(https://pbs.twimg.com/media/EaNnsPYUEAE1msb?format=jpg&name=medium)
RPG Maker MZ foi oficialmente anunciado.
[hs width=300]https://steamcdn-a.akamaihd.net/steam/apps/1096900/ss_eb38ebb024c8a49a8c3723038978fc72a11b235c.1920x1080.jpg?t=1591858844[/hs]
[hs width=300]https://steamcdn-a.akamaihd.net/steam/apps/1096900/ss_d8f36ad3075541360218f9d5e63b57d56e325e5d.1920x1080.jpg?t=1591858844[/hs]
[hs width=300]https://steamcdn-a.akamaihd.net/steam/apps/1096900/ss_9317307466a431f2b50bb9a331c6236121a74369.1920x1080.jpg?t=1591858844[/hs]
[hs width=300]https://steamcdn-a.akamaihd.net/steam/apps/1096900/ss_ac2b30be167d271cf1e1d71843c84dad310bdd16.1920x1080.jpg?t=1591858844[/hs]
[hs width=300]https://steamcdn-a.akamaihd.net/steam/apps/1096900/ss_8474ba4ee1bbca2e2d14e64bb14528324552d44b.1920x1080.jpg?t=1591858844[/hs]
Requisitos Mínimos de Sistema:
Windows:
SO: Microsoft Windows® 8.1/10 (64bit)
Processador: Intel Core i3-4340 or better
Memória: 8 GB de RAM
Placa de vídeo: Compatible OpenGL / VRAM 1GB or better
Armazenamento: 4 GB de espaço disponível
Outras observações: 1280x768 or better Display
Mac OS X
SO: Mac OS 10.13 or better
Processador: Intel Core i3-4340 or better
Memória: 8 GB de RAM
Placa de vídeo: Compatible OpenGL / VRAM 1GB or better
Armazenamento: 4 GB de espaço disponível
Outras observações: 1280x768 or better Display
Mais informações:
Steam (https://store.steampowered.com/app/1096900/RPG_Maker_MZ/) - RPG Maker Web (https://www.rpgmakerweb.com/a/comingsoon/rpg-maker-mz) - tkool.jp/mz (https://tkool.jp/mz/about/)
We will reveal more details in the coming days. Get ready to be wowed!
Já pode virar meme. Móh piada esse nome aí. auehauh
Tá ruim, mas se tiver o Oppai mode, eu te perdoo, Ojima.
Citação de: Gabriel online 11/06/2020 às 04:55
We will reveal more details in the coming days. Get ready to be wowed!
Já pode virar meme. Móh piada esse nome aí. auehauh
Wow :wow:
Só peço uma única coisa, que esse editor seja possível de modificar, porque se for possível de ser modificado pelo menos a gente corrige boa parte dos problemas que estou vendo vir de longe.
Err, não tá bom não, mas ainda tem muita coisa a revelarem. O problema é que não vejo indo para frente, isso foi decepcionante até o momento, mas veremos se vamos ser "wowzados"
Como diria o ditado "minha expectativas não eram altas, mas caralho..."
Minha única felicidade é que vai ser lançado mais cedo do que usualmente. Eram lançados em dezembro, o MV foi em outubro e o MZ está com a data limitada à setembro. Mas à primeira vista não é nem um MV Ace, é um MV mesmo.
Porém, se repararem bem, na barra de menus há nove termos e no MV temos somente oito. O menu adicionado foi o quinto ("レイヤー"), após a ferramenta Desenhar e antes da ferramenta Zoom/Escala e que a tradução que encontrei foi algo próximo de nível/camada. Ambas ferramentas (desenhar e zoom) são utilizadas durante o mapeamento o que me leva a crer que uma ferramenta adicionada entre elas também lidará com isso. Tendo em vista que um modo de mapeamento com mais camadas é um pedido de velha data, sou obrigado a fomentar essa ideia: será que o teremos?
De fato, aquele comando no Main Menu é um comando de Camada. Não tem ícone pra ele na Toolbar, mas é normal, não é o único que não tem seu respectivo ícone lá. Eu não esperaria muita coisa mirabolante não, consideraria esse MZ o que o Ace é pro VX. Mas ainda há o que se ver até que possamos tirar uma conclusão completa sobre a ferramenta.
Agora o que me preocupa são esses requisitos mínimos aí, é muito mais do que muito jogo AAA requer. Mas não creio que a ferramenta realmente necessite de tudo isso, suponho que foi apenas uma escolha equivocada que eles possivelmente vão arrumar depois (ou não).
Acho que vão ter que lançar uma versão atualizada desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JY74tiYtpbw
Sinceramente, não sei nem dizer se é só a mesma coisa, porque eles não mostraram praticamente nada da engine em si hahaha
Não espero muita coisa, mas acho que vou esperar saírem mais informações antes de me posicionar definitivamente.
Aliás, como apontaram no tópico da RMWeb, na primeira imagem dá pra ver uma lista no lugar onde geralmente ficam os tiles/regions, talvez algo relativo às layers.
Acho possível que seja uma toolbox de "eventos template" (eventos comuns? hmm) que você pode colocar eventos que usa frequentemente e copiar onde precisar (vejam que o modo de edição selecionado é de eventos, ali em cima). Seria um adicional interessante, pra ser sincero.
Ah, e pelo menos dessa vez parece que o jogo não roda num NW.js hahaha
Baseado nessas prints iniciais, parece um MV Ace mesmo. A UI é bem semelhante, mudando uns ícones e o RTP (que honestamente, parece pior?)
Analisando, nenhum ícone novo. Parece que nos menu suspensos tem algo relacionado a camadas de mapeamento, se algo semelhante ao mapeamento do XP, já é alguma coisa.
(https://i.imgur.com/3AiVsyJ.png)
Decepcionado, mas ok. E aliás, esse comentário é impagável:
(https://i.imgur.com/EAFN6Gj.png)
Citação de: Raizen online 11/06/2020 às 05:25
Err, não tá bom não, mas ainda tem muita coisa a revelarem. O problema é que não vejo indo para frente, isso foi decepcionante até o momento, mas veremos se vamos ser "wowzados"
Cara eu to achando que vai ser um mv melhorado. Tipo com versões do nw.js mais recente, javascript mais recente, etc...
Também fiquei um pouco decepcionado pelos prints :s
Loading:
Spoiler
(https://i.imgur.com/UIz3KGX.png)
E o que são essas configurações mínimas??? Puts....
Citação de: Geraldo de Rívia online 11/06/2020 às 08:47
Como diria o ditado "minha expectativas não eram altas, mas caralho..."
Por enquanto, nada define melhor mesmo.
Só agora eu me toquei, por aquele evento na primeira imagem, que os chibis vão permanecer. 300% confirmado.
Pqp, viu! :boi: :expanding:
Única coisa boa que veio disso. (https://i.imgur.com/dzcRwYK.png)
Citação de: Syureri online 11/06/2020 às 08:53
De fato, aquele comando no Main Menu é um comando de Camada. Não tem ícone pra ele na Toolbar, mas é normal, não é o único que não tem seu respectivo ícone lá. Eu não esperaria muita coisa mirabolante não, consideraria esse MZ o que o Ace é pro VX. Mas ainda há o que se ver até que possamos tirar uma conclusão completa sobre a ferramenta.
Agora o que me preocupa são esses requisitos mínimos aí, é muito mais do que muito jogo AAA requer. Mas não creio que a ferramenta realmente necessite de tudo isso, suponho que foi apenas uma escolha equivocada que eles possivelmente vão arrumar depois (ou não).
Então, o
Touchfuzzy disse que haveria o implemento de uma função por muito tempo requisitada, depois que postei que lembrei da fala dele e, bem, uma melhoria no mapeamento é um pedido de longa data, tô apostando minhas fichas que ele se referia a isto. Agora, se realmente for, não sei como um menu lá em cima beneficiaria as camadas de mapeamento. Eu esperava uns três ícones em que; clicando em um vou pra camada de baixo, n'outro vou pra do meio e por fim pra de cima. Espero que tenham a mente mais aberta do que eu para resolver isso uehauha
Quanto aos requisitos, de início é bem triste que tiraram suporte ao Windows 7, inclusive eu apostaria que há mais usuários do programa com esse SO do que com o 8.1, entretanto este último permanece sendo suportado. Quanto ao hardware, eu sempre acho que chutam lá pra cima pra alguém com os specs exatamente como os requeridos não reclame que está com desempenho ruim. O problema é que o MV subiu bem os requisitos sem entregar uma performance proporcional e o MZ o fez novamente. Espero que tenha algo mais relacionado aos testes que justifique esses 8Gb de RAM. Se não precisar de um navegador já é um passo.
