O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Daryn's Notes - Demo 2015

Iniciado por Sotelie, 23/04/2015 às 00:04

16/10/2015 às 20:24 #60 Última edição: 16/10/2015 às 20:43 por Lycanimus
Na verdade eu vi o documento restante, mas eu estou tão acostumado a jogar com o teclado que quando cliquei nele não faz nada, o documento em cima da estante só é possível clicar com o mouse, esse foi o problema, mas agora tranquilo, deu certo aqui. =)


Edit: Agora sim finalizei a demo cara, levei 1h e 8 minutos, ficou bem legal mesmo, visitei o clube com todos que recrutei e gostei bastante, embora minha fama ficou bem baixa, apenas 10 =(

Mas parabéns, um ótimo jogo, esperarei a versão full!

Spoiler
Obs: Eu morri a primeira vez com um tiro na cabeça, isso que da não fugir..rsrs
[close]

Abraços do Lyca!
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Haha' A fama aumenta quando você faz side quests rsrs
Obrigado por jogar a demo :D fico feliz que tenha gostado e reportado os bugs.
tudo isso para descobrir que é apenas a introdução do jogo e.e

Obrigado o/

Bem eu cliquei no projeto pensando que era Death Note Demo 2015,kkkkkkkkkkk
e acabei apaixonado pela historia,os mapa tão lindo!
e de 1 a 10 eu dou 11,Hehehe! então eu dou boa sorte com o projeto. :wow:

Fico feliz que tenha gostado do projeto. Obrigado!


Obs: Eu já esperava que houvessem bugs, então eliminei os grandes para que vocês pudessem me ajudar com os pequenos e realmente foi uma boa aposta.

Citação de: Alisson online 17/10/2015 às 15:48
Obs: Eu já esperava que houvessem bugs, então eliminei os grandes para que vocês pudessem me ajudar com os pequenos e realmente foi uma boa aposta.

Bom dia meus caros amigos!

Alisson, você deu uma de Bill Gates, que vem fazendo isso desde o MS-Dos (tá bom, é desde o Windows 3), prevejo outro milionário a caminho... :)

Encerrei a demo, com duas gravações em paralelo, uma mais comportado, dando uma de detetive mesmo, e outra mais ousado, sentindo o vento do perigo soprando pelo cabelos... (isso seria romântico se eu não estivesse ficando careca hehe, mas vou anotar, posso precisar deste comentário um dia)

Anexei uma imagem com as gravações, numa fiquei 19 segundos acima do tempo previsto pelo amigo Alisson, justamente na gravação onde passei batido e me comportei. Para aqueles que vão dizer que eu demorei muito, esse é o meu estilo de jogo: vasculho tudo que eu posso, então demoro mesmo!

Minha nota quando o projeto estava concorrendo no Protótipo Premiado já foi acima de 8, pois eu julguei só pelos elementos que eu tinha em mãos. Com a demo em mãos a nota subiu para 9.58, seguindo esses critérios: apresentação do projeto, abertura do jogo, evento inicial, música, ortografia, personagens, enredo, cenários, jogabilidade, dificuldade, menus, recursos adicionais, itens, bugs, demo; trailer legal e originalidade.

O forte no jogo até agora foi, a meu ver, o enredo, para mim fundamental, a originalidade do projeto e, sem dúvidas, os recursos adicionais. é muito legal quando você já jogou tanto que nem eu joguei RPG até hoje e acaba sendo surpreendido por novidades nesse nosso mundo gamístico, demonstrando que a cada vez mais é possível abusar da criatividade e criar trabalhos que vão marca território. Já falei isso para o Alisson via MP e vou reproduzir aqui: Eu sei que é cedo para falar nisso, mas pela qualidade dele pretende fazer uma versão em inglês? Alguns amigos meus gringos iam babar na qualidade da sua demo. Não escrevi isso da boca pra fora, sei que muitos dos amigos entendem que isso não se faz necessário, mas como eu tenho alguns colegas no exterior (sem saber falar inglês, pode?) e vejo o capricho que eles têm nos seus próprios games e até como se ajudam pra caramba, mas percebo também a dificuldade imensa que eles têm com o nosso português, a única forma de romper barreiras e mostrar de fato: veja como nós somos massa também na produção de games é o disponibilizar nessa linguagem universal que o inglês, e se possível, ir até mais longe e fazer outra em português, nem que seja somente a demo! E o maior motivo é que quando se testa um jogo existe a necessidade de se ter contato pleno com o conjunto da obra, não dá para fazer uma avaliação legal 100% se você não entende bulhufas do que está ocorrendo no enredo.

