O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Problema com Tilesets

Iniciado por Bel.SV, 08/06/2021 às 21:39

08/06/2021 às 21:39 Última edição: 15/06/2021 às 17:09 por Bel.SV
Oi, gente! Volto aqui com mais um problema.
Eu fiz um labirinto usando o tilesets do próprio RPGMMZ e alguns das dlcs que meu amigo me passou. Então, eu não sei exatamente de qual DLC é, eu só tenho as imagens.
O problema é que nem meu personagem, nem os npcs obedecem as paredes. Eles simplesmente atravessam tudo. Isso já aconteceu com outros cenários, usando o tilesets das dlcs. Eu resolvi trocando o tilesets, mas nesse caso queria mesmo deixar o mapa como está.

Enfim, o mapa foi feito com apenas 4 tilesets. Eu acabei usando o preto na parte vazia, só por tentativas para tentar resolver o problema, e o outro tilesets de brilho azul, eu só usei para mim saber a posição de cada personagem.

Aqui está a configuração que eu usei:




Eu alterei o arquivo do terreno, eu coloquei no meu nome para saber que fui eu que alterei. A única coisa que fiz foi pegar aquele tilesets de brilho e coloquei como terreno para ver se o personagem andaria só por ele e não na parede, mas não resolveu.

O mapa está assim:



Tentei fazer algo parecido com o PAC MAN, por isso não há exatamente "paredes", só usei aqueles tilesets para separar os cômodos.

Veja se existe algum tile transparente da aba B em diante sobrepondo o mapa. Principalmente o primeiro tile da aba B, normalmente ele precisa ficar marcado como estrela. Ou se a movimentação do personagem não está com o "Atravessar" ligado.

Todos os personagens estão com o atravessar desligado.
O primeiro tile da aba B está com a estrela, mas eu acho que eu não entendi a outra parte, como eu vejo se um tile transparente está sobrepondo o mapa?

Suponha que o segundo tile da aba B, por exemplo, esteja marcado com uma bolinha. Se você tiver preenchido o mapa com ele por engano, toda a passabilidade fica livre, pois ele é o tile sobreposto em todo lugar. A forma de saber é, bem, garantindo que não tenha errado na construção do mapa. Selecione os tiles e refaça os caminhos. Se houver algum problema, a passabilidade irá se sobrepor.

Ok. Muito obrigada. Vou refazer o mapa, se der tudo certo coloco aqui.

Eu fiz diversos testes. Refiz o mapa e deu o mesmo problema.Testei em um novo projeto com os tiles padrão e o problema persistiu.



Então, acho que o problema está no meu mapeamento.


O que eu posso fazer para arrumar isso sem modificar o mapa?

14/06/2021 às 20:05 #6 Última edição: 14/06/2021 às 20:17 por MateusDxD
Citação de: Bel.SV online 14/06/2021 às 14:12
Eu fiz diversos testes. Refiz o mapa e deu o mesmo problema.Testei em um novo projeto com os tiles padrão e o problema persistiu.



Então, acho que o problema está no meu mapeamento.


O que eu posso fazer para arrumar isso sem modificar o mapa?

Boa noite mano, eu passei por problemas semelhantes quando estava fazendo meu 1º projeto, e a solução mais rápida para esse problema foi a seguinte: criei "eventos vazios" com a prioridade configurada em "Igual ao personagem" nas área onde queria q fossem "sólidas", ou seja, nas áreas que não era pra atravessar.

Claro, não acho q esta seja a melhor solução, é meio q uma gambiarra, tanto que tempos depois eu bolei outra solução, manipuleis e configurei os tilesets. Realmente acho que o problema todos está no seu mapeamento.

Atualizando: criei um mapa aqui com o mesmo tileset q vc está tentando usar, e percebi q o personagem ultrapassa o tileset quando a direção dele está para cima, justamente na direção onde colocamos o outro tile de parece correspondente, enquanto, nas outras, o personagem não ultrapassa. Então, creio que se você colocar esse tile que vc quer usar em uma imagem de tileset correspondente a tilesets de terreno(A2) e configurar como não passável(X) resolva seu problema, é uma solução semelhante a que eu fiz anos atrás. Para isso, será necessário algum programa de edição de imagem.



Citação de: MateusDxD online 14/06/2021 às 20:05
[...]
Atualizando: criei um mapa aqui com o mesmo tileset q vc está tentando usar, e percebi q o personagem ultrapassa o tileset quando a direção dele está para cima, justamente na direção onde colocamos o outro tile de parece correspondente, enquanto, nas outras, o personagem não ultrapassa. Então, creio que se você colocar esse tile que vc quer usar em uma imagem de tileset correspondente a tilesets de terreno(A2) e configurar como não passável(X) resolva seu problema, é uma solução semelhante a que eu fiz anos atrás. Para isso, será necessário algum programa de edição de imagem.

Ou você pode clicar em "Passagem (4 dir.)" na configuração e ver se todas as setinhas de direção estão bloqueadas neste tile.

Funcionou! Muito obrigada todo mundo que ajudou!
Eu troquei o tileset pelo de chão e deu tudo certo.