O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Serie engines para game - Mugen

Iniciado por razier, 12/09/2018 às 16:56

12/09/2018 às 16:56 Última edição: 12/09/2018 às 17:33 por razier
Ola, nesse topico resolvi trazer um pouco sobre uma das engines mais conhecidas no Brasil e no mundo para criação de fan games de luta em 2d, a engine M.U.G.E.N. ou mugen mesmo.

[box2 class=titlebg title=Introdução]
A mugen é uma engine originalmente criada pela empresa Elecbyte, a qual ja em uma das suas primeiras versão beta foi disponibilizada para ms-dos, linux e microsoft windows. O mugen foi elaborado para ser uma engine de criação de jogos de luta 2d, ficou muito conhecida na internet e entre usuarios ja algumas decadas, ela ate hoje é muito usada para criação de fan games de luta, e muitos dos jogos desse género que se encontram na internet foram criados nessa engine, porem mesmo sendo tão difundida a mesma foi uma das engines mais discutidas diante da sua legalidade tanto como engine quanto a disponibilidade legal de seus projetos, mesmo eles sendo sem fins lucrativos.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Mugen como engine]
Como ja foi dito antes essa engine, é destinada a criação de jogos de luta 2d , para isso a ela conta com uma gama de recursos para elaboração de um bom projeto do genero. Um dos recursos da mugen permite que qualquer pessoa crie personagens (conhecidos como chars), cenários e add-ons (screenpacks) através de arquivos de texto interpretados e compilações de gráficos e sons, e ainda suporta MP3 nos cenários durante o jogo e add-ons. A engine é poderosa e flexível, permitindo ao mesmo tempo o uso de funcionalidades encontradas em qualquer jogos 2D, como na série Street Fighter produzida pela Capcom ou King of Fighters, série produzida pela SNK.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Limitações e deficiencias da mugen]
Mesmo a mugen ser uma engine com bons recursos para criação de jogos de luta 2d, a mesma tambem tem algumas limitações ou deficiencias que tem frustado e dificultado a vida de seus usuarios, Uma das limitações que costuma causar maior frustração aos seus utilizadores é a ausência de uma forte interação entre chars e stages. Códigos limitados já foram propostos, mas o limite dos mesmos sempre recai em um (ou ambos) de dois pontos: consenso geral ou limites de programação para o caso geral. O consenso geral seria a ideia de que todos os criadores deveriam seguir um padrão (template). Por exemplo, no Mugen existem os chamados sprites requeridos, que nada mais são do que sprites que todos os chars devem possuir, pois seu uso é universal, como por exemplo em arremessos ou agarrões. Dessa forma, para um char ser 100% compatível com os demais, ele deve possuir todos esses sprites requeridos. Existem ainda animações e states requeridos. Os últimos, no entanto, já vêm programados no arquivo COMMON1.CNS. Voltando à idéia do consenso geral, atualmente se discute a ideia de estabelecer alguns padrões, como, por exemplo, em sprites e animações requeridos extras, para deixar o jogo mais compatível com os novos personagens que vão surgindo. Os limites de programação para o caso geral surgem devido ao fato de que o motor não oferece meios de executar alguma programação desejada,tanto em programações de chars, stages, e até no próprio sistema do Mugen, de tal forma que ou a mesma é feita de modo limitado (com muitas restrições) ou é impossível de ser realizada.
Tais fatores dificultam o uso do programa para usuarios iniciantes ou desprovidos de certos conhecimentos especificos, limitando os usuarios a utilizar na maioria das vezes modelos prontos encontrados na internet, e a interação do recursos no programa costumam apresentar algumas falhas graficas na execução de animações ou da exibição dos recursos durante a execução dos projetos, o que resulta na maioria das vezes na perda da qualidade do projeto final. [/box2]

[box2 class=titlebg title=Quanto a utilização do mugen]
A engine não é organizada, e um usuário novato vai ter muita dificuldade em desenvolver o que quer. A interface em DOS é considerada um das versões de maior dificuldade de adaptação para os usuarios e muitas pessoas levaram um tempo antes de se acostumar ao sistema.
Outro problema é o fato de que o processo de criação de personagens, arenas e golpes não é tão simples e agradável quanto parece ser. O usuário, além de precisar se adaptar ao sistema de programação, também tem que ter um nível relativamente alto de habilidade com desenho e animação, para reproduzir suas idéias com qualidade.
Uma vez que o jogo é criado, mais uma complicação se faz presente: o controle. Poucas pessoas possuem um joystick em seu computador, e a jogabilidade deixa muito a desejar quando o jogador utiliza o teclado para controlar seu personagem. O game torna-se impreciso e desconfortável.
Tais fatores tornam a engine um pouco complicada ou dificil de ser usada por qualquer pessoa, assim para se ter uma boa ou melhor utilização da engine, a maioria dos usuarios iniciantes procura na internet aulas e tutoriais (os quais ate a data da edição desse topico eram faceis de ser encontrados) seja no google ou no youtube, e em pouco tempo estão construindo um projeto na engine. Quanto ao material grafico este tambem é facilmente encontrado na internet em foruns e sites destinados a engine (caso haja dificuldade ou o usuario queira criar mais rapidamente um jogo, especialmente um fan game).
[/box2]

