Saudações, colegas desenvolvedores.
Antes de começar a postar sobre personagens, trama e ambientação, decidi postar no que mais venho trabalhado: projeções matemáticas que determinam o balanceamento (ao menos numérico) dos combates entre os personagens jogáveis e os inimigos.
Eu separei os atributos de personagens em 6 categorias, cada uma com uma escala de progressão:
- Ruim - Começa em 18 no nível 1 e vai até 300 no nível 50.
- Regular - Começa em 22 no nível 1 e vão até 360 no nível 50. O personagem tem 3 atributos nessa categoria.
- Bom - Começa em 25 no nível 1 e vai até 420 no nível 50.
- Ótimo - Começa em 29 no nível 1 e vai até 480 no nível 50.
- Excelente - Começa em 33 no nível 1 e vai até 540 no nível 50.
- Máximo - Começa em 36 no nível 1 e vai até 600 no nível 50.
Considerando que a progressão desses atributos é geométrica (ou seja, a cada nível a progressão aumenta um pouco) e que a distância numérica entre o pior e o melhor atributo aumentam, assume-se que cada personagem vai se especializando em seu melhor atributo.
Os itens, contudo, seguem uma progressão linear, e são divididos em 9 patamares de qualidade.
Essas duas informações nos levam ao gráfico abaixo:
(https://i.imgur.com/X6wObOH.png)
Sendo PP (a linha azul) o Poder do Personagem, ou seja, a soma de todos os seus atributos.
Sendo PE o Poder do Equipamento (a linha vermelha), ou seja, a soma de todos os atributos oferecidos pelos equipamentos do nível equivalente ao do personagem.
Usando esses dois valores, chegamos a Soma Final de poder, que é a linha amarela.
Usando um método semelhante ao da progressão de atributos dos personagens, eu criei também a progressão dos inimigos. A grande diferença, contudo, é que inimigos não usam equipamentos.
Graças a isso, a Soma Final de poder oscila entre superar e ser superada pela progressão dos inimigos.
O que nos leva ao gráfico abaixo:
(https://i.imgur.com/flbkv6H.png)
Esse gráfico mostrar o grau de dificuldade que o jogador enfrenta ao estar no nível X, com equipamentos e enfrentando inimigos de nível equivalente.
Esse gráfico mostra que o jogador sentirá uma dificuldade crescente à medida que sobe de nível e enfrenta inimigos mais poderosos, mas essa dificuldade é amortecida (cada vez menos) ao equipar itens adequados para aquele nível.
Todo esse cálculo desconsidera uma gama de variáveis como: habilidades especiais (tanto dos personagens, quanto dos equipamentos, quanto dos inimigos), comportamentos únicos, states positivos ou negativos... A variedade é absurda, mas será aplicada aos cálculos com o tempo.
O que acharam? Complicado demais? Simples demais? discordam ou tiveram dúvidas de alguma etapa do cálculo?
Eu não entendo muito de matemática, muito menos de projeções desse nível, mas esse tópico fez meus olhos brilharem! Pelo primeiro gráfico consegui entender o que se espera do jogo: equipamentos fortes no início do jogo, mas a força do personagem irá superar nas etapas mais finais do jogo. E a oscilação da dificuldade dos monstros, sem deixar de incluir a famosa constante de mais fracos no início do jogo em relação ao personagem, e no final do jogo os monstros voltam a ter mais força.
Uma coisa que também notei sobre a oscilação do poder dos monstros, por apresentar uma inconsistência bem maior no early game, é necessário um maior esforço (ou até mesmo um pouco de sorte) para chegar até o fim, né? :math: Espero que minhas interpretações não tenham ficado confusas/equivocadas.
De qualquer forma, tópico maravilhoso e excelente de compreender, eu não teria de capacidade de fazer algo tão grandioso quanto! Se me permite, continuarei admirando os gráficos por um tempinho... :*-*: