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Centro de Recursos => Sistemas por Eventos => Sistemas RPG Maker 2000/2003 => Tópico iniciado por: Crixus online 20/04/2017 às 01:12

Título: SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3 - Usando ID de terreno
Enviado por: Crixus online 20/04/2017 às 01:12
Nível: Avançado
Plataformas possíveis: Rpg Maker 2000, Rpg Maker 2003 e Rpg Maker XP.

Este é um sistema básico feito para quem não quer ter muito trabalho na criação e adaptação de um sistema desses, o sistema é totalmente feito por eventos.
A jogabilidade para muitos pode parecer PERFEITA, mas não é, no mínimo é funcional, este não é aquele mesmo sistema antigo que eu tinha feito por eventos com vídeo no YouTube este é bem mais simples e com o mesmo potencial.

Observação:
Para criar um sistema perfeito desses seria correto usar Pictures/Variáveis, o que já foi feito algumas vezes, eu mesmo criei uma base, mas nunca conclui.

Download:
Rpgmaker2000 e 2003
https://rpgmaker.000webhostapp.com/?url=Qe_OZ7k5ca/Rm2k-SuperMario-2D-Platform.html&ref=http://centrorpg.com/index.php?topic=17304

Versão para RMXP:
https://centrorpg.com/index.php?topic=7412

(https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/map-system/action-map/rpgmaker-mario1.png)
(https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/map-system/action-map/rpgmaker-mario2.png)
(https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/map-system/action-map/rpgmaker-mario3.png)


Tutorial de uso do sistema:

Eventos Comuns:

0001: Terrain and block-up
Este sistema serve para simplesmente impedir que o jogador use a tecla CIMA\UP e verificar a coordenada e a ID de terreno logo abaixo do mesmo.

0002:Dir and Mov-Ev
Este é o sistma de gravidade, não altere nada nele para não bugar o sistema.

0003: Char(Frames)
Este é o sistema que altera os gráficos do jogador conforme o movimento do mesmo, para se guiar e adicionar mais personagens basta seguir os "Comments" e copiar a função "Set Hero's Walk Graphics" e selecionando o heroi e seu gráfico respectivo ao movimento dito no comment.

0004: Jump
Este sistema simplismente cria o pulo desativando momentaneamente o sistema de grávidade, para alterar a quantidade de tiles que o jogador deve avançar quando pular basta alterar a váriavel 16(Max-TileJump).
Assim você pode definir o limite de pulo pelo herói escolhido ou pelo nível do personagem etc, vai da tua imaginação.

0006:{Wait}
Este é simplesmente um Wait Global para o sistema de gravidade e de pulo, se alterar o valor aqui já altera o sistema todo, não é necessário mexer nisso.


Eventos de mapa:

0001:Block Up-Key
Este evento tem 3 funções importantes, uma é ativar o sistema de plataforma, desabilitar o menu do jogo de rpgmaker e bloquear a tecla Cima\UP(Subir).


O Template:
Caso você decida usar de 1 a 2 personagens no jogo pode usar o sistema já pronto, editando os gráficos "Char-Player1Advnt-A" e "Char-Player2Advnt-A", se tiver dificuldades para edita-los use as templates que vem junto da Engine, para entender basta ver a imagem explicativa que também vem junto da engine.

(https://rpgmaker.000webhostapp.com/rpgmaker/map-system/action-map/ex-marioplatform.png)
Título: SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3
Enviado por: Corvo online 20/04/2017 às 07:49
Caramba [user]Crixus[/user], isso ficou muito legal. A movimentação durante o pulo ficou até mais natural do que o da Arc Engine - que é muito rápido, e possível de editar, mas... As configurações também estão bem explicadas, e com o tutorial fica fácil. Dá pra fazer muita coisa com esse sistema.
Título: SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3
Enviado por: Crixus online 20/04/2017 às 12:12
Que bom que você gostou, eu fiz com esse sistema um em que o Charset é grande (Pictures) e uma demo de como seria esse sistema com a ideia do Sonic (ficou legal de tão zuado) e que também usa Pictures:
Sonic: http://centrorpg.com/index.php?topic=6790.0
Título: SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3
Enviado por: Jorge_Maker online 28/05/2017 às 20:23
Pelo amor de Seya, como é nostálgico. Isso me da vibrações de um passado escuro, onde eu, burro, fiz um comentário tal qual burro em um vídeo desse sistema e tive uma resposta sua nada agradável. uaheuaheuah'
Oh, good times. :lol:
Enfim, continue com o bom trabalho.
Título: SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3
Enviado por: Crixus online 29/05/2017 às 23:09
Puxa vida, obrigado por dar UP no tópico, aproveite e crie um jogo com este sistema rsrs.