Citação de: Kerazzk online 11/06/2020 às 09:12
Baseado nessas prints iniciais, parece um MV Ace mesmo. A UI é bem semelhante, mudando uns ícones e o RTP (que honestamente, parece pior?) [...]
Difícil eu escolher uma preferida, ao menos nessa os ícones tão mais padrõezinhos, azuizinhos... sei lá, a gente tem que se apegar em algo uehauhea Mas seria bom já ter um dark mode.
EDIT:Citação de: Brandt online 11/06/2020 às 09:08
[...]
Aliás, como apontaram no tópico da RMWeb, na primeira imagem dá pra ver uma lista no lugar onde geralmente ficam os tiles/regions, talvez algo relativo às layers. [...]
Acabaram de comentar na gringa. Pelo que entendi, enquanto editando eventos, ali vão aparecer uma lista dos eventos que estão no mapa, pra facilitar a navegação, tu não ter que fechar o editor de eventos para alterar outro, e por aí vai. Achei interessante.
E sobre o que eu disse acima, o menu de camadas vai ser para escolher em qual camada você vai mapear, entretanto, mantendo duas (ao menos não informaram que adicionaram mais). No MV elas se alternavam automaticamente, e por aquele menu tu vai poder manter automático ou alternar manualmente, o que me deixou mais infeliz do que quando acordei paokspoasok
É, acho que agora não resta dúvida de que realmente se trata de um MV ACE (aliás, o "Z" de "MZ" deve ser de "Zoado", só pode [não acredito que fiz essa piadoca, acho que realmente virei tiozão]). Sorte a minha que o hype era nulo desde o começo porque caso o contrário eu estaria bem frustrado nesse momento hahaha. Deixando isso de lado, impressão minha ou o RTP parece pior que o das versões anteriores? Claro, praticamente nada foi mostrado, mas ainda assim a qualidade gráfica parece bastante questionável. O jeito é aguardar por notícias mais substanciais, mas, com o que temos até o momento de informação, francamente não vejo motivo para quem já usa o MV trocar para esse MZ, se só tiver uma ou outra melhoria praticamente irrelevante. Mas não quero ser precoce e nem fechar o caixão do bicho que mal ganhou um nome e que nem nasceu ainda. Só espero que as próximas atualizações sejam mais animadoras.
RIP RPG Maker.
Que bela porcaria, eu iniciaria uma campanha "não gastem seu dinheiro nisso até eles criarem algo decente", mas....bem, azar.
Ps: post editado trocado os palavrões por palavras aceitáveis.
Touchfuzzy (o cara que sabe das coisas mas não pode contar) na RMWeb:
Citação de: Touchfuzzy
Guys most of the changes aren't visible in those screenshots.
[...]
1. You are correct about layer control. That menu let's you leave it on auto (like MV) or manually switch to the layer you want.
2. The event list. When you are in eventing mode, the tile palette is replaced by a list of all the events on the map. Makes it a whole lot easier to find and edit the right one.
Also, an added bonus bit of information: Just because you don't think something is in because the "screenshots" show something, doesn't mean that it isn't in. There is at least one thing I saw mentioned that someone was sure didn't exist, but actually does as a database option.
Citação de: Touchfuzzy
Next Thursday for the big reveal. I'll see what I can get approved for tiny bits here earlier, but like I said. Marketing plan.
Citação de: TouchfuzzyThere are 4 layers. (I get wanting to add as many as you want, but honestly 4 is more than you would need in most cases (I legit can't think of a sitaution where I'd need 5 layers of tiles on one spot), and is one more than XP had)
Citação de: TouchfuzzyA small teaser: There is now a System 2 tab, as it all couldn't fit in one tab in the database.
Isso me dá esperanças de que nós ainda não vimos nada da engine e que vamos ter melhorias substanciais, pelo menos no tocante ao banco de dados (e com esperança o sistema de plugins). Acho prematuro dizer que a engine é um fracasso, vamos esperar até semana que vem pra xingar o Ojima com mais assertividade.
+ Essa screenshot que acredito que indica que teremos também um tema escuro:
Citação de: Uhtred online 11/06/2020 às 11:26
RIP RPG Maker.
Que bela porcaria, eu iniciaria uma campanha "não gastem seu dinheiro nisso até eles criarem algo decente", mas....bem, azar.
[...]
Qualé,
Uht, só porque não tem 3D? Huehaueha zoa.
Bom, também informaram lá que há duas abas de sistema no banco de dados. Uma que provavelmente é a que já temos, em que definimos alguns arquivos usuais do jogo, como música de batalha, enquanto no barco, grupo inicial, moeda, etc. Quanto à outra eu realmente não sei o que supor que estará nela. Espero que seja algo mais avançado do que a atual, talvez escolhe a resolução em que o jogo roda, pre-carregar arquivos, funções que meio que até se tornaram padrões no MV através que plugins que já vinham ao iniciar um novo projeto.
E, junto à isso, o dark theme, que, bom... já tinha, se não viesse seria tenso.
Quanto à parada do mapeamento lá, manterão 4 camadas (2 para os tilesets A e 2 para B-E) só que agora tu vai poder escolher em qual por qual tile. Acho que vai ser mais interessante pra mapear interiores, onde a gente usa só uma camada destinada aos tilesets A e acabava "desperdiçando" a outra.
Dá pra ver que o cara tá doido pra revelar as coisas, mas os superiores dele não deixam.
Aparentemente eles tão revelando aos poucos como estratégia de marketing, mas pô, que estratégia é esse de mandar screenshots mais decepcionantes primeiro? Marketing estranho esse aí.
Ok, vai ter camadas e paleta de eventos, mas isso não é o suficiente pra fazer o MZ ser bom. O que podemos esperar é o óbvio, eles vão pegar funções dos RPG Makers antigos que removeram e colocar nesse dizendo que é "novidade".
Se lembram do sistema de batalha lateral imbutido? Eles tiraram do 2003 e colocaram no MV como se fosse novidade. Assim como a busca de eventos.
Eu chuto que eles vão pegar coisas dos RPG Makers antigos pra colocar nesse, algo como talvez as mensagens específicas de loja, tipos mais variados de clima, customização maior da UI e do sistema de batalha nativamente.
A única coisa que entendi é que vai poder customizar os menus:
https://tkool.jp/mz/about/
De resto não vejo nenhuma vantagem no investimento:
https://centrorpg.com/index.php?topic=24349.msg169122#msg169122
Citação de: Geraldo de Rívia online 11/06/2020 às 10:51
[...] Se não precisar de um navegador já é um passo.
(https://i.imgur.com/HT3Cstc.png)
Isso nos confirma muita coisa. :'D
Minha wishlist de RPG Maker é poder customizar o editor.
Só. Me deixem fazer scripts pro editor e eu fico feliz.
Ou pelo menos adicionar/remover campos no Database Editor, já ajuda.
Citação de: Uhtred online 11/06/2020 às 11:26
RIP RPG Maker.
Que bela porcaria, eu iniciaria uma campanha "não gastem seu dinheiro nisso até eles criarem algo decente", mas....bem, azar.
Eu não acompanho as últimas versões do RPG Maker, mas parece que essa não mudou mta coisa em relação ao MV. Fico ainda mais cético com esse lançamento precário. Não deram nenhuma informação significativa. Vamos ver.
Quanto à parte do fim do RPG Maker, eu acredito que a mudança só vai acontecer quando uma outra empresa vier para mudar isso. Uma que tenha ideias disruptivas, que ouça a comunidade. Quando isso acontecer, vai ser tarde demais para lançarem algo melhorado em relação ao MZ.
