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Essa matéria foi feita com intuito de ajudar os novatos que geralmente tendem a desenvolver roteiros de uma forma pouco proveitosa. Com as dicas que passarei, a criação de roteiros se tornará algo simples e pratico.
Introdução
Começamos com uma introdução, algo bem básico como desenvolver uma ideia. Todo roteiro deve começar de uma boa ideia, alguns tendem a buscar meios de inspiração, como relaxamentos, meditação, livros, contos e na vida real etc. Lembrando que isso é muito necessário é importante parar para pensar alguma coisa, tentar formar uma boa ideia para começar o roteiro.
Ambientação
A ambientação é mais do que essencial, acho que ela deve ser feita antes de tudo mais ser desenvolvido, pois dentro deste mundo você poderá desenvolver todos os conflitos e tramas possíveis. A ambientação é o passo introdutório e que pode ser feito separadamente, aqui você deve descrever o mundo, região ou espaço onde vivem as pessoas que fazem parte da história e ainda mais, aqui você pode descrever a história das cidades, dos países, reinos, florestas, bosques, masmorras. Aqui também cabe a descrição dos reis, rainhas, princesas, lordes, camponeses, ferreiros e tudo o que envolve npc's.
Story line
No segundo passo você se faz a seguinte pergunta, O que? É aqui que você vai desenvolver o conflito do personagem, qual o problema que ele precisa enfrentar, para onde deve ir e como ele vai conseguir chegar lá.
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Exemplo: O personagem principal precisa encontrar a chave de ouro pois ela é a única que pode abrir o portão secreto forjado por anões dentro da caverna.
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Desenvolvimento dos personagens
No terceiro passo você vai se perguntar, Quem? Aqui você desenvolve quem vai viver o conflito. Lembrando que é importante você definir tudo, desde os dados dos personagens, cultura, religião, dados biográficos perfil psicológico etc.
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Exemplo: São um grupo de gurus que vivem isolados a mata, o primeiro deles tem fé indecisa, crê nos espíritos das cavernas, costuma tocar tambor e é bem pacifico. É um homem alto, magro [...] E assim por diante.[/box]
Elaborar uma estrutura
Esse passo é bem importante, é aqui que você pega o conflito e os personagens e faz com que o personagem siga até o conflito. Você deve pensar em um modo de fazer o personagem viver aquele conflito, sem deixar de notar as características do personagem que influenciarão no modo como ele vive aquele conflito.
O roteiro pode ser divido de várias formas, é aconselhável que você apenas determine fatos importantes ao invés de citar todos os fatos de uma história como um livro. Por isso é importante definir uma pequena sinopse, por exemplo:
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Príncipe deve ir até o castelo, enfrentar uma floresta, logo após o pântano, mais algumas cavernas e por fim salvar a princesa na torre.
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Elaborar os dialogos
Aqui você define as falas dos personagens, mas não pense apenas que é algo simples e fácil de fazer, é preciso passar a emoção na hora certa, e o estado de animo da cena. Isso facilita o trabalho, por exemplo, de sonoplastas que poderão facilmente trabalhar em cima daquela cena. Escreva o animo dos personagens em separado para cada cena.
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Exemplo: Animo de Eduardo, alegre.
Animo de José, cansado.
Vamos José, segure a espada jovem, você consegue.
Não consigo levantar...
Ela parece pesada, pois você não está distribuindo o peso corretamente, ande logo levante isso.
Mas... mestre ela é muito pesada...
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Após elaborar o roteiro, algo que não vai levar muitas páginas já que você irá escrever as cenas importantes, você deve reler e editar o quanto for preciso, assim seus jogos serão bem sucedidos e suas ideias mais aceitas.
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Agradecimentos:
Agradeço ao tempo que me deixou trabalhar nesse tópico
A comunidade e seu apoio aos makers
e aos meus colegas @Romulo.RSG que me ajudou com inumeros favores,
assim como revisou o texto e me ajudou a corrigir varios erros e @Miguel8884 que também deu apoio na revisão do mesmo.
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Bom, acredito que para a base de um game, é necessário criar um pequeno enredo, onde encontra-se Inicio, Meio, e Fim. Ou seja, 3 parágrafos contando
o que vai acontecer. Acho que o enredo se encaixa bem na parte de
"estrutura" do jogo.
Segue um exemplo simples de um enredo que fiz essa semana na Faculdade:Enredo: Uma garota de 5 é assassinada com uma velha faca enferrujada em um jardim botânico, e sua alma acaba por vagar pelo local, procurando então, por almas impuras e corrompidas, para leva-las para o inferno. No decorrer do game, a garota deve matar pessoas "podres", e capturar as almas delas sem assusta-las, ou ter medo, por olhar no rosto de suas vítimas. No fim, ela enfrenta aquele que a assassinou, e após derrota-lo ela tem sua alma purificada. |
Eu penso que isso é uma das maiores importâncias, pois, em suma, a maioria dos iniciantes não costumam ter uma das partes, muitas vezes, ou falta o meio, ou falta o inicio, ou o fim do enredo, e isso pode muito bem, prejudicar na elaboração do jogo.
Ah sim claro, mas como escrevi toda a ideia de como estruturar um roteiro, é meio que desnecessário tomar essa medida. Por exemplo poderíamos utilizar essa breve descrição no começo de tudo, na introdução, e com o passar do tempo ir acrescentando coisas novas no roteiro.
Sim é um modo muito útil de fazer as coisas, fica mais simples prosseguir com o roteiro quando se tem uma introdução, essa é uma dica que vou levar comigo, para meus próximos roteiros. Que bom que gostou.