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Centro de Criação => Programação => Tópico iniciado por: MayLeone online 23/01/2018 às 17:03

Título: Índice de aulas e tutoriais em C# (Por MayLeone)
Enviado por: MayLeone online 23/01/2018 às 17:03
(https://i.imgur.com/gKHAr0V.png)

Olá! Hoje estou aqui para postar o índice de minhas aulas e tutoriais que estou escrevendo com relação à linguagem de programação em C#.
Esse material é totalmente de minha autoria e faz parte do meu blog de ensino: C#ompilemos. (http://compilemosfacil.blogspot.com.br)
Algumas aulas neste índice já foram ou estão sendo escritas, enquanto outras não tem data para publicação, mas aos poucos (conforme o meu tempo livre) estarei completando este índice com todas as aulas e tutoriais que planejei.



Capítulo 1 - Lógica de programação
Aula 01: Introdução aos algoritmos
Aula 02: Variando as ideias
Aula 03: Tomando decisões
[greenalert]Este capítulo irá introduzir o aluno aos conceitos primários da lógica da programação, bem como o conceito de algoritmos, onde iremos utilizar o software "VisualG" e o Portugol para exemplificar os códigos funcionando na íntegra.
O aluno ainda irá aprender o que são variáveis e seus tipos de dados, e também a realizar operações básicas com elas, tendo mais tarde uma aula que o introduzirá a respeito de condicionais, onde o código irá tomar decisões distintas de acordo com a situação proposta.
Este capítulo é um pré-requisito para os capítulos seguintes, caso o aluno nunca tiver tido contato com programação, lógica e linguagens.
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Capítulo 2 - As variáveis
Aula 01: O que é C# e Olá Mundo!
Aula 02: Tipos primitivos (http://centrorpg.com/index.php?topic=17859.0)
Aula 03: O tipo String
Aula 04: Operadores lógicos (http://centrorpg.com/index.php?topic=19258.0)
[greenalert]Este capítulo dará início a programação na linguagem C#.
A primeira aula será totalmente voltada à uma breve introdução à linguagem em questão, sua IDE de desenvolvimento (Visual Studio) e sobre alguns comandos básicos na mesma.
A partir da aula seguinte será ensinado ao aluno os conceitos primordiais sobre as variáveis primitivas (com mais foco nas de tipo numéricos e suas operações) para só depois ser abordado o assunto sobre conjunto de caracteres (strings) e operadores lógicos, sendo este último essencial para o entendimento do próximo capítulo.[/greenalert]




Capítulo 3 - Estruturas de decisões
Aula 01: Condicional if... else
Aula 02: Condicional switch...case
Aula 03: O operador ternário
[greenalert]Este capítulo trata de um assunto de grande relevância para qualquer linguagem, que seria a manipulação das estruturas condicionais a fim de fazer com que o código acabe por tomar decisões de acordo com a situação corrente.
Falaremos sobre dois tipos de estruturas condicionais que irão se comportar de formas diferentes, mas que são bem parecidas, e ao fim, um bônus sobre uma outra forma de deixar o código mais compacto e legível ao realizar validações em pares.
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Capítulo 4 - Estruturas de repetições
Aula 01: Laço for (http://centrorpg.com/index.php?topic=19017.0)
Aula 02:  Laços while e do...while (http://centrorpg.com/index.php?topic=19035.0)
Aula 03: Break e continue
[greenalert]Neste capítulo abordaremos o assunto com relação aos famosos "loopings'', ou ''repetições'', onde através destes, o próprio código irá repetir determinada rotina quantas vezes forem necessárias, sem que o programador o faça manualmente.
O entendimento deste conceito também é importantíssimo para o capítulo seguinte, onde trabalharemos com conjuntos de dados.[/greenalert]




Capítulo 5 - Coleções
Aula 01: Vetores (http://centrorpg.com/index.php?topic=18494.0)
Aula 02: Matrizes
Aula 03: Laço foreach
Aula 04:  Listas Genéricas (http://centrorpg.com/index.php?topic=18980.0)
Aula 05: Arraylist
Aula 06: Hashtable x Dictionary
Aula 07: Enumerações
Aula 08: Consulta LINQ e Expressão Lambda
[greenalert]Este capítulo falará sobre alguns tipos de coleções e conjuntos essenciais que temos em C# e que serão muito úteis em nossas aulas práticas.
O capítulo se inicia com conceitos básicos da programação como arrays e listas, e se estende a um cenário um pouco mais complexo ao falar sobre Dicionários e Consulta LINQ.
A intenção é abordar cada assunto de forma clara e objetiva, mostrando que na realidade todos são conjuntos e coleções de dados, mas que podem ser usados de formas diferentes para situações diferentes.
Este capítulo também terá uma aula especial sobre o laço foreach e outros iteradores (ferramentas primordiais para manipular as coleções).[/greenalert]




