O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Super Domingão Jam [Encerrado]

Iniciado por Cronus, 12/07/2014 às 22:19

Que saco, nem pude participar, mas pelo menos dei risada com o comentário do JackFrost, é a vida kkkkkkkkkk!!!

14/07/2014 às 07:53 #46 Última edição: 14/07/2014 às 18:21 por Cronus


Votações



E finalmente depois de várias horas jogando cada um dos jogos e escrevendo uma pequena impressão sobre cada um, chegou a hora de abrir as votações. Ao todo temos 25 participantes, um número absurdamente maior do que eu esperava! A seguir, a lista de inscrições por ordem alfabética, já acompanhados das informações do jogo, links para download e da minha análise em spoiler.

Pra quem preferir, podem baixar todos os jogos em um arquivo só [AQUI]

1 - Attack on Elizabeth


Spoiler


"O mundo está em caos, apenas uma área segura, uma pequena cidade protegida por uma grande muralha, seria uma pena se um Elizabeth Colossal aparecer para estragar a festa, assim os Clones Elizabeth apareceriam e então, nossa última chance seria a Diva salvadora..."



  • Nome: Attack on Elizabeth, Shingeki no Elizabeth
  • Gênero: Comédia
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Devo dizer que ri quando li o título e a imagem de prévia do jogo. Os primeiros momentos foram engraçados, prometendo uma paródia bizarra de Shingeki no Kyojin e usando até a mesma trilha do anime (que é a melhor coisa nele!). Logo que comecei a jogar já tinha uma "Elizabeth" do meu lado e comecei morrendo. Comecei de novo e pulei os 5 segundos de diálogo. Chequei os NPCs mortos enquanto corria das horrendas Elizabeths que só andam de perfil, mas não tinha nada neles. Corri pra saída e acabou o jogo. Diria que o jogo cortou meu climax e não entregou o que eu tava esperando, além de também não ser tãaao engraçado quanto eu poderia imaginar, mas valeu a intenção, né?
[close]

[close]

2 - Cade meu gato?


Spoiler


"Você é o dono de um gatinho que se perdeu na floresta, e vai procura-lo, mas tem que tomar cuidado com os monstros!"



  • Nome: Cadê meu gato?
  • Gênero: Mini Game
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Tive uma experiência de jogo semelhante ao "Attack on Elizabeth". O jogo consiste em fugir de monstros pelo mapa, não é muito desafiador e devo ter terminado ele em uns 20 segundos. A diferença é que "Cade meu gato" não tem muito de um tema... inclusive, não encontrei onde o tema "Cópia" entrou no jogo inteiro (provavelmente não entrou). Ele usa gráficos do RTP mesmo, mas os cenários são bem vagos e também não tem música a não ser a tela de títlo e game over, o que torna ele um pouco mais monótono. Eu desclassificaria o jogo por não me dar nenhuma referência do tema proposto, mas vou deixar passar. Poderia ser beeeem melhor e mais criativo, mas valeu a intenção.
[close]

[close]

3 - CopyCat


Spoiler


"Um cara comum começa a fazer coisas mas não se lembra exatamente de ter a feitas, até que..."



  • Nome: CopyCat
  • Gênero: Suspense, Sobrenatural
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Fiquei até com medo depois de ter jogado esse (só que não). Em CopyCat você é Mark, um homem comum que tem sua vida mudada por um acontecimento muito estranho (dá pra prever pelo título, não é?). Assim como "Um Dia Nada Normal", esse jogo se foca mais em contar uma historinha com cenas do que em algum gameplay real. Há apenas uma parte que requere que o jogador responda algumas perguntas, e essa parte decide se você ganha o final ruim ou o final bom. A apresentação do jogo é ótima e conta com gráficos próprios, a trilha sonora combina muito bem com a ambientação (ohh Earthbound, um dos meus pontos fracos). No geral, é uma histórinha divertida e cativante de assistir, muito digna do tempo que teve pra ser desenvolvida. Achei bacana!
[close]

[close]

4 - Copyright


Spoiler


"Um jogo simples no qual seu objetivo é recolher o maior numero de cópias piratas de softwares gravados em cd's espalhado pelo cenário. O jogo faz uma crítica a pirataria."



  • Nome: Copyright
  • Gênero: Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Copyright é um minigame que consiste em você controlar uma lixeira voando alucinadamente em busca de saciar o seu apetite por CDs piratas e fazer justiça. Talvez não tão enfeitado quanto descrevi. A apresentação do jogo é boa, os gráficos aparentam ser originais e o design minimalista combina com a proposta de ser algo simples de se jogar.
Tive alguns probleminhas com a jogabilidade, a começar pelos controles que exigem muita precisão, pois um toque a mais ou a menos na tecla pode significar se prender em uma parede e perder uma vida. Durante a segunda fase, tive problemas com os primeiros CDs, pois mesmo passando por cima delas eles não desapareciam e eu não ganhava pontos. Também experimentei o problema de ressucitar em cima de uma parede e ficar travado, perdendo outra vida. Com exceção desses probleminhas técnicos, só tive muita dificuldade pra conseguir superar certos obstáculos que eram muito rápidos ou passar de algumas partes onde era praticamente impossível se mover tão rápido pra alcançar uma abertura e não morrer travado no paredão negro da morte.
No geral é um jogo muito bem feito dentro do tempo que foi proposto e tem um polimento considerável, mas o gameplay acaba sendo um pouco frustrante.
[close]

[close]

5 - Clone


Spoiler


"Gira em torno de uma garota passando por momentos estranhos..."