Detalhes a acrescentar que chamaram a minha atenção no jogo:

O cuidado com avisar o jogador que certas partes não estavam disponíveis, por se tratar de uma demo;
Desenho técnico de projeto inserido no jogo, aproximando o jogo da nossa realidade cotidiana;
O capricho da escrita utilizada.

Em suma, valeu muito a pena, esse é um projeto que com certeza vai dar muito o que falar, tenho que certeza também que vai dar muito trabalho também, e digo que foi um prazer poder colaborar um pouco com a qualidade do game, que já estava ótimo, ficando aqui à disposição para auxiliar o amigo Alisson nas próximas versões.

Abraços para todos!


[Anexo excluído pelo administrador]

Foi ótimo contar com sua ajuda para encontrar erros e bugs no projeto. Eu corrigi todos os bugs que foram encontrados também, e logo pretendo atualizar a demo para aqueles que forem jogar futuramente.
O desenho técnico eu fiz pensando na compreensão do jogador, fico feliz pelos resultados.

Spoiler
Eu estava pensando bastante em uma versão em inglês também. Enquanto conversava com meus amigos gringos eu tive uma vontade de apresentar o projeto, mas infelizmente eles não entendem o idioma. A versão em inglês estou pensando em fazer quando terminar o jogo, mas as opções ainda ficam em aberto.
[close]

Eu falo de jogos investigativos de uma forma ardente, passional, pois amo... dá pra notar?

http://centrorpg.com/index.php?topic=12408.msg95743#msg95743

==//==

O que mais me agradou nesses minutos de jogatina:

O jogo parece ter um formato sólido, aperfeiçoado, lapidado minuciosamente, pra então dar entrada à trama, que virá com o tempo. Acho uma maneira interessante de se trabalhar, pois quando se tem a base, o processo de criação da trama em si se torna mais rápido.

O Layout do jogo é perfeito, ponto. Belas janelas, ícones estilosos, tudo nos trinques.
Okay, mas sempre tem algumas sugestões baseadas em gosto pessoal, vamos lá:
- A Janela de mensagens poderia estar mais centralizada. Do jeito que está, no canto inferior esquerdo da tela, dá a impressão que ela não trará diálogos importantes - faz parecer uma janela secundária, sei lá;
- Nomes em cores vivas não combinam com o azul da janela. Eu sugiro evitar escrever em vermelho, por exemplo, já que a janelinha que mostra o nome do personagem é azul;

==//==

Seu português é excelente. Eu diria que encontrei um, no máximo dois errinhos de ortografia durante a jogatina - tô fazendo um esforço pra lembrar onde =S Ah, e como sempre: jogo em português, pq nome em inglês?

E é justamente o bom português que indica inteligência, potencial, principalmente em se tratando da história do jogo, que será o gancho pra minha crítica ao final deste post.

==//==

Fake Loading = lixo, sempre, não há exceções u.u A menos que aquela tela de Loading seja mesmo necessária, eu sugiro retirá-la, pois, mesmo sendo bonitinha, discreta e tudo mais, ela incomoda depois de um certo tempo, principalmente quando entramos num prédio por engano, e então temos que retornar imediatamente e aturar mais uma tela de Loading.

Sistema de Mouse é um bom Feature, mas vou confessar que não consigo me acostumar. O uso do Mouse dá a sensação de estar controlando o personagem sem precisão, sem aquela sensação "Spot On" que o teclado e o Joystick trazem. Em alguns jogos, o uso do Mouse funciona - Point & Clicks, jogos onde o Mouse age como mira, etc - mas aqui, senti que ele traz um Glamour na propaganda, mas na hora do "Vamo ver", é algo desnecessário. Caso esse sistema não venha a ter uma real utilidade no jogo, eu sugiro - não retirá-lo, mas ao menos considerar essa possibilidade.

==//==

Tem bastante conteúdo em meio aos diálogos, e até uns atos com consequências palpáveis até certo ponto. Woww, eu devo ter um MindSet equivocado, pois não achei que teria problema em revelar que sou um detetive... Pensei que agentes secretos tinham que tomar esse cuidado, mas não detetives. Mas foi legal ver que isso teve consequências.

As ramificações nos diálogos com NPCs se mostraram um tanto superficiais até o momento. Isso não é algo ruim, afinal, na vida real, boa parte de nossas conversas com outras pessoas é superficial. E as mais "importantes" também não mostraram graaande impacto. Não acho que cada escolha tenha que trazer consequências, mas tipo, entre ficar ou fugir, poderia haver algo além de "prosseguir no jogo ou Game Over", saca?