Eu posso estar sendo chato, mas é que já passei por essa decepção tantas vezes que nem sei porque ainda me dou o trabalho de me decepcionar hauhauaha
O que eles vem fazendo com o RPG Maker desde 2007 (vou ser justo e dizer que do 2k ao XP eles realmente fizeram melhorias) é basicamente o que as montadoras de carros fazem todo ano, um facelift onde mudam a grade, alguma coisa no farol e para-choque e pronto, é a versão mais nova do carro. Mas ao menos as montadoras a cada 5 anos mais ou menos realmente lançam uma versão nova, com novo motor e melhorias significativas.
Já com o RPG Maker fazem 13 anos que estão nessa brincadeira que pra mim nada mais é que enganar os usuários, fazendo o que o Kerazzk falou, recolocando funções antes retiradas de versões antigas.
Do 2k ao XP foram 5 anos onde se viu mudanças drásticas da engine, depois disso são 15 anos que só fazem perfumaria e lucram em cima.
Concordo com o Avenger, tá na hora de outra empresa se lançar nessa de criar uma engine pra amadores e acabar com essa palhaçada. Bora criar a CRM Game Maker
HUhaushaushaushaushasuhasuh
Vou continuar no Ace flws :cool:
Eu lembro de teorizar lá pra 2014 que o lançamento depois do VX deveria terminar com "V" pra manter a tradição de nomenclatura de pegar a inicial e jogar no fim, então quando saiu o MV eu ri bastante (XP > VX / VX > MV, desconsiderando variantes como 'ace'). Esperava que essa edição colocasse o M no final, mas parece que estragaram meus planos e com uma opção mais sem graça. De minha parte também acho uma opção problemática: por mais que estejam mantendo um padrão de siglas de 2 letras, a empresa está começando a ficar com um extenso catálogo de produtos de nomes parecidos, e com suas duas últimas edições praticamente começando com a mesma letra, não acharia estranho que pessoas até comprem a edição errada.
Mas, ao mesmo tempo, o processo de naming é uma das partes mais importantes do design de produtos, onde uma forma de gerar para o usuário uma percepção de que uma dada edição do produto está quebrando padrões anteriores é com um nome que também faça o mesmo processo. A única vez que fizeram isso foi do 2003 pro XP (saindo de 'anos' e indo para 'siglas'), e, não por coincidência, é o exemplo que muitos aqui citam como sendo a última vez que rolou uma mudança realmente brusca. Vamos ter que esperar por esse mesmo movimento por mais um tempo...
P.S.: eu não entrava no fórum desde 2017, e não abro o RPG Maker desde, sei lá, 2015, e ironicamente me bateu uma nostalgia ao encontrar uns arquivos antigos e resolvi dar uma olhada justo no dia desse anúncio asuahsauhsuha. Quem sabe eu não aproveite e dou uma experimentada nele...
(Não li os comentários anteriores.)
Legal terem voltado o RTP pra pixel arte. Aparentemente, também repescaram muita coisa das versões antigas, chuto que há vários recursos do
2k3 (layers, a aba System 2) embutidos. Mas quero saber qual é a dos 8GB de RAM.
Spoiler
(https://tkool.jp/mz/assets/images/common/logo_key.png)
Oxi, fui dar uma conferida nos fóruns e me deparo com essa "grande" novidade... tive que logar para comentar.
Que grande m*.
Eu imaginava sem expectativas, porém isso me pareceu muita cara de pau... Parece que foi feito entre as coxas como os jogos de animes na página oficial do RPG Maker Japonês, que mapeamento é aquele!!! :fliptable:
Enfim, daqui uns meses eu apareço e vejo se terão novidades mais "agradáveis".
Espero que seja possível customizar a resolução da grid, pois eu não migrei para o MV por causa disso, apesar de gostar muito do funcionamento do MV.
Não migrei para o MV por n* motivos, mas certamente, o citado pela Daisy, foi umas das características que me deixou muito desgostoso quanto à engine. 48x48 é simplesmente estranho. Não me importaria que isso continuasse como default da engine, mas ao menos me dê a liberdade de mudar para o que eu quiser. Ou então uma integração mais robusta com o TileD, mas aí eu já to voando. uhasahe'
Após o anúncio, para dizer o mínimo, morno, ao menos estão soltando algumas novas informações que, ao meu ver, tornaram esta nova engine mais interessante do que ela pareceu à primeira vista. Próxima quinta teremos mais detalhes tangentes ao MZ, espero que Touchfuzzy -o cara que sabe das coisas- não me faça hypar isso novamente.
Pequeno update: aparentemente alguns japoneses já têm acesso, e menos paciência que o Touchfuzzy também hahaha
Temos um possível screenshot vazado do editor de tiles (tradução por KaYsEr (https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/a-new-rpg-maker-draws-near-command.122420/page-39#post-1074972)):
(http://www.koruldia.com/files/MZ_translated.jpg)
Dá pra ver uma seleção múltipla ali, e o que parece um editor mais avançado de propriedades dos tiles: passabilidade direcional, terreno, "estrelinha"...
O "ground tag" (terrain tag?) sendo um combobox parece interessante, talvez indique que não estaremos mais limitados a 7 tags :D
@Masked: Comentaram isso no tópico oficial, e na verdade parece mais uma edição da UI do MV do que um vazamento da UI do MZ. Preste atenção no RTP.
Mas gostei da ideia, aparentemente daria para setar as configurações de vários tiles de uma vez. Triste que isso não seja realidade. haha'
Parece que vazaram alguns screenshots do novo RPG Maker! (Dessa vez parece real haha)
https://imgur.com/a/TttjSM4
Parece que termos algumas melhorias no editor como esperávamos, bem como Javascript (agora com Pixi 5) como linguagem de scripting.
O tamanho dos chars aumentou também, parece agora um meio termo entre os achatadinhos da era VX-MV e os tão adorados compridinhos do XP.
E como sempre, Ojima usando javascript errado :/
Mas pô, agora sim! Já tá parecendo um produto bem mais polido e completo que o MV.
Citação de: Brandt online 14/06/2020 às 16:39
Parece que vazaram alguns screenshots do novo RPG Maker! (Dessa vez parece real haha) [...]
E já tão ameaçando banir o cara que as compartilhou lá... :=|:
Eu achei bom ter essas configurações na primeira imagem, tamanho da tela, da interface... imagino que será mais fácil criar um jogo que atenda múltiplas resoluções, ainda que eu ache que essa prática terá de ser muito difundida para passar a ser usada. De resto, ainda não tô convencido que está além do MV ainda.
Citação de: Brandt online 14/06/2020 às 16:39
Parece que vazaram alguns screenshots do novo RPG Maker! (Dessa vez parece real haha)
https://imgur.com/a/TttjSM4
EXTRA! EXTRA! EXTRA! NOVAS SCREENS!
Pelas imagens, parece mais apresentável e as layers ali de mapeamento. *¬*
Como falaram acima, é um MV Ace, melhorado, uma pena não aproveitar os mesmos plugs do MV.
Spoiler
Reid
Priscilla
Gale
Michele
Albert
Kasey
Eliot
Roza
Citar
O tamanho dos chars aumentou também, parece agora um meio termo entre os achatadinhos da era VX-MV e os tão adorados compridinhos do XP.
Onde está isto? :sera:
Eu curti bastante, acho que para eu que quero criar conteúdo para o MZ, essa é uma parte chave do que eu procurava:
(https://i.imgur.com/p8dgxID.png)
Isso muda completamente a distância entre o maker amador e o com mais conhecimento, vai facilitar bastante o meu trabalho e a utilização dele, além de dar um UP enorme para quem quer adicionar umas funções extras.
CitarComo falaram acima, é um MV Ace, melhorado, uma pena não aproveitar os mesmos plugs do MV anterior para este.
Nesse caso até prefiro que seja assim, o MV é MUITO bagunçado o código :=|:, acredito que dessa vez venha mais organizado pelo menos.
Ooooooooooooooooooooooooo epico
Agora me deu hype.
Vamos lá, analisei as imagens e acho que são fakes. Pelo menos algumas delas.
1. A UI está indo demais "pra baixo", sem nenhum conteúdo aqui. Ela deveria fechar o contorno na última checkmark.
(https://i.imgur.com/ePG9Re7.png)
2. A animação tem um corte estranho aqui (e porque só mostraram essa única animação?)
(https://i.imgur.com/8eODLMM.png)
3. Esses ícones, tem claramente algo de errado com eles. Estão muito mal recortados e saturados. Tem chance de que isso seja realmente os ícones, mas sério, eu prefiro não acreditar.