  • Nome: Clone
  • Gênero: Suspense
  • Engine: RMXP
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
"Well, that escalated quickly!"
Você é uma garota acordando em meio a uma tempestade, e após ficar trancada do lado de fora da sua casa e procurar outro lugar pra se abrigar, coisas estranhas acontecem. Nesse caso, coisas estranhas não é um eufemismo, são coisas bem estranhas mesmo. Mais um jogo na categoria "História com liberdade pra andar", Clone é uma história de suspense com uns twists rápidos. Na verdade, é tudo tão rápido que eu não tive tempo de acompanhar a grande revelação e fiquei completamente perdido na história. O final também é uma espécie de cliffhanger, mas enquanto fiquei encarando a tela de Game Over ainda fiquei tentando entender o que é que tinha acontecido. A apresentação é modesta, o jogo usa gráficos customizados mas não é nada surpreendente. As músicas caem bem durante os momentos de suspense, mas só me senti imerso no jogo durante os primeiros momentos.
No geral, é notável que o jogo foi feito com bastante pressa, e quem sabe com mais tempo a história e a atmosfera pudessem ter sido mais desenvolvidas.
[close]

[close]

6 - Dark Link Quest


Spoiler


"Dark link não suporta ser a sombra de Link e quer encontrar seu lugar em Hyrule. Talvez o contato com os habitantes da cidade possa mudar sua perspectiva."



  • Nome: Dark Link Quest
  • Gênero: Comédia/Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Nesse jogo controlamos Robson (é como eu quis que meu Dark Link se chamasse, tá?), que muito amargurado pela sua crise existencial acabou se metendo em confusão e precisou fazer trabalho voluntário da cidade de Hyrule pra pagar por suas infrações. O jogo consiste em alguns diálogos bem humorados parodiando e referenciando Zelda, e há duas pequenas missões que você deve fazer antes de acabar o jogo. No geral ele é muito curto e as duas missõezinhas são bem básicas, então mal dá pra sentir o gosto da paródia, embora devamos considerar o pouquíssimo tempo usado pra desenvolvê-lo. A apresentação do jogo é bem básica e os mapas são bem feitinhos, mas não há nenhum grande elemento de destaque no jogo em si.
Quem sabe essa ideia daria um ponto de partida interessante rumo a uma jornada maior pra esse anti-herói, huh?
[close]

[close]

7 - Daryn's Notes


Spoiler


"Ryo Kasami é um detetive particular cuja família sempre trabalhou desvendando crimes cometidos contra a família Ringford. Ele é convocado misteriosamente para resolver um mistério na casa da família Ringford e logo, tem que descobrir o que se passa na cabeça da criança Daryn, uma menina que está passando por problemas sobrenaturais e psicológicos mentais.Por trás da trama, Ryo procura pela casa de Daryn pistas para saber sobre relatos acontecidos antes do incidente e logo acaba desvendando o verdadeiro segredo sobre os acontecimentos na casa Ringford."



  • Nome: Daryn's Notes
  • Gênero: Moderno/Investigação
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Esse jogo me surpreendeu em diversos aspectos. Os cenários estão muito bem polidos, os diálogos estão extensos e desenvolvidos, pelo menos pra algo feito dentro desse período de tempo. O jogo é uma espécie de Adventure Point'n Click onde o seu propósito como detetive é encontrar pistas para solucionar um mistério na casa de uma garota doente. É bem mais longo do que imaginaria, joguei por um pouco mais de 15 minutos. Devo dizer que no fim do jogo eu fiquei sem entender direito o que aconteceu na história, talvez por não ter prestado atenção em certos detalhes. Mas no geral, me surpreendeu ver um jogo tão bem polido quanto esse. Os cenários são ótimos, a ambientação é bacana e ver um jogo desse tipo pra mim é até diferente. Só fiquei um pouco confuso no enredo mesmo, mas tirando isso, gostei!
[close]

[close]

8 - Domingão Jam


Spoiler


"Sem Sinopse"



  • Nome: Domingão Jam
  • Gênero: Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Uh... hummm... É, aparentemente o título é esse mesmo. Nesse jogo curioso, você encarna o papel de um indivíduo chamado Jason (que aparentemente não é um zumbi mascarado assassino). Assim como a maioria das pessoas no Domingo, Jason parece ter uma fixação com a televisão e está procurando por uma fita cassete. Quer dizer, é o que eu acho, porque fiquei um pouco perdido no contexto e sem saber direito o que fazer. Me vi resolvendo um puzzle onde o propósito é copiar a posição dos objetos de uma sala, e em seguida recebi uma fita pra assistir em uma TV. Pelo que aparenta, a TV me levou a outro minigame onde recebi uma mensagem dizendo que eu deveria acertar uma ordem (de alguma coisa) para receber outra fita. Acontece que a mensagem não saiu mais da tela, por mais que eu apertasse enter, o que provavelmente foi um errinho de continuidade por falta de atenção.
No geral, Domingão Jam foi um joguinho confuso e tão aleatório quanto o próprio concurso, mas acho que valeu a intenção!
[close]

[close]

9 - Double


Spoiler


"Você controla um robô em formato humano e sua >cópia<, onde o objetivo é ser aprovado ao passar por estágios de puzzles simples."



