O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Trocando Ideias #4 - Lunarea

Iniciado por Yukii, 14/03/2013 às 20:18


O Trocando Ideia traz hoje para vocês uma entrevista com a maker estrangeira Lunarea, nesta entrevista nós conversamos sobre o RPG Maker, suas condições atuais e os esforços da Enterbrain para deixar a Engine mais famosa.

[box class=titlebg]
Entrevista
[/box]


Olá Lunarea, obrigado novamente por concordar com esta entrevista.  Como você está hoje?

Estou bem, obrigada. E você?

Estou em um bom dia, não posso negar. Bem, você possui algum hobby do qual pode falar, ou é algo ultra-secreto?

Meus hobbies são arte, leitura e assar/cozinhar (sobremesas em grande parte). *sorri*

Uma fã de cozinhar ahn? Eu gostaria de chamar isto de coisa de mulher, mas, eu também gosto de fazer, então *tosse*, que tipo de livros você gosta de ler?

Bem, sou uma garota, então não me importa que seja um hobby feminino. *ri*
Eu leio uma grande variedade de livros. Meus favoritos são livros de mistério ou de detetives, mas eu também gosto de livros do sobrenatural e de fantasia.


Esse é um alcance bem grande para falar a verdade, já conheci muitas pessoas que se fechavam para um único estilo e nunca tentavam mudar. Então, chegando um pouco no assunto do RPG Maker, há quanto tempo você descobriu esta engine?

Eu tenho usado o RPG Maker a mais ou menos dez anos. Meu primeiro RPG Maker foi no Playstation One. Entretanto, eu não me envolvi com a comunidade até a chegada do RMXP.

Como se sentia em relação ao maker naquela época? E como se sente hoje em dia? Você acha que a engine recebe a atenção merecida?

Eu achava que era bastante animador, e ainda penso assim. É divertido pensar em novas coisas e ter um entendimento mais profundo sobre a maneira como os jogos são feitos. Também é um grande desafio, não importante o quão familiar o maker é com a engine.
Eu acho que agora  estamos apenas vendo um bom aumento na popularidade do RPG Maker. Ter um produto Steam ajuda bastante com isto. A resposta tem sido bem mista. Nós temos várias pessoas novas que estão animadas para testar a engine, mas também temos muitas pessoas que largaram o produto pois  acham que não é preciso ter qualquer habilidade e isto acaba criando jogos ruins. Criar jogos que valham a pena jogar, e mostrar que o RPG Maker é capaz de grandes coisas é algo que vai depender dos desenvolvedores e dos membros das comunidades.


Eu acredito que isto realmente seja verdade, apesar de não ser uma realidade para a engine em todo o mundo. Já é possível  ver alguns bons jogos de RPG Maker que acabaram como auto publicações no mercado, To The Moon é um dos meus exemplos favoritos, apesar disto, eu também acredito que a qualidade dos jogos criados dependa em parte do suporte que os usuários recebem durante seu processo de aprendizado. Afinal, muitos tentam usar a engine como um degrau no seu caminho para uma carreira profissional.
O que pensa disto? Você tinha algum tipo de intenção definida quando passou a utilizar a ferramenta de forma séria? Você acredita que o RPG Maker tem o necessário para criar verdadeiros profissionais na área?


Eu acho que o RPG Maker é uma ferramenta como qualquer outra. Existem alguns bons aspectos nele, e também existem algumas limitações. Não existe algo como uma ferramenta perfeita - ou todo desenvolvedor acabaria usando-a.
Reives fez um trabalho fantástico com To The Moon, mas seu jogo foi um grande sucesso por conta de seu trabalho duro. Ele tomou todo o processo de forma profissional e isto acabou valendo a pena. Eu acho que um desenvolvedor que trata o seu desenvolvimento desta maneira também conseguirá ter sucesso.


O que você acha que poderia ser feito para corrigir tais limitações?

Depende no que você deseja fazer no RPG Maker. Eu, pessoalmente, não me sinto limitada por qualquer coisa em particular. Mas eu sei que existem coisas que desenvolvedores comerciais gostariam de ter - como uma resolução maior, a habilidade de criar apps para iOS/smartphones, recursos mais acessíveis, etc.

