O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Problema com a resolução

Iniciado por Bel.SV, 23/06/2021 às 11:38

23/06/2021 às 11:38 Última edição: 16/10/2021 às 10:26 por Bel.SV
Eu e o RPG Maker continuamos tendo problemas he, he, he. Esse me irritou bastante e não achei nenhum fórum ou vídeo que tivesse uma solução para este problema.
Toda vez que eu aperto F4, a qualidade da imagem do jogo fica horrível, seja as artes que eu fiz, os personagens e mapas, e estes são feitos com o padrão do RPG Maker.
Detalhe é que eu deixei a resolução padrão.
Enfim, achei que esse era o problema, até pq meu objetivo era mesmo aumentar a resolução para jogar o jogo em tela cheia.

Então usei a resolução 1280X720.

O problema persistiu. E o pior é que não importa se eu faço as imagens com a resolução certa. O jogo sempre diminui a qualidade e agora que aumentei a resolução abaixa a qualidade das imagens mesmo  modo janela.

Eu achei esse plugin para o MV, mas não funciona no MZ.

ImageManager.loadBitmap = function(folder, filename, hue, smooth) {
    if (filename) {
        var path = folder + encodeURIComponent(filename) + '.png';
        var bitmap = this.loadNormalBitmap(path, hue || 0);
        //console.log("disabling smoothing for "+path);   
        bitmap.smooth = false; return bitmap;
    } else {
        return this.loadEmptyBitmap();
    }
};

Diz que a função this.loadNormalBitmap não existe.

Mas esse código no Index.html funciona :

<style type="text/css"> CANVAS{image-rendering: pixelated;}</style>

Só que tudo fica pixelizado, assim perco todas as imagens que eu fiz. Até as imagens das faces que foram geradas no gerador do personagem.
O mapa no entanto fica perfeito.

Enfim, pesquisei muito e não achei mais nenhuma solução. Estou quase desistindo do meu projeto. Eu tenho um grau de miopia muito alto e a tela tão pequena está me deixando cega he, he, he. E o borrado da tela grande ainda força a minha vista.

Enfim, se vcs souberem também de algum programa para criar jogos como o RPG Maker, mas com uma tela maior, podem colocar aqui tbm. Vai me ajudar muito.

Você pode mostrar imagens? Sem ver é complicado afirmar o que é.


Citação de: Bel.SV online 25/06/2021 às 17:51
Eu achei esse plugin para o MV, mas não funciona no MZ.

ImageManager.loadBitmap = function(folder, filename, hue, smooth) {
    if (filename) {
        var path = folder + encodeURIComponent(filename) + '.png';
        var bitmap = this.loadNormalBitmap(path, hue || 0);
        //console.log("disabling smoothing for "+path);   
        bitmap.smooth = false; return bitmap;
    } else {
        return this.loadEmptyBitmap();
    }
};

Diz que a função this.loadNormalBitmap não existe.

Mas esse código no Index.html funciona :

<style type="text/css"> CANVAS{image-rendering: pixelated;}</style>

Só que tudo fica pixelizado, assim perco todas as imagens que eu fiz. Até as imagens das faces que foram geradas no gerador do personagem.
O mapa no entanto fica perfeito.

Enfim, pesquisei muito e não achei mais nenhuma solução. Estou quase desistindo do meu projeto. Eu tenho um grau de miopia muito alto e a tela tão pequena está me deixando cega he, he, he. E o borrado da tela grande ainda força a minha vista.

Enfim, se vcs souberem também de algum programa para criar jogos como o RPG Maker, mas com uma tela maior, podem colocar aqui tbm. Vai me ajudar muito.
eu já usei isso, o mapa e os sprites ficam bem definidos neh? só que as imagens, faces e afim ficam pixaladas. Seu problema é esse? Poderia enviar imagens? Qual o tamanho em pixels das imagens que você está querendo usar?



Bom, aí embaixo tem uma comparação entre o gráfico do personagem em tela cheia e do modo janela. As duas estão na resolução padrão.

Do lado esquerdo está o personagem na tela cheia. Do lado direito está o personagem no modo janela.



Na tela cheia, ele fica bem borrado.

Também tem uma amostra do que acontece com as fontes, mas o borrado da fonte é quase imperceptível.



Aí também tem aquele código que inseri no Index.html do projeto.

Este aqui: <style type="text/css"> CANVAS{image-rendering: pixelated;}</style>


Com ele, o personagem fica assim:



Fica um pouco esquisito he, he, he, mas não fica borrado. Um alívio pra vista he, he, he.

O problema é que ele afeta as fontes e as imagens.

A fonte tbm fica pixelada.




E as imagens tbm.
A imagem fica com o contorno distorcido.


O tamanho dos pixels é tudo padrão mesmo.
Eu só queria deixar em tela cheia e aumentar a resolução. Eu ia usar 1280x720.
Eu sou bem noob nesse quesitos de pixels.