  • Nome: Double
  • Gênero: Puzzle/Futurístico
  • Engine: RMVXA
  • Download: Sem RTP | Com RTP


Impressões


Spoiler
Double tem uma ideia bastante original: controlar dois personagens ao mesmo tempo andando em direções opostas pra resolver puzzles. No entanto, joguei ele depois do "Espelho" que é um jogo com o mesmo propósito... e a partir daí comecei a achar a idéia um pouco menos excepcional. Um das diferenças cruciais entre o gameplay de ambos é que em Double os personagens andam opostos em todas as direções, enquanto em espelho eles só andam opostos na horizontal, simulando um espelho. Achei o Double mais desafiador, porém também um pouco mais frustrante: não consegui passar da quarta fase, mesmo depois de ter morrido e tentado umas 8 vezes. O problema aqui é que ao morrer, você toma um game over e perde o progresso, e rejogar todas as fases anteriores mais uma vez é meio frustrante e diminui a vontade de continuar tentando. Além disso, a ativação das alavancas é um pouquinho confusa em alguns momentos, algo que é mais facil sentir jogando do que explicando. Em questão de temática e ambientação no entanto, Double se sai melhor por ser mais definido e bem trabalhado no geral, com um estilo mais marcante e mais caixas de dálogo entre as fases.
No geral, também considero um ótimo jogo feito dentro do tempo proposto.

PS: O autor me mandou uma MP depois de eu ter escrito a review dizendo que atualizou o jogo e mudou o problema do GameOver, mas como já havia jogado não pude trocar a análise.
[close]

[close]

10 - En Ciclo


Spoiler


"Um garoto faz um pedido inusitado em uma biblioteca."



  • Nome: En Ciclo
  • Gênero: Exploração
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
A proposta de En Ciclo me lembrou logo de cara o estilo de jogo de Yume Nikki, onde seu propósito é explorar extensamente os cenários em busca de pequenos elementos que vão te ajudar a progredir até o final, e alguns deles abrindo novas áreas para serem explorados. No En Ciclo porém, me senti um pouco menos motivado à explorar por conta de os cenários não serem tão interessantes e não me cativarem ou surpreenderem de alguma forma. O jogo usa o charmoso e saudoso RTP do RM2k na maior parte do tempo, e as músicas escolhidas me ajudaram a não perder o ânimo de explorar muito cedo. Apesar de tudo, e de inclusive até ter gostado da introdução, decidi parar de jogar quando não encontrei uma maneira de derrubar as árvores, além de precisar jogar e avaliar os outros jogos.
En Ciclo tem uma ideia bacana e pareceu ter potencial de ser cativante e interessante de se jogar, mas o que mais faltou foi um pouquinho de "sal" nos cenários e na exploração.
[close]

[close]

11 - Espelho


Spoiler


"O jogador deve auxiliar dois personagens, um azul e outro vermelho, para chegar no final da fase, representado por um cubo azul e vermelho, parte do caminho está bloqueada ou invisível, para passar um personagem deve ajudar o outro."



  • Nome: Espelho
  • Gênero: Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
"Espelho é sem dúvida nenhuma um jogo de puzzle muito original e criativo, me lembrou alguns jogos de Puzzle em Flash que usam ideias semelhantes..."
- Era o que eu havia escrito antes de jogar o "Double", que como dito acima, possúi o mesmo estilo de jogo. Apesar disso, ambos possuem várias diferenças e não são exatamente iguais. Seu propósito é conduzir dois personagens ao mesmo tempo, sendo que um é reflexo do outro e andam em direções horizontais opostas. O design minimalista até combina com a proposta do jogo, e o autor aparantemente se usou de gráficos príprios. No entanto, não há uma história ou temática bem definida e a estética não é um ponto muito forte. Ele é exatamente o que se propõe: um puzzle. Apesar de curto (devo ter terminado em uns 5 minutos ou menos), é um jogo muito consistente pro tempo em que foi desenvolvido, e bastante funcional. A maior parte das fases não é muito complicada, mas a última até te faz quebrar a cabeça por uns minutinhos pra conseguir resolver.
No geral, gostei.
[close]

[close]

12 - Flappy Bat


Spoiler


"É Flappy Bird com um morcego!"



  • Nome: Flappy Bat
  • Gênero: Minigame/Ação
  • Engine: RMXP (livre de RTP)
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Bem, não tem muito o que dizer além da descrição: é uma cópia Flappy Bird com um morcego. Como sabemos, Flappy Bird por si só já é um jogo que se trata de ser "copiado". O jogo usa gráficos do Mario World e o morcego tá fazendo cosplay de homem aranha, o cenário também não tem música e a interface e sistema de pontuação são bem simples. Ficou bem basicão e particularmente acho que teria se saído melhor com mais uma polidinha e algumas pequenas adições que fariam bastante diferença. No mais, não há muito o que se comentar: é Flappy Bird com um morcego!
(PS: minha pontuação)
[close]

[close]

13 - Gemini


Spoiler


"Em Gemini, você, o herói encontra um cristal em uma floresta que pode criar seu reflexo. O cristal é ativado e você é dividido em 2, você e seu reflexo. O objetivo do jogo é você consegui se tornar 1 só novamente."



  • Nome: Gemini
  • Gênero: Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Assim como "Espelho" e "Double", Gemini utiliza a proposta de controlar dois personagens ao mesmo tempo andando em direções opostas pra resolver puzzle. Ele funciona semelhante ao Espelho, onde os dois personagens andam na mesma direção vertical mas em direções horizontais opostas, mas nesse caso as direções são convergentes ao invés de divergentes. A principal diferença desse pros outros dois está na adição de um tempo limite pra resolver cada fase, aumentando a sensação de urgência e exigindo um raciocínio mais rápido. O visual é ok e utiliza do básico que o RTP proporciona, o mesmo vale pras músicas e ambientação no geral. Minha única reclamação seria o fato de ter que reiniciar o jogo desde o começo toda vez que se perde, tendo que reassistir a ceninha de introdução e tudo mais.
Mas fora isso, é mais um minigame sólido que mostra um bom aproveitamento do tempo limitado restrito pelo concurso.
[close]

[close]

14 - Gene


Spoiler


"Um brilhante cientista sofre a perda de sua amada esposa, porém, ele vai fazer de tudo para salva-la e usar do seu brilhante conhecimento."