E tem uma à qual vou me apegar por um instante: Quando o nobre no museu pede mais um favor, as escolhas são tão parecidas, com apenas pequenas diferenças no tom, mas não na resposta em si, e eu sei o que é isso: é aquele medo de dar escolhas demais e distorcer a personalidade que você estipulou pro personagem. Sei disso pois também sofro com isso, hehe! É foda mesmo, mas eu sugiro não esquentar a cabeça com esse controle. Dá pra extrapolar em algumas ramificações de diálogos, até pendendo pro lado do humor, e isso não vai estragar a imersão, e também não irá afetar a personalidade dos personagens nos momentos mais sérios.

Now, euuu tive um pouco de dificuldade em saber a idade principalmente do Ryo e da Daryn... Ok, são jovens, mas jovens quanto? E se é pra ter um jogo de investigação, você precisa colocar uns personagens estereotipados na roda, tipo o policial corrupto, o ex detetive fumante, o paparazzi, saca? O elenco atual não se sobressai =S

Jogo de investigação é o que há, adoro! MAS, se é pra investigar, eu quero controlar um detetive, quero diálogos que expressem isso, que mostrem aquele conhecimento da área, o lance policial, os trÂmites, a rotina de um detetive com aquele charme de filme Noir, com seus vícios, seus problemas no casamento, etc... e aqui, as opções que surgiram foram falar sobre jogos, esportes, filmes... quase como um seriado adolescente que mescla "temas adultos" com "personagens jovens", o que pra mim... nheeee, não agrada muito =S

Mas enfim, entendo que o protagonista é assim mesmo, jovem e inexperiente... Só queria um pouco mais de dilemas morais, desvios de conduta, sei lá... Até agora o Ryo não me diz nada... só o que sei é que ele é jovem, perdeu parte da memória e tá mas perdido que cego em tiroteio, mas seria legal vê-lo recebendo mensagens de uma possível amante, ou recebendo propina por alguma informação que ele deixou de levar aos seus superiores, sabe? Defeitos, dilemas, pra dar um ar mais adulto, nem que fosse de maneira discreta.

==//==

Você joga ótimos mistérios no ar. O fato de termos de acessar uma área para progredir na investigação, e não termos recebido sequer autorização ou suporte para isso é intrigante, afinal, como nossos superiores esperam que realizemos nosso trabalho, right? Perfeito!

Personagem misterioso aqui e ali, personagem agindo estranho aqui e ali, personagem com perda parcial da memória, hum, pode ser interessante, tudo indo em direção a uma trama cheia de bom conteúdo. MAS, por que, por que o protagonista e as primeiras missões tinham que ser tão... sem sal?

- Ryo: me incomoda o seu jeito de interagir com outros personagens. Em meio aos diálogos, surgem Hints a respeito dos mistérios, coisas importantes, e ele não esboça reação alguma diferente do "O quê?", "Han?", "...", ele está simplesmente perdido em um mundo onde todos sabem de algo que ele não sabe, o que eu, peeeessoalmente, não gostei.

Caaara, monólogos, ponha monólogos no jogo, explicando as situações, mas não apenas explicando, faça isso com o ponto de vista do protagonista, tipo, tirando conclusões - mesmo que sejam equivocadas - pensando em possíveis respostas para os mistérios, indagando a si mesmo... faça o personagem parar em momentos estratégicos a fim de recapitular certas coisas, organizar as idéias, expressar pensamentos a respeito dos personagens que ele encontra, a fim de transmitir isso ao jogador, afinal, até agora todas as reações dele foram agudas, ele demonstra surpresa na hora que recebe algumas informações, mas isso não é mais trazido à tona.

- Missões: diz a lenda que a primeira impressão é importantíssima, por isso enchi meu jogo de sistemas legais logo de cara, pra encobrir as baboseiras que viriam a seguir, rs! No seu caso, again, jogo de investigação, YES! Então por que as primeiras missões se resumem às boas e velhas "fetch quests"?

Véi... buscar itens, levar documentos de personagem A para personagem B? Okay, fui lá e fiz o que o jogo mandou, esperando ter ao menos um pouco de Lore dentro dessas missões... resultado? O tal documento é um item vazio, não provoca nada na trama até ali - se fosse um sanduiche no lugar do documento não teria diferença, entende? E você pode dizer: ah, mas terá relevância no futuro. Então transmita isso, monólogos, dude! Faça o protagonista expressar um mínimo de curiosidade em relação ao fato de um estranho estar enviando documentos a um cara da AIC, grr!