Ok. Volto aqui para atualizar o problema hehehe

Eu descobri que se eu apertar F3 e depois F4, as imagens, os personagens e os mapa ficam perfeitos!!!

Eu não sei como fazer o jogo iniciar desse jeito. Nem o que o botão F3 faz, mas dá super certo.

Sei que os jogadores não vão apertar F3 e depois F4 para jogar. Mas até então é uma solução, se alguém souber como fazer o jogo iniciar assim ou alguma solução, pode colocar aqui pls!!! Vai ajudar mto.

27/06/2021 às 14:45 #7 Última edição: 27/06/2021 às 15:42 por Crixus
Teve um tópico parecido aqui:
https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/fullscreen-blur.137794/#post-1197106

Por que se for o caso dá pra descobrir qual parte do Core faz isso e deixar habilitado por padrão.

Esse negócio do F3 e F4 não tem ordem, o F4 é basicamente o F11 no navegador, só que o F3 faz com que o jogo fique na resolução original, ou seja, cria barras pretas envolta do que sobrar no ecrã.

PIXI.settings.SCALE_MODE = PIXI.SCALE_MODES.NEAREST;

Pode colocar como um plugin novo, ou então usar no Chamar Script se achar mais fácil :)

27/06/2021 às 16:17 #9 Última edição: 27/06/2021 às 20:29 por Crixus
Eu pensei em uma coisa, se ao invés do Canvas se ajusta ao tamanho pela altura o campo de visão se ajustasse ao tamanho da janela?

Usando estes métodos, ele pega a resolução do monitor que a janela do jogo estiver aparecendo:
  • screen.availWidth
  • screen.availHeight

Referência:
Screen - Web APIs | MDN

Editado:
Removi o Script, pois não era de minha autoria, apenas modifiquei.
Consegui criar um Plugin que não necessita de um Plugin de FullScreen adicional, mas logo aviso que é gambiarra.
(Não sei por que definir Fullscreen no package.json faz com que Canvas fique oculto)

Lembres-se de que mapas pequenos vão gerar barras pretas por padrão, pois são parte que não existem do mapa, eu fiz os testes com um monitor com resolução de 1366x768.

Não postei o Plugin por que vou publicar ainda e se possível fazer uns testes, mas pode conferir pelas imagens:
O jogo:


O menu com tamanho pré-definido:


O menu ajustado pelo ecrã da janela:

album foto online

Citação de: Raizen online 27/06/2021 às 15:19
PIXI.settings.SCALE_MODE = PIXI.SCALE_MODES.NEAREST;

Pode colocar como um plugin novo, ou então usar no Chamar Script se achar mais fácil :)

Eu fiz o plugin, mas diz que não consegue ler nearest.

Citação de: Crixus online 27/06/2021 às 16:17
Eu pensei em uma coisa, se ao invés do Canvas se ajusta ao tamanho pela altura o campo de visão se ajustasse ao tamanho da janela?

Usando estes métodos, ele pega a resolução do monitor que a janela do jogo estiver aparecendo:
  • screen.availWidth
  • screen.availHeight

Referência:
Screen - Web APIs | MDN

Editado:
Removi o Script, pois não era de minha autoria, apenas modifiquei.
Consegui criar um Plugin que não necessita de um Plugin de FullScreen adicional, mas logo aviso que é gambiarra.
(Não sei por que definir Fullscreen no package.json faz com que Canvas fique oculto)

Lembres-se de que mapas pequenos vão gerar barras pretas por padrão, pois são parte que não existem do mapa, eu fiz os testes com um monitor com resolução de 1366x768.

Não postei o Plugin por que vou publicar ainda e se possível fazer uns testes, mas pode conferir pelas imagens:
O jogo:


O menu com tamanho pré-definido:


O menu ajustado pelo ecrã da janela:

album foto online

Q ótimo!!! As imagens ficaram mesmo perfeitas.

Fui eu que postei lá no outro fórum também.

Muito obrigada por ajudar!!! Fico aguardando pelo plugin! Vai ajudar bastante, gente. Vi que muitas pessoas procuram por uma solução desse problema.


Muito obrigada! Vai ajudar muito.

Por enquanto, eu estava usando Graphics._switchStretchMode(); , para abrir o jogo já com o F3. É só encaixar esse script em qualquer plugin que faz o jogo abrir em tela cheia. 
Se alguém precisar, é só perdir que eu mando como eu fiz. :)

05/10/2021 às 17:12 #14 Última edição: 11/10/2021 às 15:10 por Crixus
Desculpe, mas acho que o F3 não é tela cheia, é "Ajustar pela Altura da janela".

Edit:
Eu fiz um Plugin que modifica o StrechMode para sempre estar ativado, mas de modo que funcione em navegadores também, se ainda tiver interesse aguardo a sua resposta.