  • Nome: Gene
  • Gênero: Ficção Cientifica/Aventura
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Gene é um jogo de aventura que gira em torno de uns cientistas ~super descolados~ tentando reativar um projeto por baixo dos panos, com o intuito de criar um clone da esposa morta de um deles. O jogo consiste em resolver alguns desafios como encontrar uma senha em um computador e passar por um esconderijo de bandidos sem ser pego por eles, mas após essa segunda tarefa eu acho que o jogo bugou porque o meu parceiro tinha desaparecido e não consegui interagir com nada no meu labortatório. Tirando isso, apesar de eu não ter sido pego na parte dos bandidos, tive a impressão de que era uma parte muito frustrante por eles andarem em uma velocidade muito alta e aleatoriamente sem qualquer padrão previsível, além de o cenário ter muitos corredores. Novamente, consegui passar dessa parte sem ser pego, mas não sei se foi questão de sorte.
A apresentação do jogo é boa, evita usar RTP e conta com gráficos customizados pra criar a ambientação futuristica, com os cenários bem mapeados apesar de uns probleminhas de passabilidade vez ou outra. A história tem um limiar entre o cômico e o descontraído, pois algumas situações e o comportamento dos personagens nelas acabam sendo bastante surreais.
No geral, apesar de um probleminha ou outro é um jogo consistente e que parecer ter aproveitado bem o curtíssimo período de tempo pra entregar um jogo bem completo.
[close]

[close]

15 - Guerra dos Clones


Spoiler


"Você está em guerra mas não possui muitos soldados. Porém, com sua magia, você pode criar clones de seus soldados e utilizá-los para batalhar contra seus inimigos!"



  • Nome: Guerra dos Clones
  • Gênero: Gameplay Infinito/Highscore
  • Engine: RMXP (Independente de RTP)
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Não se engane, não é um jogo de Star Wars. Você é uma feiticeira com a habilidade de clonar os seus soldados em batalha, e seu objetivo é se proteger dos inimigos sem deixar seus soldados morrerem. Devo dizer que me diverti bastante com esse jogo. A proposta dele é simples e divertida, o sistema do jogo é completamente funcional e não encontrei nenhum bug ou problema do tipo. O jogo não me frustrou porque a dificuldade é justa, testando os seus reflexos e sua habilidade de prever o número de inimigos atacando em cada ponto, ainda mostrando onde você falhou quando perde. Há um sistema de salvamento automático que te poupa de ouvir a introdução repetidamente e guarda as pontuações mais altas que são exibidas na tela de título.
Em questão de temática e ambientação, não há nada excepcional e os gráficos adicionais são os básicos da interface. Mas mesmo sem muito charme na estética e se virando no básico, o jogo consegue ser muito divertido e até viciante. Gostei muito!
(PS: minha pontuação)
[close]

[close]

16 - Naruto Em Busca Da Copia


Spoiler


"Naruto é chamado para uma missão onde alguém esta copiando a aparência das pessoas, quando ele sai em busca dessa "Copia" ele encontra com alguns de seus amigos e mais tarde ele acaba encontrando quem ele quer."



  • Nome: Naruto Em Busca Da Copia
  • Gênero: Ação, Luta e Comedia leve
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Naruto em Busca da Copia é um jogo sobre o Naruto, ele tá em busca da Copia. Ok, não é tão simples assim. Ele e seus parceiros de sempre são convocados para caçar alguma pessoa que está copiando outros ninjas e causando confusões pela cidade, e quando o encontram ele está copiando o nosso protagonista. O jogo em si consiste em um sistema de combate semelhante à jogos de luta, e embora ache que o sistema seja pré pronto, não achei ele muito bom. Não tive muita indicação de quem tava apanhando ou batendo em quem, já que os personagens não piscam, não tomam knockback nem nada do gênero. Isso fica ainda mais confuso quando tem dois Narutos idênticos em campo, então eu fiquei sem saber qual Naruto era o Naruto, ou seja, o meu Naruto que é o verdadeiro Naruto e não o Naruto cópia que não é o Naruto (aliás, o Naruto já não tem a habilidade de se copiar?).
Por conta dessa confusão, perdi a luta mas resolvi tentar mais uma vez. E com todas as artimanhas de apertar o botão de ataque alucinadamente e correr de um lado pro outro, eu venci... mas apesar de ter vencido, aparentemente recebi a mesma cena de quando perdi e o jogo reiniciou. Bem, no fim da história acho que o Naruto já se clonou tanto que ele nem sabe mais quem ele é, né? A apresentação do jogo é boa e os gráficos são o que se esperaria de um bom fan game, mas no geral o jogo não se mostra tão original ou interessante.
Valeu os esforços pra criar algo em um dia, no entanto!
[close]

[close]

17 - N. Mad Scientists


Spoiler


"Um gênio chega em seu local de trabalho e encontra clones dele vagando pelo lugar, então precisa encontrar todos e desestabilizá-los."



  • Nome: N. Mad Scientists
  • Gênero: Exploração
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Finalmente um jogo de clones onde o cientista é louco! Quer dizer, pelo menos assumidamente louco, segundo o título. Em Mad Scientists, você descobre que seu dispositivo de clonagem sumiu e que o prédio onde você trabalha está cheio de clones seus espalhados pelos cantos. Sua missão a partir daí é caçá-los e exterminá-los pra que não tenha nehum problema com o chefe depois. A apresentação do jogo é boa, os cenários são bem feitinhos e o protagonista é interessante. Infelizmente o jogo tem alguns errinhos e bugs, como cenas que acontecem quando não deviam acontecer, e o pior deles é um erro inevitável que faz com que seja impossível de avançar. Apesar disso, o jogo mostrou potencial pra ser divertido e as cenas são bem feitas, em especial a ceninha que rola antes de o jogo travar.
Não gostei da música e somada ao tema + bugs, tive a impressão de que o jogo tava me deixando maluco gradativamente, mas foi só uma impressão. Eu acho.
[close]

[close]

18 - Plasmocópia!