E em seguida, buscar itens aleatórios... Eu quero investigar coisas, não quero ser o garotinho "leva e traz". O final dessa Quest foi elegante, com o significado de cada item, mas caaara, imagina, ao invés desses itens, se o jogador tivesse que encontrar três arquivos que sei lá, indicassem uma possível lavagem de dinheiro de uma empresa X, sem relação com a trama principal, algo paralelo, saca?

Aí, imagina, encontrar um arquivo invadindo o computador de uma empresa de fiscalização suspeita de fazer vista grossa; encontrar o outro abrindo um cofre no escritório de um executivo da tal empresa, e linkando tudo com uma fotografia de dois suspeitos se encontrando e BAM! Melhor SideQuest ever!

Me dê uma lupa pra fuçar alguns itens do cenário, me dê um caderninho de anotações onde eu possa guardar fotos de personagens e adicionar palavras pré-prontas para descrevê-los... me dê um lock pick pra fuçar armários dos outros, me dê um mapa da cidade para que eu possa marcar pontos de interessa com alfinetes, me dê uma lanterna, me dê um distintivo, sabe, crie um e coloque no meu inventário, só pra eu sentir que tenho importância =)

Mil e uma sugestões de um chato - e você pode estar pensando: puts, esse cara quer que eu mude todo o jogo desde o início? Que cara mais abobado, rs! MAS, aqui vem a sugestão safada que torna tudo perfeito:

Se bem me lembro, o Ryo é introduzido ao jogador após concluir uma missão, tanto que ele é parabenizado por seu chefe e tudo. WELL, por que não começa o jogo no meio dessa tal missão? Imagina, você pode criar o que quiser, pois não terá relação com a trama - será apenas a missão pra criar a primeira impressão ao jogador, pode ter Puzzles, ação, pode ter qualquer tema. Não precisa nem explicar nada, joga o Ryo num mapa X com uma lanterna e um Lock pick, e no decorrer das coisas, ele vai explicando tudo com monólogos.

Tipo:
*Acha um papel com 4 números* Ah, essa deve ser a senha do cofre
*Abre o cofre* Got it! Esses papéis são as provas que precisávamos pra blablabla...
*Agora só preciso sair pelo duto por onde entrei, sem ativar os alarmes a laser e as câmeras de vigilância, yoooooo!

Isso é uma first mission u.u

==//==

Seu mapeamento é perfeito! Que cenários mais lindos, caraa! A paleta de cores, a estrutura da cidade, bom demaaais! Ok, senti a falta de movimento... uns carros indo e vindo de vez em quando, tem como?

Também gostaria de umas placas, tipo no Museu, no Fast Food, na floricultura. Algo bem chamativo, afinal, estabelecimentos desse tipo sempre têm seus nomes bem em vista.

==//==

Assim como o mapeamento, a sua seleção de músicas e sons é de cair o queixo. Que trilha mais fodaa! Cria um clima tão Tech, tão Sci-fi, tão moderno e relaxante, tão Gran Turismo daqui a 20 anos, saca? Awesome!

==//==

REPORTS:

- Falar com a NPC que me dá a Rosa pode travar o jogo, caso eu fale com ela de cima;
- A nota final, no quarto escuro, está Bugada. Só consigo "clicá-la" com o Mouse estando a um Tile de distância, o que me fez vagar pela mansão durante um bom tempo até perceber isso.

==//==

E FINALMENTE! O que o jogador quer:

Na sua trama, você pode listar mil razões pro Ryo não ter as respostas que quer, MAS se alguns personagens SABEM do porquê de sua perda de memória, do porquê disso ou daquilo, pelo menos dê um pouquinho dessas respostas ao jogador, mesmo que seja numa Cutscene entre dois personagens importantes sem a presença do Ryo, saca?

É legal estar perdido e curioso junto com o protagonista, mas também é legal ter um pouco mais de informação do que ele às vezes, para que possamos criar a expectativa, tipo: como ele vai reagir quando souber disso? Yooooo!

==//==

Teria como criar um Shot desses anéis? É legal imaginá-los apenas com descrições, apenas com texto, mas uma imagem, ou a exposição de alguns mapas seriam legais pra fixarem uma identidade visual ao cenário geral do jogo.

