O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Vale a pena tentar criar um jogo de plataforma 2d no maker?

Iniciado por Kieran Harris, 04/11/2014 às 12:44

Se for a área errada pra pedir isso por favor me desculpe.
Eu queria saber se vale a pena tentar criar um jogo de plataforma 2d no maker ou se é melhor tentar aprender a usar uma engine nova tipo game maker, leve em consideração que eu não sei programar e não tenho experiência nenhuma com scripts.
Eu sempre quis criar um jogo no estilo plataforma que nem algo que você veria no Super Nintendo ou Mega Drive mas o maker não é exatamente focado pra esse tipo de gameplay, só que no entanto é a única engine que sei usar.

http://rpgmaker.net/games/4732/
https://www.youtube.com/watch?v=AvJMlDIvf_o

Só por esse jogo acima eu já digo, vale e muito a pena.

Eu não tenho experiência alguma com programação e estou achando ruby muito fácil de se entender e aprender. Levando em conta que você já sabe fazer algumas coisas no RPG Maker, não acha que dedicar um tempinho para entender ruby seria mais vantajoso? Até para futuros projetos, sei la. Acho que seria unir o útil ao agradável na sua atual situação.

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Cara, como um cara que tem um projeto desses pendente, mas tão pendente que cheguei a desistir, eu te digo com toda a certeza. Vale não, pelo menos na minha opinião.
A não ser que você goste realmente do que tá fazendo, aí é outra coisa. Criar um jogo de plataforma no maker é possível, mas não fica muito fluído e dá muito trabalho mesmo.
Mas é como eu disse, a não ser que você goste do que tá fazendo, vai lá.

É, o problema é que me falta o entendimento de como usar Ruby e como foi falado acima, pode não ficar tão fluido como eu quero.
O maior problema também é que o que eu tenho em mente envolve, e muito, projéteis, e eu sinceramente não faço a mínima idéia de como programar eles no maker, a única razão de eu estar considerando essa engine que não foi feita pra isso é porque é a única que sei usar e tenho experiência.

Só fazer ué vale a pena sim.
O rpg maker não é engine para isso, se você considerar só usar o padrão.

Mas digo que dará um trabalhinho.
Pois acho que sistema de plataforma só tem o do khas.( tinha o x buster de vx ace, mas eu ja procurei em td canto, tudo com link invalido.)

A mayleone vem criando jogos feitos no rpg maker com um gênero diferente, se quiser começar a ciar um game de plataforma no link tem uns tutoriais importantes.

http://depositodesistemasml.blogspot.com.br/2011/08/indice-dos-tutoriais-de-como-criar-um.html

Sim, mas da trabalho (mais que o normal).
Gosto muito da engine do Khas você devia tentar fuçar nela e ver o que sai !  :XD:

04/11/2014 às 14:48 #7 Última edição: 04/11/2014 às 14:57 por SevenM
 Gente, trabalho é claro que vai dar.

A questão aqui é que Ruby é a linguagem mais fácil de se aprender! É quase como ler os eventos do maker pois tudo se resume a 'Se X não for igual a Y, fazer Z'. Não que Ruby seja apenas este exemplo mas o que quero dizer é que é uma linguagem que você batendo o olho consegue interpretar o que esta acontecendo, mesmo sem manjar nada de programação.

O quão fluido vai ficar acho que depende do que você fizer mesmo... Esse jogo acima usa muitos projéteis simultaneamente e nem por isso causa lag ou da freezes.

O que eu estou tentando dizer é que talvez aprender Ruby venha a ser um ganho maior do que aprender algo completamente novo! Você pretende abandonar o RPG Maker e usar outro tipo de engine? Se a resposta for sim então talvez seja melhor investir no Game Maker ou outra opção. Agora caso você esteja querendo aprender únicamente por causa deste projeto de plataforma, vai por mim... Aprende Ruby.

O maker não foi feito para muitas das coisas que hoje em dia estão ao nosso alcance, acho que se houver trabalho duro e disposição QUASE tudo é possível.

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

Você só vai saber se valeu a pena ou não quando estiver com o resultado em mãos, o que você pode fazer agora é pesar os prós e os contras de tentar seguir adiante com a idéia no RPG Maker, bem como os prós e os contras de encarar uma nova engine. Tem muita gente, como a MayLeone, que é capaz de usar os conhecimentos que têm para fazer o maker produzir o inesperado, sejam jogos de luta ou de plataforma, então não é à toa que digam que vai dar um certo trabalho mas que é completamente possível.

A questão é que, bom, o RPG Maker em si não foi feito pra isso. Com uma bela dose de conhecimento de Ruby e eventos, você pode forçar a barra e até driblar as limitações, mas se você não quer ter que dar voltas antes de chegar ao ponto que você quer, que no caso é começar a fazer o jogo, ele não é uma boa pedida. Não recomendo o Game Maker, não logo de cara, porque ele também tem a sua porção de scripts aqui e ali. Construct 2 ou Stencyl, até mesmo GameSalad, seriam suas melhores apostas. Nenhum deles requer conhecimentos sólidos de programação, apenas noção de lógica, o que é relativamente simples pra quem lida com o RM e seus eventos. Além dos introdutórios, todos possuem uma boa gama de tutoriais em suas respectivas comunidades, então o que resta é escolher aquele com o qual você se der melhor.

Não.

Ainda que sim, é possível, dá pra fazer uma coisinha ou outra até legal, só que
tu vai ficar limitado ao que o sistema do Khas pode fazer (no caso de usá-lo,
que é o mais fácil). Por eventos também rola, mas o resultado final tende a
ser pior do que com os scripts do mesmo sistema.
Eu aconselho a Construct, que já mexi e sei que dá pra fazer algo como quer
em metade do tempo e com metade do esforço. Além de, como a Yuna disse,
não requere conhecimento em linguagem nenhuma.