Spoiler


Você é um Plasmocelo e deve fugir deste perigoso planeta controlando um corpo alheio. Ache as Plasmocopiadoras para se copiar para fora daqui!"



  • Nome: Plasmocópia!
  • Gênero: Aventura/Exploração
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
O Objetivo em Plasmocópia é sobreviver em um mundo hostil enquanto consegue se copiar pra umas copiadoras e garantir seus genes pras futuras gerações(!?). No começo do jogo você escolhe um hospedeiro, que são 4 personagens diferentes com habilidades distintas que vão te ajudar a explorar. Em seguida você é transportado para um campo bem extenso e a partir daí deve procurar as "Plasmocopiadoras" enquanto se esquiva de inimigos que podem te matar ao toque. Há um ciclo bem rápido de dia e noite que serve pra atrapalhar sua visão, e algumas esferas que te permitem ter uma visão mais ampla do campo por um período limitado de tempo. As habilidades dos personagens podem ajudar muito, e meus prediletos em particular são o Elfo e a Garota, porque as habilidades passivas deles ajudam na visibilidade.
O conceito do jogo tem bastante profundidade até, mas na execução ficou parecendo que faltou alguma coisa, compreensível considerando o limite curtíssimo de tempo. A apresentação do jogo é simples e na estética não tem nenhum grande ponto de destaque, mas no geral não achei muito divertido explorar o cenário.
Apesar de tudo, o jogo apresentou potencial e uma ideia bastante interessante que com certeza poderia ser melhor desenvolvida com mais tempo.
[close]

[close]

19 - Quadnoid


Spoiler


"Uma tentativa de copiar a mecânica presente no clássico Arkanoid. Jogo em Arcade mode simples."



  • Nome: Quadnoid
  • Gênero: Arcade
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
"Era pra ser uma cópia de Arkanoid só que não deu muito certo (~_~)"
Quadnoid é uma adaptação do Clássico Arkanoid, mas dessa vez ao invés de ter como objetivo quebrar os blocos, o objetivo é manter o seu cubo quicando durante a maior quantidade de tempo possível enquanto ele aumenta a velocidade. No geral o minigame funciona muito bem, não experimentei nenhum bug ou problema que me frustrasse/me fizesse desistir. Se os blocos estivessem ali, seria uma reprodução perfeita do clássico mas com uma música mais maneira e uns visuais atualizados. A apresentação no geral é boa, contando com gráficos originais apesar de simples, e uma música boa pra acompanhar o rítimo do jogo.
Infelizmente parece que o caso foi o autor não ter tido tempo de trabalhar em cima o suficiente pra adicionar mais funcionalidades e tornar o minigame mais divertido, mas o que foi entregue ficou sólido e muito bem polido.
[close]

[close]

20 - Quadrado


Spoiler


"Você controla um quadrado branco que foi preso e precisa escapar da prisão."



  • Nome: Quadrado
  • Gênero: Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
O que dizer desse pequeno quadrado que mal conheço e já considero pakas?
Quadrado (Ou seria Espaçonave?!) tem a aproximação minimalista de alguns jogos como Thomas was Alone, onde simples formas geométricas são usadas pra contar uma história, e nesse caso de forma subjetiva. Quadrado é jogado em uma prisão e descobre uma maneira inusitada de escapar: ele pode copiar cores de outros quadrados e atravessar paredes da mesma cor. O jogo é bastante curto, mas apesar de poucos os puzzles possuem um desafio e não são algo que você resolve logo de cara. Tenho a impressão de que o autor gostaria de fazer algo maior, e vejo que existe potencial pra isso. A única coisa que me "atrapalhou" um pouco foi a velocidade do quadrado e ter que jogar segurando shift pra ser um pouquinho mais rápido.
No geral Quadrado é uma experiência bastante criativa, divertida e cativante. Só perde um pouco do sentimentalismo quando a música repete pela terceira vez, mas isso a gente

releva. Gostei bastante!
[close]

[close]

21 - Sundays Cat


Spoiler


"Sem Sinopse"



  • Nome: Sundays Cat
  • Gênero: Minigame
  • Engine: MacroMedia Fusion
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
O "Gato dos Domingões" é um joguinho bem simples, rápido e direto, onde você controla um gatinho preto largado na frente de um muro pra ser fuzilado por mísseis, ou algo assim. O objetivo é destruir projéteis que surgem do outro lado da tela, e caso te atinjam ou atinjam a parede atrás de você, você perde energia até morrer.
Demorei pra pegar o jeito, mas depois que se aprende a artimanha milenar de andar pra cima e pra baixo apertando espaço desesperadamente, consegui fazer mais de 4 mil pontos. Esteticamente o jogo é bacaninha, tem gráficos originais e o apelo retrô de jogos de gameboy, acompanhado de uma música de acordo. Poderia dar uma zoada na escolha do vermelho e comparar com a mesma escolha feita no Virtual Boy, mas vou deixar essa passar por que não incomoda tanto assim. O ponto mais inconveniente do jogo é o fato de que sempre que você perde o programa fecha e você precisa abrí-lo de novo pra jogar.
Mas no geral, Sundays Cat é um jogo modesto e se virou bem dentro do tema proposto.
[close]

[close]

22 - Starfleet Rogue


Spoiler


"Você é ROGUE, uma hacker especialista em invasões de planetas do império Ror-he. Sua missão é invadir e recuperar a maior quantidade de dados possíveis. Entre e saia sem ser vista e será recompensada."



