
Não sou muito fã de flautas, mas em ficou muito boa nessa música. :wow:
Ter um ar calmo, e isso é algo que gosto. :ok:
Só há algumas partes em a flauta acaba por ser um pouco alta... mas isso não atrapalha muito significamente a música. :hurt:
Bem, espero ouvir mais projetos incríveis como este. :heart:

Citação de: RodLego10 online 29/12/2018 às 10:09
Confesso que foi emocionante. :clap:
Não sou muito fã de flautas, mas em ficou muito boa nessa música. :wow:
Ter um ar calmo, e isso é algo que gosto. :ok:
Só há algumas partes em a flauta acaba por ser um pouco alta... mas isso não atrapalha muito significamente a música. :hurt:
Bem, espero ouvir mais projetos incríveis como este. :heart:
Que legal RodLego! Muito obrigado pelo feedback, é tão importante!
Você consegue me falar o minuto/segundo em que você achou que a flauta ficou muito 'alta'? É no final?

Muito obrigado, amigo!

:XD:

Acho que tinha o volume um pouco alto, a flauta não parece realmente um problema. :holmes:
Só alguns sons ficam meio repetitivos, mas não é nada de muito prejudicial. :math:

Boa Caio!
Acho que o grande problema, ao meu ver, é a melodia iniciando na 2ª. É bom sempre evitar começar a melodia em grau conjunto, pois quebra a tensão harmônica da música. Tem algumas técnicas pra resolver essa quebra e mesmo assim continuar começando na segunda. A maior parte delas envolve algum tipo de dinâmica ou ornamentos pra facilitar o entendimento.
Veja os ornamentos como pequenas pontuações no texto, apesar de serem facultativas. Elas ajudam a dar consistência à melodia e favorecem o resultado da sua música. Sobre a partitura, tem muita coisa que poderia ser arrumada, na própria escrita (pausas soltas na pauta que podem ser omitidas selecionando a tecla "v" em qualquer versão do Musescore), como no arranjo.
Senti muita falta de uma cadência rítmica. Enquanto o Ukulele é tocado numa figura não rítmica, a flauta é executada em solo atonal e arrítmico, o que prejudica bastante a execução. Seria legal algo mais percussivo e marcado pro ukulele.
Tem um pequeno trecho em que a flauta tem duas linhas simultâneas, então a música é para 2 flautas e Ukulele?
Mas gostei bastante da escrita e do fraseado. Tem muito do Jazz setentiano ali haha :)
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

06/01/2019 às 21:48 #5 Última edição: 06/01/2019 às 21:49 por Caio Varalta
Citação de: Zaggojhon online 06/01/2019 às 12:01
Boa Caio!
Acho que o grande problema, ao meu ver, é a melodia iniciando na 2ª. É bom sempre evitar começar a melodia em grau conjunto, pois quebra a tensão harmônica da música. Tem algumas técnicas pra resolver essa quebra e mesmo assim continuar começando na segunda. A maior parte delas envolve algum tipo de dinâmica ou ornamentos pra facilitar o entendimento.
Veja os ornamentos como pequenas pontuações no texto, apesar de serem facultativas. Elas ajudam a dar consistência à melodia e favorecem o resultado da sua música. Sobre a partitura, tem muita coisa que poderia ser arrumada, na própria escrita (pausas soltas na pauta que podem ser omitidas selecionando a tecla "v" em qualquer versão do Musescore), como no arranjo.
Senti muita falta de uma cadência rítmica. Enquanto o Ukulele é tocado numa figura não rítmica, a flauta é executada em solo atonal e arrítmico, o que prejudica bastante a execução. Seria legal algo mais percussivo e marcado pro ukulele.
Tem um pequeno trecho em que a flauta tem duas linhas simultâneas, então a música é para 2 flautas e Ukulele?
Mas gostei bastante da escrita e do fraseado. Tem muito do Jazz setentiano ali haha :)
Que delícia de feedback, Zaggão!

Primeiramente, eu agradeço muito por todas as pontuações.

Com a melodia começando na 2ª é por causa da supertônica? Aqueles que não manjam de teoria aeaheuahe.
Achei muito bacana a pontuação sobre a escrita da música - no musescore, preciso aprender a mexer na ferramenta (em vez de jogar do guitar pro pra lá). Sobre o Ukulele, realmente seria melhor deixar ele mais percursivo.... faz muito (muito) sentido, já que a flauta tá livre demais. Adorei essa pontuação.

Preciso dar uma pesquisada mais afundo sobre a construção e utilização do campo harmônico.

E sobre as 2 flautas... acho que alguém acabou se empolgando mais do que devia. kkkkkkk

Essas dicas são de ouro, Zaggo. Agradeço muito o feedback! Vou trabalhar pra melhorar tudo isso aí.

Thank you so much o//

Citação de: RodLego10 online 06/01/2019 às 11:29
Acho que tinha o volume um pouco alto, a flauta não parece realmente um problema. :holmes:
Só alguns sons ficam meio repetitivos, mas não é nada de muito prejudicial. :math:
De qualquer forma, eu agradeço muito o feedback RodLego! Muito obrigado mesmo!

:XD:

Citação de: Caio Varalta online 06/01/2019 às 21:48
Com a melodia começando na 2ª é por causa da supertônica? Aqueles que não manjam de teoria aeaheuahe.
Achei muito bacana a pontuação sobre a escrita da música - no musescore, preciso aprender a mexer na ferramenta (em vez de jogar do guitar pro pra lá). Sobre o Ukulele, realmente seria melhor deixar ele mais percursivo.... faz muito (muito) sentido, já que a flauta tá livre demais. Adorei essa pontuação.
Exatamente haha
Normalmente se evita iniciar na supertônica (2ª, pois é um grau conjunto, que cai pra tônica) e na sub-dominante (4ª). Mas ficou até interessante, eu deixei em loop aqui e gostei da melodia principal hahaha
Me ajude a continuar produzindo!

Todo incentivo e ajuda são bem-vindos!
Quem quiser e puder me ajudar ► Compre-me um café! :coffee:
Você vai estar me ajudando demais!

Se um bardo pudesse gravar sua própria melodia para ouvir durante um passeio a cavalo por uma mata aberta, essa seria a música que ele gravaria. Eu gostei do toquinho, os pés requisitam acompanhá-lo quase que por conta própria. Quanto à flauta, achei bacana, mas na minha opinião decai um pouco após as pausas ali por volta dos 1:40.