Bem, pelo menos a Enterbrain está trabalhando com múltiplos artistas para expandir os recursos disponíveis. Você acha que tal iniciativa tem feito sucesso até o momento?

Comparado ao que estava disponível a um ano atrás, eu acho que estamos indo bem. Ainda existem mais algumas coisas planejadas e em desenvolvimento, o que é bastante emocionante para mim. *sorri*

Alguma novidade emocionante que você poderia nos revelar?

Infelizmente, eu não posso passar detalhas. Mas, posso dizer que nós temos algo em desenvolvimento para os desenvolvedores do gênero de horror e de sobrevivência.

Esta é uma novidade MUITO animadora, seria ótimo se o Maker pudesse trazer mais jogos do gênero.
Mas, como a entrevista já está chegando ao seu fim, você gostaria de comentar em alguma coisa em particular?


Quero agradecer por ter me entrevistado! Eu espero que seus leitores apreciem esta entrevista, e que eles aproveitem todas as coisas que temos planejadas para eles.

E eu lhe agradeço por ter se disponibilizado a dar esta entrevista. Eu desejo boa sorte à tudo que vocês tiverem planejado para nós.

[box class=titlebg]
Comentários do entrevistador
[/box]

Falar com a Lunarea foi algo bastante interessante, a personalidade dela era muito diferente da que eu havia imaginado e foi muito divertido realizar esta entrevista.
Aproveito para pedir perdão aos que esperavam por uma entrevista focada nos trabalhos da Lunarea, já que, eu aproveitei o fato de ela estar colaborando com a Enterbrain para realizar uma entrevista mais focada na própria engine.
No mais, obrigado por lerem esta entrevista.
~ Yukii-kun

 :wow: , entrevistados internacionais, apesar de eu achar legal quando entrevista um conhecido, acho mais legal ainda, quando é alguém que o pessoal, pelo menos boa parte, não tem um contato com ela, pow se ela tivesse hobbies ultra-secretos ela não diria eu acho kk, mas ficou bem legal, parabéns por fazer a entrevista em inglês e ainda por cima traduzir depois :D

Muito boa a entrevista, gostei bastante  :ok:
Parabéns Yukii-kun!

Achei que uma pessoal ficaria mais interessado em uma entrevista com uma maker estrangeira, mas, esse tópico parece até shopping center as duas da manhã :noface:
Agradeço a quem comentou.

Citação de: Yukii-kun online 15/03/2013 às 22:05
Achei que uma pessoal ficaria mais interessado em uma entrevista com uma maker estrangeira, mas, esse tópico parece até shopping center as duas da manhã :noface:
Agradeço a quem comentou.

Rá, rá! Uma entrevista com uma maker estrangeira! =O Parece que estão avançando um pouco na internacionalidade por aqui XD

Não conhecia ela antes da entrevista... Agora tenho uma ideia de uma famosa maker estrangeira! Bem interessante xD

Mas ela falou algo que seria bem interessante mesmo: o maker ter uma opção de maior resolução e a capacidade de fazer jogos para mobiles... Essa é a "febre" do mercado de jogos atual praticamente, e meio que estranhei não ver nenhum no estilo do maker nas famosas lojas... Seria uma boa forma de divulgar a engine, já que é o mercado mais utilizado hoje em dia... Não seria tão difícil adaptar um jogo de maker para um celular. Até pokémon eu tenho no meu celular XD

Btw, muitos obrigados pela entrevista, Yukki-san! \o/
À procura de uma sign melhor  :=p:
Como eu fiz dúzias de avatares no estilo da CRM, vou trocar eles à cada segunda-feira!  :wow:

Gostei da entrevista.
E devo dizer que fiquei extremamente animado com o que ela disse no fim, sobre os recursos de sobrevivência e horror (zumbi's, creio eu). Aguardo ansioso por futuras entrevistas.

Abraços!
fear is the mind-killer