  • Nome: Starfleet Rogue
  • Gênero: Exploração/Puzzle
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Rogue é uma Hacker espacial que curte protelar e jogar ao invés de trabalhar, fim. Okay, na verdade é quase isso. Em Starfleet Rogue, seu objetivo é se infiltrar em uma base e se esgueirar entre guardas pra hackear computadores e copiar a maior quantidade de dados possível. O que eu não esperava quando comecei é que Rogue rouba os dados jogando Tetris com os arquivos!
A maior parte do tempo de jogo definitivamente são os minigames de Tetris, que apesar de não serem tão maleáveis quanto os jogos originais da série, quebram um galho. A cada computador hackeado é preciso fazer uma certa quantidade de pontos, e só achei que o minigame deveria terminar ao atingir essa meta, caso contrário você continua jogando e fazendo quantos pontos quiser (talvez um limite de tempo tivesse caído muito bem).
A ambientação é boa, todos os gráficos são customizados, as músicas são ótimas e os efeitos sonoros são usados em abundância. Algumas coisinhas me deixaram meio off da atmosfera, como o ME no fim dos minigames, a face da Rogue que não combina com nada e a falta de sensação de perigo ao me "esgueirar" pelos soldados. No fim tive um bug de RGSS no ultimo computador e não consegui terminar o jogo (e nem quis refazer tudo de novo), mas no geral Starfleet Rogue é uma experiência bastante sólida pro tempo em que foi desenvolvido.
[close]

[close]

23 - The Knight's Oath


Spoiler


"Um cavaleiro em busca dos filhos sequestrados de seu lorde."



  • Nome: The Knight's Oath
  • Gênero: Aventura/RPG
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Eu ri muito e sinceramente fiquei chateado que o jogo tem alguns erros que me evitaram de avançar e de chegar no fim do jogo. The Knight's Oath é um jogo de aventura e RPG onde você deve resgatar sua família e derrotar umas gosmas enfezadas pelo caminho. Ele é ruim, muito ruim. Tão ruim que é bom. O jogo conta com um sistema de combate por turnos customizado, onde você pode usar uma miscelânea de comandos diferentes contra seus amigos. Curiosamente o jogo te trata como se você fosse o Faustão, mas o seu personagem se chama Ark. Talvez o nome verdadeiro do Faustão seja Ark, mas aí é uma área obscura de mais pra eu ter conhecimento. Dentre os problemas que tive, houve a falta de um arquivo de audio que fechou o jogo, um mapa sem teleporte de retorno e por fim peguei uma chave que não consegui usar pra abrir nada.
Apesar dos probleminhas técnicos, vi potencial pra um jogo que sabe ser ruim de propósito fabulosamente.
[close]

[close]

24 - Um Dia Nada Normal


Spoiler


"Programado para ser um herói, Ash segue os passos mandados pelo autor para salvar a princesa raptada. O único problema é que ele odeia clichê e é obrigado (ou quase sempre) a fazer o que seu autor preguiçoso manda ."



  • Nome: Um Dia Nada Normal
  • Gênero: Comédia
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Um dia Nada Normal pode não ser bem um jogo, dependendo do seu ponto de vista. Você só precisa avançar os diálogos, e há uns 2 mapas em que você só tem que andar pra saída, então sequer possúi algum desafio envolvido. Mas a verdadeira proposta dele está justamente em ser uma experiência pra assistir e uma forma de criticar as mesmas temáticas típicas dos jogos de RPG Maker e RPG em geral, os clichês que se parecem "cópias" uns dos outros. O jogo utiliza a artimanha de quebrar a quarta parede de forma cômica, resultando nos esperados deboches ao jogador e ao autor do jogo, resultando em cenas inusitadas. Como humor vai de cada um, não criticarei as piadas, mas tem um clima bem descontraído e bem humorado sem ser retardado ou vulgar, me fez dar umas risadinhas em algum momentos.
No geral ficou bem muito bem feito e várias cenas são bastante criativas, apesar dos erros e bugs propositais (de acordo com o autor). São 5 minutos que entretém com facilidade.
[close]

[close]

25 - Um Dia na Vida de Samantha


Spoiler


"Acompanhe um dia na vida de Samantha, uma jovem que trabalha em uma loja de xerox."



  • Nome: Um Dia na Vida de Samantha
  • Gênero: Drama
  • Engine: RMVXA
  • Download: Clique Aqui


Impressões


Spoiler
Ok, eu tenho que dizer que até agora esse foi o jogo mais "inusitado"(no mínimo) que joguei até o momento em que escrevi isso. Um Dia na vida de Samantha segue a linha de algumas outras inscrições ao se tratar de um jogo voltado em contar histórias com cenas do que um minigame ou algo do gênero (como o seu irmão zueiro "Um dia Nada Normal"). Mas devo dizer que o tema desse é bem... hmm não-ortodoxo pra um jogo.
O tema da cópia meio que ficou como um pequeno pedacinho ali no meio e não tem a ver com a história ou com o jogo em si. Diria que a narrativa não me agradou muito por no geral ser muito "vida de adolescente Rebelde", e não me sinto atraído por essas temáticas em particular. Também não achei que foi tratada de forma excepcional ou muito interessante nesse caso.
Mas bem, de uma coisa dá pra ter certeza: "Um Dia na vida de Samantha" chegou pra representar as minorias.
[close]

[close]




PQP, UFA.

