[box2 class=titlebg title=Katumblo] [hs width=80 height=100]http://i.imgur.com/K5WYIYy.png[/hs][/box2] | [box2 class=titlebg title=Notas e avaliações] :crm: Funcionalidade: 8/10 - O sistema ficou bem funcional na parte da forja da pá e da picareta, no entanto não funcionou o sistema de aprimoramento. Sempre que eu faço a avaliação da funcionalidade, eu ainda não vi os códigos, então como jogador apenas eu fiquei bem confuso, já que o sistema não dá nenhuma informação do porquê que o aprimoramento falhou. BUG (-0,5) : Os movimentos do cursor em ambas as forjas podem causar uma "Trava" infinita, correndo de um item para outro de forma meio bizarra. Por vezes, a seleção que o cursor mostra, não condiz com a função executada. (Por exemplo : O cursor estava apontando para [Sair], mas ao clicar tab ele me deu a opção de forja de uma das poções. BUG (-0,5) : O personagem aparece no mapa, e em uma área com rochas (?) entre as transições de cenas. Final = 7,0 :crm: Estrutura, comandos e códigos: 4/10 - Bom, esta foi uma área bem problemática no sistema. Começando pelo sistema no celeiro - Usar 4 páginas e 4 switchs para uma simples seleção ficou bem confuso e com excesso de comandos. Aqui, seria muito mais simples ter usado apenas 1 variável, e mudar o cursor/opção todo baseado no valor da variável. Também ficou um pouco fora da jogabilidade fluída usar a tecla "Tab" para selecionar, e não ter outro botão para simples cancelamento. Entrando no sistema de forja, o sistema ficou realmente dificílimo de entender. Houve várias gafes ali, como usar 1 evento comum para cada movimento do cursor na tabela de craft, o que acabou gerando 20 eventos comuns apenas para mover o cursor pela tabela. Partindo para o craft em si, os comandos e códigos melhoraram, pois trabalhou com variáveis e condições de uma maneira mais simples e direta, porém o sistema das chances através da skill aprendida ficou novamente com comandos demais ao invés de simplificar. Por exemplo, o sistema usa (Além do próprio evento comum), mais 2 eventos comuns para gerar a condição de falha. O que é um bocado excessivo, já que podia ter simplesmente usado a opção de variável =/= 5 = falha, ou o simples uso da "Exceção" na condição de acerto. Algo que me chamou a atenção aqui foi a extrema baixa chance de sucesso, já que mesmo em nível máximo, a chance de sucesso é de 1/10 (10%). No mais, o sistema seguiu uma lógica linear e se aplica igualmente para todos os outros itens, porém o evento que tem no próprio mapa do sistema, ficou lá obsoleto já que a função que ele executa, é quase a mesma que está nos eventos comuns, com a diferença que ele só executa 2 opções. Saindo deste sistema, e indo por fim para o sistema de aprimoramento, temos de novo as escolhas e cursor baseadas em switchs (Segue a mesma recomendação dada anteriorment, para casos assim, procure usar variáveis). No restante, a fórmula é quase a mesma do outro sistema, condições e variável para chance de acerto, removendo e adicionando itens baseado nestas condições. A estrutura funciona bem, mas poderia ser mais simplificada e dinâmica. Dando um aval geral, sobre todo o sistema em conjunto então, fica ressaltado o problema com o uso excessivo de switchs e eventos comuns para ações simples, e também o problema de o sistema ser todo dependente de outros eventos e outros fatores externos á cada evento, o que causa mais confusão, e aumenta ainda mais as chances de bugar. A organição não estava de todo ruim, mas mesmo assim ficou bem difícil o entendimento. :crm: Jogabilidade : 6/10 - Cursor bugado, transições travadas, e falta de informações geram um alto desconforto ao jogar. Mas vamos por partes : Como eu disse antes, o cursor buga em loops infinitos ás vezes, e mesmo quando não buga, ele é bem travado ou lento para responder, o que para qualquer gameplay, é bem desconfortável. Ambos os sistemas presentes, contém uma grande falta de informações ao jogador, como por exemplo no celeiro, aonde não tem nenhum informativo sobre para que serve cada opção que está selecionada, no sistema de forja fica bem confuso quanto material o jogador têm disponível, e em ambos os sistemas fica complicado entender o porque falha tão constantemente. Aproveitando