(https://i.imgur.com/pEttrkg.png)
4. Nesse mapa, os baús estão tortos pra esquerda. É bem sutil, mas dá pra notar.
(https://i.imgur.com/P9OqqFG.png)
5. Essa UI lembra muito o plugin de batalha do Yanfly. Pode não significar nada também.
(https://i.imgur.com/zvHTxSs.png)
(https://i.imgur.com/0r4S8mC.png)
6. Os gráficos de sideview tem os personagens iguais ao do MV. Só muda a roupinha e o cabelo.
(https://i.imgur.com/Cz5ddMt.png)
(https://i.imgur.com/X7vBv19.png)
Aí se pode pensar: "Mas ah, é uns negócios muito pequenos, deve ser só bug da engine ou coisas em estado inicial ainda."
Pode ser. Mas aí, por que vazaram só essas imagens com recortes tão pequenos?
Se as imagens são reais, por que não leakaram tudo? Ou pelo menos o database inteiro?
Mandaram uns negócios de plugin e coisas aleatórias.
Tudo é meticulosamente cortado, parece que o pessoal do 4chan encontrou algumas imagens antes da hora, photoshoparam algumas e fizeram um compilado pra deixar mais interessante. Fazer leaks falsos é muito muito fácil, qlqr um com uma cópia do photoshop e uma tarde livre pode fazer isso.
Há também a chance de que eu esteja completamente errado e essas serem as imagens reais, mas eu quero muito, muito que não sejam.
Eu creio que sejam reais porque tão deletando tudo e todas as imagens que tem haver com os "leaks" no topico da rpg maker web forums
Gostei do que vi. Se for real acho que fizeram um marketing bem errado pra engine. Deviam contratar esse cara que vazou em vez de querer baní-lo. Haha
Com esse conteúdo vazado até deu para animar com o novo maker, diferente daquelas informações toscas que foram divulgadas oficialmente.
Foi igual o que falaram, algumas coisas podem ter sido editadas talvez porque não tinham acesso a tantos leaks ai adicionaram para parecer mais do que tinha.
Porém.
Spoiler
(https://i.imgur.com/P9OqqFG.png)
Acho que esse não quer dizer muita coisa, quando os eventos estão no editor são levemente cortados, se o baú tem 1px a mais para o lado para acomodar as sombras melhores, no editor teria essa diferença e vejo bem normal isso.
Spoiler
(https://i.imgur.com/8eODLMM.png)
Também não vejo problema por ser uma animação, se na animação são 2 imagens diferentes que ele usa para cria-la, ter isso deixa até mais plausível do que não ter, porque remover isso no PS é coisa de alguns segundos, isso é algo que não passaria despercebido por alguém que esteja criando os leaks, eu então suponho que isso não seja uma imagem única e sim duas criando a animação e ai foi mostrado esse frame da animação.
Spoiler
(https://i.imgur.com/ePG9Re7.png)
Também não vejo problemas, está acompanhando a UI da esquerda, se fechar antes do da esquerda ai sim ficaria feio, e sim fazem em algumas partes do MV, outra possibilidade é que simplesmente como não fecharam ainda a engine, pode ter mais opções que estão cogitando colocar e por isso não ajeitaram essa parte ainda.
O único que o pessoal achou meio feio foram os ícones em si, mas não deixa de ser uma possibilidade, ou tavez eles não foram revisados ainda, mas criar essa quantidade de ícones só para um leak é bem estranho, se acharem na internet esses ícones ai faria total sentido.
De resto me parece muito plausível, acho díficil serem fakes, o cara teve que criar muitos gráficos diferentes para um fake, não vejo esse um trabalho que alguém iria querer fazer só para enganarem o pessoal por algumas semanas.
As imagens até que estão no mesmo estilo, mesma paleta. Coisa que os RTPs nunca fizeram foi destoar os recursos entre si - salvo a sonoplastia. Pra mim parecem verídicos, o árabe(?) dos comentários passou credibilidade.
Se fosse fake eles não tavam nem aí, e devemos lembrar que o RPG Maker sempre teve um layout ruim. Perco as contas de quanta coisa torta tem naquilo, principalmente quando tu tá acostumado a usar engines e programas com um layout mais consistente. Sem mencionar que requer um nível de dedicação enorme para se criar sv battlers, faces ou outros recursos bem detalhados apenas por uma mera brincadeira que não rende nada no fim.
Fake ou não, gráficos, podem ser mudados.
É mais fácil fazer reciclagem do existente em vez de elaborarem um RTP XP 2.0. Então acredito ser improvável ter sido inventado.
Não sei pra que lançar uma nova versão com "aparentemente" tão poucas melhorias, embora, esse seja o roteiro da Kadokawa.
Estava comentando com uns amigos, o rpg maker é a unica engine que compete com ela mesma, eles nunca lançam uma versão definitiva, sempre tiram umas coisas legais e adicionam outras, nunca uma nova versão é de fato superior a passada, fazendo com que muitos optarem por não se atualizar.
decepcionante até o momento.
Acho que sendo reais ou não esses vazamentos o pessoal tá na razão de querer que essas imagens não circulem. O produto não lançou ainda, há muito poucas imagens sobre na internet, então é ruim que imagens irreais do software circulem por aí aparentando o que o programa não apresenta de verdade, então não creio que o fato de procurarem extinguir esses vazamentos caracterizem-nos como verdadeiros. Porém, quanto ao que se dá pra ver pelas imagens eu ponho total fé. É bom ficar com o pé atrás como o
Kerazzk, mas o
Raizen argumentou o que eu falaria sobre os pontos levantados.
Por off aqui, contente deve estar é o
Corvo, que comentários atrás no post oficial questionou a decisão de apenas um pequeno grupo ter acesso antecipado ao programa e uma das justificativas era que esses que conseguiram o acesso conquistaram confiança por anos de trabalho apresentado e bla-blá-blá. Eis que posts depois aparece um vazamento uehauehua
Citação de: Victor Sena online 14/06/2020 às 17:02
Citação de: Brandt online 14/06/2020 às 16:39
O tamanho dos chars aumentou também, parece agora um meio termo entre os achatadinhos da era VX-MV e os tão adorados compridinhos do XP.
Onde está isto? :sera:
Acho que não. No banco de dados os sprites dos characters ocupam quase três quadradinhos de 16px do fundo, que é como é no MV também. Além disso foi citado que os recursos seriam intercambiáveis entre MV e MZ, daí imagino que personagens estejam inclusos.
Nesse leak ta diferente, no ""leak"" photoshop do MV anterior eles so brincaram e nem se deram trabalho de apagar, o touchfuzzy ate tinha dado quote no post do ""leak"" photoshopado e falando "isso ai nao eh nada parecido com o mz que tenho aqui haha". Nesse não tão de brincadeira.
Um dos motivos principais de eu estar meio cético na verdade é eles terem revelado muito pouco pra alguém que tem a engine em mãos.
Pra falar a verdade, se eles tivessem a engine mesmo, eles poderiam até upar ela e liberar o download se quisessem.
Mas só recebemos screenshots precisamente cortadas, o que não faz muito sentido pra falar a verdade.
Muito mais dificil de indentificar e encontrar quem fez os uploads originais da imagem do que encontrar quem fez upload de uma fodendo build :P
Quem quis fazer o leak acho que não quer ser encontrado.
Citação de: Kerazzk online 14/06/2020 às 20:43
Um dos motivos principais de eu estar meio cético na verdade é eles terem revelado muito pouco pra alguém que tem a engine em mãos.
Pra falar a verdade, se eles tivessem a engine mesmo, eles poderiam até upar ela e liberar o download se quisessem.
Mas só recebemos screenshots precisamente cortadas, o que não faz muito sentido pra falar a verdade.
Já pensou se em todo vazamento de informações que temos os informantes disponibilizassem todo o conteúdo que possuem acesso? Pegando um exemplo grande e recente: Aquele cara que vazou o The Last of Us 2 também podia ter liberado o jogo pra download há dois meses atrás, afinal ele tinha acesso ao jogo todo, mas, não, ele não liberou, só soltou alguns vídeos aleatórios. Por que será, né?