Estou muito satisfeito com os resultados e em ver a dedicação que o pessoal teve pra fazer algo, perdendo a noite de sono e tudo mais (incluindo eu, que to desde meia noite de ontem jogando, escrevendo e fazendo esse post). Muito obrigado à todos que decidiram participar, e espero que tenham se divertido! Muitas ideias boas surgiram daí, e até eu mesmo criei inspiração pra trabalhar em um projeto novo pela próxima semana.
Caso algum participante note algum problema ou erro com sua inscrição, avise!



Regras da Votação



  • A Votação durará até Domingo, dia 20/08/2014
  • Todos os participantes deverão votar mas não poderão votar em si mesmos. O participante que não votar perderá 1 ponto.
  • Devido à grande quantidade de participantes, cada pessoa deve votar em 2 jogos, não mais e não menos.
  • Os votos devem ser feitos no tópico e conter uma breve justificativa das razões pelas quais você os escolheu.
  • Caso haja empate, eu darei o voto de minerva.
  • Eu anularei qualquer voto suspeito ou irregular. Por via das dúvidas, apenas votos de membros com um número considerável de posts ou tempo de registro serão aceitos.

Agora vou descansar. Parabéns a todos, obrigado pelas participações!
Beijos,abraços e apertos de mão, até mais.

Eita, bastante mesmo participações.
Vi que eu não seria o único a fazer um jogo no qual se controlaria
dois personagens simultaneamente. Tinha achado a ideia tão inédita >.>

Bom, vou jogar o que der aqui pra poder votar. Só tipo, seria bom
estender o prazo da votação, afinal é semana de volta às aulas,
e jogar todos complica, inclusive pra mim. Dá uma semana...
  :ded:

Você tem razão, mudei a data pro próximo Domingo, assim a galera tem o final de semana pra jogar e votar sossegado. \o

Passando para parabenizar todos que conseguiram finalizar o seu jogo a tempo.
É realmente animador ver um concurso desses com tantas participações.

Meu jogo deve ser o que tem jogabilidade mais curta daí (1 minuto se você for bom). Acho que passei tempo demais ponderando sobre a mecânica do jogo em si, mas foi interessante e acabei aprendendo a fazer umas coisas novas.

o/


No meio de tanta inscrição nem dá para imaginar quem fez qual jogo ai. XD

Agora partiu jogar inscrições. \o/

Muito bom. Tem mais participantes do que o esperado aí, parabéns a todos os que conseguiram fazer seus jogos no período.
Vou jogar eles aqui pra depois votar, mas no geral, gostei de todos.

E ae!

Gostaria de aproveitar o espaço para parabenizar os participantes, foi uma Jam bem interessante, gostei do desafio e acho que todos que participaram também pensam da mesma forma. Também parabenizar o Cronus pela iniciativa e mostrar um caminho a ser seguido. Muito foi discutido nesses dias do que nos estamos nos tornando e de expectativas frustradas, e acho que essa Jam pode nos mostrar o que não podemos esquecer: Somos desenvolvedores (:

Vou jogar todos e votar baseado, tem muita coisa que quero testar aí pra ver como ficou. Confesso que estou mais interessado nos que fogem do padrão RPG, mas verei todos.

Boa sorte a todos!


14/07/2014 às 12:53 #53 Última edição: 14/07/2014 às 13:37 por Alisson
Vou começar votando pois sou muito jogador -sqn.

Eu joguei todos os jogos e todos foram muito divertidos, alguns me fizeram rir, outros foram bem fáceis.
Tem muitos jogos em que eu gostaria de ter votado aí, mas os seguintes jogos foram os que chamaram mais minha atenção.

1 - Copycat

O que tenho a dizer sobre esse jogo é: Eu queria que ele tivesse matado aquele gato filho de uma donzela!
A trama foi muito bem desenvolvida e me fez querer prestar atenção em cada detalhe do jogo, os gráficos também ficaram muito bons. Mas o mais interessante em si foi a trama, como já havia dito.
E fica aí meu Good Ending, aliás eu fiquei no gelo no final na parte das perguntas. Quando elas terminaram eu congelei com toda a certeza. Mas para aliviar meu coração eu pelo menos acho que consegui o final certo.

Spoiler
[close]

2 - Copyright

  O jogo foi altamente desenvolvido e planejado ao meu ver. O negócio é o seguinte: O que mais me irritou foi a parte da tela passando, coisa que nos faz raciocinar muito na parte da precisão em mover a lixeira.
EU tentei pegar o máximo de cds o possível mas não dá para pegar todos, pelo menos eu não consegui.
Joguei tão mal que acabei com uns 36~40 pontos e morri na terceira fase, mas que foi divertido isso foi.
Talvez no futuro quem sabe, o dono do jogo não se interesse em fazer uma outra versão. Sendo ela mais suave, é claro.

Conclusão: Os dois jogos me divertiram bastante, é claro que também gostei dos outros, principalmente dos jogos em que você controla dois personagens ao mesmo tempo. Mas esses dois foram os que mais me chamaram a atenção.
Claro, para jogos feitos em um dia, bugs não são incomuns de se encontrar. O Copycat não tem bugs por contar mesmo
uma história sendo que a única parte em que o jogador precisa pensar é no final.
O Copyright tem aquele problema no scroll do mapa mas talvez isso seja proposital, para fazer com que o jogador tenha tempo para pensar antes de mover a lixeira.

Spoiler
[close]
E é isso aí meu! Tem que sair da comodidade e fazer algo pra praticar meu! Ô loco, teve tanto jogo que nem era de se esperar.

Edit: Ainda quero vencer o Cronus no flappy bat. Caramba...

Buenas, primeiramente volto a parabenizar pelo concurso, Cronus ... foi uma iniciativa própria bem legal e que melhor ainda, rendeu frutos ... temos aí 25 joguinhos novos em só um dia.

