Eu peguei um código pronto e removi tudo que não usaria, depois usando o "razo" conhecimento em Javascript eu fiz este simples código pra que evitasse barras pretas laterias no jogo, basta colocar na pasta Plugins e ativar.
Agora preciso que digam se funciona corretamente em seus Smartphones, se possível com ScreenShot e o modelo do seu aparelho.
(https://rpgmaker.000webhostapp.com/games/MV-Sample/iphone6s-rpg-maker-mv.png)
O fato é que a tela acaba mostrando mais do mapa que talvez deveria, como podem ver o resultado na imagem:
Padrão do Rpg Maker (816x624) (https://raw.githubusercontent.com/BossRpg/RpgMV-Relative/master/Sample-Relative-816x624.png)
Na resolução da tela do computador ou Smartphone:
Resolução da minha tela (1366x768) (https://raw.githubusercontent.com/BossRpg/RpgMV-Relative/master/Sample-Relative-1366x768.png)
Download (GitHub): https://github.com/BossRpg/RpgMV-Relative
Demo: https://rpgmaker.000webhostapp.com/games/MV-Sample/ (https://rpgmaker.000webhostapp.com/games/MV-Sample/)
(O link é o mesmo do RTP Lite que eu estava produzindo, por isso as imagens estão em baixa qualidade)
Testado nos seguintes dispositivos:
- Notebook -> Resolução 1366 x 768 -> Firefox
- Notebook -> Resolução 1366 x 768 -> Chrome
- Samsung Galaxy S4 (GT-I9615L) -> 5" polegadas -> Android 5.0.1
Sobre a idéia:
Bem, à prinicipio eu queria "esticar" a tela com CSS3, o desfocamento eu corrijiria com próprio CSS3, mas ouve problema com os cliques do mouse pra apontar onde o personagem do jogador deve ir, pois as coordenadas são pelo tamanho real do Canvas, desconsiderando o tamanho dado pelo CSS.
Por fim acabei usando Javascript puro para ajustar a tela, o resultado é um teste apenas, vejam as imagens.
O problema é que os mapas menores de largura do que a resolução ainda sim vão mostrar barras pretas, mas neste caso serão partes do mapa que não existem e não a página fora do Canvas, pra ajustar isso pode usar Panorama.
Agora o sistema de batalha ficou bem estranho por que os BattleBack se encaixam apenas em 816x624, então a imagem fica toda confusa, confira na DEMO.
Vale lembrar que não tenho praticamente nenhum conhecimento com a API do Rpg Maker MV.
Obs: O nomei como RelativeScreen, mas não sei se na verdade deveria ser ResponsiveScreen, estou meio confunso no real significado de cada um.
Estive testando em navegadores e este sistema só funciona com auto-fullscreen:
- Firefox
- Chrome
[Edit]
Foi erro erro meu, funcionou perfeitamente, não precisa ativar o FullScreen.