[box2 class=titlebg title=A respeito da legalidade do mugen]
A legalidade e uso do mugen como engine e seus projetos foi bastante discutida devido no passado a empresa Elecbyte, ter simplesmente ter sumido do mercado por um tempo, e mesmo quando retornou foi discutido sua legitimidade devido ao fato da empresa na sua nova formação ser composta mais por filipinos com alguns membros norte americanos da formação original da empresa, porem as questões a respeito da legalidade aparentemente quando a empresa lançou a versão 1.0 do mugen.
Quanto aos projetos, por a maioria ser fan games, tambem houveram grandes discuções, mas a maioria das empresas nunca se pronuncio negativamente devido o fato dos games serem gratuitos.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Outras opções]
Para quem pensa que so existe a engine mugen para criação de jogos 2d de luta, estão enganados, apos uma pesquisa sobre o genero, descobri mais duas engines.
A primeira é uma engine de nome fight maker (engine paga), esse programa foi lançado para pc como uma engine de nomes 2d fight maker 95 e 2d fight maker 2 para jogos de luta 2d, e para playstation, duas versões como games 3d (uma para playstation um e a segunda para o playstation 2) com sistema que permitia que os usuários criem movimentos personalizados para seus lutadores.
A primeira empresa responsavel pela marca foi a ASCII (a primeira versão da engine) e a segunda foi a Enterbrain (a segunda versão da engine).
Os games para playstation não tiveram boas criticas (principalmente a versão para playstation um), e as engines para pc não tiveram grandes grande reconhecimento devido a popularidade do mugen (ate o momento da edição desse topico).

Curiosidade: A enterbrain é a mesma empresa relacionada com a engine rpg maker.

A outra opção é o jogo open source 2d de nome beats of rage, pela empresa senile team, esse jogo é tratado por alguns como uma engine 2d devido seu lançamento open source que permite sua modificação e por outros apenas por um game open source o qual são lançadas mods.
Esse jogo foi inspirado pela serie classica da sega de nome street of rage. O beats of rage usa personagens King of Fighters e Bare Knuckle. Como jogo ele foi disponibilizado inicialmente para dos, porem chegou a ganhar versões para dreamcast, playstation 2, Wii e playstation portable, entre outras plataformas.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Conclusão]
Apos todo esse conteudo, não é dificil de entender porque o programa foi e continua sendo tão popular, pois mesmo com um sistema um tanto complexo para iniciantes, ele oferece a possibilidade da criação de fans games de luta 2d como os famosos games crossouver: capcom vs marvel, sdk vs capcom, entre outros; os quais eram o sucesso entre a garotada dos anos 90 no fliperama (antigos videos games que usava fichas ou moedas, e ficavam em atendimentos comercias), alem da criação de novos classicos como naruto vs dragon ball z. Quem tiver interesse pode achar a engine, tutoriais e recursos para mesma sem dificuldade na internet.
[/box2]

Sites usados para pesquisa
Spoiler

Essa eu conhecia, mas nunca me interessei/pesquisei. Bacana o tópico, quem estiver pensando em criar algo no estilo pode tentar essa ao invés de fazer gambiarras no RM. o/

Mugen!
Sensacional, lembro bastante...

Acho que tinha algo semelhante ao RPG Maker neste estilo.. creio que até da ASCII (Enterbrain? Nunca sei...) que era o Fighting Maker.

Citação de: Arnaldo online 12/09/2018 às 19:27
Mugen!
Sensacional, lembro bastante...

Acho que tinha algo semelhante ao RPG Maker neste estilo.. creio que até da ASCII (Enterbrain? Nunca sei...) que era o Fighting Maker.

Sim, existia o Fighting Maker, mas esse não era tão versatil e fácil como o RPGmaker
: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc

Tópico bem interessante, cara.
Valeu por dispor essas informações :D

Quem sabe eu não brinque um pouco também ehhe
gj o/

Mexi muito com MUGEN há uns 15~ anos atrás.

Customizando personagens feitos pelos outros, criando alguns (Stickman, Stickdog....), etc.
É uma engine legalzinha, embora obviamente bem antiquada para os padrões de hoje.

A comunidade em volta de MUGEN era gigante, principalmente no Brasil e na França. Foi triste a mgbr morrer há uns anos atrás, era o maior site de mugen do mundo, acho.

Ainda lembro daqueles KoF com todos os personagens, vivia jogando com Rugal, meu personagem favorito haha
MUGEN é uma excelente ferramenta pra quem quer fazer jogos de luta. Infelizmente a comunidade dela não está tão ativa quanto antes, mas não deixa de ser uma opção viável mesmo hoje.