Bem, aaacho que é isso. Adorei! E espero ter ajudado com o mimimi. Abrass =)

18/10/2015 às 15:01 #67 Última edição: 18/10/2015 às 15:03 por Alisson
A imagem fica dentro do jogo mesmo, em um certo ponto tanto quanto a descrição e.e
o/
[close]

Obrigado pela crítica, li tudo. Vamos por ordem.
O nome em inglês na verdade não teve uma explicação, mas acredito que fica melhor Daryn's Notes que Notas da Daryn e.e
E também pela possibilidade de haver uma versão em inglês.

O sistema de loading na verdade não é fake, tanto é que não está presente em outras áreas.
Eu utilizei pois precisava de um pouco de tempo nos teletransportes para que as imagens carregassem completamente.
Também haviam alguns elementos que demoravam bastante para carregar e acabavam ficando estranhos.

Na verdade, diversas informações podem ser encontradas dentro do jogo enquanto você investiga. Tanto é que se você convidar o Miles Excella para o clube, em uma conversa entre ele e outro npc eles irão revelar alguns detalhes sobre o protagonista e.e
Eles também falam sobre as relações do Ryo e de alguém que está secretamente pensando nele, se é que entende ( ͡° ͜ʖ ͡°)

Obrigado pela crítica, isso me deu umas ótimas ideias também o/ Eu pretendia falar mais aqui porém o tempo não me permite.

CARAMBA!
Agora que dei por conta que ainda não tinha vindo aqui. Cara, desculpa. e-e'
Vou baixar a demo e jogar, depois volto aqui pra falar sobre ela e talz.


chegou tarde e.e
Espero que aproveite o jogo. Ainda vou fazer o upload da versão com os bugs corrigidos, mas vou demorar um pouco. o/

Olá Alisson
Meu amigo Joefather indicou seu jogo:

"Ah, você precisa ver esse jogo: joguei apenas 23 minutos, não vi palavrão nenhum, parece ser um jogo bem light e que vai de encontro ao que você precisa, pois é bem diferenciado. Já perguntei para o desenvolvedor, o Alison, se ele tem cenas mais forte e tal e se o texto continua leve e educado, mas provavelmente ele seguirá nessa linha: "

Eu sou professor de Matemática e estou levando o RPG Maker para a escola onde leciono aos sábados no projeto da escola da família. Quero começar indicando jogos com conteúdo educacional ou sem muito conteúdo como palavrões, pois criticar um projeto é fácil, mas ajudar e outra história. Vou esperar para fazer o download depois que você corrigir.

Se tiver algum jogo com temática educacional poderia me indicar.

Parabéns pelo projeto.  :wow:       

Demo Atualizada.

Confiram no tópico principal.




Olá, meu amigo!
Fico feliz pela indicação do nosso caro Joe. Ele me ajudou bastante encontrando e reportando bugs e erros na demo anterior para que eu pudesse fazer uma correção.
Sobre um jogo educacional, eu recomendo este também.
Acima de tudo, obrigado :D

Citação de: Alisson online 20/10/2015 às 13:47
Demo Atualizada.
Confiram no tópico principal.


Olá, meu amigo!
Fico feliz pela indicação do nosso caro Joe. Ele me ajudou bastante encontrando e reportando bugs e erros na demo anterior para que eu pudesse fazer uma correção.
Sobre um jogo educacional, eu recomendo este também.
Acima de tudo, obrigado :D

Boa tarde gente!

@Alisson: vou testar!

Abraços!

Citação de: Alisson online 20/10/2015 às 16:00
Obs: Eu acabei encontrando um certo problema com o elevador. Gostaria que usassem as escadas até eu corrigir o problema :/

parece aquele problema real de quando o elevador está com problemas e a escada é a solução
Problema corrigido. Perdão pelo incômodo.

Opa Alisson! Cheguei!
Cara joguei a DEMO eu curti pacas, o sistema de Mouse é bem interativo e facilita a questão das teclas, tipo fica fácil de se movimentar e apertar o Q ou W a qualquer hora, muito bom, a Trilha Sonora está ótima! Combina muito bem com o ambiente do jogo, os efeitos sonoros tão bem legais também, eu não consegui zerar a DEMO, porque ? Simples, não deu (Mas porque!?), eu não consegui pedir ajuda ao Raul!!
Ai eu fiquei meio que trancado, não sabia mais oque fazer (Sou muito noob nesses jogos de investigação  :T.T:), mas cara, muito bom eu gostei do jogo, ele é um jogo muito bem feito!, você está de parabéns Alisson  :XD:

Off: Eu ainda vou zerar! Pode ter certeza, nem que eu passe o dia jogando!!

That's All~