Qual o comentário? Acho que não foi desse sistema, pois somente a versão antiga teve vídeo demonstrativo em que os comentários estão desativados.
Título: SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3
Enviado por: Jorge_Maker online 04/06/2017 às 21:54
Claro que farei um jogo!
Ja tenho até um esboço: vai ser um tiozinho italiano muito chegado a uns cogumelos.
E vai se chamar Mario! (Como ninguém nunca pensou nisso?!)


Tabém estou meio confuso quanto ao paradeiro desse meu comentário, andou excluindo alguns videos?
See ya. :XD:
Título: SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3
Enviado por: Crixus online 05/06/2017 às 00:07
Não exclui nenhum vídeo, somente desativei os comentários rsrs
Título: Re:SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3 - Usando ID de terreno
Enviado por: Everton online 09/06/2020 às 20:09
Por acaso alguém possui esse tutorial pra disponibilizar ainda?
Título: Re:SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3 - Usando ID de terreno
Enviado por: Crixus online 10/06/2020 às 00:32
Nunca teve tutorial, apenas o sistema aberto para estudar, todos meus sistemas ainda existem, mas não tenho mais onde manter hospedado, leia:
https://centrorpg.com/index.php?topic=23587
Título: Re:SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3 - Usando ID de terreno
Enviado por: Jorge_Maker online 10/06/2020 às 02:22
Hospedei uma versão de um outro sistema que o Tanatos havia feito, usando a temática do Sonic, creio que a lógica seja a mesma: (este usa Pictures como chars, no entanto)
https://drive.google.com/file/d/1dDRgzlZyYelmwdfFU35lcLoivMp20wCZ/view?usp=sharing

Se o autor não se importar, é claro, irei manter o link. Caso contrário, irei remove-lo de imediato.
Passar bem.
Título: Re:SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3 - Usando ID de terreno
Enviado por: Crixus online 11/06/2020 às 13:08
Não tem problema, é o mesmo sistema, mas as Pictures só estão por cima pra ter maior tamanho do sprite ou mais possibilidades de animações, eu vou tentar hospedar alguma coisa pelo Google Drive. Meu problema é o tempo como já disse na primeira postagem aqui:
https://centrorpg.com/index.php?topic=23587

Foi editada, acrescentei mais clareza as minhas razões pra não me empenhar.
Título: Re:SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3 - Usando ID de terreno
Enviado por: Everton online 14/06/2020 às 12:37
Obrigado a ambos. Baixando pra estudar aqui. Certamente a vier a fazer algum jogo usando sistema de plataforma baseado nisso será creditado.

Abraço!!!
Título: Re:SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3 - Usando ID de terreno
Enviado por: Crixus online 16/06/2020 às 00:26
Alguém realmente usar um sistema meu, tá aí algo que em 10 anos ou mais não aconteceu, somente um cara que fazia jogos hentai e nem me creditou, imagina minha decepção, mas ri muito depois.

Edit:
Eu nunca vi um tópico meu com tanto erro ortográfico, alias, já vi, mas em 2017 eu não podia ser tão ruim...
Título: Re:SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3 - Usando ID de terreno
Enviado por: GustavoF online 19/01/2021 às 15:55
Edit: Putz, perdão pela msg, eu não fazia ideia que você tinha deletado tudo, mas boa sorte ai na vida, espero que dê tudo certo.
Título: Re:SuperMario em Rpgmaker - Rm2k e Rm2k3 - Usando ID de terreno
Enviado por: Crixus online 25/01/2021 às 21:40
Foram sistemas legais que montei, mas eu devia ter me dedicado à algum sistema mais moderno pra desenvolvimento de jogos e aplicações.
Mas sem um PC bom e tempo não teria ido muito longe.

De qualquer modo obrigado por comentar.