O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Preciso de uma orientação sobre novo projeto

Iniciado por sharpe, 06/08/2019 às 20:45

Estou voltando ao rpg maker depois de vários anos parado, estava fazendo um projeto usando um sistema ABS simples no rpg maker 2000 mas quero fazer um mais avançado e estou em dúvida qual eu tenho menos trabalho fazendo no 2003 ou XP/VX. Outra coisa é que não gosto dos gráficos dos novos com o cabeção, quero saber se é muito difícil achar versões maiores dos chars e chars com animações de ataque.

Entre o 2000 e o 2003, já não existe motivos para permanecer no 2000. São raríssimos os casos em que você teria de usar algum patch como o Destiny, e o 2003 foi atualizado no fim de 2017 com dezenas de comandos melhorados. Entre o 2003 e os subsequentes, os atuais saem na frente pela possibilidade de programação mais direta. O que não é problema se você for fazer por eventos.

O caso do VX é o mesmo do 2000, não existe motivos para usá-lo no lugar do Ace. O XP é outra história, pois o mapeamento continua sendo o melhor. Agora, quanto aos recursos, nenhuma versão do programa é restrita se você mesmo fizer os seus e/ou contratar alguém para isso. Existem sim pacotes nos mais diferentes estilos, mas poucos são tão completos quanto o RTP.

O RPG Maker 2000 sempre vai ser melhor do que o 2003, simplesmente por permitir o Destiny Patch, que possui as 8 maravilhas do mundo dentro dele.
O problema do 2k é o limite da qualidade gráfica, restringindo-se ao PNG-8bits, maaas o que não se torna problema algum para gráficos mais simples.
Quanto ao sistema de ABS, fica a seu critério em qual engine fazer, mas acredito que as mais atuais possuem comandos de eventos mais escassos.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Se você procura fazer um trabalho com abs recomendo o VX ACE pois tem uma grande variedades com scripts e graficos para esse mesmo estilo, e é ate bem facil acha esses recursos na internet não precisa nem procurar muito, porem o XP não está muito atras alem de ter como o corvo disse o melhor mapeamento, ja no vx ace teria que usar coisas como mapping parallax pra fazer mapas digamos mais bonitos, e o XP ja vem como padrão personagens que são grandes.

Entre as engines mais antigas, você tem o RPG Maker 2000 usando patch do Destiny Patch, que lhe permite trabalhar no RM através de códigos, manipulações no sistema padrão como Tela de Título, pictures, teclas, etc. O que dá para fazer um sistema ABS redondo sem nenhuma complicação se dominar a linguagem do patch que é o DestinyScript.
Já no RM2003 você tem o DynRPG que é um plugin que lhe permite manipular o sistema e ele usa o C++ como linguagem.

Um bom site com recursos é VIPRPG, embora ele seja japonês, possui muitos gráficos, inclusive de ações com os próprios personagens que vêm no pacote RTP do RM2000. Infelizmente o site oficial não funciona mais até o presente momento, mas tem um site que é uma espécie de "wiki" desse VIPRPG (https://www54.atwiki.jp/viprpg_sozai/).