Saudações a todos!
Em que vocês acham que o RPG MAKER poderia contribuir se fosse utilizado em projetos educacionais na Escola Pública?
Desde já, agradeço as contribuições de todos.
Ele é bom para ensinar lógica, isso é verdade, mas provavelmente não seria levado a sério nem pelos alunos nem pelos professores, então não adiantaria muita coisa.
Lembro ter visto um tópico parecido na RPG Menace.
Bom para mim o RPG Maker para o desenvolvimento de jogos tem a mesma utilidade do que Introdução à Informática para Programação: ensinar a lógica por trás do processo. Criar um jogo tal como os das atuais empresas requer um conhecimento muito mais profundo na área de programação, engines mais complicadas, etc. Mas o RPG Maker pode ajudar a desenvolver o raciocínio lógico para lidar com projetos mais complexos. É como o pseudocódigo na parte de algoritmos. Nenhum sistema real funciona a base de pseudocódigos, mas ele te ajuda e entender um pouco do processo por trás de uma linguagem de programação.
Citação de: B.loder online 21/08/2013 às 12:56
Ele é bom para ensinar lógica, isso é verdade, mas provavelmente não seria levado a sério nem pelos alunos nem pelos professores, então não adiantaria muita coisa.
Entendo,
B.loder, mas levando-se em conta que um
aluno tutor com a sua capacidade, por exemplo, estivesse engajado em um projeto educacional bem fundamentado, que outros aspectos, além da lógica matemática (ou lógica de programação), poderiam ser desenvolvidos?
Citação de: VincentVII online 21/08/2013 às 13:02
Lembro ter visto um tópico parecido na RPG Menace.
Bom para mim o RPG Maker para o desenvolvimento de jogos tem a mesma utilidade do que Introdução à Informática para Programação: ensinar a lógica por trás do processo. Criar um jogo tal como os das atuais empresas requer um conhecimento muito mais profundo na área de programação, engines mais complicadas, etc. Mas o RPG Maker pode ajudar a desenvolver o raciocínio lógico para lidar com projetos mais complexos. É como o pseudocódigo na parte de algoritmos. Nenhum sistema real funciona a base de pseudocódigos, mas ele te ajuda e entender um pouco do processo por trás de uma linguagem de programação.
VincentVII, você acha que o RPG Maker se limita apenas à lógica? Não seria possível explorar noções de Geografia ou Biologia como
biomas, relevo, fauna e flora, ou ainda conceitos de Literatura, História e Língua Portuguesa, ou mesmo uma língua estrangeira, e produção de texto?
Citação de: Brittus online 21/08/2013 às 13:16
VincentVII, você acha que o RPG Maker se limita apenas à lógica? Não seria possível explorar noções de Geografia ou Biologia como biomas, relevo, fauna e flora, ou ainda conceitos de Literatura, História e Língua Portuguesa, ou mesmo uma língua estrangeira, e produção de texto?
Possível seria, mas não seria proveitoso. Por exemplo, o que o RPG Maker pode oferecer para um aluno na área de Geografia? Em Biologia? Pode-se trabalhar alguns pequenos aspectos dessas matérias na engine, mas não vejo como isso seria melhor para a educação do aluno do que um professor ensinando-a. RPG Maker te dá mais lucro na área de programação e acho que se fosse aplicado na escola deveria abordar apenas o raciocínio lógico e não tentar ensinar tudo em um lugar só, isso não daria bons resultados. Falo isso com certeza!
Quando você desenvolve um jogo, VincentVII, o cenário é o mesmo sempre? Não há diversidade de relevo? Você não precisa ter conhecimento de que espécies de plantas devem estar em determinado cenário? Pode inserir animais como inimigos, por exemplo, que habitam em áreas geladas em um cenário desértico?
Ao produzir um jogo, a língua escrita não precisa de nenhuma adequação? E as marcas de discurso do narrador e das personagens do jogo são as mesmas? Quando um jogo é baseado em um fato histórico, não precisa ser coerente com a realidade? Na criação de uma espécie de monstro ou montaria, o criador do jogo não pensa em como se organiza a espécie em questão?