sobre os informativos, a mensagem informativa sobre a habilidade de craft está equivocada. Na mensagem diz o seguinte : "Craft I - 1/15 de falha", o que na verdade é o contrário - O que acontece no sistema, é 1/15 de sucesso. Eu havia achado estranho de início, pois se realmente fosse 1/15 de falha, significaria que quanto maior o lv da skill, maior a chance de falha (Já que a skill lv3 fala que tem 1/10 de falha). :crm: Geral : 7/10 - Apesar de todas as críticas acima, eu gostaria de dizer que quando eu joguei o sistema eu fiquei maravilhado com o modelo do sistema. Eu nunca avalio a parte gráfica, mas avalio a organização dos elementos gráficos na tela, e quanto á isto ambos os sistemas ficaram incríveis. O sistema de forja tem um visual muito interessante e dinâmico com a formatação por tabela e ao mostrar a disposição dos materiais na forja. Faz lembrar jogos como minecraft, e outros aonde você vê os materiais na tabela de forja, e isto ficou muito bacana. O sistema de aprimoramento ficou mais simples, mas também ficou bem bacana. No entanto, o sistema tem os problemas citados nos itens anteriores, então toda a nostalgia ao abrir o sistema e se deparar com aquele visual todo complexo se desfaz quando as coisas não funcionam como você imagina elas funcionando, ou quando parece complexo demais para entender o que é que está acontecendo e o porque sempre falha (Ou quase sempre). Então eu diria que a idéia e conceito foram excelentes, mas na aplicação ficou a desejar que o sistema fosse mais fluído e bem funcional. Mesmo assim, nada tira o mérito do sistema ser um sistema incrível e excelente. Pela idéia geral, de qualquer forma que se planeje fazer, seria complexo de fazer, então parabenizo-o por conseguir transmitir ao sistema toda linguagem que eu pedi no desafio de uma forma bem criativa. [/box2] |
[box2 class=titlebg title=King Gerar] [hs width=80 height=100]http://i.imgur.com/BW9REm5.png[/hs][/box2] | [box2 class=titlebg title=Avaliações] :crm:Funcionalidade: 10/10 - Testei o sistema de cima a baixo, não encontrei nenhum bug ou trava. O sistema ficou bem fluído, as chances de sucesso/falha ficaram bem coerentes, parabéns. :crm:Estrutura, comandos e códigos: 9/10 - Consegui ler e entender muito bem o sistema. Apesar da atualização ser um pouco trabalhosa, deu pra ver que é possível acrescentar quantos itens quiser e modificar vários parâmetros bem facilmente. Queria deixar meus parabéns pelo excelente uso de labels, transformando o sistema todo compactado em um único evento comum. Percebi que o uso dos comandos de scripts ali foram essencialmente por organização (Já que você pode definir uma imagem por variável pelo próprio comando de eventos), então não vou criticar os códigos. Outro fator que me agradou bastante foi a nomenclatura/organização geral. Facilita para qualquer um que precisar editar o sistema. Como disse no começo, achei trabalhosa a atualização do sistema, já que para adicionar um novo item teria de mexer com uma cadeia de condições, mas visto a estrutura do sistema, sei que ficaria difícil fazer diferente. Só recomendo testar métodos alternativos de estrutura, que sejam auto-sustentáveis, ou seja - que não dependam de condições/cadeias externas à ele mesmo. Isto facilita bastante para a criação de um "Plug & Play". :crm:Jogabilidade: 10/10 - O sistema geral ficou muito fluído, e toda a transição suave de imagens e comandos fáceis ajudam. O sistema também é fácil de entender, e bem receptivo à jogadores não-familiarizados com sistemas de forja. Ótima esperiência de jogo. :crm:Geral: 9/10 - De forma geral, o sistema ficou pronto para uso em qualquer tipo de jogo que precise dele, o que é excelente. As imagens podem ser editadas, o sistema ficou fluído e muito útil e funcional. Algum pequenos detalhes que eu acharia bacana de adicionar seriam: Métodos mais fáceis de adicionar novos "Recipes" ao sistema. A experiência necessária para cada level poderia ser maior quanto maior o lv (Dá para fazer isto bem fácil, simplesmente modificando a variável 5 para um valor menor pelo que entendi, mas a variação não estava presente no sistema). Afora isto, o clima e visual geral do sistema ficaram excelentes. [/box2] |