Citação de: Geraldo de Rívia online 14/06/2020 às 19:40
Acho que não. No banco de dados os sprites dos characters ocupam quase três quadradinhos de 16px do fundo, que é como é no MV também. Além disso foi citado que os recursos seriam intercambiáveis entre MV e MZ, daí imagino que personagens estejam inclusos.
Eu tive a impressão que o char está um tiquinho maior, mas não cheguei a ver uma comparação direta entre os dois. Apesar disso o sv battler aparentemente estar na exata mesma proporção.
Demorou 15 anos e 3 versões do software pra fazerem um upgrade ao invés de downgrade no sistema de layers, haha. Mas finalmente, né.
Infelizmente uma das piores coisas do MV pra mim foi a resolução nativa dos tiles, que pelo visto tão mantendo pro MZ. Embora dê pra mudar com plugins, é um trabalho extra meio chato.
Enfim, parece que vai ter algumas melhorias muito bem-vindas, mesmo que pequenas. Torço pra que tenha pelo menos performance e exportação melhores que as do MV, que é bem ruim nesse departamento.
Ah, esse "leak" aí parece ser fake não, imho. Tá bem na linha do que dá pra esperar do software pelos hints que foram dados.
Na primeira vista parece um MV Ace para caçar grana mesmo.
Será que voltam ao mapeamento em camadas no estilo XP?
Ah para quem estava na dúvida...
(https://media.discordapp.net/attachments/697935984280469514/722600822613213224/unknown.png)
Acho que isso confirma bastante coisa :XD:
Infelizmente não consigo me animar nem com o RTP. Esse carinha é versão mais nova de um dos personagens do RTP do FES:
(https://i.imgur.com/Ufg8B5c.png)
Agora que estou a vendo as faces dos três últimos RTP's lado a lado, percebo que o traço delas no MV era tão... medíocre?
Curti o novo estilo das faces, mesmo que sejam reminiscentes do FES, como o Corvo apontou. Na minha opinião, no entanto, o RTP não é nem de o longe um critério importante para definir a qualidade da engine.
Alterar as dimensões dos tiles, sim!
Pqp quem já viu um jogo bom com tiles 48x48??
Curto demais o RTP do FES, é tudo tão bonitinho e enxuto. E bacana ter essa confirmação o/
Features confirmadas pelo trailer:
- Campo pra digitar um nome no comando "Show Text"
- Um novo sistema de animação? (o leak falava em um sistema de partículas)
- O gerador de faces na screenshot acima acho que é novo também.
Confirmaram também que o leak é real.
Pessoal da rmweb anunciou que na semana que vem vão falar do sistema de animação, mostrar o novo RTP e falar de um outro recurso novo (provavelmente os plugin commands).
Sobre o sistema de animações/partículas, supondo que todas as imagens do vazamento sejam verdadeiras: https://github.com/effekseer/EffekseerForWebGL
Resumindo, vale a pena? Vocês acharam as mudanças impactantes ao ponto de ser lançada uma nova versão?
Como disse um cara no reddit: as mudanças que vieram nesse novo RM já existiam por plugins para o MV. O que mais ta dando pra chamar de novo aí são as 4 layers e o novo formato de animações, agora por partículas feitas pelo Effekseer.
Se a engine fosse minha, esse update seria um MV 1.1, de graça e não quebraria o suporte aos plugins existentes, mas da kadokawa não dá pra esperar muita coisa.
Eu vou comprar só pelos layers extras mesmo, mas me falaram que teve melhorias de desempenho também, então vou ver se tem algo que eu já não tenha feito ainda e aproveitar.
Eu compartilho dessa opinião, Hudell... são mudanças interessantes, mas não vejo por que não lançar uma atualização pro MV.
Parece q querem ganhar dinheiro acima de tudo, e não fazem nada pensando no maker.
Se aparecer uma empresa menor para promover uma engine tão boa quanto, e colocando o usuário final no centro da operação, pode dizer adeus ao RPG Maker.
Citação de: Eliyud online 18/06/2020 às 12:20
Como disse um cara no reddit: as mudanças que vieram nesse novo RM já existiam por plugins para o MV. O que mais ta dando pra chamar de novo aí são as 4 layers e o novo formato de animações, agora por partículas feitas pelo Effekseer.
Se o command Window dos plugins for oq eu estiver pensando, ai muda consideravelmente a maleabilidade da engine, principalmente para quem não codifica muito.
Hora de mandar a Kadokawa contratar quem fez os leaks, aquilo hypa bem mais que esses anúncios dela
Citação de: Avenger_B7 online 18/06/2020 às 16:33
Eu compartilho dessa opinião, Hudell... são mudanças interessantes, mas não vejo por que não lançar uma atualização pro MV.
Parece q querem ganhar dinheiro acima de tudo, e não fazem nada pensando no maker.
Se aparecer uma empresa menor para promover uma engine tão boa quanto, e colocando o usuário final no centro da operação, pode dizer adeus ao RPG Maker.
Falou tudo. Perderam realmente o foco em
melhorar, que era o que se fez do 2k3 pro XP por exemplo, e focaram no caça-níquel de lançar uma nova engine só pra vender mais. Nem sequer se deram trabalho de ao menos trazer algo diferente, apenas tornaram nativos da engine plugins que já faziam o serviço.
Na verdade fazendo uma auto correção, se for verdade as animações de batalha, isso foi uma boa evolução. Pois aquele método tava desde o 2k e defasado demais, ao menos isso melhorou...mas convenhamos que é pouco demais.
Mudou a produção e a distribuidora mudaram os acionistas, o que por fim muda o foco... nada muito surpreendente...
Nem um MV Ace isso é, até o momento é só o MV mesmo.
Quando eu vi as imagens do MZ na Steam, eu me surpreendi com a cara de pau desse pessoal, se dando o trabalho de mostrar somente poucas coisas novas, como umas duas músicas a mais e um gerador de personagens que eu nem liguei muito.
Isso não é um RPG Maker novo, é o RPG Maker MV só que picado em vários pedacinhos (lembrem-se sempre que a Kadokawa costuma colocar várias DLC's no RPG Maker).
Pelo menos isso vai servir para o preço dos RMs anteriores abaixar (eu acho).
Mas claro, não dá para falar totalmente mal da Engine, já que ela precisa de 8 GB de RAM, coisa que a Unreal Engine precisa, o que nos traz a possibilidade dele ser 3D, tendo uma Engine 2D e outra 3D separadas, meio Godot Engine.
Se for assim, eu tiro o meu chapéu.
Nunca tive coragem de comprar o MV, mas estou animado com esse MZ, parece que vai vir recheadinho. Pra mim vocês tão caindo no bait deles, aposto que tão jogando essa de "MV com umas coisinhas a mais" pra o pessoal baixar a bola e não ficar com tantas expectativas.
Acho que já falei algo assim antes, mas não lembro se foi aqui: Pro padrão kadokawa até que tá bem bom.
O Rpg Maker só teve dois updates "grandes": do 2k3 pro Xp e do Ace pro MV. É natural que o MZ seja uma atualização pequena e o próximo provavelmente também será.
Eu tava quase comprando o MV, apesar de não ter gostado muito. Ainda bem que não comprei, porque não seria nada legal gastar dinheiro nele pra lançarem basicamente um update com coisinhas o suficiente pra justificarem um lançamento novo. Mas vou ter que admitir, algumas coisas serão bacanas nesse MZ, especialmente poder editar as camadas separadas. O que eu queria mesmo era uma opção nativa pra usar tiles 32x32, mesmo que não tivesse um segundo RTP pra isso.
Eu estou hypado, vai ser bom esse rpg maker.
Eu ainda não disse nada sobre o MZ porque sinceramente esperava mais
mas fico contente de haver um novo RPG Maker e de ver maior actividade das comunidades
Saíram algumas novidades hoje. Vou fazer um apanhado:
Como haviam prometido, mostraram melhor o novo modo de criar animações através do
Effekseer.
(https://dat5n5oxdq-flywheel.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2020/06/Effekseer.gif)
Será necessário criar e e importá-las para o RPG Maker MZ.