No desenrolar da história, que conflitos filosóficos permeiam a cabeça do personagem principal?
Nos encontros com NPCs, como se pode entender as relações comerciais, relações sociais, conflitos de interesse?
Entenda, não estou tentando ofender você, nem ninguém. Mas o RPG Maker é tão limitado assim que só serve para "programação"?
Reflitamos.
Concordo com o Brittus, o RPG Maker é tão limitado quanto nossa própria imaginação, mas eu concordo com o B.loader também, tanto os alunos quanto os professores não levarião tão a sério.
Sim, muitas coisas poderiam ser ensinadas no rpg maker, mas isso exigiria um aprofundamento demasiado no programa, algo que as escolas não proporcionariam. Além disso também vale lembrar que a grande maioria dos nossos professores pensa como homens das cavernas (ao menos onde eu estudei o ensino médio foi assim), eles iriam achar que isso é perda de tempo e viriam com todos os argumentos retrógrados que sempre usam. Sinceramente, talvez fosse uma ótima ideia, mas duvido muito que a aplicação seja minimamente viável.
Citação de: Brittus online 21/08/2013 às 13:45
Quando você desenvolve um jogo, VincentVII, o cenário é o mesmo sempre? Não há diversidade de relevo? Você não precisa ter conhecimento de que espécies de plantas devem estar em determinado cenário? Pode inserir animais como inimigos, por exemplo, que habitam em áreas geladas em um cenário desértico?
Ao produzir um jogo, a língua escrita não precisa de nenhuma adequação? E as marcas de discurso do narrador e das personagens do jogo são as mesmas? Quando um jogo é baseado em um fato histórico, não precisa ser coerente com a realidade? Na criação de uma espécie de monstro ou montaria, o criador do jogo não pensa em como se organiza a espécie em questão?
No desenrolar da história, que conflitos filosóficos permeiam a cabeça do personagem principal?
Nos encontros com NPCs, como se pode entender as relações comerciais, relações sociais, conflitos de interesse?
Entenda, não estou tentando ofender você, nem ninguém. Mas o RPG Maker é tão limitado assim que só serve para "programação"?
Reflitamos.
Mas aí você quer me dizer que só porque eu criei uma floresta no Maker eu vou aprender todo o bioma? Coloquei um um cavalo no mapa, agora já aprendi o que é reino, filo, classe e essa bagaças toda? Criei um vendedor e agora saberei como anda a economia da Mercosul? Isso são coisas que a gente aprende ESTUDANDO e não criando mapas e NPC's. Você tem que aprender coisas da realidade para poder aplicá-la num jogo e não o inverso. RPG Maker é programação, nada mais nada menos. Biologia, Matemática, Geografia, História, Física, Português, etc; são coisas que você aprende DE FORA e pode aplicar na engine. Mas criar um jogo e pensar que está aprendendo todos os aspectos do mundo é ser fantasioso demais!
Deixa eu dar um exemplo prático. Se um cara cria uma área desértica no seu jogo e põe um urso polar nela não significa que ele usou Biologia, o nome disso é BOM SENSO. Ele ia colocar o quê? Um leão? Um urubu? Tá certo que a pessoa pode pesquisar esses quesitos para melhorar o seu jogo, mas isso mostra que ele está ESTUDANDO para tal coisa não é o RPG Maker que o está ensinando. Por isso eu digo tentar usar a engine para ensinar tais matérias é uma perda de tempo e não dará bons resultados. Ficando apenas na programação não interferiria na formação do aluno.
Desenvolvimento do cérebro.
É comprovado que jogos eletrônicos aumentam várias qualidades mentais, tais como percepção, raciocínio e lógica (E é claro que também são estimulados alguns contras). A criação de jogos segue quase o mesmo conceito, não há dúvidas que qualquer coisa que mecha com criação ajuda a exercitar e desenvolver o cérebro (Não é á toa que os 3 estudos que mais mexem com o cérebro, considerados estudos de loucos, são em ordem : Física, Química e Design no geral.)