Eu ainda não joguei todos por isso não vou votar por enquanto, tenho um que eu gostei que deixei separado pra ver se até jogar todos ele continua sendo meu favorito, entre os outros eu nem escolhi nenhum pois não gostei muito deles.

Até agora vi jogos com gráficos ruins e história ruim, jogos com gráficos legais mas história ruim e jogos com gráficos médios e histórias médias huahauha acho que por isso que os jogos demoram mais que um dia para serem feitos, é muito difícil conseguir obter gráficos e principalmente história e jogabilidade boas em um dia, mas certamente vale a intenção.

Talvez quem tenha se dado melhor foi quem gastou o maior tempo pensando em uma história do que bolando mapas e sistemas, mesmo assim ainda não encontrei esse jogo então vou continuar jogando eles e quando terminar todos digo meus escolhidos.

 Puts, sabe quando bate aquele arrependimento. :facepalm:
Vendo como estão os projeto eu até poderia ter feito algo, mesmo que o jogo atrapalhou dava para fazer algo, não curto futebol, mas queria ver o time que fez a maior goleada num time muito fraco.

Gostei do grande número de participantes, vou tentar jogar todos e ver qual me agradou mais.

Espero que continue assim e que dure sab e dom pelo menos. xD
Boa ideia Crô.

2010 ~ 2016 / 2024

Copycat.
Bem,  o jogo é divertido e apesar de não ter realmente gameplay, ele consegue te entreter bastante com uma proposta que me lembrou o octodad, fora, ya know, o jogo todo exceto por ninguém perceber que ele não é humano. Provavelmente o jogo que mais me divertiu entre todos. E eu nem falei dos gráficos.

Starfleet Rogue.
Eu simplesmente amei toda a direção artística do jogo, sem exceções. Foi também um dos gameplays mais divertidos aí, então ganha meu voto.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Citação de: Vash online 14/07/2014 às 23:17
Puts, sabe quando bate aquele arrependimento. :facepalm:

Somos dois.

Não pensei que a jam, especialmente pelo pouco tempo oferecido, fosse ter o número de participantes e jogos, tanto dessa quanto da outra comunidade, que teve. Parabéns pela iniciativa e pela organização, Cronus. E parabéns também a todos os participantes.

Quanto aos meus votos:

Copycat;
Spoiler
Apesar do gameplay ser mínimo, três perguntas ao final do jogo, a história e os gráficos conseguem sustentá-lo por si só. Confesso que não tinha prestado atenção na cor do guarda-chuva, e até cheguei a pensar que tinha errado e obtido um "bad ending", haha. No mais, ficou um trabalho muito bem feito pra tão pouco tempo (e com uma ótima trilha sonora, a propósito).
[close]

Guerra dos Clones.
Spoiler
Eu passei um bom tempo rejogando com o simples objetivo de obter uma boa pontuação, mas em nenhum momento considerei a experiência frustrante. Pelo contrário, a idéia é tão simples que funciona bem e rende uns bons minutos de diversão. Tá aí um que eu definitivamente vou manter aqui.
[close]

Como não dá para saber quem são os autores ainda vou deixar minhas impressões aqui também.
Alguns feedbacks podem ser úteis nos comentários.

Bem postarei algumas impressões de alguns jogos que joguei hoje e gostei bastante. Assim que puder comento os outros ainda não joguei e deixo meus votos.

CopyCat: Um dos primeiros que gostei bastante de jogar. Bem focado na história, que apesar de curta não deixa de ser interessante, este jogo me fez ter que atentar bem aos detalhes. Gostei do estilo pixelado e desconfio conhecer poucas pessoas capazes de criar algo desse gênero em tão pouco tempo. É realmente um ótimo trabalho.

Espelho: Eu achei interessante a proposta deste jogo baseado em puzzles. Só achei que faltou uma dificuldade maior nos desafios. De qualquer forma foi bem divertido jogá-lo e a música tema combina muito bem. Achei curioso o estilo do char e o design é muito atrativo e simpático.

Flappy Bat: Taí um jogo que me deixou um tanto frustrado nas primeiras tentativas. É difícil se acostumar com uma gravidade tão alta quanto a deste jogo, mas acabei acostumando e consgui marcar algumas boas pontuações. Senti que faltou uma música de fundo para quebrar um pouco a monotonia do jogo, mas não deixou de me surpreender. Só havia visto um desse tipo para o VX ACE.

Guerra dos Clones: Estive jogando até agora pouco este jogo. Proposta simples e divertida me agradou bastante, só não tanto porque não disponho de um mouse no momento e acabei tendo que jogar no touchpad mesmo. A minha versão talvez esteja um pouco desatualizada, mas havia um bug que se você tentasse posicionar mais que 5 soldados era requerido um som que não estava presente no jogo o que acabava o fechando. Felizmente não tive muito problema com isto. Só chamo a atenção ao fato de que quanto mais tempo você joga mais fácil fica porque os personagens passam a se mover cada vez mais lentamente (o que me permitiu alcançar pontuações absurdas como 772). De qualquer forma é bem viciante e deve ter sido um dos que mais passei tempo jogando.

Copyright: Por alguma razão está travando na primeira mensagem. Ainda quero jogá-lo de qualquer forma.

Ainda estou jogando Quadrado que está sendo realmente difícil. Assim que puder deixo minhas impressões dos outros jogos que me chamaram a atenção.

Alguns Scores marcados por mim (sim, viciei).:
Guerra dos Clones
[close]
Flappy Bat
[close]
Quadnoid
[close]

/o/

Essa votação esta meio que induzindo a um favorito. deveria fazer o voto secreto da próxima vez.
....