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Cheguei....
atrasado mas chegueiEu andei ocupado com algumas coisas(como sempre), mas eu acredito que muitos já sabem disso, já que eu estou com um projeto em desenvolvimento(Não colocarei o nome dele aqui :hm:)
Vamos para de falar e ver o que teremos para hoje, apesar do nome do tópico já dizer. Sem Yare! essa semana :sad:
(http://imageshack.us/a/img856/7533/aulatg.png)
Hoje veremos o último grupo de comandos da segunda aba dos eventos, o
Música e Efeitos Sonoros, um conjunto que parece ser tão fácil, mas que alguns nem sabem de suas funções reais. O melhor formato para músicas no Rpg Maker Vx Ace é o formato
wave.Música e Efeitos Sonoros
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Reproduzir BGM
Reproduzir BGM
O mais simples comando desse grupo, sem segredos, é a música de fundo do mapa, sendo BGM = Background Music, quando uma música está sendo reproduzida, você pode muda-lá por esse comando.
Reproduzir e Parar: Se você quiser saber como é alguma música, aperte o botão reproduzir, mas se você não quiser mais ouvi-lá, aperte o botão parar, porque quando você testa as músicas mesmo que você feche a janela a BGM continua tocando.
Volume: Define se a BGM irá tocar em um volume baixo ou alto.
Tom: Muda o tom da BGM deixando ela mais rápida ou mais lenta, aguda ou grave.
Parar BGM
Parar BGM
Esse comando como o nome já diz, para de reproduzir uma BGM que está sendo executada, e você pode escolher o
tempo que essa BGM irá demorar para deixar de tocar, onde a BGM irá diminuindo o seu som.
Pausar BGM
Pausar BGM
Pausar BGm na verdade é um erro de tradução do Rpg Maker Vx Ace, porque na verdade essa opção, na verdade se chama
Gravar BGM, muito conhecida no Rpg Maker Xp, ela grava a BGM que está sendo executada como uma variável, mas é claro que quem grava a BGM é o maker.
Continuar BGM
Continuar BGM
Anda ao lado da opção
"Parar BGM", essa opção reproduz a BGM que foi gravada pela opção anterior.
Reproduzir BGS
Reproduzir BGS
BGS =
Background SoundSão os sons que são reproduzidos em uma mapa. Na imagem por exemplo, tem o BGS para uma ventania, tem o BGS de um relógio para casa silenciosas.
Reproduzir e Parar: Se você quiser saber como é algum som, aperte o botão reproduzir, mas se você não quiser mais ouvi-ló, aperte o botão parar, porque quando você testa os sons mesmo que você feche a janela o BGS continua tocando.
Volume: Define se o BGS irá tocar em um volume baixo ou alto.
Tom: Muda o tom do BGS deixando ele mais rápido ou mais lento, agudo ou grave.
Parar BGS
Parar BGS
Esse comando como o nome já diz, para de reproduzir um BGS que está sendo executado, e você pode escolher o
tempo que esse BGS irá demorar para deixar de tocar, onde o BGS irá diminuindo o seu som.
Reproduzir ME
Reproduzir ME
ME =
Melody EffectSão efeitos que você pode colocar em seu jogo, como por exemplo, quando você vencer um inimigo, quando receber um item e etc.
Reproduzir e Parar: Se você quiser saber como é alguma ME, aperte o botão reproduzir, mas se você não quiser mais ouvi-lá, aperte o botão parar, porque quando você testa as ME's mesmo que você feche a janela a ME continua tocando.
Volume: Define se a ME irá tocar em um volume baixo ou alto.
Tom: Muda o tom da ME deixando ela mais rápida ou mais lenta, aguda ou grave.
Reproduzir SE
Reproduzir SE
SE=
Sound EffectSão os sons de efeitos que você pode colocar quando um determinado evento acontece, ou quando o jogador faz uma determinada ação, como pular, atirar, a terra tremer.
Reproduzir e Parar: Se você quiser saber como é algum SE, aperte o botão reproduzir, mas se você não quiser mais ouvi-ló, aperte o botão parar, porque quando você testa os SE's mesmo que você feche a janela o SE continua tocando.
Volume: Define se o SE irá tocar em um volume baixo ou alto.
Tom: Muda o tom do SE deixando ele mais rápido ou mais lento, agudo ou grave.
Parar SE
Parar SE
Para os SE's que estão sendo reproduzidos naquele momento.
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Essa foi a aula, espero que tenha sido útil para vocês makers, principalmente para os iniciantes. E até a próxima aula.