Afora isto, ajuda um pouco na formação de conceito sobre sua vontade profissional, pode despertar interesse por criação em diversas áreas, seja programação, seja design, seja criação ou o que for.
Na faculdade em que estudo, o primeiro trabalho do bimestre de metodologia de projeto, usava justamente do RPG Maker, e foi uma experiência muito bacana. Muita gente mudou seu conceito a respeito do que é "Criar um jogo", também serviu para conhecer técnicas de pesquisa, aprimoramento de técnicas, e várias outras coisas no geral.
No ensino fundamental? Acredito que é mais o que eu mencionei nos 2 primeiros parágrafos. Pode ajudar na formação mental e profissional. Nada muito além disto.
To estudando algoritmo na faculdade e tenho muito mais facilidade que meus coleguinhas devido ao uso do maker de longa data.
Citação de: VincentVII online 21/08/2013 às 14:47
Criei um vendedor e agora saberei como anda a economia da Mercosul? Isso são coisas que a gente aprende ESTUDANDO e não criando mapas e NPC's.
...
Mas criar um jogo e pensar que está aprendendo todos os aspectos do mundo é ser fantasioso demais!
...Tá certo que a pessoa pode pesquisar esses quesitos para melhorar o seu jogo, mas isso mostra que ele está ESTUDANDO para tal coisa não é o RPG Maker que o está ensinando. Por isso eu digo tentar usar a engine para ensinar tais matérias é uma perda de tempo e não dará bons resultados.
Mas a ideia é justamente essa, meu caro
Vincent. Olha a pergunta: "
Em que o RPG MAKER poderia contribuir se fosse utilizado em projetos educacionais...?"
A engine não seria o tutor, nem o professor, mas seria utilizada para por em prática os conceitos abordados em sala. E a ideia não seria uma disciplina chamada RPG MAKER, mas um projeto que fosse de livre escolha dos alunos participarem. Um projeto, apenas. Como um clube de leitura, por exemplo. Mas enfim, é sua opinião e eu entendo. obrigado pela contribuição. Enriqueceu a discussão.
Citação de: Cezar online 21/08/2013 às 15:42
Desenvolvimento do cérebro.
Pode ajudar na formação mental e profissional.
Acredito nisso,
Cezar. E é por isso que vim colher opiniões. Para desenvolver um projeto nas escolas públicas de minha cidade.
Citação de: Naemegashi Yokohuro online 21/08/2013 às 14:11
Concordo com o Brittus, o RPG Maker é tão limitado quanto nossa própria imaginação, mas eu concordo com o B.loader também, tanto os alunos quanto os professores não levarião tão a sério.
Pois é
Naemegashi Yokohuro, infelizmente a simples menção de um projeto deste já gera uma ojeriza enorme por parte dos colegas. Tem professor que diz: "Lá vem o Mr. Tecnologia querendo aparecer!!!"
Porém não deixa de ser algo a se pensar. Na verdade a educação do nosso país precisa ser repensada e repensada sempre.
Obrigado a todos por compartilharem suas opiniões e experiências.
Ja eu digo o contrário de vários: serve SIM para reforços em matérias que cada pessoa tem dificuldade de acordo com o que você colocar.
Como tenho o VX licenciado, ja consegui arrecadar uma boa quantia vendendo jogos super baratos com conteúdo educacional para alunos que tenham dificuldades em certos assuntos, o resultado foi bom e então eu fui dando continuidade.
Hoje, claro, eu tenho metodologias diferentes para o ensino, mas caso vejo que isso é preciso, nem penso duas vezes pois, comigo, deu certo. ^^
Bela discussão. \o
Infelizmente, somente num mundo quimérico essa combinação de RPG Maker + escola daria certo. E o mundo no qual vivemos não é.