(https://dat5n5oxdq-flywheel.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2020/06/AnimDatabase-1.gif)
Também mostraram melhor a tal nova feature de ATB, que estão chamando de TPB (Time Progressive Battle). Divulgaram um vídeo engraçadinho exemplificando como funciona o sistema. No vídeo também é possível ver um pouco mais do novo tileset e do acredito ser os novos menus padrão (se não estiverem usando nenhum plugin aleatório só pra enganar).
O engraçado é que, não sei se foi por causa da gravação, mas o jogo parecia estar rodando a menos de 30 fps. Quando os personagens se moveram no mapa mal foi possível ver a animação do movimento, pareciam ter deslizado pela tela. As animações das skills mostradas no vídeos também mais pareceram as animações do RTP do MV do que animações criadas usando o novo recurso.
Por fim, também deram uma prévia de algumas BGMs do novo RTP.
E essa semana foi isso, deram mais detalhes que nas semanas anteriores, mas ainda é pouca informação.
Segue a fonte (https://blog.rpgmakerweb.com/announcements/rpg-maker-mz-preview-1-music-battles-animations/) da postagem original. Também atualizaram a página (https://www.rpgmakerweb.com/a/comingsoon/rpg-maker-mz) oficial do RPG Maker MZ com as descrições das features já divulgadas e algumas screenshots novas.
Programadores, por favor, me confirmem: me parece que a engine ta simulando um ambiente 3D durante a batalha! Isso me anima, pois me faz suspeitar de que os ousados plugins 3D poderão dar uma incrementada também no sistema de batalha lateral! Estou certo?
Citação de: Eliyud online 25/06/2020 às 10:33
Programadores, por favor, me confirmem: me parece que a engine ta simulando um ambiente 3D durante a batalha! Isso me anima, pois me faz suspeitar de que os ousados plugins 3D poderão dar uma incrementada também no sistema de batalha lateral! Estou certo?
malz te decepcionar... mas provavelmente não haha...
É que o Effekseer é um gerador de animação através do conceito de efeito de particulas, meio igual o After Effects, claro salvo suas devidas proporções. Igual o AE, ele permite que tenha controle sobre a animação em tempo real ou no plano ou no caso ai, em 3D... Sinto que a parte que eles falam 3D, é só porque temos controle sobre os 3 eixos da animação em tempo real digamos assim para as animações, mas não acho que vai passar disso infelizmente.
Sobre plugins externos, é meio que a mesma coisa que sempre foi, dá para usar sim e fazer um sistema de batalha mais 3D, mas isso sempre deu, o effekseer também sempre esteve disponível inclusive para importar pro MV, não sei se mudou tanto na parte dos códigos externos em relação a isso para o MZ.
Ponha na cabeça que vai ser só um MV mais completinho, meu caro Eliyud ehuaeh
Sei lá, só curti o vídeo engraçadinho e a trilha sonora que realmente tá muito boa. Nada fora do que eu esperava.
Estou a gostar desse editor de partículas
Essa notícia é muito boa, pode parecer pouco, mas animações não servem apenas para batalhas, além de que aquelas animações com imagens são muito chatas de se manipular. Eu já posso imaginar o que posso fazer com esse tipo de animação, por exemplo, posso fazer facilmente um objeto 3D no meio do mapa girando (não sei se no mv tinha plugin pra isso já que só peguei o mv pra ver como era), sem precisar de trabalho com imagens. Também adorei as musicas. Bom, pra mim, que nunca usou o mv de verdade, vai ser uma mudança muito grande depois do vx ace.
O sistema de batalha é coisa do pantufas (https://yanflychannel.wordpress.com/category/rpg-maker/rpg-maker-vx-ace/page/2/), ao menos em relação à interface. Sobre as animações, configurar tudo realmente era um saco, então não tenho do que reclamar. Sobre o FPS, a Archeia disse que o problema era a máquina dela (https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/rpg-maker-mz-preview-1-music-battles-animations.123275/page-11#post-1081799l), mas se está dando trabalho pro PC de uma desenvolvedora, os pobres mortais com certeza também vão sofrer.
Tipo... tudo o que peço é uma melhor maneira de criar personagens. Eles costumam ser muito... genéricos e iguais. Maas acho que isso é pedir demasiado. :=|:
'kay.
Mesmo assim... espero que seja um bom RPG Maker (mais um). :XD:
Só não entendo de onde vem essa criatividade para criar nomes. Como assim "MZ"?
Citação de: RodLego10 online 26/06/2020 às 07:15
Só não entendo de onde vem essa criatividade para criar nomes. Como assim "MZ"?
Chuto que o Z seja por causa das inclusão do zIndex nas animações e nos sprites (o pixi5 tem suporte a Z)
Citação de: Hudell online 26/06/2020 às 09:07
Chuto que o Z seja por causa das inclusão do zIndex nas animações e nos sprites (o pixi5 tem suporte a Z)
faz sentido.
Até que to hypado pro MZ só espero que meu computador rode kkkkk
É eu estou figando hypado com esse novo Maker, mas tbm acho q ele tá mais pra um Mv melhorado.
Teve coisas novas hoje:
https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/rpg-maker-mz-preview-2-graphics-mapping-eventing.123515/
btw, eu estou fazendo uma ferramenta para converter mapas do MV para o MZ
Citação de: Hudell online 02/07/2020 às 12:54
Teve coisas novas hoje:
https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/rpg-maker-mz-preview-2-graphics-mapping-eventing.123515/
btw, eu estou fazendo uma ferramenta para converter mapas do MV para o MZ
Eu vi essa novas informação na Steam e pelo que vi vai ser muito mais melhor que as outras versões, mas eu fico me perguntando se vamos ter como criar os nossos Bustos de personagens e Arte completa do personagem através de uma ferramenta, sendo que a engine vai ter esse tipo de imagens.
Citação de: Kairo online 02/07/2020 às 13:20
[...] eu fico me perguntando se vamos ter como criar os nossos Bustos de personagens [...]
Quase certo de que não. Os bustos são dos personagens do RTP, fazer isso pelo gerador daria um trabalho grotesco para os artistas deles. E o resultado seria o mesmo dos rostos, que sempre ficam distorcidos aqui ou ali no gerador. Mas se seria bacana ver uma tentativa.
Gostei da visualização de rotas. NUnca tinha pensando no quanto era chato montar o caminho dos eventos - por prática, acho que todo mundo contava os tiles mesmo. Parecem ter consertado os detalhes menores que faziam diferença (Esperar dentro da movimentação de tela, verificar a posição do jogador/evento diretamente).
Citação de: Corvo online 02/07/2020 às 19:19
Quase certo de que não. Os bustos são dos personagens do RTP, fazer isso pelo gerador daria um trabalho grotesco para os artistas deles. E o resultado seria o mesmo dos rostos, que sempre ficam distorcidos aqui ou ali no gerador. Mas se seria bacana ver uma tentativa.
Gostei da visualização de rotas. NUnca tinha pensando no quanto era chato montar o caminho dos eventos - por prática, acho que todo mundo contava os tiles mesmo. Parecem ter consertado os detalhes menores que faziam diferença (Esperar dentro da movimentação de tela, verificar a posição do jogador/evento diretamente).
É eu já imaginava isso, mas parece que eles acrescentarão uma ferramenta no gerador de personagem que pode mover as partes como vc quiser,
E o gerador de busto de personagem e arte completa de personagem adoraria ver em uma proxima versão
As novidades que mostraram essa semana foram bem bacanas. As melhorias pros eventos foram básicas, mas substanciais. É até engraçado pensar que são coisas que não existiam na engine até então.
Ainda acho cedo, mas vou acreditar que estão guardando mais alguma grande novidade para o final. Juntando tudo a nova versão da engine parece começar a se justificar. Já consigo olhar pra ela com bons olhos (bem mais do que como olho pro MV até hoje).
Ah, e gostei do retorno dos layers de mapeamento. Antes tarde do que nunca.
Não sei se chegaram a ver, encontrei esse vídeo falando um pouco sobre o MZ.
Citação de: Avenger_B7 online 03/07/2020 às 23:10
Não sei se chegaram a ver, encontrei esse vídeo falando um pouco sobre o MZ.
Eu não entendo muito bem espanhol, mas parece que ela falou que vai ter que atualizar o char (mais antigos) pra ter duas colunas, isso pode não ser verdade, aquela imagem provavelmente é só um exemplo dos chars que o rpg maker mz vai ter, mas acho ainda vai continuar sendo 3 colunas, no editor que foi mostrado no trailer você pode confirmar isso.
