Oi
Desculpe se a pergunta for noob
É que quero fazer um jogo estilo mario rpg, onde vc pode pular
a qualquer hora, mas n consigo. (estou usando u rpg maker 2003)
ja tentei varias vezes, vi tutoriais, mas n consigo.
se alguem souber como, me diga
obrigado pela atenção :ok:
Suponho que seja um jogo em 2D correto?
Basicamente você vai ter que ter que atribuir um valor a uma tecla, toda vez que você apertar a tecla, o herói vai pular.
Depois é só colocar o evento do pulo, eu cheguei a fazer um assim uma vez, (movimento do personagem inicia pulo + escorregar +frente + frente + termina escorregar + termina pulo). Como é 2D você só tem que se preocupar nos pulos pra frente e pra trás, pra isso você utiliza um "SE" com a condição de o herói estar olhando pra direita ou esquerda.
Como utiliza o "escorregar" você teria que fazer alterações nos momentos que ele precisar dar um pulo menor.
não é 2D.
estou tentando fazer igual mario e luigi: superstar saga
onde ele pode pular para qualquer direção a qualquer momento.
( e tem como simplificar? :rick9: :rick9:)
Infelizmente eu perdi meu site por causa do domínio, mas o tópico onde explico como fazer isso e o download estão aqui:
https://centrorpg.com/index.php?topic=8990
Só terá que converter do Rpg Maker XP para o 2k e 2k3.
Lembre-se é simulado, ou seja, o pulo é uma animação de batalha e o personagem é a sombra.
O pulo sobre a cabeça do inimigo é apenas uma verificação de coordenadas.
Vídeo demonstrativo:
http://youtu.be/1oFuL13UtLI
O vídeo contém muito lags.
Mas só para entender, o tempo do pulo e a velocidade/gravidade devem ser modificadas diretamente nas animações de batalha.
Citação de: David_GamesBr online 17/01/2017 às 18:02
não é 2D.
estou tentando fazer igual mario e luigi: superstar saga
onde ele pode pular para qualquer direção a qualquer momento.
( e tem como simplificar? :rick9: :rick9:)
A do amigo de cima ficou show :clap:
Essa seria a versão mais simples feita direto no RPG2K3. O personagem pula pra qualquer direção e não pula sobre paredes e locais que não se pode andar. (Lembre-se de marcar a opção "ignorar se não puder se mover" no evento de movimento). Dá pra incrementar (pular sobre inimigos, pular locais que não se pode andar, etc) mas é mais complicado um pouco.
(https://s23.postimg.org/h6nrn1fw7/Pularepular.jpg) (https://postimg.org/image/h6nrn1fw7/)