Mas supondo que fosse; supondo que houvesse professores (além de necessariamente makers) dispostos a incluir sua disciplina, seu conhecimento, sua didática ao RPG Maker, e a passar esse conglomerado instrutivo adiante; supondo também que houvesse alunos verdadeiramente dispostos a recebê-lo...
Bom, seria um aliado perfeito às tecnicas pedagógicas tradicionais. Seria igual a aliança medicina convencional/medicina alternativa. Uma o complemento da outra.
E nem entramos no mérito de desenvolver lógica e criatividade. As possibilidades são infinitas, mas, como disse no início, somente num mundo utópico. =/
Boa discussão, Brittus! Muito bacana o tema.
Um grande abraço,
Kazuyashi.
No colégio do meu primo, tem tipo um "curso" de RPG Maker, é bom pros alunos aprenderem, porém para meu primo e para mim, parece que a gente que ensinaria ao professor, pois ele é noob huhuashuidahduiasda
Bem, acho que isso tornaria o estudo mais divertido, mas não ajudaria em muitas coisas. Criarem mais jogos didáticos seria algo bom, eu até faria isso e venderia, mas o meu RPG Maker é pirata e n quero pedir pros meus pais comprarem a licença, pq eles diriam um belo não.
Criar jogos poderia ajudar em lógica.
Minha professora de matemática estava reclamando outro dia que não tem muitos jogos de matemática para o 7º ano e eu até pensei sobre isso, mas n sou muito boa em matemática.
Ah, tipo, nem que seja pouca coisa me termos de eficácia, o RPG Maker
poderia sim ajudar, um pouco em matemática/geometria (com plano cartesiano,
equações, afins), em português, talvez em uma ambientação do texto ou na
formulação de um, enfim... pode não ser a forma direta de ensinar, mas com
certeza, vai ter bem mais atenção dos alunos do que um livro aberto na mesa.
Mas particularmente, se fosse decisão minha aplicar ou não o RPG Maker na
escola, eu colocaria como uma atividade extra-curricular, como uma "educação
física alternativa" e sem ser necessariamente física. Hehe. :XD:
Eu já vi RPG Maker sendo usado na escola várias vezes. Lembro de ter visto um vídeo sobre uma escola que utilizava RPG Maker em algumas aulas há um tempo, cheguei até a ver um cara que fez um joguinho sobre a história da cidade dele ou algo assim, e chegou a receber apoio da prefeitura e etc. E não foram as primeiras vezes que vi isso.
Tenho um amigo que é professor em Curitiba e já lecionou usando RPG Maker em suas aulas, e disse que os seus alunos gostavam muito (inclusive usava jogos meus de exemplo, haha). Tenho um outro que esses dias veio me dizer que está trabalhando na proposta de um projeto de faculdade que tem como objetivo ensinar programação através do RPG Maker também, em outras escolas.
Enfim, não sei se entendi exatamente suas intenções no tópico, mas propor o uso do RPG Maker na escola é uma idéia interessante, seja desenvolvendo jogos pra trabalhos escolares ou propondo pra que se ensinem alguma matéria através do rpg maker, como introdução à programação ou até mesmo uma ferramenta pra desenvolver uma narrativa. Há muitos usos interessantes pra ferramenta.
Quanto a questão de ter uma licensa, geralmente escolas não compram licensas e usam softwares pirateados mesmo, duvido muito que qualquer escola que tenha usado RM nas aulas tenha adiquirido versões licensiadas do programa. Só acho que fazer um jogo e vendê-lo sem a licensa é uma situação diferente, já que você vai estar usando isso pra lucrar, enquanto o propósito da escola seria diferente.
Bem, eu quase me esqueci de um ponto importante:
Mal tem papel nas escolas publicas, imagina um computador, que pegue o RPG Maker. Ou alguém que compre a licença.
Saindo um pouco do rpg maker, há também programas como scratch, do MIT, que podem ser usados em escolas. Se não me engano, com 8 anos as crianças já podem começar a 'brincar' com a ferramenta.