Capítulo 6 - Os Métodos
Aula 01: O que são métodos? (http://centrorpg.com/index.php?topic=18417.0)
Aula 02: Sobrecarga de métodos
Aula 03: Modificadores de parâmetros
Aula 04: Introdução aos delegates
[greenalert]A partir deste capítulo teremos bastante influência da programação orientada a objetos, mas por enquanto não iremos destrinchá-la completamente.
Sutilmente iremos passar por este assunto em determinados tópicos que serão compreendidos aos poucos.
Este capítulo dá início ao estudo sobre os métodos, onde o aluno finalmente entenderá como reaproveitar seus códigos e acima de tudo, organizá-los.
O capítulo começa com assuntos básicos, tais como introduções ao conceito e sobrecargas (polimorfismo), mas segue uma linha um pouco mais complexa ao final, onde abordaremos assuntos como os delegates e funções anônimas. [/greenalert]




Capítulo 7 - Classes e bibliotecas
Aula 01: Classes e instâncias (http://centrorpg.com/index.php?topic=18859.0)
Aula 02: Métodos construtores
Aula 03: Membros estáticos
Aula 04: Métodos extensíveis
Aula 05: Conversões explícitas
Aula 06: Variáveis anônimas
Aula 07: Bibliotecas
Aula 08: Regions e Classes Parciais
[greenalert]Neste capítulo traremos assuntos um pouco mais complexos, como classes e objetos, campos estáticos e conversões mais explícitas utilizando box e unboxing.
Também falaremos rapidamente sobre variáveis anônimas e bibliotecas.[/greenalert]




Capítulo 8 - Interface gráfica
Aula 01:  Introdução ao WindowsForms - Criando um formulário simples (http://centrorpg.com/index.php?topic=19102.0)
Aula 02: O poder das propriedades e eventos
Aula 03:  Desenvolvendo um jogo de pedra-papel-tesoura (http://centrorpg.com/index.php?topic=18916.0)
Aula 04: Desenvolvendo um jogo de quiz matemático
Aula 05: Desenvolvendo um jogo da velha (http://compilemosfacil.blogspot.com.br/2017/09/video-aulas-pratica.html)
Aula 06: Desenvolvendo um jogo da velha com inteligência artificial (http://centrorpg.com/index.php?topic=19237.0)
Aula 07:  Desenvolvendo um jogo de "Genius" (http://centrorpg.com/index.php?topic=18956.0)
Aula 08: Desenvolvendo um jogo da memória (http://centrorpg.com/index.php?topic=19552.0)
Aula 09: Desenvolvendo jogo de forca (http://centrorpg.com/index.php?topic=19591.0)
Aula 10: Desenvolvendo um jogo de quiz em geral (com importação dinâmica de recursos)
Aula 11: Desenvolvendo um jogo ao estilo "Flappy bird"
Aula 12: Desenvolvendo um jogo "da cobrinha" (Snake)
[greenalert]Este capítulo colocará em prática tudo o que foi ensinado nos capítulos anteriores utilizando outra ferramenta do Visual Studio além do Console, que é a interface gráfica de formulário.
Desenvolver mini-jogos para o aprendizado da linguagem deixa tudo mais divertido e intuitivo.
Cada jogo irá trazer um assunto diferente a ser implementado e que já foi abordado em aulas anteriores, fazendo com que realmente tudo seja posto em prática, assim o aluno irá perceber as situações onde cada conceito pode ser utilizado.[/greenalert]




Capítulo 9 - Programação orientada a objetos
Aula 01: Os pilares da POO (http://centrorpg.com/index.php?topic=18820.0)
Aula 02: Revisão: Classes e construtores
Aula 03: Estruturas
Aula 04: Encapsulamento e acessibilidade
Aula 05: Tratamento de exceções
Aula 06: Conceito de herança
Aula 07: Heranças em C#
Aula 08: Interface
Aula 09: Métodos virtuais e sobrescritos
Aula 10: Classes abstratas
Aula 11: Classes seladas
Aula 12: Prática - Desenvolvendo um jogo de truco com I.A (http://centrorpg.com/index.php?topic=19490.0)
[greenalert]Este capítulo finalmente irá trazer o assunto sobre a programação orientada a objetos e seus principais conceitos e pilares, tais como heranças, encapsulamento e abstração.
Por fim, o capítulo se encerra com um tutorial sobre o desenvolvimento de um jogo de cartas, onde os conceitos de POO serão colocados em prática.[/greenalert]



Confira também as aulas em vídeo: Clicando aqui! (http://centrorpg.com/index.php?topic=18794.0)




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