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Centro Geral => Centro do Membro => Tópicos Danificados => Tópico iniciado por: Ds online 18/08/2013 às 21:21

Título: [Aula RM] U.W.D 10º Música e Efeitos Sonoros
Enviado por: Ds online 18/08/2013 às 21:21
(http://imageshack.us/a/img89/252/logoiqf.png)

Cheguei....atrasado mas cheguei

Eu andei ocupado com algumas coisas(como sempre), mas eu acredito que muitos já sabem disso, já que eu estou com um projeto em desenvolvimento(Não colocarei o nome dele aqui   :hm:)

Vamos para de falar e ver o que teremos para hoje, apesar do nome do tópico já dizer. Sem Yare! essa semana   :sad:

(http://imageshack.us/a/img856/7533/aulatg.png)

Hoje veremos o último grupo de comandos da segunda aba dos eventos, o Música e Efeitos Sonoros, um conjunto que parece ser tão fácil, mas que alguns nem sabem de suas funções reais. O melhor formato para músicas no Rpg Maker Vx Ace é o formato wave.

Música e Efeitos Sonoros
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Reproduzir BGM

Reproduzir BGM
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O mais simples comando desse grupo, sem segredos, é a música de fundo do mapa, sendo BGM = Background Music, quando uma música está sendo reproduzida, você pode muda-lá por esse comando.


Reproduzir e Parar: Se você quiser saber como é alguma música, aperte o botão reproduzir, mas se você não quiser mais ouvi-lá, aperte o botão parar, porque quando você testa as músicas mesmo que você feche a janela a BGM continua tocando.

Volume: Define se a BGM irá tocar em um volume baixo ou alto.

Tom: Muda o tom da BGM deixando ela mais rápida ou mais lenta, aguda ou grave.


Parar BGM

Parar BGM
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Esse comando como o nome já diz, para de reproduzir uma BGM que está sendo executada, e você pode escolher o tempo que essa BGM irá demorar para deixar de tocar, onde a BGM irá diminuindo o seu som.


Pausar BGM

Pausar BGM
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Pausar BGm na verdade é um erro de tradução do Rpg Maker Vx Ace, porque na verdade essa opção, na verdade se chama Gravar BGM, muito conhecida no Rpg Maker Xp, ela grava a BGM que está sendo executada como uma variável, mas é claro que quem grava a BGM é o maker.


Continuar BGM

Continuar BGM
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Anda ao lado da opção "Parar BGM", essa opção reproduz a BGM que foi gravada pela opção anterior.


Reproduzir BGS

Reproduzir BGS
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BGS = Background Sound

São os sons que são reproduzidos em uma mapa. Na imagem por exemplo, tem o BGS para uma ventania, tem o BGS de um relógio para casa silenciosas.

Reproduzir e Parar: Se você quiser saber como é algum som, aperte o botão reproduzir, mas se você não quiser mais ouvi-ló, aperte o botão parar, porque quando você testa os sons mesmo que você feche a janela o BGS continua tocando.

Volume: Define se o BGS irá tocar em um volume baixo ou alto.

Tom: Muda o tom do BGS deixando ele mais rápido ou mais lento, agudo ou grave.


Parar BGS

Parar BGS
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Esse comando como o nome já diz, para de reproduzir um BGS que está sendo executado, e você pode escolher o tempo que esse BGS irá demorar para deixar de tocar, onde o BGS irá diminuindo o seu som.


Reproduzir ME

Reproduzir ME
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ME = Melody Effect

São efeitos que você pode colocar em seu jogo, como por exemplo, quando você vencer um inimigo, quando receber um item e etc.


Reproduzir e Parar: Se você quiser saber como é alguma ME, aperte o botão reproduzir, mas se você não quiser mais ouvi-lá, aperte o botão parar, porque quando você testa as ME's mesmo que você feche a janela a ME continua tocando.

Volume: Define se a ME irá tocar em um volume baixo ou alto.

Tom: Muda o tom da ME deixando ela mais rápida ou mais lenta, aguda ou grave.


Reproduzir SE

Reproduzir SE
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SE= Sound Effect

São os sons de efeitos que você pode colocar quando um determinado evento acontece, ou quando o jogador faz uma determinada ação, como pular, atirar, a terra tremer.

Reproduzir e Parar: Se você quiser saber como é algum SE, aperte o botão reproduzir, mas se você não quiser mais ouvi-ló, aperte o botão parar, porque quando você testa os SE's mesmo que você feche a janela o SE continua tocando.

Volume: Define se o SE irá tocar em um volume baixo ou alto.

Tom: Muda o tom do SE deixando ele mais rápido ou mais lento, agudo ou grave.


Parar SE

Parar SE

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Para os SE's que estão sendo reproduzidos naquele momento.

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Essa foi a aula, espero que tenha sido útil para vocês makers, principalmente para os iniciantes. E até a próxima aula.