Ae, eles divulgaram como vai ser o sistema de mapeamento no MZ
embora as novidades ainda sejam poucas em cima do rpg maker MZ, ele ja aparenta ser a "melhor" versão de rpg maker até o momento, uma pena ele exigir tanto do pc, espero que essas especificações estejam exageradas.
Citação de: juniorcjbj online 06/07/2020 às 15:52
embora as novidades ainda sejam poucas em cima do rpg maker MZ, ele ja aparenta ser a "melhor" versão de rpg maker até o momento, uma pena ele exigir tanto do pc, espero que essas especificações estejam exageradas.
Qual das specs você acha demais?
Citar
SO: Microsoft Windows® 8.1/10 (64bit)
Processador: Intel Core i3-4340 or better
Memória: 8 GB de RAM
Placa de vídeo: Compatible OpenGL / VRAM 1GB or better
Armazenamento: 4 GB de espaço disponível
Outras observações: 1280x768 or better Display
Citação de: Gabriel online 06/07/2020 às 16:19
Todas? Hahah
Eu ia falar exatamente isso haha.
Tipo sendo sincero, acho que os requisitos são um computador bem mediano de hoje em dia, porém um computador mediano dos dias atuais já roda um GTA V, acho que caso se confirmem os requisitos, parece relativamente mal otimizado a engine. Não vejo tanto problema nos requisitos em si, mas sim dentro do propósito da engine, jogos mais simplificados etc, parece meio esquisito.
Tanto o sistema operacional quanto o processador exigido são de 2013, e o CPU ainda é o mais fraco daquele ano. Se os pcs de vocês tem menos de 5 anos é muito difícil vocês não terem um CPU igual ou melhor que esse.
8GB de RAM é razoável, eu acho o mínimo aceitável pra qualquer pc hoje em dia, mas ainda tem muito pc por aí sendo vendido com menos que isso.
A GPU é a única coisa que pega mesmo, mas só porque a maioria dos PCs usa GPU integrada, porque praticamente qualquer GPU dedicada já atinge os requísitos.
Edit: troquei a parte que eu falava da RAM, pq eu confundi 8GB de RAM com 4GB de RAM, 8 não é tão pouco assim.
Hoje o anúncio foi sobre o gerador e as tretas dos plugins. (https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/rpg-maker-mz-preview-3-character-generator-plugin-manager-event-plugin-command.123833/)
Citação de: Corvo online 09/07/2020 às 06:34
Hoje o anúncio foi sobre o gerador e as tretas dos plugins. (https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/rpg-maker-mz-preview-3-character-generator-plugin-manager-event-plugin-command.123833/)
É, parece que eles já não tem mais do que falar. Triste. :rick8:
Não é o completo desastre que eu pensei, tem coisas legais neste MZ. Mas está longe de valer os 200 conto que deve vir na steam. Até agora a unica "Novidade" é as animações de partículas, que é feita em um programa externo. Do restante, outros makers já cobrem.
Esse esquema dos plugin commands eu queria a muito tempo, mas ainda queria mais.
Seria tão melhor se desse pra usar eles nas rotas de movimentos, nas condições, nas atribuições de switches e variáveis, etc.
Por mim podiam remover a opção de executar script dentro de evento e fazer um database de scripts que viram comandos.
8 GB RAM?
Eu só tenho 3 gb ram sem placa de vídeo dedicada acho que vou ter de continuar com meu Rpg maker VXace
:O_O: :O_O: :O_O: :O_O:
:money: Anunciaram o preço. :money: (https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/rpg-maker-mz-preview-4-event-list-system-tab-options-new-ui-release-date-price.124126/)
Preço e data de lançamento.
$80,00, 20 de Agosto.
Oitenta trumps....
Deve chegar aqui a mais de R$250,00.
Preço já esperado. Agora é aguardar, lá na frente, alguma promoção.
Citação de: Darkrafa online 16/07/2020 às 08:00
[...] Oitenta trumps....
Deve chegar aqui a mais de R$250,00. [...]
Então, $80 é o preço do MV atualmente e pra nós chega a R$ 135, ao menos pela Steam. A plataforma não faz uma conversão direta, porém recentemente essa conversão "indireta" causou confusão com o preço do Horizon Zero Dawn, que começou a ser vendido por R$ 94 e agora tá R$ 200.
Não sei qual será a abordagem da Degica. O mínimo que eu espero é custar o mesmo valor que o MV, ou uma variação de 10~20%, vez que era pro MV ser mais longevo devido às atualizações e cagaram pra isso. Mas não ficaria surpreso se multiplicassem o valor em dólar pela cotação atual também.
Enfim, a data e o preço eram as únicas informações que me importavam.
Pra $80 o steam recomenda R$ 140
Liberou para compra! R$ 140 com desconto de 10% (R$ 126)
https://store.steampowered.com/app/1096900/RPG_Maker_MZ/
Citação de: Hudell online 20/07/2020 às 15:14
Liberou para compra! R$ 140 com desconto de 10% (R$ 126)
https://store.steampowered.com/app/1096900/RPG_Maker_MZ/
Nem à pau, paguei por volta desse valor o MV na estreia, só dinheiro jogado fora, mas eu até que acho justo diante a franquia kkkk
Eu comprei o Rm2k, Rm2k3, RmXP pela Steam numa época que todos entraram em promoção, só o VX e ACE que não quis, mas realmente boa sorte aí turma.
E pra quem vai esperar a versão craqueada, só lamento pelos bugs (Que ninguém vai corrigir).
Quem tem o MV ganha 10% de desconto extra, então R$ 112. Eu acho um preço ótimo.
Pra quem usa o maker comercialmente então, seria até vergonha reclamar.
Citação de: Hudell online 20/07/2020 às 23:23
Pra quem usa o maker comercialmente então, seria até vergonha reclamar.
Obviamente, mas dentro do mercado atual acho um investimento pouco aproveitável, a não ser que tenha um projeto já planejado.
Ah eu peguei aqui, achei o valor abaixo do que eu imaginava. Sobre o retorno, vou ser sincero, no meu game eu to usando uns 10-11 battlebacks, além de uma parte do sistema de mensagens e tudo mais, se estimasse isso em commissions, giraria em torno de R$1500, logo pra jogos comerciais é um belo investimento mesmo usando tipo, 5% do que oferece. Se contar a diversão para quem quer só brincar no maker, ai é o preço de um jogo normal que sai no lançamento, então acho justo também.
Também já peguei aqui, achei o valor bem bacana, totalmente abaixo do que eu estava esperando. Os bônus da pré-venda também são legaizinhos, lembrando que quem pegar agora ganha uma cópia do MV junto (e pode dar pra algum amigo se já tiver o programa previamente).
Não sei se vou comprar.
Por um lado gostei das novidades do jogo, ficou mais prático.
Mas por outro lado, eles mantiveram os sprites chibi do rpg maker mv. Eu não gosto nem um pouco desses sprites chibi cabeçudos :l
isto faz lembrar muito os tempos do VX Ace para o VX
a maneira que o MZ difere do MV
Isso não ta valendo os meus 115 reais! :rick8: O negocio é esperar as promoções de 70-85% da steam, ou, eles melhorarem a engine.
Alias, Dono da valve, se o senhor estiver por aqui, dá um jeito das dlcs do RMMV entrar em promoção :*-*: To querendo uns presentes de
natal adiantado :ded:.
API do MZ:
https://www.rpgmakerweb.com/support/api/index
Parece não ter mudado quase nada em relação ao MV, a maioria dos plugins deve continuar funcionando.
sinceramente eu acho que não deveriam lançar o Rpg maker MZ!
na verdade não lançar como algo novo mas como uma atualização do Rpg Maker Mv! sinceramente não vejo tanta mudança além de ferramentas
do passado...não vi nenhuma novidade...essa é minha opinião.
Grandes tretas, só fico observando a briga. De toda forma devo aguardar a sexta-preta pra comprar por esporte mesmo. Vai pra coleção.
Hoje saíram alguns jogos de exemplo (https://tkool.jp/mz/download/). São bem menores que os do MV, mas ainda são massivos 200MB pra um jogo de RPG Maker. Estou baixando pra ver o desempenho. E o que parece ser um guia (https://tkool.jp/mz/plugin/) pra criação de plugins.
Essa imagem diz muita coisa sem eu precisar escrever nada sobre ela.
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/742143176885796994/unknown.png)
Como disse o Brandt, capaz que o próximo seja feito no paint. Não duvido de mais nada.
Eu achei a água do novo RTP bem bonita, mas nem sei se a do MV já não era também :~
Imagens exclusivas diretamente do meu PC. Não, pera, digo... :pare:
Spoiler
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/742553724295315587/unknown.png)
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/742555279849422908/unknown.png)
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/742556028314583080/unknown.png)
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/742556168077180998/unknown.png)
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/742556306686345296/unknown.png)
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/742557723975090236/unknown.png)
Citação de: Gabriel online 10/08/2020 às 22:39
Imagens exclusivas diretamente do meu PC. Não, pera, digo... :pare:
Spoiler
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/742553724295315587/unknown.png)
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/742555279849422908/unknown.png)
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/742556028314583080/unknown.png)
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/742556168077180998/unknown.png)
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/742556306686345296/unknown.png)
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/742557723975090236/unknown.png)
Humm... :sera: pelas imagens que ta pra ver os gráficos e tudo que esta nele serão compatíveis com MV e vise e versa. ou pressão minha?
Então, na verdade esses prints foram tirados do RPG Maker MV. Eu consegui, sem nenhum trabalho, colocar um dos projetos demo do MZ no MV.
Logo, dá pra concluir que não só relativo à parte gráfica, mas tudo do MZ, no geral, será extremamente semelhante ao MV.
Os Mapas e o Databse (com exceção da aba de animações) são 100% compatíveis entre MV e MZ. O código mudou bastante em algumas poucas partes, mas se você não usa plugins pode trocar um pelo outro de boa.
Você pode até mesmo fazer um jogo no MV editando os mapas no MZ.
O RPG Maker MZ já está oficialmente disponível. :wow:
(https://cdn.discordapp.com/attachments/697935984280469514/746053406925521086/unknown.png)
Ativa o dark mode aí rapaz.
Ainda vou demorar à conseguir pegar este. Apesar dos comentários, acaba que dá vontade de testar haha. Qualquer coisa interessante que encontrarem, avisem. o/
As animações são lindas lindas lindas... porém tem um pessoal que tá com problema de performance com ela, isso é bem ruim :(
Achando bem gostosinho o MZ. Nunca me acostumei com os Layers automáticos do MV na hora de mapear, poder usar layer manualmente de novo é uma maravilha.
Na parte de scripting, tá bem semelhante em geral, não atualizaram a sintaxe de function.prototype pra class igual queria que atualizassem (já que falaram que estavam migrando pra ES6). Mas usaram algumas funções novas do ES6 em algumas partes e deram uma otimizada no código, deve ficar mais leve por causa disso.
O sistema de ATB padrão é bem aceitável, alias. Fácil mudar as formulas dele também, deixaram bem enxuto.
Como eu meio que imaginava que não haveriam muitas mudanças não fiz muitas expectativas. Apesar disso gostei de algumas coisas que me surpreenderam:
1) Editar as camadas individualmente. Acho muito prático a edição automática. Mas confesso que gostei de poder editar cada camada isoladamente.
2) O ícone de ativação do menu na tela de execução. É muito prático pra quem usa touch ou mouse.
3) Quantidade de recursos no RTP base. As opções desta versão me parecem mito mais interessantes do que na versão antiga.
4) A alternância entre o modo de edição MAPA e modo de edição EVENTO. Substituir o tileset pelos eventos de mapa no modo EVENTO foi uma ideia muito boa.
5) 6 opções de eescolhas em "Exibir escolhas" (aba 1 de comandos de evento).
Quando vi o anúncio e os leaks, devo admitir que fiquei decepcionado. Como já havia sido decepcionado com o Pixel Game Maker MV, já estava quase perdendo as esperanças no Ojima. Mas dessa vez resolvi esperar até estar com a ferramenta em mãos para tirar uma conclusão final. Fui surpreendido.
Está rodando tão bem quanto o Ace aqui, tanto é que acredito finalmente poder dar adeus ao querido ace na qual acompanhei durante anos e anos como maker. É completamente superior ao MV em todos os aspectos, e isso nem é exagero. Roda muito mais leve (ao menos em modo Desktop, não me importo com mobile) e, ao contrário do MV (que travava mesmo em uma máquina potente com altos specs), ele roda liso. O editor é muito melhor e leve que o do MV (que consumia memória em exagero por conta de Memory Leaks, irresponsabilidade de quem não sabe usar C++).
Dito tudo isso, tirando os tilesets horríveis, o RTP (e as DLCs) são de alta qualidade. Consigo ver um jogo bem profissional sendo feito usando apenas os personagens que vêm por padrão na ferramenta. Honestamente acho que finalmente posso voltar a criar plugins. Faz muitos anos que estive programando em C++, então meu Javascript deve estar enferrujado, mas creio que ainda devo conseguir fazer algumas coisas legais pra vocês aqui da comunidade.
Agora por onde começar...
Pra quem adquiriu o MZ, esse mapeamento por layer é bem parecido com o do XP mesmo? Eu nunca me adaptei ao novo estilo de mapear e queria saber rs
Sim, é basicamente a mesma coisa. Quatro layers para você colocar o que quiser onde quiser. O modo inteligente também recebeu algumas melhorias significativas que tornaram seu uso muito melhor.
O editor ainda não é tão bom quanto o do xp, só colocaram uma opção pra escolher o layer mas escondida num menu e (depois que a archeia e o yanfly imploraram muito pro ojima) com um atalho de teclado. Não tem nem uma forma prática de ver em qual layer você está trabalhando.
Por essas e outras que eu comecei isso:
https://www.youtube.com/watch?v=qYFsIPcllZU
Trabalho bem interessante. Acho que vai facilitar muito o trabalho pra mapear.
Citação de: Hudell online 24/08/2020 às 13:05
[...]
Não tem nem uma forma prática de ver em qual layer você está trabalhando.
[...]
Tá maluco, mano? Claro que tem. auehaeuha
No canto inferior direito o programa te mostra em que layer você está. Sem falar que, durante o processo de mapeamento, você sempre saberá em que layer está, mesmo através do atalho CTRL+Tab. Eu pessoalmente achei muito mais prático mapear usando esse atalho que o bom e velho F5, F6 e F7 do XP. Sem contar que agora temos um layer a mais, além dos eventos.
(https://cdn.discordapp.com/attachments/742024072329822249/747529991050231818/unknown.png)
O editor é muito melhor que o do XP. Fiz esse mapa da screen acima usando só o touch do meu notebook e os botões na parte superior, sinceramente, não me fizeram falta.
Opa, botaram essa status bar em um update então. Na versão que eu testei (antes do lançamento) não tinha. Usando por uns 5 minutos eu já ficava perdido.
Você tem certeza? Porque desde as primeiras imagens vazadas/divulgadas oficialmente do programa já dava pra ver essa informação dos layers bem ali, no mesmo lugar onde se encontra na versão atual.
(https://images-ext-2.discordapp.net/external/w8Hnil_nqiMlIWRukE9j4CqLLSmso0VXo1t_5IYITmA/%3Fformat%3Djpg%26name%3Dlarge/https/pbs.twimg.com/media/EaNns_8VcAES8O2?width=880&height=475)
Também penso que isso não é algo que eles iriam adicionar de última hora, poucos dias antes do programa lançar. Isso nem faz sentido.
Se tinha então eu me salvei de passar uma boa vergonha, porque eu reclamei pra uma pessoa da degica que podiam pelo menos colocar na barra de status e a resposta foi: "pior que até os makers antigos tinham isso, mas o ojima não aceitou colocar"
Bom, então isso é muito do meu agrado hahaha
A arte sonora em jogos tem sido amplamente discutida e valorizada nos últimos anos. No entanto, há quem argumente que sua importância está sendo exagerada. Até que ponto você acredita que a arte sonora realmente influencia na qualidade e imersão de um jogo? Isso é realmente um aspecto crucial ou apenas um detalhe secundário?